Capítulo 2 – O Reino de Deus na Terra

Algumas pessoas lêem um livro de uma forma muito ordenada. Eles começam na primeira página de uma história e continuam a lê-la página após página, resistindo firmemente à tentação de dar uma olhada no final para ver como ela termina. Outros, suponho que a maioria de nós, não tem tal controle. O herói será salvo da armadilha mortal? A propriedade disputada herdará ou a bela dama ganhará o caso? Navegamos rapidamente pelas últimas páginas e quase invariavelmente percebemos que ela consegue, e tão fortificada voltamos com menos medo dos perigos do momento, sabendo que tudo vai dar certo no final.

Este capítulo foi colocado aqui para o benefício deste último tipo de leitores. Na verdade, deve ser lido muito mais tarde, pois é o fim do “enredo”, uma descrição da conclusão do propósito de Deus quando seu reino se estabeleceu na Terra. Mas eu o coloquei aqui porque acredito que muitos de nós prefeririam ter certeza de que tudo será bom para o mundo no final, e que quando você ver o maravilhoso futuro que Deus arranjou, aumentará seu desejo de saber como isso será feito. Então, neste capítulo, exploraremos a Bíblia para investigar tudo relacionado ao reino de Deus.

Por outro lado, se você é uma dessas pessoas que lêum livro de forma ordenada, lembrando os detalhes em cada passo para trazê-los à mente e relacioná-los com o resultado final, então você pode preferir pular este capítulo para lê-lo após o capítulo 12.

Uma terra bonita, mas aflita

Vivemos em um mundo cheio de beleza e maravilhas naturais. Colina, montanha, floresta, planície, rio e oceano se combinam para fornecer um ambiente apropriado para as necessidades de inúmeras formas de vida que cobrem nosso planeta. Presidindo todas essas coisas está o homem, a forma de vida mais desenvolvida, com inteligência para alcançar seus objetivos, com emoções para desfrutar das maravilhas que o cercam e com um coração feito para amizade e amor.

Ainda assim, ainda é um mundo clamando por mudanças.

Navegando furtivamente sob as águas azuis dos oceanos estão submarinos carregados com mísseis nucleares mortais que podem ser destinados a apagar algumas das maiores cidades do planeta. O crime e a violência florescem nas ruas perigosas entre essas populações, e os inocentes e os fracos são oprimidos. No campo, os guerrilheiros armam suas armadilhas mortais, e o atirador senta-se pacientemente à espera da vítima. Em outras partes do mundo há milhões de figuras solitárias e patéticas, de facções afundadas e ossos que quase saltaram da pele carregando o testemunho horrível dos efeitos da fome. Mesmo nas áreas menos devastadas, um terço da população da Terra tem que dormir todas as noites sem ter comido. Ao redor do mundo, as pessoas estão definhando em camas de sofrimento e dor. Nos hospitais há longas filas esperando por alívio por queixas que afligem nossos corpos defeituosos. O chamado mundo desenvolvido está pegando uma triste safra de doenças mentais que se devem à pressão de um estilo de vida sofisticado.

Podemos realmente entender os sentimentos de Reginald Heber quando ele disse:

“Todas as paisagens são lindas, e só o homem é vil.”

Sonhando com o futuro

Você já sonhou que apenas acenar uma varinha mágica poderia curar instantaneamente as doenças do mundo? Um tempo de paz, abundância e felicidade paira em sua mente, mas então a visão é ofuscada pela realidade e você tem que reconhecer que os problemas da terra são insolúveis.

Na verdade, você pode continuar sonhando. Seus sonhos mais extravagantes de felicidade humana um dia serão superados por verdadeiros eventos. Claro, isso não será feito através de um processo mágico, mas porque é a intenção declarada de Deus. Se as pessoas só lessem a Bíblia, encontrariam descrições maravilhosas e satisfatórias da vida na Terra quando o reino de Deus for estabelecido e perceberem que toda a doença presente neste globo será curada e todos os seus problemas serão resolvidos.

