Capítulo 7 – O Reino Pregado

Agora estamos indo para a parte central do nosso estúdio. Quando Jesus estava na Terra, ele aprovou o conceito do reino de Deus do Antigo Testamento, ou Ele o alterou?

Jesus proclamou seu título de Messias

Primeiro vamos notar que Jesus disse claramente que ele era o Messias prometido, ou Cristo. Nos primeiros dias de seu ministério, uma mulher samaritana lhe disse:

“Eu sei que o Messias, chamado de Cristo, está por vir; quando ele vem, ele vai declarar todas as coisas para nós. (João 5:25)

Jesus imediatamente retrucou:

“Eu sou o único que fala com você.” (João 5:26)

Quando Jesus foi processado no final de seu ministério, o sumo sacerdote lhe aplicou o Juramento de Testemunho, que nenhum judeu piedoso poderia falsamente escapar ou responder:

“Eu vos conjuro pelo Deus vivo, diga-nos se você é o Cristo, o Filho de Deus.” (Mateus 26:63)

Note que o sumo sacerdote sabia da promessa a Davi. O Cristo não seria apenas um governante, mas também o Filho de Deus. A resposta de Jesus foi:

“Você disse isso.” (Mateus 26:64)

Para nós, esta pode ser uma resposta evasiva, mas na verdade expressou total concordância, pois naqueles dias a cortesia impediu a cortesia de responder com um “sim” ou “não” direto. Mais tarde, o governador romano fez uma pergunta semelhante:

“Então você é rei? (João 18:37)

Mais uma vez veio a declaração educada:

“Você diz que eu sou rei.” (João 18:37)

Por causa dessa afirmação e apesar da veemente oposição dos sacerdotes, Pilatos colocou na cruz de Jesus este título de seu reinado:

“Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.” (João 19:19)

Portanto, é claro que Jesus disse que ele era o Messias, mas ele usou o termo no mesmo sentido que seus irmãos, os judeus? Você pregou sobre aquela época de bênçãos para o mundo quando você reinaria no trono de Davi como rei sobre o reino de Deus?

Ou ele disse a seus ouvintes que o tempo todo eles estavam errados em suas crenças, pois o reino de Deus não era literal, e que este reino consistia em vez de sua soberania sobre as vidas presentes?

Até mesmo uma leitura superficial dos evangelhos fornece a resposta. Jesus apoiou plenamente o conceito do Antigo Testamento do Messias. Ele falou da época em que viria e sentaria “em seu trono de glória”(Mateus 25:31),quando seus discípulos dividirão a responsabilidade do governo com ele(Mateus 19:28). Ele também disse que Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas estariam no reino de Deus, e sentariam-se lá com as multidões que teriam sido reunidas de todos os pontos da terra(Lucas 13:29).

O que as pessoas pensavam de Jesus
Aqueles que ouviram Jesus e não o menosprezaram por sua aparente origem humilde, acharam sua afirmação de ser o Messias convincente. Andrew disse ao seu irmão Peter:

«Encontramos o Messias (traduzido é, o Cristo).» (João 1:41)

Filipe também disse ao seu amigo Nathanael:

“Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei, bem como os profetas: Jesus, filho de José, de Nazaré.” (João 1:45)

Cerca de um ano depois, depois de ouvir Jesus e ver seu poder de cura, o povo perguntou:

“É este o filho de Davi?” (Mateus 12:23)

Três anos em sua companhia fizeram seus discípulos mais convencidos da afirmação de Jesus. Em uma ocasião, ele perguntou quem eles achavam que ele era. Pedro, como sempre, foi seu porta-voz, respondendo novamente na linguagem das promessas dos pais:

“Você é o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16:16)

Se Jesus não era o Messias no sentido convencional dos judeus, aqui estava uma oportunidade ideal para instruir seus discípulos sobre sua verdadeira missão. Mas sua resposta confirmou que seu entendimento estava correto:

“Bem-aventurado, Simão, filho de Jonas, pois não foi revelado a você por carne ou sangue, mas pelo meu Pai que está no céu.” (Mateus 16:17)

