Capítulo 2 – O Reino de Deus na Terra

Algumas pessoas lêem um livro de uma forma muito ordenada. Eles começam na primeira página de uma história e continuam a ler a página após página, resistindo firmemente à tentação de dar uma olhada no final para ver como ela termina. Outros, suponho, a maioria de nós, não têm esse controle. O herói será salvo da armadilha letal? A propriedade disputada herdará ou a senhora bonita ganhará o caso? Nós rapidamente navegar nas últimas páginas e quase invariavelmente perceber que ele tem sucesso, e assim fortificado voltamos com menos medo dos perigos do momento, sabendo que tudo vai ficar bem no final.

Este capítulo foi colocado aqui para o benefício da última classe de leitores. Ele deve realmente ser lido muito mais tarde, pois é o fim da “trama”, uma descrição do fim do propósito de Deus, quando seu reino foi estabelecido na Terra. Mas eu coloquei aqui porque eu acho que muitos de nós preferem ter certeza de que tudo vai correr bem para o mundo no final, e que quando você vê o futuro maravilhoso que Deus estabeleceu, ele vai aumentar o seu desejo de saber como isso será feito. Assim, neste capítulo, vamos explorar a Bíblia para investigar tudo relacionado com o reino de Deus.
Por outro lado, se você é uma daquelas pessoas que lêem um livro de forma ordenada, lembrando os detalhes em cada etapa para trazê-los à mente e relacioná-los com o resultado final, então você pode preferir pular este capítulo para lê-lo após o capítulo 12.

Uma terra bonita, mas afligida

Vivemos em um mundo cheio de beleza e maravilhas naturais. Colina, montanha, floresta, planície, rio e oceano todos se combinam para fornecer um ambiente adequado às necessidades das inúmeras formas de vida que cobrem o nosso planeta. Presidindo todas essas coisas é o homem, o modo de vida mais desenvolvido, com inteligência para alcançar seus objetivos, com emoções para apreciar as maravilhas que o rodeiam e com um coração feito para amizade e amor.
Ainda assim, ainda é um mundo clamando por mudança.
Navegando furtivamente as águas azuis dos oceanos são submarinos carregados com mísseis nucleares mortais que podem ser destinadas a apagar algumas das maiores cidades da Terra. O crime e a violência florescem dentro dessas populações nas ruas perigosas, e os inocentes e os fracos são oprimidos. No campo, os guerrilheiros montaram suas armadilhas mortais, e o atirador senta-se pacientemente esperando por sua vítima. Em outras partes do mundo há milhões de figuras solitárias e patéticas, de facções e ossos afundados que quase saltam da pele com o testemunho horrível dos efeitos da fome. Mesmo nas áreas menos devastadas, um terço da população da Terra tem que dormir todas as noites sem ter comido. Pessoas ao redor do mundo definham em leitos de sofrimento e dor. Nos hospitais há longas filas à espera de alívio para as queixas que afligem os nossos corpos defeituosos. O chamado mundo desenvolvido está pegando uma triste colheita de doenças mentais que são devido à pressão de um estilo de vida sofisticado.
Podemos realmente entender os sentimentos de Reginald Heber quando ele disse:

“Todas as paisagens são lindas, e só o homem é vil.”

Sonhando com o futuro

Você já sonhou que apenas acenando uma varinha mágica poderia curar instantaneamente as doenças do mundo? Um tempo de paz, abundância e felicidade paira em sua mente, mas então a visão é ofuscada pela realidade e você tem que reconhecer que os problemas da terra são insolúveis.
Você pode continuar sonhando. Seus sonhos mais extravagantes de felicidade humana um dia serão superados pelos verdadeiros acontecimentos. Claro, isso não será feito através de um processo mágico, mas porque é a intenção declarada de Deus. Se as pessoas só lessem a Bíblia, encontrariam descrições maravilhosas e satisfatórias da vida na Terra quando o reino de Deus for estabelecido e perceber que toda a doença presente neste globo será curada e todos os seus problemas serão resolvidos.
Agora vamos considerar as referências bíblicas que descrevem o reino de Deus, e como você lê-los vou pedir-lhe para levá-los em um sentido literal. Sei que às vezes se pensa que as descrições bíblicas do futuro são simbólicas ou uma alegoria à qual devemos dar um significado místico. Isso geralmente não é o caso. As ocasiões em que é permitido fazer tal interpretação deve ser um complemento ao significado literal e não uma substituição dela. Por exemplo: “Então os olhos dos cegos estarão abertos” refere-se à cura da cegueira física e espiritual.
Gostaria de assegurar solenemente que cada uma das seguintes passagens da Bíblia pode ser devidamente aplicada ao reino de Deus.