Agora vamos considerar as referências bíblicas que descrevem o reino de Deus, e enquanto você lê-los eu pedirei que as leve literalmente. Sei que as descrições bíblicas do futuro são às vezes consideradas simbólicas ou uma alegoria à qual devemos dar um significado místico. Normalmente não é o caso. Ocasiões em que é permitido fazer tal interpretação, isso deve ser um complemento ao significado literal e não uma substituição dela. Por exemplo: “Então os olhos dos cegos estarão abertos” refere-se à cura da cegueira física e espiritual.

Gostaria de assegurar solenemente que cada uma das seguintes passagens da Bíblia pode ser aplicada corretamente ao reino de Deus.

Vida individual no reino de Deus

A maioria dos cidadãos de qualquer reino são sujeitos; então começarei nossa análise mostrando o que a Bíblia diz sobre a posição de homens e mulheres normais que vivem no reino de Deus.

Uma sociedade pacífica
Um dos maiores anseios de hoje é paz e segurança, com liberdade de medo de qualquer perigo. O reino de Deus será uma sociedade totalmente pacífica. Guerras ou preparações de guerra serão desconhecidas. A violência entre indivíduos ou nações será coisa do passado. Essa serenidade se estenderá aos animais, pois até mesmo a natureza dos animais será domada. Considere algumas das declarações de Deus sobre seu reino que apoiam essas declarações:

“E suas espadas devem retornar em barras de arado, e suas lanças em focinhas; Nem levantará a espada da nação contra a nação, nem será treinado mais para a guerra”(Isaías 2:4).

“Que as guerras cessem até os confins da terra, quebrando o arco, corte a lança e queime as carruagens no fogo”(Salmo 46:9).

“Mas os mansos herdarão a terra, e serão recriados com abundância de paz”(Salmo 37:11).

“Eles não farão mal ou mal em toda a minha montanha sagrada”(Isaías 11:9). (No capítulo anterior consideramos uma montanha que cresceu de uma pequena pedra. Aqui temos a mesma figura referindo-se ao reino de Deus.)

“O lobo e o cordeiro devem ser alimentados juntos, e o leão comerá palha como o boi”(Isaías 65:25).

“A justiça florescerá em seu dia, e uma multidão de paz, até que não haja lua” (Salmo 72:7).

Fertilidade e alimentos
Outro problema no mundo de hoje é o chicote da fome. A chuva parece estar diminuindo em muitas áreas e desertos estão devorando inexoravelmente terras férteis. Todos os anos centenas de milhares de pessoas morrem de fome e milhões sofrem os efeitos prolongados da desnutrição. No reino de Deus, os áridos desertos da terra serão transformados em terras férteis com abundantes suprimentos de água.

“Pois as águas devem ser cavadas no deserto, e torrentes na solidão. O local seco deve tornar-se um lago, e o seqüedal em manaderos de água”(Isaías 35:6-7).

“O deserto e a solidão se alegrarão; os resíduos serão apreciados e florescerão como a rosa”(Isaías 35:1).

Mas haverá uma razão adicional para a mudança na produção agrícola. Pragas e doenças agora causam muitos danos às plantações dos agricultores e todo o potencial da cultura raramente é alcançado. No reino de Deus, o rendimento das culturas aumentará dramaticamente, produzindo grãos mesmo nos cumes das colinas(Salmo 72:16). O ciclo da agricultura continuará sem interrupções sazonais(Amos 9:13), e esta colheita aumentada de árvores frutíferas e campo garantirá que a fome seja desconhecida no reino de Deus(Ezequiel 36:30).

Justiça
Uma das tragédias do reino do homem é que os pobres e os fracos são negados à justiça. Eles não têm os meios ou habilidades ou a capacidade de se defender e são frequentemente explorados. O crime organizado floresce nas grandes cidades do mundo, e negócios ilegais, extorsão e drogas abundam, tiranizando aqueles que caem em suas garras. Quando o reino de Deus for estabelecido, cuidar dos despossuídos será uma das principais preocupações da administração divina:

“Ele julgará os aflitos do povo, salvará os filhos dos míseros e esmagará o opressor”(Salmo 72:4).

Nesses dias não haverá má administração da justiça porque o julgamento divino não será baseado apenas no que ele vê ou ouve, pois ele será capaz de ver diretamente nas mentes de homens e mulheres para estabelecer a verdade em qualquer assunto:

“Ele não deve julgar de acordo com a visão de seus olhos, nem deve awn para o que seus ouvidos ouvir; mas ele julgará os pobres com justiça, e argumentará razoavelmente pelos mansos da terra”(Isaías 11:3-4).

