Capítulo 1 – Graça, Favor

“Em toda a vastidão de nosso mundo, em toda a diversidade de crenças religiosas, existem apenas dois tipos essenciais de crença: obras e graça. Parece haver muitas diferenças entre as religiões do mundo, mas são todas essencialmente iguais – todas se concentram nas obras humanas. ” diz Buntin C.T. (bible.org). Nas religiões do mundo, a salvação (justiça, unidade com o infinito, vazio perfeito ou qualquer termo usado por qualquer religião em particular) é obtida pelo que se faz.

No entanto, no verdadeiro cristianismo bíblico, “a fé que uma vez foi entregue aos santos” é totalmente diferente daquela fé professada pelas religiões do mundo. O que torna o Cristianismo diferente de todas as outras religiões é o conceito de “Graça”.
A doutrina da Graça ensina que somos totalmente incapazes de nos salvar. Felizmente, somos salvos por um ato da vontade de Deus e não fazemos nada para merecê-lo de forma alguma. A descrição de Paulo dos crentes antes da salvação se refere a toda a raça humana se ela não tivesse Cristo:

Efésios 2: 1-3 “E ele vos deu vida, quando estais mortos nas vossas transgressões e pecados, pelos quais andastes, seguindo a corrente deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós vivemos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira, assim como os outros. “

No entanto, apesar de nosso gosto pela raiva, Deus exerceu Sua graça sobre nós em Cristo.

Efésios 2: 4-10 “Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo seu grande amor com que nos amou, ainda que estivéssemos mortos em pecados, nos deu a vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) e juntamente com ele nós ressuscitou, e da mesma forma nos fez sentar nos lugares celestiais com Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas de sua graça em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.Pois pela graça você é salvo por meio da fé; e isso não de vocês: é o dom de Deus; não pelas obras, para que ninguém se vanglorie. Pois nós somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas. “

Antes de sermos salvos, não tínhamos nada para contribuir para o processo (Romanos 3: 10-11; 1 Coríntios 2:14; Jó 14: 4; Jeremias 13:23), e durante nossa experiência de “Novo Nascimento”, não o fizemos não acrescente nada.
Qual é o significado da graça?
Isso significa “perdão”? a compaixão “? a tolerância”? Muitas pessoas demonstram, através de suas vidas, que acreditam que a graça de Deus é quase exclusivamente o “perdão imerecido” de Deus. Para essas pessoas, a graça de Deus supostamente perdoa qualquer pecado que cometam. Com uma vida cheia de religiosidade, mas sem poder divino, essas pessoas anunciam para o mundo inteiro: “Podemos viver de uma forma que nos dê o desejo de viver e se pecarmos, basta pedir o perdão de Deus., e sua graça abundante sempre nos perdoará ”. Isso, para eles, supostamente significa “estar livre da lei”. Essas pessoas imaginam que estão livres do pecado do legalismo e se sentem convencidas de que estão bem para com Deus por sua graça abundante.
Sin embargo, los que viven de esta forma son precisamente la clase de personas a quienes se refiere en Judas versículo 4:

“Porque alguns homens entraram secretamente, aqueles que há muito estavam destinados a esta condenação, homens ímpios, que transformam a graça de nosso Deus em libertinagem, e negam a Deus o único soberano, e nosso Senhor Jesus Cristo.”

A graça de Deus é muito mais do que um favor imerecido, visto que no Novo Testamento significa a manifestação da obra de Deus em favor dos homens apenas pelo impulso de Seu amor. A fé é o meio que permite a uma pessoa receber a graça de Deus, mas este conceito deve ser analisado com muito cuidado.
Em primeiro lugar, está relacionado com a proclamação do Evangelho:

“Porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”
(Romanos 10:17)

