Por que Deus julgará o mundo?

Você acha difícil entender o conceito de julgamento, isto é, o julgamento de Deus? Você também acha difícil conciliar a idéia de que Deus julgará o mundo com o conceito de que ele é gentil e misericordioso, um Pai celestial?

Não há nada de surpreendente nisso nos dias de hoje. No passado, muitos pregadores trovejavam sobre o julgamento e o fogo do inferno, até que seus ouvintes tremiam em perspectiva. Hoje em dia eles não. A sociedade humana tornou-se mais permissiva quando se trata de padrões. Menos pessoas acreditam em Deus, e aqueles que acreditam colocam mais ênfase em seu amor e compaixão do que em sua qualidade como juiz. Insiste-se que o evangelho reside inteiramente no amor de Deus em Cristo, e que esta é a única mensagem que o mundo precisa ouvir.

O julgamento que está por vir é uma boa notícia!

O que é surpreendente é o seguinte: o fato de Deus julgar o mundo é uma boa notícia. É também uma parte importante do evangelho, a boa notícia sobre as bênçãos que virão.

Mas como isso pode ser possível?

Para encontrar a resposta, devemos nos referir ao único guia que temos sobre o caráter de Deus e suas intenções: a Bíblia, através da qual ele fala com toda a humanidade.

A sociedade romana do primeiro século era muito semelhante à nossa: civilizada, mas ao mesmo tempo cheia de crueldade; ricos em arte e cultura, mas as pessoas se comportavam como bestas. Seus valores eram invejados e suas perspectivas eram completamente materialistas. Roma se orgulhava de seus magníficos templos dedicados a muitos deuses, nenhum dos quais poderia inspirar uma fé viva. Os ricos viviam em luxo incomparável, enquanto os pobres, especialmente os escravos, subsistem na miséria e no desespero. O apóstolo Paulo escreveu aos discípulos de Jesus em Roma sobre o poder da mensagem evangélica e sua relação com as necessidades do homem.

“Porque eu não tenho vergonha do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação para todos os que acreditam; para o judeu primeiro, e também para o grego” (Romanos 1:16).

A coisa que o homem precisa ser salvo é esclarecida mais tarde, mas é claro que é preciso o poder de Deus para que essa salvação seja realizada. O versículo a seguir nos diz algo importante sobre o evangelho.

“Pois no evangelho a justiça de Deus é revelada…”» (Romanos 1:17).

Padrões de Deus

Através do evangelho podemos entender a justiça de Deus (ou justiça). Ele nos revelou seus padrões de bem, e no Senhor Jesus nos mostrou como os justos devem viver de acordo com os princípios divinos. Estes são os únicos padrões aceitos por Deus, pois ele é o Criador e estabeleceu as regras pelas quais o homem deve governar sua vida.

Mas se pudermos entender o bem, também podemos entender o mal, para o que não é o outro. E é exatamente isso que o apóstolo Paulo nos diz abaixo:

“Pois a ira de Deus é revelada do céu contra toda a maldade e injustiça dos homens que param a verdade com injustiça” (Romanos 1:18).

Esta afirmação é bastante clara: a mesma mensagem que nos foi apresentada pelos padrões de Deus nos permite reconhecer o que não é digno dela, e também o que lhe causa raiva.

Porque?

“Pois o que lhes é conhecido é manifestar-se a eles, pois Deus manifestou-o a ele” (Romanos 1:19).

Aqui temos um princípio simples: quando Deus nos instrui sobre como viver e rejeitamos essa instrução, então nos responsabilizamos por nossos atos. Pode-se dizer que o conhecimento carrega responsabilidade. É um princípio importante e precisamos prestar muita atenção a ele.*

Deus se revelou para o homem

Se continuarmos lendo Paul aqui, podemos ver claramente que isso envolve muito mais pessoas do que você pode pensar inicialmente:

[* Devo mencionar aqui que a difícil pergunta sobre o que Deus fará com aqueles que não tiveram a oportunidade de saber nada sobre ele não faz parte do tema deste livreto. No entanto, o princípio não afeta, pois “onde não há lei, não há transgressão” (Romanos 4:15).]