Quarto
Há poucas desigualdades maiores no mundo de hoje como o tipo de seres humanos domésticos vivem. A sala sempre teve um lugar de destaque na agenda da maioria dos governos, mas o problema permanece. As humildes casas da África, Ásia e América do Sul são principalmente covachas feitas de papelão, folhas de ferro ondulado e qualquer outro material utilizável que possa ser encontrado. Muitos milhões vivem em condições deploráveis onde os serviços essenciais são pobres e não confiáveis, e o serviço de água negra é muito primitivo ou inexistente.

Mesmo no mundo ocidental, as favelas ainda desfiguram as cidades e os donos arrebatadores fecham os olhos para os apelos de seus infelizes inquilinos.

O futuro que a Bíblia apresenta é o de pessoas felizes e serenas que vivem em suas próprias casas, cercadas por seu terreno privado:

“Eles devem construir casas, e habitar neles; eles vão plantar videiras, e comer o fruto deles. Eles não vão construir para outro viver, nem vão plantar para outro comer… E cada um deve sentar-se sob sua videira e sob sua figueira, e não haverá ninguém para assustá-los; Pois a boca do Senhor dos anfitriões o falou”(Isaías 65:21-22; Micah 4:4).

Saúde e vida longa
Mas tal imagem idílica seria arruinada a menos que os habitantes do reino de Deus recebessem boa saúde para desfrutar das bênçãos. Corpos saudáveis e robustos serão uma das características da era futura:

“Então os olhos dos cegos devem ser abertos, e os ouvidos dos surdos devem se abrir. Em seguida, o manco saltará como um veado, e cantará a língua do mudo”(Isaías 35:5-6).

Essas vidas felizes e saudáveis serão longas. Uma pessoa que morre de cem anos de idade deve ser considerada apenas uma criança:

“Não haverá mais criança lá que morre de alguns dias, nem velho que seus dias não cumprem; porque a criança vai morrer cem anos… Pois de acordo com os dias das árvores serão os dias do meu povo”(Isaías 65:20,22).

Uma língua internacional
Um dos obstáculos à harmonia internacional é a enorme variedade de línguas que existe no mundo. Quando Deus estabelecer seu reino na Terra, esta causa de divisão e linguagem universal será aplicada em todo o mundo:

“Nesse momento, retornarei à pureza dos lábios dos povos, para que todos eles possam invocar o nome do Senhor, para que possam servi-lo como consentimento comum”(Zephaniah 3:9).

Mudanças dramáticas. Porque?
Essas passagens se combinam para formar a imagem bíblica da vida no reino de Deus. Paz, felicidade e segurança caracterizarão a vida de todos os sujeitos. Os males e injustiças que causam tanta ansiedade e angústia hoje serão eliminados e todos receberão comida, saúde e vida longa para que possam desfrutar dessas bênçãos ao máximo.

Você será dispensado por pensar que o quadro bíblico que acabei de apresentar é o de uma sociedade completamente materialista, que vive para sua própria gratificação e satisfação. Este não é realmente o caso. Em vez disso, essas grandes bênçãos de longo alcance virão como resultado de uma mudança nas atitudes das pessoas. Esses benefícios de Deus não são um fim em si mesmos, mas o resultado de homens e mulheres retornando a ele sinceramente.

Hoje a maioria das pessoas conhece as muitas palavras repetidas do coro dos anjos no nascimento de Jesus:

“Glória a Deus nas alturas, e na terra paz, boa vontade para com os homens!” (Lucas 2:14).

Isso representa a causa e o efeito. Se há glória a Deus primeiro, então a paz continua na Terra. A Bíblia afirma claramente que homens e mulheres ao redor do mundo se voltarão para o reconhecimento de Deus antes de receber as bênçãos do reino:

“Eles se lembrarão, e todos os extremos da terra se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações adorarão diante de vocês”(Salmo 22:27).

