Por que Deus permite o sofrimento?

O SOFRIMENTO é um problema que afeta todos os seres humanos. Uma criança nasce cega, deformada ou mentalmente incapacitada; e então surge a pergunta: Por quê? Bem, a criança não machucou ninguém.

Uma mãe de excelente caráter e no auge da vida é atormentada pela dor de uma doença incurável que só pode acabar em morte. Por que ela? Bem, este é o tipo de pessoas que o mundo mais precisa.

Milhões de pessoas sofrem de desnutrição e doenças em países com imenso crescimento populacional e baixa produção agrícola. Outros perecem ou perdem sua casa em inundações e terremotos. Por que eles têm que sofrer?

A tirania do homem e a capacidade destrutiva da guerra moderna impuseram dor, tortura e morte a milhões de seres indefesos. Inúmeras vidas foram perdidas em atos brutais de terrorismo e sequestros aéreos. Sempre houve acidentes, mas hoje o número de desastres naturais e calamidades é avassalador: um avião de passageiros cai; uma planta de extração de petróleo explode; o fogo prende centenas de viajantes em um trem subterrâneo. As pessoas se perguntam: por que Deus permite isso?

Perguntas surgem rapidamente na mente, e à primeira vista parecem razoáveis; no entanto, uma análise franca deles mostra que eles têm certas implicações em si mesmos. Eles implicam que o sofrimento humano deve ser incompatível com o poder de Deus ou seu amor. Ou seja, se o Criador é um Deus do amor, então ele não tem o poder de abolir o sofrimento, e se ele é Todo-Poderoso ele não tem a vontade de fazê-lo, e portanto não é um Deus do amor. Supõe-se que um Deus amoroso e poderoso assumiria a responsabilidade de eliminar o sofrimento humano, como o que afeta evidentemente seres inocentes. Essa suposição é justificada?

As Realidades da Vida

Algumas realidades precisam ser levadas em conta antes de tentarmos formar um julgamento:

  1. O homem vive em um universo de causa e efeito, e os efeitos de certas causas são inescapáveis. Fogo queima, água se afoga, germes infecciosos causam doenças. Esses fatos têm implicações morais. Os seres humanos vivem em um universo no qual as consequências do que fazemos são inevitáveis e, portanto, nossa responsabilidade pelo que fazemos é igualmente inevitável. Se essa “lei natural” não existisse, o homem poderia fazer impunemente o que quisesse, e não haveria responsabilidade. Deus fez o universo assim porque ele é um Deus moral, que nos fez seres responsáveis com livre arbídrio para que possamos escolher como devemos agir.
  2. A negligência e o uso indevido de sua vida corromperam o desenvolvimento da própria vida humana, e deixaram males que afetam as gerações seguintes. Estes, por sua vez, como parte do direito natural, podem manifestar-se na forma de fraquezas hereditárias e tendências para doenças. A própria questão da vida pode ser afetada passando de geração em geração.
  3. As consequências das ações dos homens não são apenas físicas. Os males sociais e políticos que a humanidade criou ao longo da história deixaram um fardo cumulativo nas gerações seguintes. As pessoas de hoje estão presas em uma teia de consequências da história passada, e mesmo quando tentam corrigir um mal, causam a aparência de outro:

“Sabemos que toda criação geme um, e um está em dores de parto até agora” (Romanos 8:22).

As pessoas devem ser salvas dos TheMselves?

Levando em conta fatos como estes, devemos nos perguntar: O que estamos realmente fazendo quando exigimos que Deus tire o sofrimento? Não estamos pedindo que Deus suspenda a lei natural, que desvie as consequências hereditárias, e que remova os efeitos da desumanidade dos próprios homens? Temos o direito de esperar que Deus salve os homens das consequências de suas próprias ações? Seria um universo moral se ele fizesse isso?

