Capítulo 6 – O Governador do Reino

Os séculos seguintes foram muito memoráveis para os descendentes de Abraão. Nos dias do neto de Abraão, Jacó, havia uma grave fome sobre a região oriental do Mediterrâneo, e Jacó (Israel), com onze de seus filhos e suas esposas e filhos, cerca de 70 pessoas no total, emigrou de Canaã para a terra do Egito. Um dos filhos, José, havia chegado anteriormente ao Egito e ascendeu ao posto de primeiro-ministro do rei. Por causa do dom divino da profecia de José, grãos suficientes foram armazenados para preservar o povo dos efeitos da fome.

Depois que a escassez atingiu os filhos de Israel, como agora eram chamados, eles permaneceram no Egito e sob os cuidados de José tornaram-se tão numerosos que os egípcios começaram a vê-los como uma ameaça à segurança do país. Após a morte de José, a política para os israelitas mudou e eles foram feitos escravos dos faraós, suportando extrema servidão e dureza enquanto construíam cidades para o engrandecimento de seus mestres.

O segundo livro da Bíblia descreve sua libertação desta escravidão. Deus causou uma série de pragas desastrosas que caíram sobre os egípcios com o efeito de que os escravos foram libertados e deixaram o país sob a liderança de Moisés.

Com a direção de Deus, Moisés liderou esta multidão de escravos libertados para o deserto, onde acamparam ao pé do Monte Sinai. Em uma manifestação dramática e aterrorizante, Deus mostrou-lhes sua presença e convidou-os a se tornarem seu próprio povo especial:

“Você viu o que eu fiz com os egípcios, e como eu te levei em asas de águia, e eu trouxe você para mim. Agora, então, se vocês devem ter ouvido falar da minha voz, e vocês manterão o meu pacto, vossos serei meu tesouro especial sobre todos os povos da terra; porque a minha é toda a terra. E você será um reino de sacerdotes para mim, e povo santo. (Êxodo 19:4-6)

Assim, no Sinai, os filhos de Israel tornaram-se o próprio povo de Deus, e de certa forma, o reino de Deus.

Depois de viajar por algum tempo pelo deserto entre o Egito e Canaã, a nova nação de Israel conquistou a terra na qual seus ancestrais Abraão, Isaque e Jacó tinham sido meramente nômades. Durante os primeiros cinco séculos após a conquista da terra prometida, eles foram liderados por governantes não hereditários conhecidos como juízes, mas finalmente, a seu pedido, Deus permitiu que eles fossem governados por um rei à maneira das nações vizinhas. Neste momento de sua história estamos a cerca de 900 anos do tempo de Abraão, e nos registros desses primeiros reis vemos novamente o fio de ouro do reino de Deus.

O primeiro rei, Saul, não era muito apropriado, mas Davi, seu sucessor divinamente escolhido, trouxe o reino para uma situação militar, econômica e religiosa saudável. Foi Davi quem Deus revelou ainda mais sobre seu plano para a terra e a humanidade, centrado no estabelecimento do reino de Deus.

Homem de acordo com o próprio coração de Deus

O excelente caráter de Davi foi descrito pelo próprio Deus:

“Eu encontrei David, filho de Jesse, um homem de acordo com meu coração.” (Atos 13:22)

Como seu antepassado Abraão, Davi possuía a notável qualidade de confiança em Deus. Isso foi demonstrado por sua notável vitória sobre o gigante Golias. Essa mesma coragem e confiança fizeram com que as pessoas o estimassem, e quando Saul morreu em batalha, Davi foi popularmente escolhido para sucedê-lo no trono de Israel. Um de seus primeiros atos foi fazer de Jerusalém sua capital, onde ele mesmo construiu um palácio de onde liderou uma série de campanhas que colocaram todas as nações ao redor sob seu governo.

Ao longo de sua vida, Davi se preocupou com o objeto mais sagrado que Israel possuía: a arca da aliança. Esta caixa de madeira coberta de ouro com figuras querúbicas sobrepostas era o símbolo da presença de Deus no meio de sua nação. Davi trouxe a arca para sua nova capital, temporariamente em uma tenda especial. O rei queria construir um edifício apropriado e glorioso para seu móvel mais sagrado. Não parecia certo para ele viver em um palácio enquanto o emblema de Deus permanecia em uma tenda.