Uma consideração da vasta gama de crenças no mundo de hoje fornece alguma visão sobre a magnitude desta mudança futura. A lista de diferentes religiões é infinita. Alguns deles são incompatíveis com os outros, e alguns até são ateas. No reino de Deus eles reconhecerão que estiveram errados em suas crenças mais caras. O profeta Jeremias dá uma olhada desta vez:

“Ó Senhor… As nações virão até vocês dos confins da terra, e dirão: Certamente estão possuídas por nossos pais, vaidade, e não há lucro neles”(Jeremias 16:19).

Verdadeira adoração
Este novo reconhecimento do verdadeiro Deus será a base de um sistema universal de adoração correta e um desejo sincero por parte dos adoradores de viver como ele deseja:

“Ele virá a acontecer no último tempo, que será confirmado a montagem da casa do Senhor. e todas as nações correrão para ele. E muitos povos virão e dirão: Venha, e vamos até o monte do Senhor, para a casa do Deus de Jacó; E Ele nos ensinará seus caminhos, e caminharemos seus caminhos”(Isaías 2:2-3).

“Assim diz o Senhor dos anfitriões, povos e habitantes de muitas cidades ainda virão; E os habitantes virão de uma cidade para outra, e dizemos: Vamos orar pelo favor do Senhor, e procurar o Senhor dos anfitriões. Eu também vou. E muitos povos e nações fortes virão buscar o Senhor dos anfitriões em Jerusalém, e implorar o favor do Senhor”(Zacarias 8:20-22).

Esta boa vontade por parte do mundo inteiro para aceitar Deus é a única base na qual ele irá abençoá-los. A Bíblia ensina claramente que os favores de Deus seguem a verdadeira adoração e a sequência não pode ser revertida.

O Reino dos Céus

Vamos fazer uma pequena divagação por um momento para evitar uma possível confusão. Os leitores do evangelho de Mateus descobrirão que ele usa o “reino dos céus” em vez da forma mais comum de “reino de Deus”. Não há diferença no significado das duas frases, que são usadas intercambiavelmente nas escrituras. Uma comparação entre os relatos paralelos dos Evangelhos dos mesmos incidentes confirma isso (por exemplo, Mateus 3:2 e Marcos 1:15; Mateus 5:3 e Lucas 6:20, etc.). O Dicionário da Nova Bíblia tem o seguinte comentário:

“Enquanto Mateus, que se dirige aos judeus, fala a maior parte do tempo do ‘reino dos céus’, Marcos e Lucas falam do ‘reino de Deus’, que tem o mesmo significado do ‘reino dos céus’. De qualquer forma, nenhuma distinção pode ser assumida no significado das duas expressões” (Artigo ‘Reino de Deus’).

Observe também que a frase de Mateus é “reino dos céus”, não “reino no céu”. Como vimos neste capítulo, durante o reino de Cristo o estado das coisas na terra se aproximará do céu, tornando as palavras de Mateus mais apropriadas. A oração do Senhor confirma isso: “Venha seu reino. Teu será feito, como no céu, mesmo na terra.

Como essa reforma será realizada

Os últimos milênios da história humana com sua beligerância internacional, diversidade religiosa e animosidade formam uma realidade proeminentemente clara. Essa mudança de uma sociedade majoritariamente egoísta, ateu ou pagã não resultará em um processo de desenvolvimento progressivo. Nos capítulos anteriores já tivemos uma indicação disso na súbita e irrevogável remoção da estátua de metal representando o reino dos homens. Agora eu gostaria de voltar sua atenção para as passagens explícitas que nos dizem como essa mudança de coração será alcançada. Será através da revelação do próprio Deus como juiz e punidor de todo o mal, dando assim provas de sua existência e poder.

Na seção intitulada “Uma sociedade pacífica” notamos que Isaías falou de nações onde “não levantará a espada da nação contra a nação”. Sob o título de “Verdadeira Adoração” lemos mais da mesma referência onde as mesmas nações são alusão dizendo “vamos escalar a montanha do Senhor”. Mas na passagem completa essas duas afirmações estão conectadas pelas seguintes palavras:

“E ele julgará entre as nações, e repreenderá muitospovos” (Isaías 2:4).

Isso nos diz que a paz na Terra será alcançada através de um edital e sua execução correspondente.