Essas perguntas só podem ser feitas sobre situações em que a mão do homem está envolvida. Terremotos, tempestades, fome e inundações são chamados de casos de “força maior”, porque geralmente não há outra explicação para o porquê de terem ocorrido. Então, se olharmos além dos fatos humanos para desastres naturais, descobrimos que eles afetam a todos, inocentes e culpados. Assim que começamos a questionar o sofrimento das vítimas inocentes desses desastres, outro dilema surge. Estamos dizendo que as calamidades devem ser seletivas em sua operação, afetando apenas aqueles que ‘merecem’ sofrer?

Um mal ou um sintoma?

Reforçando todo o pensamento geral sobre o tema que tem sido estudado até agora, surge um pressuposto básico: que o sofrimento é ruim em si mesmo. A crença de que o sofrimento é o mal essencial está na raiz do budismo. O ponto de vista bíblico é radicalmente diferente: o sofrimento não é um mal em si, mas um sintoma de um mal mais profundo. As escrituras representam o sofrimento como uma das consequências do pecado; não necessariamente o pecado da pessoa que sofre, mas o pecado na história do homem e na sociedade humana em geral. Sua origem é descrita concisamente pelo apóstolo Paulo:

“Por isso, como o pecado entrou no mundo por um homem, e pela morte do pecado, a morte passou a todos os homens, para todos os homens pecados” (Romanos 5:12).

A sentença imposta à mulher após desobediência no Éden diz:

“Eu vou multiplicar muito as dores em seus preñeces; Com dor você vai dar à luz crianças; E seu desejo será para seu marido, e ele será ensinado a você” (Gênesis 3:16).

O homem disse a Deus:

“Com o suor de teu rosto você comerás o pão até que você retorne à terra, pois a partir dele você foi tomado; Pois tu és poeira, e tu deveremos retornar ao pó” (Gênesis 3:19).

Ensinar é simples. Com a desobediência do homem houve uma ruptura na relação entre o Criador e sua criação; a relação entre Deus e os homens está quebrada. O primeiro pecado produziu uma mudança fundamental que afeta todos os seres humanos com os males que são comuns à humanidade. A morte é universal: Deus não a modifica para ninguém em particular. O ensinamento da Bíblia é que os homens têm sido autorizados a agir à sua maneira e estar sujeitos ao funcionamento da lei natural, embora possa haver momentos em que um desastre natural é usado por Deus para punir o homem e purificar a terra. O exemplo marcante é o dilúvio que se seguiu na época de Noé.

Ao mesmo tempo, é verdade que, de acordo com a Bíblia, o sofrimento assume um novo significado para aqueles que buscam servir a Deus; eles estão em um novo relacionamento com o Criador e aprenderão a ver a tragédia de uma nova perspectiva. Qual deles?

A Experiência de um Bom Homem

A resposta pode ser vista no exemplo de Jó. Este é um homem devoto que é afetado por um desastre. Ele perde todo o seu gado – a fonte de sua riqueza. Ele também sofre o terrível infortúnio de perder todos os seus filhos de uma só vez, e é então acometido por uma doença dolorosa que o deixa marginalizado da sociedade humana. No entanto, Jó diz:

“O quê? Vamos receber o bem de Deus, e o mal não vai recebê-lo?” (Trabalho 2:10).

Jó reconhece o princípio importante de que o homem não pode exigir que Deus o abençoe o tempo todo; não cabe a ele decidir o que Deus fará.

O Problema Doloroso

No entanto, chega o momento em que o sofrimento de Jó se torna tão insuportável que lhe parece que seria preferível morrer. Sendo angustiado e confuso, Jó pergunta, de fato: Por que um homem vive se é apenas para sofrer? Deus, que fez o homem, você pode jogá-lo fora como se ele é apenas um brinquedo?

Os amigos de Jó argumentam que há uma relação direta entre o pecado de um homem e seu sofrimento, e, portanto, razão para sofrer tão terrivelmente, Jó deve ter pecado gravemente.