Vida individual no reino de Deus

A maioria dos cidadãos de qualquer reino são súditos; Assim, começarei nossa análise mostrando o que a Bíblia diz sobre a posição de homens e mulheres normais que vivem no reino de Deus.
Uma sociedade pacífica
Um dos maiores anseios de hoje é a paz e a segurança, livres do medo de qualquer perigo. O reino de Deus será uma sociedade inteiramente pacífica. Guerras ou preparativos de guerra serão desconhecidos. A violência entre indivíduos ou nações será uma coisa do passado. Esta serenidade se estenderá aos animais, pois até mesmo a natureza dos animais será domada. Considere algumas das declarações de Deus sobre seu reino que apoiam essas declarações:

“E eles devem devolver suas espadas em barras de arado, e suas lanças em snouts; Ele não vai levantar uma espada nação-versus-nação, nem eles devem treinar mais para a guerra” (Isaías 2:4).
“Que ele faz com que as guerras cessem até os fims da terra, que ele quebra o arco, corta a lança e queima os carros no fogo” (Salmo 46:9).
“Mas os mansos herdarão a terra e recriarão as quesão com abundância de paz” (Salmo 37:11).
“Eles não farão mal ou mal em toda a minha santa montaria” (Isaías 11:9). (No capítulo anterior, consideramos uma montanha que cresceu a partir de uma pequena pedra. Aqui temos a mesma figura referindo-se ao reino de Deus.)
“O lobo e o cordeiro devem se alimentar juntos, e o leão deve comer palha como o boi” (Isaías 65:25).
“A justiça florescerá em seu dia, e uma infinidade de paz, até que não haja lua” (Salmo 72:7).

Fertilidade e alimentos
Outro problema no mundo de hoje é o chicote da fome. A chuva parece estar em declínio em muitas áreas e desertos estão devorando inexoravelmente terras férteis. Todos os anos centenas de milhares de pessoas morrerde fome e milhões mais sofrem com os efeitos prolongados da desnutrição. No reino de Deus, os desertos áridos da terra serão transformados em terras férteis com abundantes suprimentos de água.

“Para as águas devem ser escavados no deserto, e torrentes na solidão. O lugar seco transformar-se-á uma lagoa, e o lugar seco transformar-se-á os punhos da água” (Isaías 35:6-7).
“O deserto e a solidão devem ser regozijar-se; o desperdício será apreciado e florescerá como a rosa” (Isaías 35:1).

Mas haverá uma razão adicional para a mudança na produção agrícola. Pragas e doenças agora causam muitos danos às culturas dos agricultores e todo o potencial da cultura raramente é alcançado. No reino de Deus, a produtividade das culturas aumentará drasticamente, produzindo grãos mesmo nos cumes das colinas (Salmo 72:16). O ciclo da agricultura continuará sem interrupções sazonais (Amos 9:13), e este aumento da colheita de frutas e campo garantirá que a fome seja desconhecida no reino de Deus (Ezequiel 36:30).
Justiça
Uma das tragédias do reino do homem é que os pobres e os fracos são negados justiça. Eles não têm os meios ou habilidades ou a capacidade de se defender e são frequentemente explorados. O crime organizado floresce nas grandes cidades do mundo, e negócios ilegais, extorsão e drogas abundam, tiranizando aqueles que caem em suas garras. Quando o reino de Deus for estabelecido, cuidar dos despossuídos será uma das principais preocupações da administração divina:

“Ele julgará os aflitos do povo, salvará as crianças do meneseurly e esmagará o opressor” (Salmo 72:4).