O efeito da pregação de Cristo

Não há dúvida, portanto, de que quando Jesus “caminhou por todas as cidades e aldeias ensinando em suas sinagogas, e pregando o evangelho do reino”(Mateus 9:35),ele estava falando a eles do cumprimento das promessas a Abraão e Davi. O que ele não lhes disse expressamente foi quando o reino seria estabelecido. Com a ocupação opressiva romana de sua terra em mente, não é de surpreender que, tendo reconhecido Jesus como seu Messias, os judeus esperariam que naquele exato momento ele quebraria o jugo romano, estabeleceria o trono de Davi novamente, e governaria na justiça como os profetas haviam previsto. Na última vez que Jesus viajou para Jerusalém, essa expectativa se tornou mais acentuada. Enquanto ele subia de Jericó cada vez mais animado multidões eles se juntaram a ele até que ele chegou a Jerusalém acompanhado por uma multidão de homens e mulheres cantores que o saudaram como o Messias, o Filho de Davi:

“E as pessoas que foram antes e a que estava atrás dele aplaudiram, dizendo: Hosanna para o Filho de Davi! Abençoado é aquele que vem em nome do Senhor! Hosanna nas alturas! (Mateus 21:9)

Mas todos sabem o que aconteceu com Jesus durante sua visita a Jerusalém. Ele foi preso. Alguns dias depois, a mesma multidão que o recebeu na cidade chorou por sua crucificação, e em poucas horas Jesus ficou sem vida na cruz. Isso significa que Jesus não era o Messias? Ele era um impostor, e sua alegação de ser o filho prometido a Abraão e Davi era falsa?

Não. Se esses judeus tivessem estudado as escrituras com muito mais discernimento, eles poderiam ter visto que a obra do Messias consistia em dois aspectos. Já vimos que uma parte das bênçãos que virão ao mundo para o trabalho da semente de Abraão é o perdão dos pecados. Seu sacrifício na cruz tornou possível esse perdão, e é um aspecto vital da missão do Salvador que consideraremos em detalhes no capítulo 9. Mas, por enquanto, devemos voltar ao ensino de Jesus sobre o reino de Deus.

Naquela viagem fatal a Jerusalém, Jesus já havia indicado que, embora o reino de Deus viesse, ele não apareceria imediatamente. Lucas gravou os ensinamentos de Jesus enquanto viajava com eles:

“Ouvindo essas coisas, Jesus continuou e disse uma parábola, porque era perto de Jerusalém, e eles pensaram que o reino de Deus se manifestaria imediatamente.” (Lucas 19:11)

Como essa parábola corrigiu tal impressão? Suas palavras claras fornecem a resposta:

“Ele disse, portanto, um homem nobre foi para um país distante, para receber um reino e voltar.” (Lucas 19:12)

É óbvio que o nobre é o próprio Jesus, e com esta parábola ele lhes disse que teria que ir “para um país distante”, uma alusão inconfundível à sua ascensão ao céu. Então ele voltaria à Terra com autoridade para estabelecer o reino. Alguns dias depois, ele deu aos seus discípulos uma mensagem semelhante. Ele lhes contou das muitas coisas terríveis que aconteceriam a Jerusalém e ao povo judeu; mas mais tarde ele voltaria para salvar o mundo:

“Então eles verão o Filho do Homem, que virá em uma nuvem com poder e grande glória. Então também você, quando vê essas coisas acontecendo, sabe que o reino de Deus está próximo.” (Lucas 21:27,31)

Aqui está um resumo do que eu apontei até agora sobre o ensino de Cristo:

  1. Jesus pregou o evangelho, ou boas notícias, do reino de Deus.
  2. Seus ouvintes esperavam um reino literal na Terra, assim como ele havia sido prometido a seus pais.
  3. Eles viram em Jesus seu anseio por Messias.
  4. Jesus ensinou que o reino seria estabelecido em sua Segunda Vinda, e não durante seu primeiro ministério.

O estranho sobre a atitude dos discípulos foi que as prevenções de Cristo de sua morte iminente não foram compreendidas. Tendo estado no auge da esperança em sua entrada triunfal em Jerusalém, eles mergulharam nas profundezas do desespero em sua crucificação. A pessoa que realmente pensou que ele era o Messias estava morta! Foi assim que um deles comentou dias depois:

“Mas esperávamos que ele fosse o único a resgatar Israel.” (Lucas 24:21)

Então a coisa mais maravilhosa aconteceu! Jesus ressuscitou dos mortos e apareceu para eles. Ele falou com eles, comeu com ele, e eles foram capazes de examinar as cicatrizes das unhas em suas mãos. “Eles foram realmente trazidos vivos com muitos julgamentos indubitáveis” (Atos 1:3). Sobre o que jesus ressuscitado e seus discípulos falaram? Lucas nos diz na mesma passagem que não era de nada além do reino de Deus:

«… aparecendo para eles por quarenta dias e falando com eles sobre o reino de Deus. (Atos 1:3)

É hora agora?
Não é difícil imaginar a reação dos discípulos. Jesus havia vindicado seu direito de ser o Messias através de sua ressurreição. Eu estava falando sobre o reino de Deus que os profetas haviam previsto. Certamente o tempo que eles estavam esperando tinha chegado ao fim. Com vozes ansiosas, perguntaram-lhe se tinha chegado a hora de tomar o trono de Davi e reinar como rei:

“Senhor, você vai restaurar o reino para Israel neste momento?” (Atos 1:6)

Novamente houve uma oportunidade para Cristo corrigi-los se seu conceito de reino estava incorreto. Aqui está a melhor oportunidade para explicar a eles que o reino que ele veio estabelecer era espiritual, e que quando eles fossem converter o mundo eles estariam criando o reino de Deus formando um corpo de crentes que estenderia a influência e o domínio de Deus por todo o mundo.

Mas Jesus não os corrigiu. Seu único comentário foi sobre o tempo da aparição do reino, não sobre o fato:

“Não cabe a você conhecer os tempos ou temperos, que o Pai colocou em seu próprio poder.” (Atos 1:7)

Estas foram quase as últimas palavras de Cristo para seus discípulos. Enquanto eles estavam lá olhando para ele, ele subiu para o céu e saiu. Jesus tinha aparecido e desaparecido antes durante esses quarenta dias após sua ressurreição; mas, obviamente, este foi o último adeus, e eles o viram sair com tristeza em seus corações. Talvez novamente o pensamento passou por suas mentes: “Este é o fim?” Se assim for, eles logo foram dissipados pela presença de dois homens de vestes brancas que haviam se juntado silenciosamente ao grupo. Estes anjos tinham palavras enfaticamente de reafirmação:

“Homens galileanos, por que você está olhando para o céu? Este mesmo Jesus que foi levado de você para o céu, então ele virá como você o viu ir para o céu. (Atos 1:11)

Assim, os discípulos sabiam que a esperança do reino não havia sido extinta, mas que seu cumprimento seria adiado até o retorno de Jesus.

A primeira pregação do cristianismo

Poucos dias após a ascensão de seu Mestre, os discípulos estavam sob a influência direta do Espírito Santo como os profetas haviam sido no passado (Atos 2:1-4). Eles imediatamente colocaram este novo poder e autoridade em ação e começaram a tarefa de convencer, primeiro os judeus e depois o mundo inteiro, de que Jesus era o Messias.

Começaram em Jerusalém. Uma multidão se reuniu e Pedro começou contando-lhes sobre Jesus. Esta foi a primeira vez que o cristianismo estava sendo pregado ao mundo. O que peter quis dizer? Nada menos do que a promessa que Deus fez a Davi! Ele lembrou aos seus ouvintes que Deus havia dito a Davi que ele teria um filho, o Cristo, que se sentaria em seu trono. O argumento era que Davi havia previsto a morte e a ressurreição de seu descendente, e como poderia ser mostrado que este homem Jesus que os judeus haviam crucificado tinha ressuscitado dos mortos, portanto ele deveria ser a semente prometida, o Cristo:

“Homens irmãos, podem ser livremente informados do Patriarca Davi. Sendo um profeta, e sabendo que com um juramento Deus havia jurado a ele que de sua semente, sobre a carne, ele levantaria o Cristo para sentar-se em seu trono, vendo-o antes, ele falou da ressurreição de Cristo… » (Atos 2:29-31)

Tendo mostrado que as escrituras predavam a morte e a ressurreição de Cristo, Então Pedro enfatizou:

“Este Jesus foi ressuscitado por Deus, do qual todos nós somos testemunhas.” (Atos 2:32)

E concluiu:

“Saiba, portanto, muito, toda a casa de Israel, que a este Jesus que você crucificou, Deus o fez Senhor e Cristo.” (Atos 2:36)

Note que Pedro não estava mudando o conceito judeu do Messias. Seu objetivo era apenas mostrar que o Messias era Jesus.

