Capítulo 1 – O Reino da Bíblia

Não há dúvida de que o reino de Deus foi objeto da pregação de Jesus quando ele estava na Terra cerca de dois mil anos atrás. Este livro tenta restaurar o significado original de sua pregação sobre o assunto, para que ele possa mais uma vez tomar seu lugar de direito no centro da vida cristã.

Em primeiro lugar, estou me dirigindo àqueles que acreditam na existência de Deus, mas não conseguem entender o que acontece diariamente no mundo, e eles não têm certeza se realmente têm uma parte no que ele está fazendo.
Mas ouso esperar que se algum descrente lesse essas páginas, ele encontraria nelas evidências da existência de um Deus extremamente sábio e poderoso, que tem um plano para a Terra e o homem, que está chegando ao fim. Desta forma, o leitor poderia repensar a mensagem cristã.

O que Jesus diz sobre o reino de Deus?

Em uma ocasião, os discípulos de Cristo pediram-lhe para ensiná-los a orar. Em resposta, Jesus deu-lhes o conhecido Nosso Pai. Nessas poucas linhas ele fez duas alusãos ao reino de Deus. Foi a primeira coisa que ele lhes disse para perguntar: “Venha o seu reino”, como também foi o tema final: “Youris é o reino. para todas as idades” (Mateus 6:9-13).
Esta ênfase dada por Jesus no reino de Deus é confirmada mesmo através de uma leitura casual dos Evangelhos onde acontece repetidamente. Na verdade, descobrimos que o objetivo principal da pregação de Cristo era dar informações sobre este reino.
Em outra ocasião, um de seus ouvintes pediu-lhe para não abandoná-los, mas ele rejeitou seu pedido com o seguinte comentário:

“É necessário que outras cidades também proclamam o evangelho do reino de Deus; porque para isso eu fui enviado. (Lucas 4:43)

Em um exame mais cuidadoso podemos perceber que há cerca de cem alusões ao reino de Deus apenas nos evangelhos, e algumas mais de trinta no resto do Novo Testamento.

Alusãos bíblicas ao reino de Deus

Antes de começar um estudo detalhado, que é o propósito imediato deste livro, gostaria de apresentar uma pequena lista de coisas que a Bíblia associa com o reino de Deus. Estes fornecerão algumas pistas sobre o significado do termo.
1. O reino de Deus foi uma boa notícia, pois esse é o significado da palavra evangelho:

“E Jesus caminhou por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, e pregando o evangelho do reino.” (Mateus 4:23)

2. Nos dias de Cristo, o reino ainda era uma questão do futuro:

“Jesus continuou e disse uma parábola, pois ele estava perto de Jerusalém, e eles pensaram que o reino de Deus se manifestaria imediatamente.” (Lucas 19:11)

3. Antes do reino chegar, haverá sinais indicando sua proximidade:

“Então você também, quando você vê essas coisas acontecendo, sabe que o reino de Deus está próximo.” (Lucas 21:31)

4. Quando chegar a hora do reino, certas pessoas entrarão nele e outras serão excluídas:

“Haverá o choro e o ranger dos dentes, quando vocês vêem Abraão, Isaac, Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vocês são excluídos. Pois eles virão do leste e do oeste, do norte e do sul, e sentarão-se à mesa no reino de Deus.” (Lucas 13:28-29)
“É necessário que através de muitas tribulações entremos no reino de Deus.” (Atos 14:22)
“Manifesto são as obras da carne. aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gálatas 5:19-21)
“Eu digo a você que a partir de agora eu não beberei mais deste fruto da videira, até aquele dia em que eu beber de novo com você no reino do meu Pai.” (Mateus 26:29)

5. Aqueles que entrarem no reino terão que mudar de alguma forma:

“Eu digo isso, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção.” (1 Corinthians 15:50)
“Aquele que não nasce da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:5)

6. Jesus instou seus seguidores a procurar o reino com prioridade:

“Procure primeiro o reino de Deus.” (Mateus 6:33)