“Para as coisas invisíveis dele [Deus], seu poder eterno e divindade, são claramente visíveis a partir da criação do mundo, sendo compreendidos pelas coisas feitas, de modo que não tenham desculpa” (Romanos 1:20).

Deus revelou-se como um criador, de modo que o homem deve saber, pelo menos, que ele é todo-poderoso. O evangelho, é claro, é uma revelação ainda mais completa; ele nos mostra não só seu poder, mas também sua maneira de pensar e agir.

A adoração implica uma escala de valores ou normas, e adora o que ele coloca no topo desse conjunto. Obviamente, apenas Deus deve ser adorado, e quando consideramos que ele é nosso Criador e o Sustentador de tudo o que Ele criou, podemos ver o quão razoável é que, nas palavras de Jesus, “o Pai tais adoradores [homens e mulheres fiéis e sinceros] procuram adorá-lo” (João 4:23).

E se as pessoas não amam, mas adoram algo diferente, algo que foi criado?

“Por ter conhecido Deus, eles não o glorificaram como Deus, nem lhe deram agradecimentos, mas foram encravados em seu raciocínio, e seu coração tolo foi entebred. Professando ser sábios, tornaram-se tolos, e mudaram a glória do Deus incorruptível à semelhança da imagem de um homem corruptível, de pássaros, de quadrúpedes e de répteis” (Romanos 1:21-23).

Paganismo antigo no mundo moderno

Todos nós podemos reconhecer o paganismo antigo nesta referência à adoração de ídolos grotescos, alguns em forma humana. O que podemos não reconhecer é que o paganismo antigo ainda vive no mundo moderno. Porque o paganismo é a adoração de coisas criadas, ou a aceitação de um conjunto de valores morais baseados em interesses materiais, ou humanismo [isto é, uma filosofia humana segundo a qual o pensamento humano determina as normas do bem e do mal]. Podemos fazer nós mesmos, nossas riquezas, nossos carros, nossa casa, televisão, artistas populares, os ídolos do mundo da arte ou cultura; qualquer coisa que consuma todo o nosso tempo e atenção, ou do qual nossas vidas e felicidade dependem.

Agora, como então, rejeitar Deus traz tremendas consequências para a sociedade que o faz; conseqüências que Paulo lista no resto do primeiro capítulo da Epístola para os romanos. Ele escreve sobre luxúria, impureza, homossexualidade, perversões, e assassinato, para mencionar apenas alguns. Vemos a fonte do ódio de Deus e do homem, da desobediência aos pais, de todos os tipos de deslealdade, rancor e malícia. Vemos a fonte da dureza que caracteriza o terrorista – implacável, sem piedade – e, para que não consideremos que a lista não se aplique a nós porque não cometemos nenhum desses pecados graves, Paulo acrescenta inveja, brigas, fofocas e calúnias. O que é natural para o homem, mas ao contrário dos padrões de Deus é o pecado, não importa o quão “inocente” o consideremos comparado a outras coisas. Jesus Cristo alertou seus discípulos de que a raiva irracional era tão ruim quanto o assassinato, e que, da mesma forma, um olhar de luxúria era considerado adultério (Mateus 5:21-28).

Tudo isso acontece quando as pessoas não querem conhecer Deus.

“E como eles não aprovavam Deus, Deus os deu a uma mente reprovada, para fazer coisas que não são adequadas” (Romanos 1:28).

O pecado é poderoso

Podemos ver o quão poderoso é o pecado e quão desesperada é a situação de todos aqueles que se deixam dominar por ele; especialmente quando lemos o último versículo deste capítulo de Romanos:

«… Tendo entendido o julgamento de Deus, que aqueles que praticam tais coisas são dignos de morte, não só as fazem, mas também estão satisfeitas com aqueles que as praticam” (Romanos 1:32).

A propósito, podemos muito bem nos perguntar: que parte do entretenimento moderno é baseada na representação gráfica do sexo, violência e perversão nas telas de cinema e televisão? Não é um caso claro de “fique satisfeito com aqueles que o praticam”?

