Resumo do ensino cristão ‘tradicional’

A grande maioria dos grupos cristãos hoje ensinam que Jesus e Deus são a mesma pessoa. É ensinado que Jesus era completamente humano tanto quanto Deus ao mesmo tempo, e que mesmo quando Ele estava na Terra, ele nunca deixou de ser Deus. E se muitas perguntas são feitas sobre essa doutrina, geralmente é respondida que é um “mistério”, algo que não pode realmente ser compreendido.

As dificuldades que este ensino tem

Os Cristadelfianos não procuram entender tudo o que é a glória de Deus e sua natureza; mas há uma diferença entre aceitar que algo vai além da nossa compreensão, e aceitar algo que é simples e puramente contraditório.

  1. O princípio mais fundamental da Bíblia é que Deus é um. Qualquer ensinamento que pareça se desviar desta base muito simples precisa ser cuidadosamente examinado. A trindade pretende ser capaz de conciliar o fato de que Deus é um só com a realidade de que Jesus e Deus tinham pessoas e vontades diferentes. E isso, embora não haja uma única passagem em todo o Antigo Testamento que até dá uma noção dessa idéia. Não adianta acreditar em algo tão contraditório (e tão importante!), com tão pouca evidência.
  2. Mortalidade e imortalidade são características completamente contraditórias umas das outras. Se Jesus é Deus, ele não pode ter morrido então que Deus é imortal. Da mesma forma, se Jesus morreu, ele não pode ser Deus, pois Deus não pode morrer, sendo imortal por natureza. Um ser ou (A) pode morrer, ou (B) não pode morrer. Não pode ser as duas coisas.
    Você tem que escolher uma das alternativas: Ou Jesus é Deus, e ele não morreu; ou ele morreu e ele não é Deus. Biblicamente, é impossível que ambas as coisas sejam verdade. Os cristãos tradicionais geralmente respondem a isso que Jesus era 100% homem e 100% Deus. Mas isso realmente não faz sentido lógico, muito menos apoio bíblico. E continue lendo…
  3. Para que as tentações de Cristo fossem reais, tinha que haver uma chance de que ele peque. Qual é o ponto de dizer que alguém é tentado, se não é possível para ele pecar? Nenhum. Se Jesus é Deus, era impossível para ele pecar, e, portanto, ele não pode ter sido verdadeiramente tentado em todos os sentidos da palavra. Em Mateus 19:17 (onde Jesus diz “Bom somente um,apenas um: Deus”) aponta para a diferença entre ele e seu pai; que o Pai é bom por natureza, enquanto Jesus por natureza era o homem. Veja 1 Tim 2:5. E se você ainda apoiar a idéia de 100%/100%, você acha que Deus poderia arriscar se trancar em um corpo que tinha a possibilidade de pecar? Nós achamos que não.
    Se Jesus fosse Deus, teria sido impossível para ele pecar, e não faria sentido dizer que ele era um pecador como nós, e que ele provou nossas fraquezas. Finalmente, Tiago 1:13-15 diz explicitamente que Deus não pode ser tentado.
  4. Outro ponto: Deus é onisciente (todo sabio), enquanto em Lucas (2:40, 52) somos informados de que Jesus cresceu e aprendeu. Aprender significa adquirir conhecimento que mal estava disponível. A trindade diz que Jesus nunca deixou de ser Deus; Mas então por que ele teve que aprender? Ele também disse explicitamente que havia coisas que ele não sabia, mesmo em seu ministério; por exemplo, a data de sua vinda (Marcos 13:32). Ou ele não sabia, e não era Deus, ou se ele sabia, e ele estava mentindo para seus discípulos. Preferimos acreditar que não foi Deus do que acreditar que ele mentiu.
    Se era Deus, por que ele não sabia dessas coisas? E como é possível ser ignorante de muitas coisas, foi Deus?
  5. Ninguém nega que Deus é Todo-Poderoso, enquanto Jesus sempre reconheceu que seu poder o havia recebido do Pai. (ver, por exemplo, João 7:16, 8:28, 12:49-50, 14:28). Muitas vezes ele também disse a mesma coisa sobre seu ensino. Além disso, lembre-se da época em que Tiago e João lhe pediram para ser à sua direita e à esquerda no reino, e ele lhes disse que não era dele para dar, mas para quem o Pai o havia preparado. Se Jesus fosse o mesmo Deus Todo-Poderoso, que sentido o faria dizer que não estava no seu direito de dar as posições à direita e à esquerda? Se ele fosse Deus, isso seria uma mentira. E não é possível que Deus seja um, e ao mesmo tempo ser várias pessoas, com diferentes níveis de autoridade e poder.