Naqueles dias não haverá má gestão da justiça, porque o julgamento divino não será baseado apenas no que você vê ou ouve, pois você pode ver diretamente nas mentes de homens e mulheres para estabelecer a verdade em qualquer assunto:

“Ele não deve julgar de acordo com a visão de seus olhos, nem argumentar pelo que seus ouvidos ouvem; mas ele vai julgar os pobres de forma justa, e ele vai argumentar de forma justa para os mansos da terra” (Isaías 11:3-4).

Quarto
Há poucas desigualdades maiores no mundo de hoje como o tipo de lar em que vivem os seres humanos. A sala sempre ocupou um lugar de destaque na agenda da maioria dos governos, mas o problema permanece. As casas humildes da África, Ásia e América do Sul são principalmente covachas feitas de papelão, folhas de ferro ondulado e qualquer outro material utilizável que possa ser encontrado. Muitos milhões vivem em condições deploráveis, onde os serviços essenciais são pobres e não confiáveis, e o serviço de esgoto é muito primitivo ou inexistente.
Mesmo no mundo ocidental, as favelas ainda desfiguram cidades e proprietários de terras fecham os olhos aos apelos de seus infelizes inquilinos.
O futuro que a Bíblia apresenta é o de pessoas felizes e serenas que vivem em suas próprias casas, cercadas por sua parcela de terra privada:

“Eles construirão casas e viverão nelas; plantarão videiras, e comerão a fruta delas. Eles não vão construir para outro para habitar, nem plantar para outro com … E ele sentar-se-á debaixo da videira e debaixo da figueira, e não haverá ninguém para assustá-los; para a boca do Senhor dos anfitriões odiou” (Isaías 65:21-22; Micah 04:4).

Saúde e longa vida
Mas tal imagem idílica seria arruinada a menos que os habitantes do reino de Deus recebessem boa saúde para desfrutar das bênçãos. Corpos saudáveis e robustos serão uma das características do futuro:

“Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos serão abertos. Em seguida, o coxo vai saltar como um cervo, e cantar a língua do mudo” (Isaías 35:5-6).

Essas vidas felizes e saudáveis serão longas. Uma pessoa que morre cem anos de idade será considerada apenas uma criança:

“Não haverá mais criança lá que morre de alguns dias, nem o velho que seus dias não cumprem; porque a criança vai morrer por cem anos… de acordo com os dias das árvores serão os dias do meu povo” (Isaías 65:20,22).

Uma língua internacional
Um dos obstáculos à harmonia internacional é a enorme variedade de línguas que existem no mundo. Quando Deus estabelecer seu reino na Terra, essa causa de divisão será removida e uma linguagem universal será aplicada em todo o mundo:

“Naquela época, voltarei à pureza dos lábios, que todos eles podem invocar o nome do Senhor, que podem servir-lhe o consentimento comum” (Sphoniah 3:9).

Mudanças dramáticas. Porque?
Estas passagens se combinam para formar o quadro bíblico da vida no reino de Deus. Paz, felicidade e segurança caracterizarão a vida de todos os assuntos. Os males e injustiças que causam tanta ansiedade e angústia hoje serão eliminados e todos receberão alimento, saúde e uma vida longa para que possam desfrutar dessas bênçãos ao máximo.
Você será desculpado por pensar que o quadro bíblico que acabo de apresentar é o de uma sociedade completamente materialista, que vive para sua própria gratificação e satisfação. Isso não será o caso. Em vez disso, essas bênçãos grandes e de longo alcance virão como resultado de uma mudança nas atitudes das pessoas. Esses benefícios de Deus não são um fim em si mesmos, mas o resultado de homens e mulheres voltando-se para ele sinceramente.
Hoje a maioria das pessoas conhece as muitas vezes repetidas palavras do coro de anjos no nascimento de Jesus:

“Glória a Deus nas alturas, e na terra paz, boa vontade para com os homens!” (Lucas 2:14).

Isso representa causa e efeito. Se há glória a Deus primeiro, então a paz continua na Terra. A Bíblia afirma claramente que homens e mulheres em todo o mundo se voltarão para o reconhecimento de Deus antes de receber as bênçãos do reino:

“Eles se lembrarão, e todos os fins da terra se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações adorarão diante de vocês” (Salmo 22:27).

