Capitulo 4 – Graça e Paz…(2 Cor 1:2)

O apóstolo Paulo tinha bons motivos para destacar a bondade imerecida de Jeová (Atos 9:1). A nova vida que surge da graça deve ser sustentada pela graça. As operações poderosas de Deus em nosso nome são necessárias para cada faceta de nossa vida em Cristo. O apóstolo Paulo sabe muito sobre graça. Só precisamos lembrar do testemunho de sua conversão ao Livro dos Atos. É por isso que Paulo frequentemente acrescenta às suas saudações e despedidas aos membros da igreja a oração: “Graça e paz para você de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”. ‎
‎Não é só uma fórmula. São palavras sinceras, cheias de amor por seus irmãos e enviadas para diferentes regiões do Império Romano.‎
(Rom 1:5) ‎”‎‎Através dele recebemos a graça e apostolado para levar todas as nações à obediência da fé pelo bem de seu nome.‎;”
(Rom 16:24) “‎A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês. amém‎.”
(1Co 1:3) “‎Graça e paz a você, de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo‎.“
(1Co 16:23) “‎A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com você‎.”
(2Co 1:2) “‎Graça e paz a você de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.‎”
‎(2Co 13:14) “‎‎A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. Amém.”‎
‎(Gala 1:3)‎ “‎Graça e paz estejam sobre você, de Deus, o Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo‎,”
‎(Gala 6:18) ‎‎Irmãos, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com seu espírito. amém‎.
(Efe 1:2) “‎Graça e paz a você de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo‎.”
(Efe 6:24) “‎Graça esteja sobre todos que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor imutável. amém.‎”
(Flp 1:2) “‎Graça e paz a você, de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo‎.”
(Flp 4:23) “ ‎A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês. amém.‎”
(Col 1:2) “‎Graça e paz sejam para‎ ‎você de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”

(Col 4:6) “Que sua palavra seja sempre graciosa, temperada com sal, que você possa saber como deve responder a cada um.”‎

(1Ts 5:28) “‎ A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você. amém.‎”
‎(2Ts 1:2) “‎‎Graça e paz a você, de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.‎”
(2Ts 3:18) “‎A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês. amém‎.”
‎(1Ti 1:2) “‎‎a Timóteo, verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz, de Deus nosso Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.‎”
(2Ti 1:2) “ ‎a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz, de Deus, pai e de Jesus Cristo nosso Senhor.‎”
(Tit 1:4) “‎A Tito, verdadeiro filho na fé comum: Graça, misericórdia e paz, de Deus, o Pai e do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador‎.”
(Flm 1:3) “‎Graça e paz a você, de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.‎”
(Flm 1:25) “‎A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com seu espírito. Amém.” ‎
‎Quando Paulo coloca as duas palavras “graça” e “paz” juntas, ele está fazendo algo maravilhoso. Eu estava tomando as saudações normais de duas culturas e trazendo-as de volta. “Graça” foi a palavra com que as letras gregas começaram, e “paz” foi a saudação usada pelos judeus. Então, quando Paulo pede a Deus “graça e paz” para seus irmãos nas igrejas, ele está realmente pedindo-lhes para ter a alegria de conhecer Deus como Pai e a paz de se relacionar com Ele, com os homens e com eles mesmos. “Graça e paz” só podem ser recebidos através de Jesus Cristo. ‎
‎No entanto, a partir da história podemos deduzir a existência de divisões nas igrejas do primeiro século: por heresias horríveis‎

‎As causas das divisões‎…

‎Referências‎

‎para seguir homens‎

1 Coríntios 1:10-13; 11:18,19

‎por genealogias e fábulas‎

1 Timóteo 1:4; 6:3-5

‎por primazia‎

‎Marcos 9:33,34; Atos 6:9,19; 3 João 1:9-11‎

por racismo

‎Atos 11:1-3; 15:7; Romanos16:17,18; 2 Coríntios 12:20‎

‎pela imposição de um dogma ou uma lei‎

‎Atos 15:1,2,7,15:22-29; Gálatas 2:1-14; 5:1-12; Tito 3:9-11; Judas 19‎

‎P‎‎or ciúme, briga e inveja‎

1 Coríntios 3:1-6; 6:6-8; Tiago 3:14-16

‎por causa de falsos ministros, com desejos desonestos para ganho material (ganância)‎

Tito 1:10,11; 2 Pedro 2:9-22

‎por Heresias Horríveis‎

Gálatas 1:6-9; 1 Timóteo 1:19,20; 2 Timóteo 2:17

“‎Caros irmãos, graça e paz a vocês, de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo‎.”