Ele está convencido de sua própria integridade: ele é humano, mas ele sabe que não é culpado dos pecados que lhe atribuem. No entanto, ele absorveu uma quantidade suficiente da filosofia de seus amigos para convencer a si mesmo que ele está sofrendo injustamente. Deus escolheu você apenas para servir como um alvo contra o qual atirar suas flechas? Porque comparado com outras pessoas, seus sofrimentos parecem muito mais enormes do que seus defeitos. Parece-lhe que sua aflição só pode significar que Deus se voltou contra ele, e este problema moral é adicionado à sua amargura. Se as tendas dos ladrões “prosperarem” (Jó 12:6); Então por que os justos devem sofrer? Se Deus o está julgando, é certo que ele seja julgado de acordo com um padrão que a natureza humana é incapaz de alcançar?

Amigos falham completamente em sua tentativa de desestabilizar a convicção de Jó de sua própria justiça, e eventualmente parar de discutir com ele. Mas apoiar a convicção de Jó é sua fé fundamental em Deus e em sua justiça, apesar de todas as suas objeções; e assim Jó expressa a esperança de que na vida futura, se não agora, Deus, como seu Redentor, irá defendê-lo e estar ao seu lado. E assim Jó incorpora um novo elemento no debate quando ele olha para além do túmulo, para a ressurreição e reconciliação. Essa crença, referida ligeiramente no livro de Jó, é totalmente expressa em outras passagens tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, e dá uma nova perspectiva ao problema. No entanto, não explica por si só por que as pessoas sofrem nesta vida.

Deus fala com o homem

Quando seus amigos se calaram e Jó fez seu discurso final, o jovem Eliú entra no debate. Eliú demonstra que em seu desespero Jó desafiou a justiça de Deus, mas também traz uma nova luz para o problema. Deus fala com os homens não só pela revelação, mas também pelo sofrimento. Desta forma, Deus se comunica com homens e mulheres e os leva até ele (leia Jó 33:14-18).

Segundo Eliú, Deus se revela aos seres humanos por sua educação espiritual, para ter orientação em suas vidas e para preservá-los da destruição. Deus tira o homem de seu trabalho e o tira do orgulho (Jó 33:17), desviando-o do curso egoísta de sua vida, pois o orgulho humano é a fonte do mal. Quanto aos outros meios de revelação e comunicação, Eliú diz:

“Também em sua cama ele é punido com fortes dores em todos os seus ossos, o que faz sua vida abominar pão, e sua alma comida macia. Sua carne desmaia, de modo que não seja vista, e seus ossos, que não foram vistos antes, aparecem. Sua alma se aproxima do túmulo, e sua vida está próxima daqueles que causam a morte” (Jó 33:19-22).

Essa descrição do sofrimento é perfeitamente consistente com o que aconteceu com Jó, e Eliú argumenta que mesmo Jó precisa da repreensão, disciplina e punição do Senhor não pelos pecados específicos reivindicados por seus amigos, pois Eliú não os menciona, mas por causa de uma falha mais sutil. Eliú já aludiu a ela, pois é o pecado do orgulho espiritual, e somente a experiência do sofrimento pode expô-lo para que Jó possa se arrepender.

Deus trabalha no homem

Portanto, o sofrimento é um dos meios que Deus usa para trabalhar nos homens para o seu crescimento espiritual, trazendo-os para um melhor conhecimento dele; e o resultado para Jó foi um novo e íntimo conhecimento de Deus. Ele poderia dizer:

“Eu tinha ouvido você de ouvido, mas eu não tinha mas agora meus olhos te veem. Portanto, eu me abomino, e me arrependo em poeira e cinzas” (Jó 42:5-6).

Esta obra de Deus no homem deve ser de natureza individual; apenas o indivíduo que sofre pode crescer através da experiência.