O rei expressou sua preocupação com o profeta Natã:

“Olhe agora, eu habito na casa do cedro, e a arca de Deus está entre as cortinas.” (2 Samuel 7:2)

Na mesma noite, Deus deu uma mensagem a Nathan ao rei. Davi não construiria uma casa para Deus: ao contrário, Deus ia construir uma casa para Davi!

Promessa de Deus a Davi
Na manhã seguinte, Nathan se aproximou do rei com os detalhes da promessa divina:

“O Senhor também lhe diz que ele vai levá-lo para casa. E quando seus dias forem cumpridos, e dormircom seus pais, levantarei depois de você uma de suas linhagems, que virá de suas entranhas, e afirmarei seu reino. Ele construirá uma casa em meu nome, e eu afirmarei para sempre o trono do seu reino. Eu serei para ele pai, e ele será para o meu filho. E se ele errar, vou puni-lo com a vara dos homens, e com as varreduras dos filhos dos homens; mas minha misericórdia não se afastará dele como eu a afastei de Saul, de quem tirei antes de você. E sua casa e seu reino serão afirmados para sempre diante de teu rosto, e seu trono será eternamente estável.” (2 Samuel 7:11-16)

David imediatamente percebeu que esta era uma grande promessa de longo alcance. Sua primeira reação foi procurar Deus para agradecê-lo por sua bondade com ele:

“Senhor Jeová, quem sou eu, e qual é a minha casa, que você me trouxe aqui? E isso ainda não lhe pareceu pouco, Senhor Jeová, pois tu também falou da casa de teu servo no caminho que viria.” (2 Samuel 7:18-19)

A Promessa a David Resumida
Quando examinamos a promessa em detalhes, podemos ver por que David se sentiu tão honrado. Deus havia prometido que:

  1. David seria o fundador de uma casa real, ou dinastia, que permaneceria para sempre.
  2. O trono e o reino de Davi permaneceriam para sempre.
  3. Seu filho construiria a casa de Deus.
  4. Este também seria o filho de Deus.

Salomão era aquele filho?
Davi foi sucedido por seu filho Salomão, que reinou no trono de Davi. Ele também construiu um templo ou casa de Deus(2 Reis 2:12;6:1). Pode-se então dizer que a promessa foi cumprida durante o reino de Salomão?

A resposta deveria ser “não”. Salomão é um prenúncio do cumprimento da promessa, assim como a nação de Israel tem sido um cumprimento parcial da promessa a Abraão; mas de forma alguma poderia salomão ter reinado para sempre no trono de Davi. Isso é confirmado quando descobrimos que muito depois da morte de Salomão, a realização da promessa a Davi ainda era esperada.

A Esperança dos Profetas

Uma olhada nos livros subseqüentes do Antigo Testamento mostra que a vinda de um filho de Davi para reinar para sempre no trono de seu pai era a esperança predominante dos judeus. Estas palavras de Isaías datando de cerca de trezentos anos após Davi são um exemplo:

“Para uma criança que nasce para nós, o filho é dado a nós, e o principado em seu ombro. A dilatação de seu império e paz não terá limite.no trono de Davi e em seu reino.descartando-o e confirmando-o em julgamento e justiça de agora em diante e para sempre. O Zelo do Senhor dos anfitriões fará isso. (Isaías 9:6-7)

Se você voltar para rever a declaração de Deus de sua promessa a Davi, você verá que a profecia está aqui repetindo os mesmos termos da promessa. “Um filho”, “o trono de Davi”, “seu reino” e “para sempre”, eram todos parte da mensagem divina que Natã transmitiu ao rei.

Um pouco mais tarde, em sua profecia, Isaías alude a este futuro governante usando a metáfora de um galho de árvore:

“Uma vara sairá do tronco de Jesse, e uma haste pegará de suas raízes.” (Isaías 11:1)

Jesse era o pai de Davi, então o ramo que brota dele é uma clara alusão ao futuro filho de Davi que, como a passagem continua a descrevê-lo, será um governante justo que trará bênçãos para todo o mundo.