‎A igreja em Corinto‎
‎Durante sua segunda viagem missionária (50-52 aD.C.), Paulo fundou a igreja em Corinto, capital da província romana de Aqueea. Em seguida (56 aD.C.), o Apóstolo escreveu 1 Coríntios de Éfeso (16:8) e provavelmente enviou através de três companheiros (16:17). “1” O Corintios, no entanto, não foi a primeira carta que Paulo escreveu às “igrejas de Corinto” mas a segunda. 1 Corinthians 5:9 menciona uma carta anterior, aparentemente perdida ou talvez agora parte de 2 Coríntios.‎
‎A antiga cidade grega de Corinto, de má reputação, foi destruída pelos romanos em 146 a.C.C., mas, um século depois, Júlio César fundou uma nova cidade (44 a.C.C.). Esta nova colônia romana foi habitada principalmente por ex-combatentes romanos e ex-escravos da Itália. ‎
‎Por causa de sua localização, Corinto tinha um fluxo constante de visitantes e viajantes. Era um centro de comércio e troca. Na cidade havia um grande mercado, bem como muitas tavernas em que as pessoas bebiam e ficavam bêbadas. Muitas pessoas enriqueceram com todo o comércio e negócios, e muitas vezes gastava o dinheiro de maneiras pecaminosas. Havia um grande teatro que proporcionava entretenimento às pessoas. A cidade era famosa por eventos esportivos. Os conhecidos Jogos Isthmianos ocorria a cada dois anos (eram os jogos atléticos mais famosos do Império Romano, além dos Jogos Olímpicos).‎
‎Problemas na igreja em Corinto‎
‎Se analisarmos o que sabemos hoje como a Primeira Epístola para os Coríntios, veremos que dois temas estão constantemente misturados:‎

  • ‎Por um‎‎ lado, a espiritualidade da Igreja;‎
  • ‎Por outro ‎‎lado, a carnalidade‎‎ dos irmãos da mesma Igreja‎
‎Bênçãos espirituais‎

  • ‎o testemunho de Cristo confirmado nos irmãos (1:6);‎
  • ‎a fidelidade do chamado de Deus (1:9);‎
  • ‎a Sabedoria que vem do Senhor (1:18);‎
  • ‎a Revelação dada pelo Espírito Santo (2:10)…‎

‎Assim, com o que Paulo expõe, não há espaço para dúvidas sobre a presença do Senhor naquela congregação e de seu pertencimento à família de fé.‎

Problemas entre los hermanos en Cristo.

  • ‎divisões (1:13)‎
  • ‎carnalidade (3:1)‎
  • ‎ciúme e conflitos (3:2)‎
  • ‎competição (3:4)‎
  • pré-julgamentos (4:5)
  • ‎mais imoralidade entre os cristãos do que entre os pagãos, incesto (5:1)‎
  • ‎arrogância (5:2)‎
  • ‎vangloriando-se (5:6)‎
  • ‎ganância, idolatria, calúnia, embriaguez, golpes (5:11)‎
  • ‎litígio (6:1)‎
  • ‎adultério, homossexualidade (6:9)‎
  • ‎(6:18)‎

‎Esta era uma igreja cheia de problemas. ‎
‎De uma forma ou de outra, as igrejas de hoje enfrentam muitos desses mesmos problemas. Os conflitos devem ser resolvidos, mas devem ser resolvidos de uma forma que seja agradável aos olhos de Deus. ‎
‎Os muitos problemas enfrentados pelos corintianos eram muito semelhantes aos problemas que os filhos de Israel enfrentaram há muito tempo.‎
‎Então, o que vamos fazer?‎‎ ‎
‎Foram três razões muito específicas que levaram Paulo a escrever sua primeira carta aos corintianos, e precisamente essas três razões são mencionadas na mesma carta.

