Capitulo 3 – Mas Noé… (Gen 6:8)

‎Vejamos alguns casos em que Deus mostrou seu favor:‎

  • ‎Noé – Por ser justo e honesto‎ (Génesis 6:8)
  • José – ‎Alegrava-se das bênçãos de Deus‎ (Gênesis 39:2)
  • ‎Moisés – Ele desfrutou do favor e da amizade de Deus (Êxodo 14 – 18).‎
  • ‎O Povo de Israel – Por Sua Obediência (Levítico 26:9)‎
  • ‎Gideon – Deus lhe dá uma prova de Seu favor (Juízes 6:18-22).‎
  • ‎Maria – Recebeu o favor de Deus (Lucas 1:28)‎
  • ‎Jesus – Alegria do Favor de Deus (Lucas 2:52)‎

‎Nos dias de Noé,‎
‎que terrível estado de coisas se vivia naquela época. E no meio disso havia apenas um homem e sua família piedosa e virtuosa entre aqueles que se consideravam filhos de Deus!‎
‎Em Gênesis,‎‎na história de Noé e o Dilúvio, a Bíblia nos apresenta ainda mais uma ilustração da condição pecaminosa da humanidade.‎

  • ‎Em Adão e Eva o pecado tomou a forma de desobediência a Deus.‎
  • ‎Na história de Caim, tomou a forma de violência contra seu irmão.‎
  • ‎No caso da inundação vemos que a condição pecaminosa do homem era notável por sua depravação interior. “E o SENHOR viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que cada designio dos pensamentos de seus corações era contínuo apenas ao mal” (Gênesis 6:5).‎