As Fundações da Fé Cristã

Com essas referências contínuas através do Novo Testamento, bem como aquelas encontradas na Bíblia de Cristo (o Antigo Testamento), seria de esperar que o reino de Deus seria um dos principais ensinamentos das igrejas de hoje, de modo que todos os membros de suas congregações perceberam a importância do assunto, e tinham pelo menos alguma ideia do que será o reino de Deus. No entanto, é uma triste realidade que a grande maioria daqueles que afirmam ser cristãos terão dificuldade em demonstrar o que é o reino de Deus, ou o que significa para eles pessoalmente, mesmo quando rezam diariamente: “Venha seu reino”.
Alguns podem dizer que o reino de Deus é um império de graça nos corações de cada um dos crentes, citando as palavras de Jesus “o reino de Deus está entre vocês”. Outros afirmarão que a Igreja é o reino de Deus na Terra, e quando o mundo inteiro se converter ao cristianismo, o reino de Deus finalmente virá. Mais alguns dirão que o reino de Deus está no céu onde Ele habita, de onde Ele reina, e para onde os fiéis irão quando morrerem. Mas essas declarações combinam com os ensinamentos de Cristo?
Uma maneira fácil de testar essas ideias é substituí-las em reivindicações bíblicas sobre o reino de Deus. Por exemplo, você pode reler pontos 1 a 6; mas toda vez que “o reino de Deus” é mencionado, ele o substituiria pela frase “um reino de graça no coração.” As passagens ainda fariam sentido? Tente ver o que você pensa. Tente novamente usar “Igreja” ou “céu”. Se não, essas ideias são duvidosas.
O que este exercício nos diz é que, como a frase “o reino de Deus” é tão comum na Bíblia que devemos buscar, em particular, um significado consistente. Não devemos buscar seu significado em algum sentido remoto, escuro ou incomum, mas de uma forma que satisfaça todas as referências da Bíblia. Há um ponto de vista que combina todas as alusãos bíblicas e faz do reino de Deus o tema central do cristianismo. Na realidade, essas páginas demonstrarão que “o reino de Deus” é usado para descrever todo o plano de Deus para a Terra e a humanidade.

Um reino literal

Hoje em dia é fácil esquecer o que era um reino nos tempos antigos. Aqueles a quem a Bíblia foi originalmente dada poderiam prontamente definir um reino por sua experiência diária. Era composto por quatro coisas: um território, um governante, um povo governado, e as leis do governo.
No Antigo Testamento, o reino de Israel, governado por reis como Davi e Salomão, era um reino a este respeito e é muito revelador que após a ressurreição de Jesus os discípulos mostraram que esperavam o reino de Deus no mesmo sentido. No primeiro capítulo dos Atos dos Apóstolos aprendemos que no pequeno intervalo entre sua ressurreição e ascensão ao céu, Jesus falou com seus discípulos “sobre o reino de Deus” (Atos 1:3). Note a importância deste tema de passagem. Jesus aproveitou seus últimos dias falando sobre ele. A reação dos discípulos era esperar um reino literal, assim como o reino de Israel já havia existido anteriormente. “Senhor, você vai restaurar o reino para Israel neste momento?” (Atos 1:6), foi sua pergunta.

Este é um exemplo isolado, ou o resto da Bíblia apoia essa visão sobre o reino de Deus?

O Reino dos Homens e o Reino de Deus

Desde o início da história, os homens se organizaram em grupos, colocando outros homens em uma posição de autoridade sobre eles. Desta forma, o homem governa o homem. Isso é verdade tanto para o ex-chefe tribal quanto para os presidentes eleitos nas superpotências modernas. Tal sistema de governo onde o homem controla sua própria organização e destino é chamado na Bíblia de “o reino dos homens”. Hoje este reino é representado por todas as diferentes nações do mundo, independentemente do seu ponto de vista político. Ideias humanas são praticadas e a vontade humana é imposta.
Mas muito poucas pessoas percebem que o reino dos homens está o controle oculto de Deus. “O Mais Alto tem domínio no reino dos homens, e dá a quem ele quiser” (Daniel 4:32). O objetivo deste controle oculto é trazer a humanidade a um estado no qual Deus governará abertamente o mundo. Em outras palavras, o reino dos homens dará lugar ao reino de Deus.