Uma consideração da vasta gama de crenças no mundo de hoje fornece algumas dicas sobre a magnitude desta mudança futura. A lista de religiões diferentes é interminável. Alguns deles são incompatíveis com outros, e alguns são até ateus. No reino de Deus você reconhecerá que você esteve errado em suas crenças mais caras. O profeta Jeremias dá uma olhada neste momento:

“Ó Senhor. Nações virão até você dos fins da terra, e eles dirão, Certamente nossos pais possuíam nossos pais, vaidade, e não há lucro neles” (Jeremias 16:19).

Adoração verdadeira
Este novo reconhecimento do verdadeiro Deus será a base de um sistema universal correto de adoração e um desejo sincero por parte dos adoradores de viver como quiser:

“Ele passará no último dos tempos, que será confirmado o monte da casa do Senhor. e todas as nações irão correr até ele. E muitas pessoas virão e dirão: Venha, e vamos até o monte do Senhor, para a casa do Deus de Jacó; E ele vai nos ensinar seus caminhos, e vamos andar em seus caminhos” (Isaías 2:2-3).
“Assim, diz o Senhor dos anfitriões, Ainda haverá pessoas e habitantes de muitas cidades; E os habitantes virão de uma cidade para outra, e dizemos: Imploraremos o favor do Senhor e busquemo o Senhor dos anfitriões. Eu também vou. E muitos povos e nações fortes virão buscar o Senhor dos anfitriões em Jerusalém, e implorar o favor do Senhor” (Zacariah 8:20-22).

Essa disposição da parte de todos em aceitar Deus é a única base sobre a qual ele os abençoará. A Bíblia ensina claramente que os favores de Deus seguem a verdadeira adoração e a sequência não pode ser revertida.

O Reino do Céu

Faremos uma pequena digressão por um momento para evitar uma possível confusão. Os leitores do evangelho de Mateus descobrirão que ele usa o “reino do céu” em vez da forma mais comum de “reino de Deus”. Não há diferença no significado das duas frases, que são usadas alternadamente nas escrituras. Uma comparação entre os relatos paralelos dos evangelhos sobre os mesmos incidentes confirma isso (por exemplo, Mateus 3:2 e Marcos 1:15; Mateus 5:3 e Lucas 6:20, etc.). O Novo Dicionário Bíblico tem o seguinte comentário:

“Enquanto Mateus, que se dirige aos judeus, fala a maior parte do tempo do ‘reino do céu’, Marcos e Lucas falam do ‘reino de Deus’, que tem o mesmo significado que o ‘reino do céu’. De qualquer forma, nenhuma distinção pode ser assumida no significado das duas expressões” (Artigo “Reino de Deus”).

Observe também que a frase de Mateus é “reino do céu”, não “reino no céu”. Como vimos neste capítulo, durante o reino de Cristo, o estado das coisas na terra abordará o do céu, tornando as palavras de Mateus as mais apropriadas. A oração do Senhor confirma o seguinte: “Venha o teu reino. Tu a tisqueia será feito, como no céu, mesmo na terra.”

Como essa reforma ocorrerá

Os últimos milênios da história humana com sua beligerância internacional, diversidade religiosa e animosidade fazem uma realidade proeminentemente clara. Esta mudança de uma sociedade na maior parte egoísta, atéia ou pagã não conduzirá com um processo do desenvolvimento progressivo. Nos capítulos anteriores já tivemos uma indicação disso na remoção súbita e irrevogável da estátua de metal representando o reino dos homens. Agora eu gostaria de voltar sua atenção para as passagens explícitas que nos dizem como essa mudança de coração será alcançada. Será através da revelação do próprio Deus como juiz e punidor de todos os ímpios, dando assim provas de sua existência e poder.
Na seção intitulada “Uma Sociedade Pacífica”, notamos que Isaías estava falando de nações onde “ele não vai levantar nação versus nação.” o título de ‘Adoração Verdadeira’ lemos mais da mesma referência onde as mesmas nações são aludidas dizendo vamos até o monte do Senhor. Mas em plena passagem estas duas declarações estão ligadas pelas seguintes palavras:

“E ele julgará entre as nações, e repreenderá muitos povos” (Isaías 2:4).