Deus não procura crentes que aceitem, sem qualquer prova, qualquer história milagrosa que lhes seja apresentada. Mas, ao mesmo tempo, é possível ouvir, compreender e convencer-se da verdade do Evangelho, rejeitá-lo ou negligenciá-lo, por causa da prevalência do egoísmo e do materialismo. A audição e a compreensão devem ser seguidas pela entrega total da vida a Cristo, o Salvador, aceitando todo o significado de Sua Vida, Morte e Ressurreição. A fé não é meritória de forma alguma, visto que todo mérito se encontra no Salvador que realizou a Obra de Deus.
Em passagens como Romanos 3:21 – 4:25, a importância da fé como meio de receber a graça de Deus é enfatizada. Mas a fé de uma pessoa é entendida como o fato de ela se submeter a Deus, já que nunca podemos separar os dois aspectos:

  • Arrependimento a Deus, e
  • Fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Então, qual é a graça de Deus? Qual é o verdadeiro significado bíblico de graça? Sugerimos que se trata de “um favor imerecido de Deus”. Também acrescentamos: “A graça de Deus é muito mais do que um favor imerecido”. Segundo a mensagem do Evangelho, seu significado é o perdão dos pecados e a bênção da reconciliação com Deus por meio de Jesus Cristo. No Novo Testamento, a palavra “graça” também se tornou um termo pertencente ou relacionado à igreja cristã que se refere especificamente aos dons do Espírito Santo.
Mas, tomem cuidado, irmãos, quando lermos o seguinte. Um autor diz: “Notemos primeiro o significado da palavra grega. A concordância de Strong diz: Graça: “A influência divina no coração e seu reflexo na vida.” Você entendeu? Esses versículos nos mostram claramente que a graça de Deus não se refere apenas ao perdão de Deus, mas especificamente se refere ao poder que Deus nos dá para parar de praticar o pecado em nossas vidas diárias e viver uma vida santa, dia após dia. “
A crença na “influência divina sobre o coração” (é da filosofia grega?) Há o perigo de deixar de lado a importância da Palavra. Nunca devemos esquecer a exortação de Paulo a Timóteo:

Mas você persiste no que aprendeu e se persuadiu, sabendo de quem aprendeu e que desde a infância conhece as Sagradas Escrituras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé que está em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, convencer, corrigir, instruir na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, plenamente preparado para toda boa obra ”. (2 Timóteo 3: 14-17)

O significado das palavras originais
Procuramos explicações sobre o significado das palavras originais em hebraico e grego, traduzidas como “graça” em nossa Bíblia:
Gesenius Hebraico e Léxico Caldeu