Em sua pregação um ou dois dias depois, Pedro disse a seus ouvintes que as bênçãos do reino previstas no Antigo Testamento viriam quando Jesus voltasse à Terra:

“E ele enviou Jesus Cristo, que foi anunciado a você antes; a quem é realmente necessário que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, que Deus falou pela boca de seus profetas santos que têm sido desde os tempos antigos.” (Atos 3:20-21)

Portanto, não estávamos errados em nos mudar para o Antigo Testamento para entender a missão de Jesus. De acordo com o apóstolo Pedro, este é o lugar onde sua grande obra é profetizada. Você pode agora reconhecer o papel vital das escrituras hebraicas para nossa compreensão da obra de Cristo? Você pode apreciar mais plenamente o tema que corre como o fio dourado por toda a Bíblia e, maravilhado com essa descoberta, reconhecer que esta só pode ser a obra de Deus?

O tema do cristianismo do primeiro século

Esta forma de descrever a Obra de Cristo foi mantida por todos os discípulos do primeiro século. O estabelecimento do reino de Deus após o retorno de Jesus foi a mensagem que prevaleceu. Embora possa parecer repetitivo, gostaria de citar vários pregadores conhecidos do Novo Testamento, a fim de deixar este critério completamente estabelecido sem dúvida. De Felipe lemos:

“Então Filipe, descendo para a cidade de Samaria, pregou a Cristo.” (Atos 8:5)

Alguns versículos mais tarde há uma definição do que sua pregação de Cristo implicava:

“Mas quando acreditaram em Filipe, que proclamou o evangelho do reino de Deus e o nome de Jesus Cristo, foram batizados homem e mulher.” (Atos 8:12)

Outro dos grandes expoentes do cristianismo foi o apóstolo Paulo, que se dedicou especialmente à pregação aos gentios. Vamos ouvir algo dos discursos dele. Em Antioquia, assim como Pedro em Jerusalém, ele apresenta a promessa a Davi dizendo:

“De sua semente, e de acordo com a promessa, Deus ressuscitou Jesus por Salvador a Israel.” (Atos 13:23)

Vemos que Paulo acreditava que Jesus era o filho noivo de Davi, com tudo isso envolvido. Falando aos atenienses perto da Acrópole, ele explica a intenção de Deus de julgar o mundo através do governo justo de Jesus:

“Porque ele estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, para aquele homem que ele nomeou, atestando a todos eles, levantando-o dos mortos.” (Atos 17:31)

Em Éfeso:

“Paulo entrou na sinagoga, ele falou com nove meses, discutindo e persuadindo sobre o reino de Deus.” (Atos 19:8)

Ele disse aos efésios que ele tinha vindo até eles

“Pregando o reino de Deus.” (Atos 20:25)

Que Paulo pregou Jesus como o governante de um reino literal é evidente pela reação de seus adversários em Tessalônica. Eles acusaram Paulo de dizer coisas que

“contraria os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.” (Atos 17:7)

É claro que o próximo governo de Jesus foi visto como uma ameaça ao imperador romano. Podemos ter certeza de que a pregação de um rei místico ou simbólico não teria levantado tal reação.

Mesmo quando ele estava na prisão por suas crenças, ele foi capaz de dizer aos seus visitantes:

“Pela esperança de Israel, estou sujeito a esta cadeia.” (Atos 28:20)

Essa esperança é definida alguns versos depois:

«… Ele os declarou e testemunhou a eles o reino de Deus da manhã à tarde, persuadindo-os sobre Jesus, tanto pela lei de Moisés quanto pelos profetas.” (Atos 28:23)

Toda sua atividade na prisão é resumida no último versículo de Atos:

“Pregando o reino de Deus e ensinando sobre o Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem ensificar.” (Atos 28:31)

O Retorno de Cristo, a Esperança dos Primeiros Cristãos

Um estudo dos escritos cristãos do primeiro século mostra claramente que o retorno de Jesus para estabelecer o reino de Deus era a principal esperança dos crentes. Como exemplo, olhamos para as epístolas de Paulo para os tessalonicenses, onde há repetidas alusões apontando-a como o ápice da expectativa dos crentes(1 Tessalonicenses 1:10;2:19; 3:13; 4:15-16; 5:2, etc.).