Uma estátua de vários metais

Já ouviu falar de Nabucodonosor? Se houve um homem e um regime representando o reino dos homens, foi este rei que governou o Novo Império Babilônia nas proximidades de 600 a.C. seu gênio militar e administrativo um grande império foi formado como o mundo nunca tinha visto até entente Onces. Focado na capital da Babilônia no rio Eufrates, o império se estendeu em um grande arco em torno do perímetro ocidental do deserto árabe, incluindo em seus países do território agora conhecidos como Iraque, Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Israel e partes do Egito e irã.
Nesta área, ele governou Nabucodonosor como um déspota, impondo sua vontade e capricho através de uma eficiente organização civil e militar. Ele reconstruiu completamente a Babilônia: seus templos, palácios e residências privadas foram cercados por paredes grossas de grande altura e resistência. A Bíblia mostra o rei no momento de dizer: “Esta não é a grande Babilônia que construí para a casa real com a força do meu poder, e pela glória de minha majestade?” (Daniel 4:30). Na sua época ele representava o reino dos homens.

Mas o que isso tem a ver com o reino de Deus?

Exatamente o seguinte: Em uma ocasião, Nabucodonosor foi para sua cama preocupado com o que aconteceria com seu reino depois que ele tivesse morrido. Naquela mesma noite Deus respondeu seus pensamentos dando-lhe um resumo dos eventos do mundo que se estendem pelos próximos 2500 anos. Essa informação foi fornecida a você através de um sonho e você vai encontrá-la no capítulo 2 do livro de Daniel.
No sono, Nabucodonosor viu uma grande estátua subindo para o céu em magnificência deslumbrante. Uma característica incomum desta estátua era que cada seção era feita de um tipo diferente de metal. Esta era a ordem dos metais:

  • Cabeça de Ouro
  • Peito e Armas Prata
  • Barriga de bronze e coxas
  • Pernas de Ferro
  • Mistura de ferro e lama

Duvidando do significado desta estranha visão, Nabucodonosor pediu a Daniel, um profeta judeu que foi exilado na Babilônia, para explicar seu significado para ele.

Uma sequência de quatro impérios

Com a ajuda de Deus, Daniel disse que a estátua representava diferentes fases do reino dos homens ao longo da história. A cabeça de ouro representava o próprio Nabucodonosor e o Império Babilônia sobre o qual ele governou:

“Você é essa cabeça dourada.” (Daniel 2:38)

Após o Império Babilônia, mais três impérios seriam erguidos no reino dos homens, representados pelos três metais seguintes.

“E depois de você deve subir outro reino inferior ao seu; e, em seguida, um terceiro reino de bronze que dominará toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro” (Daniel 2:39-40).

A história mostrou que essa previsão era completamente verdadeira. O Império Babilônia deu lugar ao Império Persa nas proximidades de 540 a.C. Isso corresponde ao peito prateado e braços. 210 anos depois, os gregos derrotaram os persas e assumiram o controle do reino dos homens. Este Império Grego foi o maior de todos, estendendo-se do Mar Egeu até as fronteiras da Índia. Como Daniel disse: “Vai dominar toda a terra”, não o globo inteiro como a conhecemos hoje, mas certamente sobre a maior parte do mundo civilizado na época. A escolha do metal foi apropriada. Bronze era a marca registrada dos exércitos gregos, as armaduras de bronze gregas são lendárias.
Então, na cena do mundo vieram os romanos que em vez dos gregos passaram a ser os representantes do reino dos homens. Mais uma vez, a escolha do metal foi boa. O ditado diz, “forte como ferro”, e certamente o Império Romano foi o mais forte, eficiente e implacável que o mundo já conheceu.
O significado dos principais componentes da estátua pode ser resumido da seguinte forma:

  • Golden Head Babylonian Empire 610-540 a.C.
  • Peito e armas prata Império Persa 540-330 a.C.
  • Barriga de bronze e coxas Império Grego 330-190 a.C.
  • Iron Legs Roman Empire 190 a.C.-475 d.C.