Não deve ser surpresa que precisamos do poder de Deus para a salvação; um poder que está disponível para aqueles que têm fé, ou seja, que acreditam nesse poder e regulam suas vidas por ele. Devemos lembrar que Deus não tem desejo de condenar ninguém. Ao final deste estudo, quando considerarmos o julgamento final do mundo, ficaremos surpresos com o que descobriremos sobre a atitude de Deus em relação a esse julgamento.

A essência do evangelho

“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu seu único Filho, que quem acredita nele não pode perecer, mas ter a vida eterna” (João 3:16).

Este versículo é universalmente reconhecido como o núcleo da mensagem evangélica: Cristo morreu como um sacrifício pelo pecado e para salvar o homem do poder da morte. Mas devemos perguntar com reverência: se Deus deu tudo (seu amado Filho de só-gerou) para salvar os homens, e eles não querem reconhecê-Lo e se recusam a obedecê-Lo, o que mais ele pode fazer?

“Porque Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas que o mundo pode ser salvo por ele” (João 3:17).

Mas:

“Aquele que acredita nele não está condenado; Mas aquele que não acredita já foi condenado, pois não acreditou no nome do único filho de Deus” (João 3:18).

A razão da condenação, ou o julgamento:

“E isso é condenação: que a luz veio ao mundo, e os homens amavam a escuridão mais do que a luz, pois seus atos eram maus” (João 3:19).

Se os homens não querem reconhecer isso, eles não deixam outra opção para Deus. Vale a pena notar as alternativas claras que, neste capítulo de João, são apresentadas ao mundo ou, pelo menos, ao indivíduo. Os seguintes estão em contraste:

Acredite v. 16 Não Acreditando

Vida Eterna v.17 Morte

Salvação v.18 Condenação

Sem condenação v.18 condenação consumada

Luz v.19 Escuridão

Obras feitas em Deus v.19-21 Obras ruins

Um princípio óbvio

No livro de Gênesis encontramos a exposição do princípio da responsabilidade, da natureza do pecado e da razão da condição do homem. O primeiro capítulo nos conta sobre a criação do mundo e do homem, e nos revela o fato importante de que a terra estava totalmente preparada e organizada, para ser habitada pelo homem. Quando o homem foi criado, como lemos no segundo capítulo, foi-lhe dado um trabalho a ser feito por Deus, e ele foi autorizado a desfrutar ao máximo dos prazeres da vida que Deus lhe havia dado.

“E o Senhor Deus fez todas as árvores deliciosas nascidas da terra, e boas para comer” (Gênesis 2:9).

Mais tarde, a companhia da mulher foi adicionada, para que sua felicidade fosse completa.

Havia apenas uma limitação, realmente projetada para dar sentido à sua vida e aperfeiçoar seu caráter espiritual. Todos os dons, incluindo a própria vida, eram de seu Criador. É por isso que foi o Criador a quem o homem deve adorar, fazendo sua vontade e usando dons de acordo com seus desejos. Se o homem fizesse o contrário, o resultado seria a morte.

Embora tivessem pleno conhecimento de tudo isso, primeiro a mulher e depois o homem fizeram o seu próprio caminho. No capítulo três lemos que eles decidiram não acreditar nas palavras de Deus, mas sim aceitar o raciocínio de outro tipo e comeram do fruto proibido, mesmo que o jardim do Éden estivesse cheio de árvores tão boas para comer e prazerosas à vista como Deus lhes havia dito para não tocarem.

Lemos o seguinte sobre o fruto proibido:

“E a mulher viu que a árvore era boa para comer, e que era agradável aos olhos, e uma árvore cobiçada para alcançar a sabedoria; E tirou de sua fruta, e comeu; e também deu ao marido, que comeu como ela”( Gênesis 3:6).

Eles tinham esquecido que o bem era o que Deus lhes tinha ordenado, e o que era ruim para eles. Eles não tinham necessidade de experimentar para encontrar a resposta, pois “Deus manifestou para ele. então ele não tem desculpa” (Romanos 1:19-20).

Valores materiais

Homem e mulher preferiram encontrar sabedoria, conhecimento, satisfação de seus desejos e valores no mundo criado e em desafio ao Criador. É a mesma situação que Paulo descreve em Romanos 1. As consequências foram as mesmas, como explicado no resto do capítulo 3 de Gênesis. Eles sabiam o que era nudez e vergonha, medo e um sentimento de culpa. Idéias como desejo, dominância, suor e dificuldades tornaram-se parte de sua vida. E eles finalmente morreram.