O retorno de Jesus à Terra foi considerado vital por esses cristãos não apenas porque significava bênçãos para toda a terra sob o governo de Cristo, mas porque só então sua própria salvação poderia ser realizada. Qualquer idéia de uma recompensa imediata na hora da morte seria estranha para o Cristianismo do Novo Testamento. Leia atentamente estes exemplos do ensino dos Apóstolos:

“Estou diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que julgará os vivos e os mortos em sua manifestação e em seu reino. Para o resto, a coroa da justiça é mantida para mim, que o Senhor, um juiz justo, me dará nesse dia; e não só para mim, mas também para todos que amam sua vinda. (2 Timóteo 4:1,8)

“Que sua fé pode ser testada. Seja encontrado em louvor, glória e honra quando Jesus Cristo se manifestar. Portanto, deite as entranhas de sua compreensão, fique sóbrio e espere completamente na graça que será trazida a você quando Jesus Cristo se manifestar.” (1 Pedro 1:7,13)

“Quando o Príncipe dos Pastores aparecer, receberá a coroa incorruptível da glória.” (1 Pedro 5:4)

“Mas sabemos que quando ele se manifestar, seremos como ele.” (1 João 3:2)

A última mensagem de Cristo aos seus seguidores, contida nos últimos versículos da Bíblia, é:

“Eis que eu venho em breve, e meu elogio comigo, para recompensar cada um de acordo com o seu trabalho.” (Revelação 22:12)

Portanto, não há dúvida de que o retorno de Jesus Cristo à Terra para estabelecer o reino de Deus e recompensar seus verdadeiros seguidores era a esperança dos primeiros cristãos.

Um resumo da esperança do evangelho

Em capítulos anteriores, eu geralmente coloquei um breve resumo dos pontos principais no final, então neste momento pode ser útil apresentar um resumo maior das coisas que examinamos em nosso estudo de ambos os Testamentos da Bíblia.

Você se lembrará que no capítulo 1 vimos que o reino de Deus foi objeto da pregação de Cristo e dos Apóstolos, e que as dezenas de referências a esse respeito só podem ser reconciliadas entre si se o reino for considerado verdadeiramente literal. Então vimos a famosa profecia da estátua metálica que previu que o reino dos homens um dia seria subitamente substituído por um reino de Deus em todo o mundo.

Com este esboço geral em mente, demos um tremendo salto para o futuro, e a partir de profetas do Antigo Testamento e referências do Novo Testamento, obtivemos o belo panorama de um mundo livre do mal, e governado por um sábio, justo e firme governante divino.

Então voltamos quase ao início da Bíblia para apontar como Deus planejava alcançar este mundo perfeito. Deus escolheu Abraão para ser o pai de sua nação, e fez dele uma promessa solene, garantida por sua própria existência. Abraão deveria ter um descendente no qual um dia toda a Terra seria abençoada, e que possuíria a terra e a governaria, colocando todas as nações sob seu governo.

Cerca de mil anos depois, Deus disse ao rei Davi, então, que governou os descendentes de Abraão, a nação de Israel, que ele teria um filho, na verdade a mesma pessoa prometida a Abraão, e agora novamente a ênfase estava em seu governo. O filho de Davi deveria reinar para sempre no trono de Davi e estabelecer seu reino eternamente.

Combinando essas duas grandes promessas, os judeus aguardavam a vinda da que eles chamavam de Messias, em que ambas as promessas seriam cumpridas. Nos escritos inspirados dos profetas há muitas alusãos à vinda deste Messias e ao trabalho que ele faria para trazer bênçãos à terra.

No Novo Testamento descobrimos que o primeiro verso é um elo imediato a essas promessas, e no nascimento de Jesus foi dito que ele era a pessoa em quem elas viriam a ser cumpridas. Durante seu ministério Jesus continuamente mostrou que era o Messias, mas ensinou que seu papel como governante do mundo só seria realizado depois de ir para o céu e retornar.

Após sua ressurreição Jesus continuou a pregar um reino literal, e este assunto foi repetido da mesma forma por seus apóstolos em sua dedicação à conversão de homens e mulheres ao cristianismo. O reino de Deus na terra foi a chave para a mensagem original pregada por apóstolos como Pedro e Paulo, cujos escritos estão cheios de referências sobre ele.

Vrs do primeiro século. Século XX
Após esta revisão das crenças e ensinamentos do primeiro século sobre o reino de Deus, a questão obviamente surge: o cristianismo do século 20 compartilha essas crenças originais? Se não, qual é a causa da mudança?

Eis o que veremos no próximo capítulo.

~ Peter J. Southgate