(Todas as datas são aproximadas)

Nenhum quinto império

O Império Romano continuou até o século V d.C.; mas ao contrário dos impérios anteriores, não foi substituído por outro império maior. Pelo contrário, gradualmente quebrou diante do ataque de tribos do norte, como os góticos e hunos. A ausência de um quinto império já havia sido prevista por Daniel mil anos antes. As pernas de ferro da estátua dão lugar aos pés que são uma mistura de material forte e fraco, ferro e lama. O próprio Daniel explica o que isso prevê:

“Será um reino dividido. E como os dedos são parcialmente ferro e argila parcialmente cozida, o reino será parcialmente forte, e parcialmente frágil.” (Daniel 2:41-42)

Isso resultou em uma verdade completa. Desde o fim do Império Romano não há poder que tenha tido total autoridade sobre a maior parte do mundo. Muitos tentaram fazê-lo e falharam. Sempre houve uma mistura de nações fracas e fortes, e isso ainda persiste até hoje. Aliás, isso significa que qualquer esperança de dominação mundial por qualquer uma das superpotências de hoje é apenas uma ilusão.

Previsão histórica

É claro que o sonho de Deus de Nabucodonosor foi uma importante revelação para a humanidade. Seu propósito não era satisfazer a curiosidade do rei, mas informar todas as gerações futuras que Deus está controlando os eventos do mundo. Embora superficialmente pareça que o homem é supremo no reino dos homens, ele pode realmente operar apenas dentro dos limites apontados pelo reino dos céus.
Essa previsão detalhada de 2.500 anos de história mundial poderia ter sido escrita por um homem simples? A adivinhação ou premonição podem explicar satisfatoriamente sua estranha certeza? Se não, seria irracional reconhecer o significado literal do texto bíblico e admitir que, como Daniel disse nesta ocasião, “Existe um Deus no céu, que revela os mistérios” (Daniel 2:28)?
No entanto, você pode dizer: “Esta é realmente uma profecia surpreendente, mas o que isso tem a ver com o reino de Deus?”

Uma pedra extraordinária que cresce

A revelação de Deus a Nabucodonosor não se limitou a mostrar-lhe esta extraordinária estátua de metal. Enquanto o sonho continuava, ele viu outra coisa surpreendente. De uma montanha próxima, um pedaço de pedra estava sendo cortado. Gradualmente, esta pedra foi separada da rocha mãe até que finalmente se tornou livre. O que impressionou o rei foi que isso foi feito sem que a mão do homem se envolvesse na tarefa.

Então veio o fim dramático do sono.

A pedra recém-cortada de repente correu pelo ar até a estátua e atingiu-a com força ressonante em seus pés. A grande massa de metal tremeu e estremeceu, e finalmente toda a estátua caiu no chão em um monte. Tão devastador foi a destruição e tão pulverizadas foram os fragmentos do metal quebrado que quando um vento forte subiu os restos da estátua foram espalhados, e a única coisa que restou foi a pequena pedra que causou o dano.

O que aconteceu com a pedra?

Enquanto observava, Nabucodonosor viu que a pedra mudou de forma. Eu estava crescendo! Cresceu e cresceu do tamanho de uma colina. Mesmo assim, não parou de crescer, eventualmente se tornando uma montanha que cobria toda a terra. O reino de Deus está estabelecido
Você provavelmente terá percebido as implicações da segunda parte deste sonho. A destruição da estátua significa que o controle humano sobre a Terra será subitamente eliminado. Se você está inclinado a considerar isso como impossível, lembre-se do cumprimento exato da primeira parte da profecia: a sequência correta dos quatro impérios mundiais, Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma, e a ausência de um quinto império, tomando seu lugar um mistura global de nações fortes e fracas. A razão exige que aceitemos toda a profecia e não apenas a primeira parte. O fato de que a primeira parte foi cumprida garante que o resto também.
Esta impressão imediata de que a destruição da estátua representa a remoção do reino dos homens está correta. Deixe o próprio Daniel nos dizer:

“E nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que nunca será destruído, nem o reino será deixado para outra pessoa; ele vai desmoronar e consumir todos esses reinos. mas ele permanecerá para sempre. (Daniel 2:44)

Este é um dos versos mais reveladores de todos os Ts, com informações compactadas sobre o reino de Deus. Vamos dar uma olhada mais de perto no que isso nos diz.