O problema geral do sofrimento permanece, e a única resposta que pode ser tirada do livro de Jó é que o homem não pode questionar a majestade e a sabedoria de Deus; Ele é o Criador e Sustentador de todos os seres vivos e suas obras superam a compreensão do homem. Esta é a resposta que expõe com tanto poder e beleza a voz que sai do turbilhão nos capítulos 38-41. O homem só pode aceitar que os caminhos de Deus estão além de sua compreensão.

“O Trabalho teme o Deus de Balde?”

Portanto, embora o livro de Jó não ofereça uma resposta simples para o problema do sofrimento, eleva-o a um nível mais amplo. Somente pela perda de sua propriedade e pelo sofrimento pessoal jó poderia saber com certeza que ele não servia a Deus por amor a casas, terras, gado e rebanhos, ou mesmo por seus filhos. Ele nem sequer o serviu por amor à sua saúde e bem-estar. Ele adorava a Deus pelo que ele é, e apesar de todas as palavras vãs que saíram de sua mente e corpo atormentados, ele tinha uma crença mais elevada na justiça e fidelidade de Deus. Foi só quando ele foi despojado de tudo o que tinha que ele realmente entendia que Deus era seu único refúgio, e nessa descoberta ele foi triunfantemente justificado diante da calúnia do adversário.

A fé de Jó em Deus foi testada, e pelo teste sua fé foi temperada como aço. Foi por sua aceitação final da sabedoria de Deus, e ao saber que ele poderia crescer na fé através do sofrimento, que Jó finalmente chegou a um conhecimento mais completo de Deus.

Algumas conclusões

As conclusões que podem ser extraídas do que foi considerado até agora podem ser resumidas da seguinte forma:

  1. O homem vive em um universo ordenado de causa e efeito, e deve aceitar as consequências dessa realidade; desde que o pecado entrou na vida humana, essas conseqüências incluem inevitavelmente o sofrimento. No entanto, o sofrimento pode não estar diretamente relacionado ao pecado da vítima, pois pode ser resultado das ações das gerações anteriores.
  2. Ao mesmo tempo, o Sustentador do universo é um Deus de sabedoria e amor que pode guiar e controlar o sofrimento daqueles que o procuram, a fim de trazê-los a um conhecimento mais profundo dele.

Uma Disciplina Divina

É à luz desta última conclusão que podemos compreender uma passagem na Epístola para os hebreus, baseada em um ditado de Provérbios:

“E vocês já esqueceram a exortação que, quando crianças é dirigida a vocês, dizendo: Meu Filho, não menosprezem a disciplina do Senhor, nem desmaiem quando forem repreendidos por ele; para o Senhor que ama, disciplina e chicoteia todos os que recebem por um filho. Se você suportar a disciplina, Deus te trata como crianças; porque que filho é ele a quem o pai não disciplina? Mas se vocês não são disciplinados, dos quais todos vocês foram participantes, então vocês são bastardos, não crianças. Por outro lado, tivemos nossos pais terrestres nos disciplinando, e nós os seded-los. Por que não obedeceremos ao Pai dos espíritos muito melhor, e viveremos? E aqueles certamente por alguns dias nos disciplinaram como pareciam para eles, mas este para o qual é lucrativo para nós, para que possamos festejar em sua santidade. É verdade que nenhuma disciplina no presente parece ser uma causa de alegria, mas de tristeza; mas então ele dá o fruto pacífico da justiça para aqueles que foram exercidos nela. Portanto, levantem as mãos caídas e os joelhos paralisados” (Hebreus 12:5-12; Provérbios 3:11-12).

Leia em seu contexto, a passagem é explicada por si mesma. O sofrimento e a dor são experimentados por todos os seres humanos, mas para os filhos de Deus, essas coisas são dirigidas por seu Pai Celestial como uma disciplina espiritual, e como tal são uma expressão de seu amor.

Deus sofre?