Falando ainda dos acontecimentos em torno do estabelecimento do reino, Isaías reforça a mensagem de que Deus usará seu grande poder para impor a submissão:

“Será que acontecerá nesse dia, que o Senhor puna o exército do céu no alto, e os reis da terra sobre a terra. Pois eis que o Senhor saiu de seu lugar para punir o habitante da terra por sua maldade contra ele. Pois depois que há seus julgamentos na terra, os habitantes do mundo aprendem a justiça” (Isaías 24:21;26:21;26:9).

Ezequiel escreve o resultado desta intervenção divina:

“E eu serei ampliado e santificado, e eu serei conhecido aos olhos de muitas nações; E saberão que sou o Senhor”(Ezequiel 38:23).

Rei dos Reis e Senhor dos Lordes

O processo de trazer o mundo ao reconhecimento de Deus será obra de seu representante, que será rei sobre o reino de Deus. Este rei será ninguém menos que o Senhor Jesus Cristo que, como a pequena pedra do sono, virá à Terra com a missão de substituir o reino dos homens pelo reino de Deus.

Em um salmo que o Novo Testamento se aplica especificamente a Cristo temos uma descrição da situação em seu retorno. Por causa de seu poder invencível, as nações são ordenadas a se submeterao novo governante do mundo:

“Mas eu coloquei meu rei sobre Sião, minha montanha sagrada. Vou publicar o decreto; O Senhor me disse: Meu filho art tu; Eu vou levá-lo hoje. Pergunte-me, e eu lhe darei por herança as nações, e como sua posse os fins da terra. Você vai quebrá-los com uma barra de ferro; como um vaso de oleiro você vai desmoronar-los.

“Agora, então, ó reis, seja sábio; admitir aviso, juízes da terra. Sirva ao Senhor com medo, e regozije-se com trepidação. Honrar o Filho, para que ele não pode estar com raiva, e perecer no caminho; Pois sua ira é subitamente inflamada”(Salmo 2:6-12).

A autoridade divina investida em Cristo levará à submissão de cada governante humano. No último livro da Bíblia, em palavras que repetem claramente o pronunciamento do destino da estátua de Nabucodonosor, lemos o resultado final do propósito de Deus como revelado nas Escrituras:

“Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e de seu Cristo; e ele reinará para sempre”(Apocalipse 11:15).

«Pela justiça, um rei reinará»

“Então você é rei? Pilatos disse ao seu nobre prisioneiro. Jesus respondeu na forma educada de palavras que naqueles dias indicavam completo parecer favorável:

“Você diz que eu sou rei”(João 18:37).

O homem chamado diante de seus acusadores para responder por uma acusação fraudulenta foi o único homem perfeito que já viveu. Ele dedicou sua vida a fazer o bem. Ele ficou horrorizado com a falsidade e hipocrisia, o que ocasionalmente o levou a ser severo e franco. Mas ele também mostrou amor e bondade e um perfeito senso de justiça e honestidade. Sua compaixão não tinha limites: ele curava os doentes, parava as lágrimas da mãe viúva trazendo seu filho de volta à vida. Ele pacientemente ensinou o caminho de Deus e, finalmente, em agonia indescritível, deu sua vida por seus amigos.

Ele é o mesmo nobre homem nomeado por Deus como o futuro governante do mundo. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e para sempre”(Hebreus 13:8),e quando ele voltar ele mostrará sem alterar as características tão graficamente apresentadas pelos Evangelhos. Pessoas más e hipócritas serão tratadas como se fossem os cambais no templo; mas para o resto ele será um governante sábio, justo e gentil. Como a terra será verdadeiramente abençoada quando o Filho de Deus for seu rei! Através de sua regra perfeita, a terra se tornará um lugar idílico para se viver.

Considere esses avanços bíblicos dos benefícios do reinado de Cristo sobre o reino de Deus:

“Eis que um rei reinará por justiça, e os príncipes presidirão o julgamento. e o efeito da justiça será a paz; e o trabalho da justiça, do descanso e da segurança para sempre”(Isaías 32:1,17).