  6. No jardim Jesus orou: “não seja feita a minha vontade , mas a sua.”. Como ambos podem ser o mesmo Deus, se aqui Jesus reconhece que eles tinham vontades diferentes?
  7. Deus é por natureza invisível, e nunca foi visto (João 1:18, I Tim. 6:16, I Jo. 4:12); Jesus foi claramente visto. Pense nisso: dizer que Jesus é Deus, e que Deus nunca foi visto não é mistério, é simplesmente uma contradição que não faz sentido. Você precisa ter confiança suficiente em sua própria capacidade mental para distinguir entre algo que é misterioso ou compreensível apenas para seres divinos, e algo que simplesmente não faz sentido.
  8. Biblicamente, Deus = o pai, e nenhum outro. Veja estas passagens Rom. 1:7, Col.3:17, 1 Tess. 1:1, 2 Tim 1:2, e muitos mais como eles nas cartas de Paulo. Na Bíblia ‘Deus’ e ‘O Pai’ são usados de forma intercambiável. Isso não é verdade para mais ninguém na Bíblia. Veja também I Cor. 8:6 – “para nós, no entanto, só há um Deus, o Pai, de quem todas as coisas vêm.” Mais claro que isso não se pode falar.
  9. Em Mateus 28:10 Jesus fala de seus seguidores como ‘irmãos’. Se ele é Deus, somos “filhos de Deus” ou “irmãos de Deus”? Não podemos ser os dois. A natureza também nos ensina que uma pessoa não pode ser o mesmo pai ou filho. Mais uma vez, dizer que alguém é seu próprio Pai não é “mistério”, mas algo que é simplesmente sem sentido. Você acha que Deus esperaria que você acreditasse que ele é pai e filho ao mesmo tempo, sem dar-lhe uma boa explicação de como ele poderia ser? Deus nos pede para acreditar em muitas coisas pela fé, mas não em coisas que se contradizem. Se você dissesse “eu sou meu pai”, você esperaria que alguém levasse isso a sério? Deus também não espera que acreditemos no que de forma alguma faz sentido.
  10. Mateus 3:17 – “Este é meu amado filho, em quem estou satisfeito.” Que valor seria para Deus manifestar sua complacência consigo mesmo? E que valor seria para Deus se entregar a Cristo, se fosse impossível para Ele pecar? Novamente, se fossem a mesma pessoa, essa passagem é irrelevante, e torna-se apenas parte de um diálogo vazio e impotente.
  11. Cor 11:3 e 15:8. Dois outros exemplos onde o Cristo ressuscitado é falado, claramente reconhecendo que ele não é igual a Deus, seu Pai.
  12. Mais um ponto. Em João 8:17-18 Jesus cita da lei a necessidade de provas a serem atestadas por duas testemunhas para ter coragem. E aqui Jesus diz que suas testemunhas são ele e seu Pai. Duas pessoas. Não é possível, então, afirmar que ambos são Deus, e ao mesmo tempo dizer que Deus é um só.
  13. Em Efésios 5:2 Cristo é descrito como “oferenda e sacrifício a Deus em um aroma agradável”. Se eles são a mesma pessoa, isso não faz sentido. Como pode ser uma oferenda a si mesmo? E pense também assim: você pode realmente conceber em sua mente o deus criador todo-poderoso, como um ‘sacrifício’?

Se você quiser ver pontos adicionais e mais passagens de apoio, leia o livreto Pode Jesus Ser o Mesmo Deus?

O que a Bíblia ensina

Acreditamos que Jesus é um homem (1 Tim 2:5), nascido de uma mulher cerca de 2000 anos atrás. Não achamos que ele tenha tido nenhuma existência pessoal anterior. Como um filho de Deus, ele não era exatamente como nós; no entanto, em sua natureza, ele tinha as mesmas fraquezas. Jesus, com paciência, oração e força de caráter, resistiu às tentações apresentadas a ele pela vida, a ponto de dar sua vida antes de ceder ao pecado. Ao dar sua vida, ele abriu um caminho para nós a Deus, que antes vivia longe de nossos pecados.

Jesus é o Filho de Deus, e ele subiu ao lado de seu Pai 40 dias depois de ser ressuscitado dos mortos. Ele voltará à Terra para estabelecer seu reino na data indicada por seu Pai, para completar o trabalho de reconciliação do homem com seu Criador.