Isto diz-nos que a paz na terra será conseguida com um editais e sua execução correspondente.
Ainda falando dos acontecimentos em torno do estabelecimento do reino, Isaías reforça a mensagem de que Deus usará seu grande poder para impor submissão:

“Passará a acontecer naquele dia, que o Senhor punirá o exército do céu no alto, e os reis da terra sobre a terra. Eis que o Senhor sai de seu lugar para punir o morador da terra por sua maldade contra ele. Pois depois há julgamentos seu na terra, os habitantes do mundo aprendem a justiça” (Isaías 24:21;26:21;26:9:).

Ezequiel escreve o resultado desta intervenção divina:

“E serei ampliado e santificado, e serei conhecido aos olhos de muitas nações; E eles saberão que eu sou o Senhor” (Ezequiel 38:23).

Rei dos Reis e Senhor dos Lordes

O processo de trazer o mundo para o reconhecimento de Deus será obra de seu representante, que será rei sobre o reino de Deus. Este rei não será outro senão o Senhor Jesus Cristo que, como a pequena pedra do sonho, virá à Terra com a missão de substituir o reino dos homens pelo reino de Deus.
Em um salmo que o Novo Testamento aplica especificamente a Cristo, temos uma descrição da situação após seu retorno. Por causa de seu poder invencível, as nações são comandadas a submeter-se ao novo governante do mundo:

“Mas eu coloquei meu rei sobre Sião, minha santa montaria. Vou publicar o decreto; O Senhor disse-me: O meu filho é você; Vou te pegar hoje. Pergunte-me, e eu lhe darei por herança as nações, e como sua posse os fins da terra. Você vai quebrá-los com uma barra de ferro; como vaso de oleiro você vai desintegrar-los.”
“Agora, então, ó reis, sejam sábios; admitir admoestação, juízes da terra. Sirva o Senhor com medo, e alegre-se com a trepidação. Honre o Filho, que ele pode não estar com raiva, e perecer no caminho; para sua ira é subitamente inflamado” (Salmo 2:6-12).

A autoridade divina dotada em Cristo levará à submissão de cada governante humano. No último livro da Bíblia, em palavras que repetem claramente o pronunciamento do destino da estátua do nabucodonosor, lemos o resultado final do propósito de Deus, como revelado nas Escrituras:

“Os reinos do mundo passaram a ser do nosso Senhor e de seu Cristo; e ele vai reinar para sempre e sempre” (Apocalipse 11:15).

“Para a justiça deve um reinado rei”

“Então você é rei? Pilatos disse ao seu nobre prisioneiro. Jesus respondeu na forma educada de palavras que naqueles dias indicavam completo parecer favorável:

“Você diz que eu sou rei” (João 18:37).

O homem ligou antes de seus acusadores para responder por uma acusação fraudulenta foi o único homem perfeito que já viveu. Ele dedicou sua vida a fazer o bem. Ele tinha horror com falsidade e hipocrisia, o que ocasionalmente o levou a ser severo e franco. Mas ele também mostrou amor e bondade e um perfeito senso de justiça e honestidade. Sua compaixão não conhecia limites: ele curava os doentes, parava as lágrimas da mãe viúva devolvendo seu filho à vida. Ele pacientemente ensinou o caminho de Deus e, finalmente, em agonia indescritível, deu sua vida por seus amigos.
Ele é o mesmo nobre homem nomeado por Deus como o futuro governante do mundo. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e para sempre” (Hebreus 13:8), e quando ele retorna, ele vai mostrar sem alterar as características tão graficamente apresentados pelos evangelhos. Pessoas más e hipócritas serão tratadas como os trocadores de moedas no templo; mas para o resto ele será um governante sábio, justo e gentil. Como a terra será abençoada quando o Filho de Deus for seu rei! Através de seu governo perfeito, a terra se tornará um lugar idílico para se viver.
Veja estes avanços bíblicos dos benefícios do reinado de Cristo sobre o reino de Deus:

“Eis que um rei reinará pela justiça, e os príncipes presidirão em julgamento. e o efeito da justiça será a paz; e o trabalho de justiça, descanso e segurança para sempre” (Isaías 32:1,17).
“Ele julgará seu povo com justiça, e tua aflita com julgamento. Ele salvará as crianças do desânimo e esmagará o opressor. Justiça, e uma infinidade de paz, florescerá em seu dia, até que não haja lua. Dominará do mar ao mar, e do rio às extremidades da terra… Todos os reis prostrarão diante dele; todas as nações irão atendê-lo… Abençoado saqueado todas as nações estarão nele; eles devem chamá-lo de abençoado” (Salmo 72:2,4,7-8,11,17).