Mais um nível ainda pode ser alcançado na compreensão do sofrimento. É que o próprio Deus é afetado pelo sofrimento dos seres humanos, porque por causa de seu amor ele deu seu próprio Filho para morrer por eles, e isso causou sofrimento ao próprio Deus. Jesus era totalmente inocente, não contaminado por qualquer tipo de pecado, mas ele voluntariamente colocou sua vida, sofrendo injustiça e crueldade por amor a seus amigos:

“E como Moisés ergueu a serpente no deserto, por isso é necessário que o Filho do Homem seja criado, que quem acredita nele não pereça, mas tenha vida eterna. Porque Deus amou tanto o mundo, que deu seu único Filho, que quem acredita nele não pode perecer, mas ter a vida eterna. Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas que o mundo pode ser salvo por ele” (João 3:14-17).

“Ninguém tem amor maior do que este, que se deve colocar sua vida por seus amigos” (João 15:13).

Mesmo Deus não poderia ter amor maior do que dar seu amado Filho ao sofrimento da cruz para a redenção dos homens.

Portanto, pode-se dizer que até o próprio Deus sofre, e assim pode-se entender o ditado do profeta sobre a relação de Deus com Israel:

“Em toda a sua angústia ele estava angustiado, e o anjo de seu rosto os salvou” (Isaías 63:9; veja também Juízes 2:16).

Por que Deus não intervém?

O Deus de Israel não é uma causa remota e insensível da Primordial; Seu Espírito Santo pode sofrer, você pode ser movido com compaixão fervorosa. Ele pode amar com amor eterno. Estas são expressões bíblicas, e revelam Deus como a personalidade suprema que, por sua santa transcendência, pode entrar na vida dos homens e mulheres que ele criou.

As pessoas muitas vezes perguntam: Por que Deus não intervém para parar o sofrimento, para acabar com as guerras, para eliminar doenças? É claro que Deus intervém nos assuntos humanos; mostrou seu poder muitas vezes na história. Mas há um limite para essa intervenção; deu ao homem livre arbíro, e permite que ele usá-lo para melhor ou pior.

Deus interveio na história de seu povo escolhido, Israel, e deu-lhes oportunidades especiais para adorá-lo e ser suas testemunhas no mundo. Ele deu-lhes a sua revelação e as promessas e profecias de um Messias vindouro.

Deus enviou seu filho

Assim, cerca de dois mil anos atrás, Deus interveio na vida e na história do homem dando ao seu Filho Jesus Cristo para participar o máximo possível do sofrimento humano, a fim de realizar a redenção do pecado e da morte. Jesus compartilhou nossa experiência, suportando as tentações internas e aflições externas que são a herança comum de toda a humanidade:

“Pois era apropriado para ele, para quem todas as coisas são, e para quem todas as coisas sobrevivem, que tendo que trazer muitas crianças à glória, ele deve aperfeiçoar por aflição o autor de sua salvação” (Hebreus 2:10).

“Por isso, ele tinha que estar em todas as coisas como seus irmãos, para vir a ser misericordioso e fiel sumo sacerdote no que diz respeito a Deus, para repassar pelos pecados do povo. Pois assim que ele próprio sofreu ao ser tentado, ele é poderoso para socorrer aqueles que são tentados” (Hebreus 2:17-18).

“E apesar de ser um Filho, então ele sofreu aprendeu obediência” (Hebreus 5:8).

Ao aceitar o sofrimento em obediência à vontade de Deus, Jesus o elevou a um novo plano. Ele mostrou-lhe não como o maior dos males, mas como um meio de alcançar um objetivo; porque, ao sofrer, em sua perfeita obediência a Deus, Jesus superou o poder do pecado na natureza humana, e assim possibilitou a ressurreição dos mortos para a vida eterna com o Pai. Ao fazer isso Jesus ganhou perfeição, fé comprovada e obediência completa. Ele se entregou totalmente ao amor de Deus e ao serviço de seus semelhantes, tornando-se um exemplo digno para seus seguidores.