‎Na história de Noé e o Dilúvio, a Bíblia nos apresenta mais uma ilustração da condição pecaminosa da humanidade no início de Gênesis.‎
‎No entanto, o ‎‎importante‎‎ sobre a história de Noé e o Dilúvio não é ilustrar a disseminação da corrupção maligna entre os homens, mas para esclarecer o funcionamento divino do julgamento e da graça.‎
‎O dilúvio faz uma brilhante apresentação de julgamento e graça.‎
‎Os ímpios foram destruídos, mas através de Noé e sua família a raça humana teve um novo começo. O arco-íris da promessa tornou-se o símbolo da esperança do homem em Deus. O pecador está sempre sob condenação divina. Mas sua profunda necessidade e ‎‎angústia encontra‎‎ sua resposta adequada na graça de Deus. Esta é a mensagem do ‎‎dilúvio‎‎ e de toda a Bíblia.‎
‎Que situação terrível quando um único homem ou uma família piedosa e virtuosa existia entre aqueles que professavam ser filhos de Deus!‎
‎Na história de Noé e o Dilúvio, a Bíblia nos apresenta mais uma ilustração da condição pecaminosa da humanidade no início de Gênesis. Em Adão e Eva o pecado tomou a forma de desobediência a Deus. Na história de Caim, tomou a forma de violência contra seu irmão. No caso da inundação vemos que a condição pecaminosa do homem era notável por sua depravação interior. “E o SENHOR viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que cada desenho dos pensamentos de seus corações era contínuo apenas ao mal” (Gênesis 6:5). No entanto, a ênfase da história de Noé e do Dilúvio não é para ilustrar a disseminação da corrupção maligna entre os homens, mas para esclarecer o funcionamento divino do julgamento e da graça.‎
‎O dilúvio ‎‎é ‎‎uma brilhante apresentação de julgamento e graça. Os ímpios foram destruídos, mas através de Noé e sua família a raça humana teve um novo começo. O arco-íris da promessa tornou-se o símbolo da esperança do homem em Deus. O pecador está sempre sob condenação divina. Mas sua profunda necessidade e angústia desesperada encontra sua resposta adequada na graça de Deus. Esta é a mensagem do dilúvio, e de toda a Bíblia.‎
‎Apostasia e julgamento‎ (Génesis 6:1-8)
‎Gênesis 8:3. “não contenderas … para sempre”‎
‎O pecado da humanidade tinha atingido tais proporções que o julgamento de qualquer forma seria inevitável. Uma indicação de degradação moral consistia no casamento entre a linha piedosa de Sete e os descendentes ímpios de Caim. Identificamos “os filhos de Deus” como descendentes de Sete, e as “filhas dos homens” como descendentes de Caim (vs.1-2).‎
‎Em v.3 Deus declara: “Meu Espírito não estará com o homem para sempre.” O significado desta expressão é bastante claro. A vida do homem era dominada pelo pecado e os esforços de Deus eram infrutíferos, então seus dias seriam limitados a 120 anos de vida. Depois desse período de carência, o julgamento seguiria. O pecado tinha iniciado o que destruiria os antediluvianos.‎
‎Gênesis 8:7. “Raeré… aos homens‎
‎v.5 nos apresenta uma declaração muito severa contra a raça humana. O câncer do mal tinha caçado ou tomado posse para as profundezas de seu coração. Em v.6 encontramos uma expressão gráfica de decepção divina. A frase “E o Senhor se arrependeu” pode ser entendida como: “O Senhor estava angustiado” e “O Senhor sentiu profundamente”. Normalmente, a ideia de arrependimento está associada ao fato de que uma pessoa abandona o pecado. Mas neste caso é usado para expressar a dor de Deus por ter que retirar sua comunhão e exercer seu julgamento. É uma expressão que indica uma mudança nas relações.‎
‎Gênesis 8:8 “mas Noé encontrou graça”‎
‎No entanto, no cumprimento do próximo julgamento houve uma exceção. Noé seria salvo da punição por causa do favor imerecido de Deus. “Noé encontrou graça nos olhos do SENHOR.” A fé não é o único elemento que lhe dá mérito para ganhar o favor divino, mas é através da fé que a graça é obtida. Noé acreditava em Deus. O escritor aos hebreus comentou: “Pela fé De Noé, quando ele foi avisado por Deus sobre coisas que ainda não foram vistas, ele preparou com temor a arca em que sua casa seria salva; e por essa fé ele condenou o mundo e foi feito herdeiro da justiça que vem pela fé.” (Hebreus 11:7). Noé implorou aos seus semelhantes que se arrependessem e, assim, escapassem do julgamento que viria. Pedro o chamou de “pregador da justiça” (2 Pedro 2:5).‎
Noé construyó el arca (Génesis 6:9-22)
‎Gênesis 8:9 “Noé caminhou com Deus”‎
‎Em contraste com sua geração corrupta, Noé é o representante da justiça e da piedade. Noé é descrito como “homem justo, ele era perfeito em suas gerações.” A sociedade em que Noé viveu não só era corrupta, mas também dada à violência, “Noé caminhava com Deus”.‎
‎Noé se descreve como “homem justo, ele era perfeito em suas gerações.” A sociedade em que Noé viveu não só era corrupta, mas também dada à violência, “Noé caminhava com Deus”. O caráter de Noé era de tamanha qualidade que, como Enoch, ele gostava da comunhão íntima de Deus (Gênesis 5:22,24); (Miqueias 6:8; Malaquias 2:6). ‎
‎Esta é uma verdade gloriosa, que desde as primeiras páginas da Bíblia encontramos ilustrações que ensinam a possibilidade de permanecer em Deus através da fé. Podemos triunfar sobre as influências corruptas da sociedade em vez de sermos suas vítimas.‎

‎Séculos depois de Noé, Cristo expressou seu interesse em que seus discípulos fossem salvos da corrupção deste mundo. “Eu não rezo para que você os tire do mundo, mas que os mantenha longe do mal” (João 17:15).‎

‎Pontos de reflexão: “Noé e a graça de Deus”‎

‎Ponto número um:‎
‎Comparamos o uso da‎ ‎palavra “graça” em v.8 com outras referências, por exemplo: (Gn 18:3) “e ele disse: “Senhor, se eu encontrei graça em seus olhos, peço que não passe pelo seu servo.” ‎
‎(Gn 19:19) “Seu servo encontrou graça em seus olhos e você teve muita misericórdia de mim em salvar minha vida, mas eu não serei capaz de escapar para o mato, a menos que o mal me alcance e morra.” ‎
‎(Gn 30:27) “Labão respondeu-lhe: “Agora eu sou gracioso em seus olhos, e ficar; Eu experimentei que Jeová me abençoou por sua causa.