Estes termos fervorosos descrevem o soberano cujo governo forte, mas benigno, todas as nações do mundo encontrarão uma vida de alegria e satisfação.

“A cidade do grande rei”

O centro deste futuro governo perfeito será a antiga capital judaica: Jerusalém. Ele será reconstruído e conterá um templo glorioso que se tornará o ponto focal da adoração mundial. A partir da cidade sábias e boas leis estarão disponíveis e todos vão olhar para Sião e seu rei com lealdade respeitosa, viajando para lá para aprender os caminhos de Deus. Esta é a voz de mão única das escrituras. No Sermão do Monte Jesus disse:

“Não jure… Jerusalém, pois é a cidade do grande rei” (Mateus 5:34-35).

E falando da futura obra de Jesus, Deus diz:

“Mas eu coloquei meu rei sobre Sião, minha santa montaria” (Salmo 2:6).

Os profetas falaram da mesma forma de Jerusalém de uma forma que nunca aconteceu, mas será cumprida quando Jesus voltar a ser seu rei justo:

“Nesse momento, eles chamarão Jerusalém: Trono do Senhor, e todas as nações virão a ele em nome do Senhor em Jerusalém; nem devem andar mais após a dureza de seus corações maus” (Jeremias 3:17).
“Para a lei saem de Sião, e a palavra do Senhor de Jerusalém. o reino da filha de Jerusalém” (Micah 4:2,8).
“… quando o Senhor dos anfitriões vai refinar o monte de Sião e em Jerusalém, e antes de seus anciãos ser glorioso” (Isaías 24:23).

Um reino de 1.000 anos

O rei da idade futura não reinará sozinho, mas será assistido por príncipes. Vou deixar a identidade desses assistentes para considerá-lo em um capítulo posterior, mas eu mencioná-los agora, porque quando falamos deles em Apocalipse, a duração do reinado de Cristo também é observado:

“Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apocalipse 20:6).

Durante esses mil anos, conhecido como o milênio, a tendência inata do homem de fazer o mal será contida, com o resultado de que a terra será gradualmente purificada de todo o mal. Depois de um esforço final de rebelião, a própria natureza humana será erradicada, e a morte será completamente eliminada da terra. Vamos considerar isso com mais detalhes no capítulo 13.

Depois do milênio

No final de mil anos, o reino de Deus atingirá seu estágio permanente. O reino de Cristo terá preparado a Terra como um lugar apropriado para Deus habitar em perfeita comunhão com sua Criação. Assim, é-nos dito que no final do milênio Cristo renunciará sua soberania sobre o reino de Deus em favor do próprio Deus (1 Coríntios 15:24-28). A imagem final da Bíblia é de absoluta perfeição: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens, e ele deve habitar com eles; e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como seu Deus. Deus vai enxugar cada lágrima de seus olhos; E não haverá mais morte, não haverá mais choro, sem choro, sem dor; para as primeiras coisas aconteceram” (Apocalipse 21:3-4).

Resumo

Neste capítulo deste livro deixei a Bíblia para descrever em suas próprias palavras o futuro que Deus determinou para a terra, quando o reino dos homens é substituído por seu reino, governado por seu rei e governado por suas leis. Vimos que irá satisfazer os desejos e anseios de toda a humanidade, e será experimentado por todos os que estão dispostos a reconhecer a sua supremacia.
Mas este objetivo glorioso não será alcançado sem um planejamento cuidadoso, esforço e sacrifício. Portanto, no capítulo 5, retornaremos aos nossos passos para ver as etapas pelas quais esse ponto culminante muito satisfatório será realizado. Enquanto isso, antes de voltarmos de nosso extenso olhar para o final da trama para examinar a forma emocionante como o drama se desenrola, devemos passar algum tempo pensando em Deus e na mídia pelo qual ele comunicou seu plano para a humanidade.
Peter J. Southgate

Continue leyendo:
Tuyo es el Reino