Feito perfeito através do sofrimento

“Pois isso é o que você foi chamado para; pois Cristo também sofreu por nós, dando um exemplo, para que você possa seguir seus passos; que não pecou, nem foi engano encontrado em sua boca, e que, quando amaldiçoado, não ameaçou, mas confiou a causa a que ele julga justamente; que suportou nossos pecados em seu próprio corpo sobre a madeira, que nós, estando mortos aos pecados, podemos viver à justiça; e por cuja ferida foram curados” (1 Pedro 2:21-24).

“E tendo sido aperfeiçoado, ele passou a ser o autor da salvação eterna a todos os que o obedecem” (Hebreus 5:9).

Ele é o autor, a fonte, a causa da salvação que os homens não podem alcançar para si mesmos, pois por causa de seu sacrifício aqueles que vêm até ele em busca da vida são aceitos pela graça de Deus como membros de Cristo. E assim, como Cristo foi ressuscitado no terceiro dia, há uma ressurreição espiritual para aqueles que são batizados nela, e a esperança da ressurreição física e uma mudança para a imortalidade quando ele retorna.

«Participantes da Natureza Divina”

Se homens e mulheres se tornassem “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4), sendo elevados do pecado a um nível onde pudessem conhecer Deus, desfrutar da comunhão eterna com ele e compartilhar sua vida incorruptível, então só Deus sabia como isso poderia ser alcançado de uma maneira compatível com sua própria santidade majestosa. Era uma condição que exigia que ele desse ao filho para morrer na cruz.

Então, se Deus sofreu, e se, em obediência ao Pai, Cristo sofreu até a morte, todo o problema do sofrimento do homem sobe a um novo nível. Sem fé em Deus, o sofrimento é um mal que deve ser suportado. Mas para aqueles que têm fé em Deus e o exemplo de seu Filho, o sofrimento pode purificá-los e enobrecê-los. Pode ser um meio pelo qual Deus traz à sua presença aquele que sofre. A punição do Senhor pode ser de fato uma educação divina, a disciplina do Senhor.

Todas as coisas novas

Se o Filho de Deus sofreu, outros podem esperar ser uma exceção? Mas além do sofrimento foi a ressurreição, e além da ressurreição virá o reino de Deus quando Cristo virá para reinar, tomando para si aqueles que já se comprometeram a segui-Lo. No momento, o estabelecimento do reino está muito próximo. Mas as próprias palavras de Jesus e muitas outras profecias bíblicas deixam claro que a vinda de Cristo será precedida [será precedida?] por grande tribulação para o mundo, e certamente também para seus discípulos:

“Pois haverá então grande tribulação, que não houve desde o início do mundo até agora, nem haverá. E se esses dias não foram encurtados, ninguém seria salvo; Mas por causa dos escolhidos, esses dias serão encurtados” (Mateus 24:21, 22).

Mas quando o Senhor Jesus Cristo aparecer, ele purificará a terra de todo o mal, removerá todo o pecado e egoísmo, eliminará a doença e acabará com a morte. Ele reinará por Deus e tirará o sofrimento para sempre. Em seguida, as palavras ouvidas pelo apóstolo João na ilha de Patmos serão cumpridas:

“E eu ouvi uma grande voz do céu dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens, e ele viverá com eles; e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como seu Deus. Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos; E não haverá mais morte, não mais choro, sem mais choro, sem dor; Pois as primeiras coisas passaram, e aquele que se sentou no trono disse: Eis que faço todas as coisas novas” (Apocalipse 21:3-5).

Para aqueles que respondem ao chamado do amor de Deus, o caminho do sofrimento pode ser o modo de vida, e esse é o propósito final da existência do sofrimento no mundo. A chamada ainda está em vigor; Ainda há uma oportunidade para todos que buscam esperança além deste mundo ímpio atual, para encontrá-lo na “boa notícia” do evangelho.