(Gn 33:10) ‎”Jaco respondeu: “Não, eu imploro a você, mas eu não tenho nada a ver com isso. se eu já encontrei graça em seus olhos, aceite meu dom, pois eu vi seu rosto como se eu tivesse visto o rosto de Deus, pois com tanta bondade você me recebeu.”‎
(Gn 39:4)‎ “Assim, José encontrou graça em seus olhos, e serviu-lhe, “mas ele não tinha ele fez-lhe um mordomo de sua casa e deu em sua posse tudo o que ele tinha.‎
(Gn 47:25) ‎”‎ ‎Eles responderam‎:‎ “A vida nos deu. Encontremos graça aos olhos de nosso senhor, e sejamos servos do faraó.‎
‎Chegamos à conclusão: usar significa: “conceder meu pedido”. Se sim, então perguntamos: Qual foi o pedido de Noé?‎

  • ‎Pela salvação de sua família? Ao longo da narrativa a ênfase está em Noé. Não lemos quase nada da família dele. ‎
    ‎Gênesis 6:18 “Mas estabelecerei meu pacto com você, e você entrará na arca, com seus filhos, sua esposa e as esposas de seus filhos.” ‎
    ‎Gênesis 7:1 “O SENHOR então disse a Noé: “Entre você e toda sua família na arca, pois eu vi apenas você justamente diante de mim nesta geração.”‎
  • ‎Para seus contemporâneos? Um exemplo é o de Moisés em Êxodo 32:12. Se assim for, Noé encontrou graça porque Deus deu aos homens a oportunidade de se arrependerem: “Então o SENHOR disse: ‘Meu espírito não estará com o homem para sempre, pois ele é de fato carne; mas ele vai viver cento e vinte anos. (Gênesis 6:3). O limite de 120 anos provavelmente se refere aos anos que teriam que passar antes da inundação chegar. Deus é paciente com pecadores perdidos, mas também a oportunidade de se arrepender tem seu fim!‎

‎Ponto número dois:‎
‎Noé reconheceu que a má relação com Deus foi a causa da corrupção e da dor da humanidade.‎

  • ‎Noé decidiu ter uma boa relação com Deus.‎
  • ‎Ele era‎justo, minucioso‎ e caminhava com Deus.‎
  • ‎Ele obedeceu a Deus em todos os detalhes.‎
‎Vivemos em um mundo de corrupção e sob o julgamento de Deus. Precisamos saber uma nova possibilidade para nossas vidas. Como crentes em Jesus Cristo, temos o exemplo supremo de como nos comportamos neste mundo. A lição é clara, você tem que viver de acordo com a vontade de Deus e testemunhar o evangelho da salvação. ‎
‎Há muitas oportunidades para colocar essas lições de Noé em prática durante a comunhão que temos com irmãos da mesma fé.‎

‎Olhamos na carta aos efésias como devemos “andar”:‎

4:1

 

4:17- 24

 

5:1- 2

 

5:8-14

 

5:15-20

 

‎Agora lemos Miquéias 6:8 para ver o que Deus nos pede:‎

‎Ponto a parte

‎Gênesis 6:2 “Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram lindas”‎
‎De acordo com alguns intérpretes bíblicos, Gênesis 6:1-7 relata uma invasão dos chamados “anjos caídos”. Enquanto os filhos de Deus conviveram com as mulheres, criaram uma raça de gigantes (Nephilim = “gigante”). Mas alguns “nephilim” estavam em Canaã quando Israel o invadiu (13:33). Os nepholins sobreviveram ao dilúvio? ‎
‎O termo “filhos de Deus” pode se referir a anjos, mas não a anjos caídos e malignos. Às vezes, no Antigo Testamento, Israel (Deuteronômo 14:1) ou reis (2 Samuel 7:14) são chamados de “filhos de Deus”. “As “filhas dos homens” referem-se à prole feminina dos seres humanos. ‎
‎Os primeiros são os descendentes da família de Sete, que eram religiosos por vocação; estes últimos são da família de Caim, o apóstata.‎

‎Casamentos entre pessoas de princípios e práticas opostas eram inevitavelmente fontes de grande corrupção. Quando os Setitas se uniram ao mundo misturando-se com os Cainites, eles foram removidos da bênção de Deus.‎