“Nos dias desses reis”

Que reis? A pedra atingiu a estátua nos pés compostos de ferro e lama, representando o estado fragmentado do mundo após o declínio do Império Romano. Esta tem sido a condição do mundo nos últimos 1500 anos, incluindo o atual tenso. Portanto, vivemos no tempo em que a pedra atingirá a estátua e ela cairá.

“O Deus do céu vai criar um reino”

Os reinos que caíram e foram removidos estavam na terra. Da mesma forma, o reino de Deus terá que estar na Terra. Não há nada que sugira que este reino divino será menos literal do que o reino dos homens que substituirá. A pedra (o reino de Deus) cresceu para encher a terra, não os céus.

“Vai destruir e consumir todos esses reinos”

O domínio humano da terra representado pelos quatro impérios da Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma, e o estado dividido do mundo desde então, serão completamente removidos. Profecia não sugere uma transição gradual do reino dos homens para o reino de Deus. A mudança será repentina, violenta e completa. Os remanescentes dispersos do governo humano serão libertados de tal forma que nenhum vestígio deles será deixado.

“Nem o reino deve ser deixado para outro povo”

O esplendor da Babilônia passou para a Pérsia, sua conquista. A Pérsia, por sua vez, deu seu reino e território à Grécia, e à Grécia para Roma. O reino de Deus será diferente. Uma vez estabelecido, será permanente, sem atribuir sua autoridade ou domínio a um sucessor. Outras frases no verso confirmam isso: “Nunca será destruído” e “permanecerá para sempre”.

A identidade da pedra

A agência de destruição do reino dos homens na profecia foi um corte de pedra sem mãos humanas. Comparando-o com outras partes das Escrituras isso pode ser visto como uma clara alusão a Jesus Cristo. Em uma ocasião Jesus, sem dúvida, com este sonho de Nabucodonosor em sua mente, comparou-se a uma rocha fornecida por Deus que um dia quebraria e apoeiraria toda a oposição:

“Jesus disse a eles, nunca leu nas escrituras, a pedra que os construtores descartaram passou a ser a cabeça do ângulo. O Senhor fez isso, e é uma coisa maravilhosa em nossos olhos?… E aquele que cair sobre esta pedra deve ser quebrado; e em quem ela caiu, ele vai desmoronar ela. (Mateus 21:42,44)

Jesus, embora tenha sido cortado da rocha da humanidade comum no sentido de que nasceu de uma mãe humana, não passou a existir através do processo normal de concepção, mas pela ação direta do poder de Deus sobre Maria. Nesse sentido, pode-se dizer corretamente que não foi cortado com a mão humana.
Assim, a obra da pedra de remover a estátua é uma representação da missão de Jesus para estabelecer o reino de Deus em todo o mundo. Segue-se que o reino que ele pregou enquanto na Terra é idêntico ao reino de Deus previsto por Daniel.

Resumo

Neste capítulo, demos uma olhada nas características fundamentais do reino de Deus como encontrado na Bíblia. Eles constituem, naturalmente, apenas o contorno essencial de uma grande tela e temos muitos detalhes para preencher com outras passagens bíblicas antes que possamos ver o quadro completo em sua beleza incrível. No entanto, o design geral é claro:

  1. A missão de Jesus era pregar o reino de Deus.
  2. Muitas referências do Novo Testamento indicam que este será um reino literal na Terra, e que os verdadeiros seguidores de Cristo serão convidados a participar dele.
  3. O reino de Deus substituirá todos os governos existentes e crescerá para cobrir toda a terra, e nunca acabará.
  4. Deus nomeou Jesus como aquele que estabelecerá o reino.
  5. O controle de Deus sobre os eventos mundiais no passado é uma garantia de que isso eventualmente será cumprido.

Peter J. Southgate