Julgamento e sentença

Agora podemos entender o que é responsabilidade de Deus. Por causa do relacionamento deles, Deus interrogou Adão e ele teve que respondê-lo. Foi um processo de julgamento liderado por Deus: Ele fez as perguntas e pronunciou a sentença.

Deus: “Onde você está?”

Adam: “Eu estava com medo, porque eu estava nu, mas eu não tinha E eu me escondi.”

Deus: “Quem te ensinou que você estava nua? Você já comeu da árvore que eu lhe enviei para não comer?

Adam: “A mulher que você me deu como acompanhante me deu da árvore, e eu comi.”

Deus: “O dia que você comer dele, você certamente morrerá.”

As respostas evasivas de Adam foram o produto de uma má consciência.

O mundo que conhecemos

Este é o mundo que conhecemos. Esta é a natureza do homem.

“Por isso, como o pecado entrou no mundo por um homem, e pela morte do pecado, a morte passou a todos os homens, para todos os homens pecados” (Romanos 5:12).

Adão, feito à imagem e semelhança de Deus, “gerou um filho à sua semelhança, de acordo com sua imagem” (Gênesis 5:3); Os descendentes de Adão herdaram uma natureza que tinha sido condenada à morte. Portanto, “em Adão todos morrem” e não há nada que possamos fazer sobre isso. Esta é a condição do mundo de hoje; e continuaria se Deus não tivesse oferecido um plano de salvação do poder do pecado e da morte.

Pode parecer que passamos da idéia de Paulo de um mundo maligno que desagradou a Deus, à idéia de indivíduos que desagradavam a Deus e eram julgados de acordo. Mas esta foi apenas uma explicação da origem da natureza pecaminosa do homem e ilustra o princípio do julgamento baseado em nosso conhecimento da vontade de Deus e nossa responsabilidade com ele.

A Mensagem do Evangelho

Também podemos ver o princípio fundamental da mensagem do Evangelho de João 3:16. O homem não pode salvar a si mesmo; Deus interveio com o dom de Seu único filho, um homem justo como nenhum outro, que morreu porque ele era um homem e foi ressuscitado porque ele não tinha pecado. Todos os que acreditam na palavra de Deus podem ser salvos através deste plano, através dele. Ter fé no plano, e ser batizado em Cristo, enterrado na água, é ter um novo começo. É nascer de novo, em Cristo, em vez de Adão.

Batismo é “a aspiração de uma boa consciência para Deus” (1 Pedro 3:21. Observe a alusão a Noé no versículo 20, que mais tarde usaremos.) Se nos submetermos ao batismo, acreditamos em Deus e fizemos o que Ele nos pediu; este é o poder de Deus para a salvação a todos que acreditam. Quando Cristo voltar para julgar o mundo e estabelecer o reino de Deus na terra – sendo o evangelho a boa notícia do reino que virá – então aqueles que se tornaram “de ídolos a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar do céu por seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, Jesus receberá seu louvor Quem nos livra da ira que está por vir” (1 Tessalonicenses 1:9-10).

A raiva que está por vir

Deus julgou o mundo no passado pelo menos duas vezes excepcional. Lemos a partir da primeira dessas ocasiões em Gênesis 6:5, 11-12:

“E o Senhor viu que a maldade dos homens era muito na terra, e que cada plano de seus corações era continuamente apenas mal. E a terra foi corrompida diante de Deus, e a terra estava cheia de violência. E Deus olhou para a terra, e eis que ela estava corrompida; para toda a carne tinha corrompido seu caminho sobre a terra.

Esta pode ser uma descrição do mundo como Paul viu, ou como é hoje. Na época de Paulo, Deus deu o evangelho do reino vindouro e a salvação em Cristo para que os homens se arrependessem e se revezassem a ele se quisessem. Nos dias de Noé, a época do Capítulo 6 de Gênesis, Deus declarou que Ele realizaria seu julgamento sobre a terra através do dilúvio.