“Ele julgará seu povo com justiça, e seus aflitos com o julgamento. Ele salvará as crianças dos míseros, e esmagará o opressor. A justiça, e uma multidão de paz, florescerão no seu dia, até que não haja lua. Ele vai dominar do mar para o mar, e do rio para os confins da terra… Todos os reis devem prostrar diante dele; todas as nações lhe servirão… Abençoado saem todas as nações nele; Eles o chamarão de abençoado”(Salmo 72:2,4,7-8,11,17).

Estes termos fervorosos descrevem o governante sob cuja forte, mas benigna regra, todas as nações do mundo encontrarão uma vida de alegria e satisfação.

“A Cidade do Grande Rei”

O centro deste futuro governo perfeito será a antiga capital judaica: Jerusalém. Ele será reconstruído e conterá um templo glorioso que se tornará o ponto focal da adoração mundial. Da cidade sábia e boas leis serão estabelecidas e todos olharão para Sião e seu rei com lealdade respeitosa, viajando para lá para aprender os caminhos de Deus. Esta é a voz uneone das escrituras. No Sermão do Monte Jesus disse:

“Não jure… para Jerusalém, pois é a cidade do grande rei”(Mateus 5:34-35).

E falando da futura obra de Jesus, Deus diz:

“Mas eu coloquei meu rei sobre Sião, meu santo monte”(Salmo 2:6).

Os profetas falaram da mesma forma de Jerusalém de uma maneira que nunca aconteceu, mas que será cumprida quando Jesus voltar a ser seu rei justo:

“Nesse momento eles chamarão Jerusalém, Trono do Senhor, e todas as nações virão até ele em nome do Senhor em Jerusalém; nem devem andar mais depois da dureza de seu coração perverso”(Jeremias 3:17).

“Pois a lei virá de Sião, e de Jerusalém a palavra do Senhor. o reino da filha de Jerusalém”(Miquéias 4:2,8).

«… quando o Senhor dos anfitriões reina no Monte Sião e jerusalém, e antes que seus anciãos sejam gloriosos”(Isaías 24:23).

Um reino de mil anos

O rei da era futura não reinará sozinho, mas será assistido por príncipes. Vou deixar a identidade desses assistentes para considerá-la em um capítulo posterior, mas eu menciono-os agora porque quando falamos sobre eles em Apocalipse, a duração do reinado de Cristo também é notada:

“Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”(Apocalipse 20:6).

Durante esses mil anos, conhecido como o milênio, a tendência inata do homem para fazer o mal será contida, com o resultado de que a terra será gradualmente purificada de todo o mal. Após um esforço final de rebelião, a própria natureza humana será erradicada, e a morte será completamente eliminada da Terra. Vamos considerar isso com mais detalhes no capítulo 13.

Depois do milênio

Ao final dos mil anos, o reino de Deus chegará ao seu estágio permanente. O reino de Cristo terá preparado a terra como um lugar apropriado para Deus habitar em perfeita comunhão com sua Criação. Assim, dizem-nos que no final do milênio Cristo renunciará à sua soberania sobre o reino de Deus em favor do próprio Deus(1 Coríntios 15:24-28). A imagem final da Bíblia é de perfeição absoluta: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens, e ele viverá com eles; e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como seu Deus. Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos; E não haverá mais morte, não mais choro, sem mais choro, sem dor; Pois as primeiras coisas aconteceram”(Apocalipse 21:3-4).

Resumo

Neste capítulo deste livro deixei a Bíblia descrever em suas próprias palavras o futuro que Deus determinou para a terra, quando o reino dos homens é substituído por seu reino, governado por seu rei e governado por suas leis. Vimos que ela satisfará os desejos e anseios de toda a humanidade, e será experimentada por todos que estão dispostos a reconhecer sua supremacia.

Mas este objetivo glorioso não será alcançado sem um planejamento cuidadoso, esforço e sacrifício. Portanto, no Capítulo 5, voltaremos aos nossos passos para ver as etapas pelas quais essa culminação muito satisfatória será realizada. Enquanto isso, antes de voltarmos de nosso extenso olhar para o final da trama para examinar a forma emocionante como o drama se desenrola, devemos passar algum tempo pensando no próprio Deus e nos meios pelos quais ele comunicou seu plano à humanidade.

~ Peter J. Southgate