O próximo profeta, Jeremias, viveu em um momento triste para a nação judaica. 400 anos depois do fiel Davi, os sucessores ao trono abandonaram a adoração do verdadeiro Deus em favor dos ídolos das nações vizinhas. Um após o outro, Deus lhes enviou seus mensageiros inspirados, mas eles não responderam. Portanto, Deus estava prestes a puni-los levando a uma suspensão temporária do reino de Davi. Todo o poder do exército babilônico sob seu rei Nabucodonosor foi dirigido contra Jerusalém, e Jeremias descreve alguns dos horrores do cerco de três anos. Torres de madeira foram construídas ao redor da cidade para dominar as paredes, e grandes aríetes de madeira sacudiram os portões. Dentro da cidade, o rei Zedequias, o último descendente de Davi a sentar-se em seu trono, governou a cidade enfraquecida pela fome e doença, e era óbvio que o fim do reino estava próximo.

Neste tempo de desespero Deus deu a Jeremias uma mensagem de esperança. Ele não tinha esquecido seu compromisso com Davi, e apesar dessas aparições um dia ele faria sua palavra se tornar realidade. Usando a mesma figura de Isaías, a de um ramo, Deus lhe assegura que sua promessa será cumprida:

“Eis que, dias que chegam, diz o Senhor, que confirmarei a boa palavra que falei à casa de Israel e à casa de Judá. Naqueles dias e nesse momento eu trarei uma Renovação da justiça para Davi, e ele trará julgamento e justiça à terra. Nesses dias Judá será salvo, e Jerusalém habitará em segurança.” (Jeremias 33:14-16)

Para enfatizar a certeza da promessa a Davi, Deus passou a dar uma garantia que não poderia falhar:

“Assim diz o Senhor, se você pode invalidar meu pacto com o dia e meu pacto com a noite, para que não haja dia ou noite a tempo, meu pacto com meu servo Davi também pode ser invalidado, para que eu possa deixar de ter um filho para reinar sobre seu trono.” (Jeremias 33:20-21)

Dois mil e quinhentos anos depois, o nascer do sol pela manhã é uma garantia de que Deus não esquecerá sua promessa a Davi.

“Até que o que é o direito venha”
Na distante Babilônia, onde alguns judeus já haviam sido capturados, o profeta Ezequiel esperou ansiosamente por notícias do cerco de Jerusalém. Ele também tinha uma mensagem de Deus, desta vez para o malvado Rei Zedequias. Ele previu a derrubada do trono e do reino de Davi, embora como Jeremias, ele também viu no momento em que o filho prometido de Davi reinaria:

“E tu, príncipe profano e perverso de Israel, cujo dia chegou, o tempo da consumação do mal, assim diz o Senhor, Depon a tiara, tirar a coroa; Isso não será mais assim… Para arruinar, para arruinar, eu vou reduzi-lo à ruína, e isso não será mais, até aquele cujo direito está vem, e eu vou dar a ele. (Ezequiel 21:25-27)

Portanto, a borda prateada daquela nuvem escura pairando sobre o reino de Davi era que sua suspensão era apenas temporária. Quando “ele cujo direito é” vem — o filho prometeu a Davi — então Deus lhe dará o reino.

O Messias

Até agora vimos as duas grandes promessas aos pais judeus, Abraão e Davi, bem como o fato de que ambos profetizou a vinda de um homem excepcional que traria um tempo de bênçãos para Israel e para o mundo. Essa pessoa seria dona da terra e governaria a humanidade ao mesmo tempo em que se sentaria no trono restaurado de Davi em Jerusalém. Era costume naqueles dias, como agora, iniciar os governantes através de uma cerimônia de um único. Portanto, este futuro governante foi chamado por eles de “O Ungido”, ou em hebraico “o Messias”. A crença na vinda do Messias foi a verdadeira base da esperança judaica. O Novo Testamento também se refere ao Messias, mas como esta seção da Bíblia foi originalmente escrita em grego, o termo equivalente aqui é o “Cristo”.

Longos tempos sombrios de cativeiro seguiram o fim do reino judeu, e embora depois de 70 anos alguns judeus retornassem à sua terra, era apenas para ser governado por estrangeiros. Durante todo esse tempo, eles ainda esperaram pela vinda do messias prometido para restaurar o trono de Davi a Jerusalém, para entregá-los de seus inimigos, e abençoá-los das variadas maneiras que todos os profetas haviam previsto.

