Esta página tem três partes:

  1. Resumo do ensino cristão ‘tradicional’.
  2. As dificuldades deste ensino.
  3. Resumo do verdadeiro ensino bíblico.

Resumo do ensino cristão ‘tradicional’

No que diz respeito à natureza do homem, quase todos os grupos cristãos hoje ensinam que dentro de cada pessoa está uma porção imortal. A explicação mais comum para isso é que temos uma “alma” imortal, e que quando morremos essa “alma” deixa o corpo para ir para outro lugar. Há muitas versões dessa mesma idéia.

As dificuldades deste ensino

A idéia da alma imortal é muito atraente, pois nenhum de nós quer morrer. Infelizmente, não pode haver apoio para essa idéia nas páginas da Bíblia, em vez da mentira da cobra para Eva quando ela disse: “Você não vai morrer.”.

  1. Primeiro, criamos a evidência de nossos olhos. Eles nos negam que os mortos vão para outro lugar, mas para a tumba. Quando vemos alguém morrer, não importa o quão desejável seja acreditar que uma parte deles permanece viva, as evidências indicam que eles morreram, completamente.
  2. Em apoio ao nosso primeiro ponto, Deus disse a Adão em termos claros e simples que quando ele morresse ele voltaria ao pó: “Com o suor de teu rosto você comerás o pão até que você retorne à terra, pois a partir dele você foi tomado; Pois você é pó, e para a poeira você vai voltar. (Gen. 3:19). Os humanos são feitos de duas coisas: matéria inerte, e o espírito ou sopro de Deus. Quando morremos, a matéria inerte (água, minerais) retorna à Terra, e ela é deixada sem qualquer indicação de que fez parte de um humano. O espírito de Deus retorna a Ele (Ecl. 12:7). Esta respiração é apenas a energia que nos vivifica; não contém nossa personalidade ou memória.
  3. Não há evidência bíblica de que o espírito de vida que nós humanos temos é especial em qualquer forma. Pelo contrário, somos seres vivos da mesma forma que todos os seres vivos que respiram na face da terra são. A linguagem do Gênesis e de toda a Bíblia nos ensinam isso:
    • Eclesiastes 3:19 – Para o que acontece com os filhos dos homens, e o que acontece com os animais, é o mesmo evento: como eles morrem, assim os outros morrem, e todos tem a mesma respiração ….
    • Eclesiastes 9:10 – Tudo o que vem à mão para fazer, fazê-lo de acordo com a sua força; pois no Seol [túmulo], onde você vai, não há trabalho, nenhum trabalho, nenhuma ciência, nenhuma sabedoria.
    • Salmo 146: 3-4 – “Não confie nos príncipes, nem no filho do homem, pois não há salvação. Pois sua respiração sai e retorna à terra; no mesmo dia seus pensamentos perecem. Observe que neste caso não diz que apenas o corpo retorna à Terra, mas que o príncipe retorna à Terra. A pessoa volta para a poeira, não apenas sua ‘concha’ (como se diz..).

Na Bíblia, a palavra “alma” significa simplesmente “ser”, e pode se referir aos animais tanto quanto às pessoas. A frase “alma imortal” não existe nas escrituras; pelo contrário, há muitas passagens que dizem explicitamente que a alma (que é igual à pessoa, ou ao ser vivo) morre:

  • Ezequiel 18:4, 20 – “A alma que peca,é a que vai morrer; o filho não deve levar o pecado do pai, nem o pai deve levar o pecado do filho; a justiça dos justos estará sobre eles, e a maldade dos ímpios estará sobre eles. Nessas passagens, “alma” é simplesmente igual a pessoa.
  • Salmo 33:18-19 – “Eis aqui o olho de Jeová sobre aqueles que o temem. Para livrar suas almas da morte, e dar-lhes vida em tempos de fome. Mais uma vez, “alma” significa simplesmente “vida” ou “pessoa”. É tomado como implícito que a alma morre.
  • Comprove com a concordância. A palavra original do hebraico é “nefesh”, e é usada para descrever pessoas, animais, estado emocional e até órgãos internos. Não é possível inferir da Bíblia que a ‘alma’ é uma parte especial que pode existir além do corpo.
  • Biblicamente, a esperança da humanidade é a ressurreição. Não há razão para ressuscitar algo que nunca morreu. A ressurreição dos mortos e o conceito da alma imortal são ideias contraditórias. Temos que escolher um ou outro. E em Cor. 15:32, Paulo diz claramente qual era sua esperança: “Se os mortos não forem ressuscitados, vamos comer e beber, pois amanhã morreremos.” Sem ressurreição só há morte e morte completa.

O que a Bíblia ensina

Acreditamos que o homem foi criado a partir da poeira da terra. O corpo então recebe vida através da respiração ou espírito de Deus. Quando ele morrer, a respiração sai de nós, e voltamos para a poeira. Na morte não há consciência, e permanecemos mortos até que, pela graça de Deus, sejamos ressuscitados na vinda de Cristo.

Se você estiver interessado em ler mais sobre este tópico, veja estes folhetos:

  • Depois da morte o quê?
  • Céu e Inferno
  • Natureza Humana: Essencialmente Mortal