  • ‎‎‎Primeiro,‎‎ o apóstolo recebeu notícias da família de Chloe de que havia discórdia na congregação (1:11-12).‎
  • ‎Em segundo lugar,‎‎ ele recebeu uma carta da congregação fazendo-lhe algumas perguntas (7:1); seriam as perguntas que são abordadas nas seções que começam com as frases: “Agora eu me mudo para…”, “Quanto a…” (7:1; 8:1; 12:1; 16:1). Também os temas dos capítulos 11 e 15 podem ser considerados uma refutação das perguntas incluídas na carta que a congregação enviou a Paulo. ‎
  • Em terceiro lugar, Paulo‎‎ estar em Éfeso, uma delegação de três membros da igreja veio vê-lo em Corinto e trouxe-lhe um relatório sobre a situação lá (16:17). Eles podem ter sido os únicos que lhe deram a carta da congregação.‎
    ‎Essas três fontes de informação – o relatório, a carta e a delegação – convenceram Paulo da necessidade imperativa de escrever uma carta à igreja em Corinto o mais rápido possível. ‎
    ‎Esta igreja tinha problemas tão sérios que quase achamos estranho que Paulo ainda considera os coríntios como “cristãos”. Facções dentro da congregação, incesto, pessoas que arrastam outros para o tribunal, pessoas que ficam bêbadas na Ceia do Senhor, pessoas que negam a ressurreição. Estes foram alguns dos males que se infiltraram na igreja de Corinto, fundada por Paulo há apenas alguns anos.‎

    ‎O que diremos hoje se soumos informados de que uma congregação irmã cometeu enormes falhas? Cairíamos sobre ela com o rigor da lei ou tentaríamos abordar a situação de uma posição cristã? ‎
    ‎É muito interessante e sóbrio que, apesar dos graves problemas (ou talvez em vista deles), o apóstolo decide sobre um procedimento puramente cristão. Após algumas breves palavras introdutórias (1:1-3), Paulo diz que “sempre agradece a Deus pelos coríntios, pela graça que Deus lhes derramou através de Cristo Jesus. Pois através dele Deus lhes deu grande riqueza espiritual, para que não faltou nenhum dom de Deus”; pelo contrário, “Deus vai mantê-lo firme até o fim, para que ninguém possa repreendê-lo por nada quando eu mostrar ao Senhor Jesus Cristo o retorno” (1:4-9). ‎
    ‎Que palavra reconfortante diante de problemas tão sérios! Paulo demonstra uma firme confiança no poder da mensagem divina e na responsabilidade que eles têm em receber os dons do Espírito, mesmo enfrentando os erros mais graves.‎

    ‎Você pode dizer o que ele diz em 1 Coríntios 3:9 “pois somos colaboradores de Deus…”‎
    ‎Esta frase significa que todos nós podemos realizar uma tarefa no quadro de serviço a Deus. Toda igreja precisa de um “exército de trabalhadores”. Quando Paulo falou e escreveu sobre “colaboradores”, ele pensou no melhor de nós. ‎
    ‎Aqui está uma honra pessoal. Aqui está uma recompensa prometida. Paulo escreve: “Você receberá recompensa.” Nossa salvação depende de nossa fé em Cristo Jesus. No entanto, nossa recompensa depende do tipo de vida que levamos e do serviço que prestamos a Deus.‎

‎Ponto de reflexão‎

‎Paulo enfrenta esses problemas com firmeza, mas também com a convicção de que tratá-los com espírito cristão é a melhor maneira de chegar a uma solução.‎
‎Primeiro‎: ‎A introdução e conclusão da carta é perceptível. Paulo escreveu:‎
(1Corintios 1:3) “‎Graça e paz a você, de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.‎
(1Corintios 16:23) “‎A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com você‎.”
Segundo: ‎É muito importante que esses problemas sejam tratados a partir do espírito da doutrina cristã, e não simplesmente da letra fria de sua condenação.‎
‎Terceiro:‎ ‎A Igreja como instituição e nós, como membros do corpo de Cristo, devemos dar uma resposta que resolva esses erros. Uma alternativa que restaura vidas. Aqui está a importância de ter uma resposta clara que anda de mãos dadas com a ética bíblica, cristã e contemporânea.‎.
‎Quarto:‎‎ Seria sábio começar a pensar em termos da primeira (e não apenas a terceira) pessoa. Substitua “ele” e “eles”; por “eu” e “nós”. Isto é, para avaliar nossa própria fraqueza para assumir nossa vulnerabilidade humana.‎
[/vc_column_text][/vc_column]

[/vc_row]