Há dois pontos importantes a serem observados. Primeiro, o propósito do julgamento era fazer um novo começo: um mundo onde um homem justo pudesse se debrucomar silenciosamente com sua família.

Em segundo lugar, houve um intervalo antes do julgamento final acontecer. Porque? Uma razão foi que Noé precisava de tempo para preparar a arca. Mas talvez a razão mais importante fosse esta: durante esses anos, Noé estava pregando para as pessoas sobre o que ia acontecer.

“[Deus] não perdoou o mundo antigo, mas manteve Noé, um pregador da justiça, com outras sete pessoas, trazendo a inundação sobre o mundo dos ímpios” (2 Pedro 2:5).

“Por Fé Noé, quando foi avisado por Deus sobre coisas que ainda não foram vistas, ele temia a arca em que sua casa foi salva; e por essa fé ele condenou o mundo…” (Hebreus 11:7).

Ele “condenou o mundo” porque o mundo sabia o que Deus precisava e teve a oportunidade de ser salvo, mas preferiu ignorá-lo.

Sodoma e Gomorra

Pedro compara o julgamento do mundo na época de Noé com a destruição de Sodoma e Gomorra. Ambos foram exemplos de julgamentos divinos em comunidades inteiras. Não há passagem bíblica que afirma que a justiça havia sido pregada nessas cidades malignas, uma das quais deu origem à palavra “sodomita” por causa dos vícios praticados nela (ver Gênesis 19:4-9). Mas Peter diz de Lot:

“Para este homem justo, que habitava entre eles, afligia sua alma justa todos os dias, vendo e ouvindo os atos perversos deles” (2 Pedro 2:8).

Não podemos imaginar que Lot, oprimido pela conduta nefasta dos ímpios, não teria falado contra ele, especialmente quando lemos que os homens de Sodoma disseram: “Este estranho veio viver entre nós, e ele deve ser um juiz?” (Gênesis 19:9). De qualquer forma, Deus estava disposto a perdoar a cidade por dez homens justos – mas nenhum dos dez justos foi encontrado.

Nos casos de Noé e Lot o mesmo padrão é observado: conhecimento de Deus, advertência, rejeição dele, julgamento e salvação para aqueles que buscam o caminho certo em um mundo maligno. Tanto o dilúvio quanto a destruição de Sodoma e Gomorra são apresentados nas escrituras como exemplos das razões pelas quais Deus julgará o mundo na vinda de Cristo. Vale a pena examinar este ponto através de algumas escrituras. Por exemplo:

“Como era nos dias de Noé, assim será nos dias do Filho do Homem” (Lucas 17:26).

“Da mesma forma, como aconteceu nos dias de Lot… Este será o dia em que o Filho do Homem se manifesta” (Lucas 17:28, 30).

“E se ele condenou as cidades de Sodoma e Gomorra pela destruição, reduzindo-as a cinzas, e dando um exemplo àqueles que viveriam ímpios” (2 Pedro 2:6).

O desejo por um mundo melhor

Todos gostaríamos que o mundo fosse um lugar melhor para viver. Gostaríamos de ver a eliminação do terrorismo, das guerras, das lutas, da paixão, do crime, da bestialidade do homem – o mal em todas as suas formas. Devemos lembrar que o mal não pode ser eliminado sem que os maus sejam eliminados ao mesmo tempo. E se preferirmos nos associar ao mal…?

Eliminar o mal, a doença e a morte (os resultados do pecado) é exatamente o que Deus pretende fazer. É por isso que ele vai julgar o mundo. É um passo preliminar essencial para o estabelecimento de seu reino, no qual Cristo reinará de Jerusalém, a lei sairá de Sião para todo o mundo, e ele nos ensinará seus caminhos e caminhará em seus caminhos (Isaías 2:2, 5). Será uma era de justiça – a justiça de Deus. Segundo o profeta, o produto da justiça será “descanso e segurança para sempre” (Isaías 32:16, 17).

Mas não para pessoas que não têm desculpa. Vamos ler 2 Peter capítulo 3. Todo o capítulo é importante, mas aqui só podemos apontar alguns pontos importantes. Deve-se notar que o propósito de Deus e suas relações com os homens harmonizam com tudo o que já estudamos.