No Antigo Testamento, há uma palavra hebraica básica que foi traduzida como “graça”. Essa palavra é khen (kjen), pronuncia-se kaine. Essa palavra vem da palavra khanan (kjanan), que significa “graça, favor, boa vontade, bondade e prazer.” A forma adjetiva de khen é khannuwn (pronuncia-se kannoon), que significa “tipo”. A raiz hebraica da palavra khanan significa “gentil, favorecer, ser favoravelmente inclinado, ter piedade, ser compassivo, tornar aceitável”. Também pode significar “curvar-se ou curvar-se em bondade para com algo inferior, ser movido a favor por um pedido ou pedido, mostrar favor, conceder ou dar favor, ou mostrar misericórdia e piedade com cortesia”.
Nuevo Diccionario Bíblico Certeza
a. Vocabulario
A palavra grega járis é comumente usada para traduzir o hebraico “kjen” (graça). O verbo era usado para denotar perdão, tanto humano quanto divino (Colossenses 2.13;3.13; Ef. 4.32).
b. Os Evangelhos Sinópticos
Independentemente da palavra “jaris”, que nunca é ouvida dos lábios de Jesus, a ideia de graça está presente com destaque. Jesus diz que veio buscar e salvar os perdidos. Muitas de suas parábolas ensinam a doutrina da graça. A parábola dos arrendatários da vinha (Mt. 20: 1-16) ensina que Deus não tem que prestar contas a ninguém pelos seus dons da graça. A parábola da grande ceia (Lc 14,16-24) mostra que os privilégios espirituais não garantem a felicidade final e que o convite do evangelho chega a todos. O filho pródigo foi recebido por seu pai de uma forma que ele realmente não merecia (Lc. 15: 20-24). O arrependimento é intensificado como condição para a salvação (Marcos 1.15; 6.12; Lc. 24.47). A fé também tem seu lugar (por exemplo, Sr. 1,15; Lc. 7,50), embora não haja nenhuma declaração teológica em termos paulinos …
c. As epístolas paulinas
A palavra “graça” figura com destaque nas saudações iniciais e nas bênçãos finais das epístolas, adicionadas à saudação judaica convencional de “paz”. A base da doutrina de Paulo é encontrada em Rom. 1.16-3.20. O homem aparece como pecador, mas é justificado pela graça (Rom. 3,21-4,25), e. d. Deus graciosamente o trata como se você nunca tivesse pecado, embora voseja culpado.
A fé é a resposta humana à graça divina (Rom. 5.2; 10,9; Ef. 2.8). Esta fé é um dom de Deus (Ef 2.8); as palavras “não é de você” podem se referir a um “sesoµsmenoi” (“salvo”), 3 mas Paulo quer salientar que a palavra “fé” não precisa ser tomada no sentido de alguma ação independente por parte de o crente. Veja também 2 Co. 4.13; Fil. 1,29. Esta fé, embora signifique que não há salvação pela lei, não é contra a ética. A fé é moralmente vital por si mesma. “Trabalhe por amor” (Gal. 5.6). C. A. Anderson Scott (Cristianismo segundo São Paulo, 1927, p.111) afirma que a partir do momento em que a fé adquiriu um caráter ativo, idealmente ocorreu ali uma transformação da perspectiva ética.
A posição do crente sob a graça é explicada, não por algo em si mesmo, mas pela vontade de Deus. A doutrina da * eleição tem duas funções: parar ou regular o espírito humano independente e hipócrita e mostrar que, ao conceder seu favor, Deus é perfeitamente livre (Efésios 1.1-6; 2Tm 1.9; Tito 3.5 ) Cada passo no curso da vida cristã é devido à graça: Gal. 1,15 (chamado); 2 Ti. 2,25 (arrependimento); Ef. 2,8-9 (fé) … ”
Para terminar esta breve pesquisa, só me resta dizer que em nosso texto-chave de Romanos 5: 2, o apóstolo Paulo exorta os crentes a permanecerem firmes nesta “graça”, isto é, neste evangelho do reino, o sublime esperança da qual a igreja fiel e verdadeira se orgulha. Você permanece firme na esperança da vinda do Reino? Espero que sim!

Ponto de reflexão

Como um estudo da graça me afeta?
Para responder a esta pergunta, vamos meditar sobre o que 2 Pedro 3:18 diz:

“Cresça na Graça e no Conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

Cristo não morreu apenas para nos perdoar e nos salvar de toda condenação do pecado; Ele também morreu para que possamos crescer à Sua semelhança.
Não estamos falando sobre os seguintes conceitos de crescimento:

  • Esses são os anos que passei na congregação desde que nasci de novo. (Os anos que Judas passou com Jesus Cristo não lhe deram crescimento.)
  • É meu serviço a Deus no ministério. (O serviço de Saul a Deus não lhe deu crescimento.)
  • São minhas habilidades que uso para administrar outras pessoas. (Os dons que os coríntios tinham não lhes deram crescimento.)
  • É o conhecimento que tenho das doutrinas da Bíblia. (O conhecimento que os fariseus, escribas e saduceus tinham não lhes deu crescimento.)

Falamos sobre crescimento, o que significa:

  • Aumente, cresça, seja elevado, exaltado, seja fecundo …
  • Isso se refere ao qualitativo, não ao quantitativo.
  • Ou seja, um crescimento em Maneira, Forma e Caráter.

A conquista do crescimento espiritual está entre:

  • Os problemas que temos e devemos resolver.
  • As pessoas com quem vivemos e temos que enfrentar.
  • As tentações que enfrentamos e devemos vencer.
  • Defeitos das pessoas.
  • Os desejos da carne e da mente.

Jesus fala:

“Fique em mim, e eu em você. Assim como o ramo não pode dar fruto por si só, se não ficar na videira, você também não pode, se não permanecer em mim. Eu sou a videira, vocês são os ramos; Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. ” (João 15: 4-5)