Portanto, chegamos ao advento do tempo do Novo Testamento.

Jesus é o Messias

Em vista deste grande tema do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias ou de Cristo, as palavras de abertura do Novo Testamento são significativas:

«Livro da Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”. (Mateus 1:1)

Isso poderia ser mais claro? Mateus estava realmente dizendo aos judeus de seu tempo: “Você está procurando o Messias, o filho prometeu a Abraão e Davi? Então aqui está ele!

O esplêndido tema da vinda do Messias para estabelecer o reino de Deus na terra permanece inalterado à medida que saímos do Antigo Testamento para o Novo Testamento. Tendo desenhado o fio dourado através de Gênesis, Samuel e os livros dos profetas, agora o vemos novamente nos incidentes relacionados ao nascimento de Jesus.

A Mensagem do Anjo Gabriel para Maria
No momento do nascimento de Jesus, havia uma atmosfera de expectativa geral entre o povo judeu. Muitos deles conheciam tais previsões bíblicas como a profecia de setenta semanas que foi considerada no capítulo 4 deste estudo, e entenderam que a vinda do Messias poderia se tornar realidade a qualquer momento. Havia certamente muitas mulheres jovens que sonhavam que seriam a mãe daquele que devolveria o bem-estar a Israel. Mas eles perceberam que a escolha por tal honra só poderia cair sobre um de um pequeno grupo de donzelas. Enquanto todos os Feijões eram filhas de Abraão, nem todas eram da linhagem de Davi através de quem o Messias viria.

Não sabemos se Maria, que era descendente direta do rei Davi, já teve tais pensamentos; mas não duvidamos de sua imensa surpresa quando o anjo Gabriel apareceu de repente para ele com a surpreendente notícia:

“Salve, muito favorecido! O Senhor está com você; Abençoados sejam vocês entre as mulheres… Maria, não tema, pois você encontrou graça diante de Deus. E agora você concebeno em teu ventre, e dará à luz um filho, e chamará seu nome DE JESUS.” (Lucas 1:28-31)

Gabriel continuou a descrever a missão que Deus havia preparado para esta criança, mas antes de citar suas palavras gostaria de lembrá-lo das principais disposições da promessa a Davi. Deus lhe disse que ele teria um descendente que

  • Ele reinaria no trono de Davi.
  • Eu governaria o reino de Israel para sempre.
  • Ele seria um filho de Deus.

Tendo isso em mente, e lembrando que o nome original de Israel é Jacó, vamos agora ler as palavras de Gabriel. Pode haver alguma dúvida de que eles se referem à promessa a David?

“Ele deve ser grande, e ele deve ser chamado o Filho do Altíssimo; E o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinar sobre a casa de Jacó para sempre, e seu reino não terá fim. (Lucas 1:32-33)

Seria difícil expressar a promessa a Davi de uma forma mais concisa, e Gabriel disse a Maria que seu filho estaria em quem tal promessa seria cumprida.

Podemos imaginar a excitação entre judeus tementes a Deus com o nascimento de Jesus. Agora as promessas a Abraão e Davi seriam finalmente cumpridas! Depois de séculos de expectativa e saudade, a esperança de todos os fiéis israelitas era se tornar realidade! Foi assim que Zacarias, o pai de João Batista, considerou a situação. Suas palavras cobrem todas as fontes de informação no Antigo Testamento que examinamos quando aprendemos sobre a vinda do reino de Deus:

“Bem-aventurado é o Senhor Deus de Israel, que visitou e redimiu seu povo, e um poderoso Salvador nos criou na casa de Davi, seu servo, enquanto falava pela boca de seus profetas santos que foram desde o início; salvação de nossos inimigos, e pela mão de todos que nos abominavam; para fazer misericórdia para nossos pais, e para lembrar de sua aliança sagrada; do juramento feito a Abraão nosso pai…” (Lucas 1:68-73)

Nossos estudos neste capítulo inevitavelmente nos levam à conclusão de que trinta anos depois, quando Jesus se dedicou à sua missão de pregação, ele o fez como o tão esperado Messias judeu que manteria as promessas a Abraão e Davi. Ele era o único que faria as previsões do Antigo Testamento sobre o reino de Deus realidade gloriosa.

~ Peter J. Southgate