Pedro lembra ansiosamente aos seus leitores o que os profetas ensinaram e, mais tarde, o mandamento dos Apóstolos do Senhor, um dos quais era ele mesmo. Seus leitores sabiam que

“Nos últimos dias virão zombarias, caminhando de acordo com suas próprias luxúrias, e dizendo: Onde está a promessa de seu advento? Pois desde o dia em que os pais dormiram, todas as coisas permanecem, assim como desde o início da criação” (2 Pedro 3:1-4).

Deus vai julgar o mundo, disseram os zombadores. Cristo virá de novo? Absurdo! Isso nunca vai acontecer!

“Eles desconhecem voluntariamente que, nos tempos antigos, os céus eram feitos pela palavra de Deus, e também pela terra, que vem da água e da água, para que o mundo da água então perecida… Mas os céus e a terra que existem agora são reservados pela mesma palavra, mantido para o fogo no dia do julgamento e a ruína dos homens maus” (2 Pedro 3:5-7).

Qual é o atraso? Por que nada aconteceu? Se o mundo é tão ruim, e tem sido assim por muito tempo, por que Deus não cumpriu seu propósito? Isso não é prova de que nada vai acontecer?

Além do fato de que não podemos impor nosso senso de tempo a Deus (ver versículo 8), há uma razão muito boa, que coloca Deus e seus julgamentos sob uma nova perspectiva:

“O Senhor não atrasa sua promessa, como alguns a têm para o atraso, mas é paciente conosco, não querendo que todos prossigam para o arrependimento” (2 Pedro 3:9).

Deus quer salvar os homens, não destruí-los. Essa é a razão do atraso.

A ira do Cordeiro

Mas e se eles não quiserem ouvir? No Evangelho de João, Jesus é descrito como “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (1:29), mas no livro do Apocalipse ele fala da ira do Cordeiro (6:16). O livro nos diz muito sobre os julgamentos de Deus, projetados para levar os homens ao arrependimento; Mas os homens não vão querer se arrepender (Apocalipse 9:20-21). Chegará o dia em que será tarde demais, quando será óbvio quem se esforça pela santidade com a ajuda de Deus, e quem ainda é impuro (Apocalipse 22:10-21). Então o Senhor virá.

Como ladrão à noite

A vinda será repentina, inesperada para a maioria – “como um ladrão na noite” (2 Pedro 3:10). Ladrões vêm à noite, mas sempre nos comportamos como se isso nunca fosse acontecer conosco, mas apenas com outras pessoas. A vinda do Senhor como juiz significará uma purificação súbita da terra, trazendo um sistema muito diferente de coisas.

«… os céus passarão com grande estrondo, e os elementos ardentes serão desfeitos, e a terra e as obras nela serão queimadas” (2 Pedro 3:10).

O resultado será de acordo com o cumprimento da promessa de Deus.

«… esperamos, de acordo com suas promessas, novos céus e nova terra, em que a justiça habita” (2 Pedro 3:13).

Um Chamado ao Arrependimento

Estas são boas notícias para todos que buscam justiça, apesar de quão terrível será esse dia.

“Pois [Deus] estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por aquele homem que ele nomeou, dando fé a todos ao ressuscitá-lo dos mortos” (Atos 17:31).

Vemos que o evangelho da morte e ressurreição de Cristo está intimamente relacionado com sua Segunda Vinda para julgar o mundo. Notamos também que a pregação do evangelho é um mandamento “para todos os homens em todos os lugares, que se arrependem” (Atos 17:30).

Que tipo de pessoas devemos ser, se o próximo dia significará a dissolução da sociedade e da civilização que conhecemos? Uma boa pergunta!

“E entenderam que a paciência de nosso Senhor é para a salvação” (2 Pedro 3:15).

Vamos dizer, “Não queremos saber nada sobre isso”? Seria melhor aprender o máximo que pudermos sobre o propósito de Deus para que:

«… Vocês serão dignos de escapar de todas essas coisas que virão, e estar diante do Filho do Homem” (Lucas 21:36)?

Então o dia do julgamento será para nós um dia de redenção.

~ Alfred Nicholls