Inferno do Tormento É verdade?

O que é o inferno? Onde é que ele está? O que está realmente acontecendo lá? É verdade que os incrédulos, homens e mulheres, pagãos, crianças e recém-nascidos, sofrem tormento eterno na chama ardente, enquanto os justos desfrutam da felicidade eterna no céu?

Durante séculos, padres e líderes eclesiásticos ilustraram com detalhes assustadores os sofrimentos do incrédulo no inferno, um incinerador eterno onde o fogo queima, mas não consome. Os clérigos escreveram e pregaram que o grande Criador está satisfeito por ter milhões de Suas criaturas mantidas em tortura ardente, da qual não há escapatória por anos: centenas, milhares e até milhões de anos. Aqui está o comentário do designer do Messt, Benson:

“O próprio Deus está, portanto, presente no inferno para ver a punição desses rebeldes contra o Seu governo. sua fúria ardente alimenta a chama de seu tormento… e torna todos os seus poderes mais sensíveis, colocando a borda mais afiada sobre sua dor, tornando-o cada vez mais intolerável. Ele exercerá todos os seus atributos divinos para torná-los tão infelizes por toda a eternidade como a natureza deles permite.”

Em seu sermão nº 369, o conhecido pregador C. H. Spurgeon expressa:

“Quando a pobre alma estiver nas mãos de demônios furiosos, parecerá naquele primeiro momento como se ela estivesse com sede há mil anos… aqui estou eu no inferno!”

Por mais estranho que possa parecer, este terrível conceito de justiça nunca seria tolerado entre os seres humanos como lógico ou retribuidor. Por exemplo, se soubessem que alguém torturou um animal em uma chama, mesmo que por alguns minutos, tal ato seria considerado um crime horrível. Homens e mulheres se iluminariam de raiva contra o agressor, enquanto um juiz expressava seu desgosto e dava ao criminoso uma sentença pesada.

Além disso, se alguém queimasse um ser humano ou expusesse um homem ou uma mulher a uma chama, todos se levantariam na condenação, independentemente de o portador de queimaduras ser culpado de um crime. A opinião pública não permitiria tal atrocidade terrível. Deus é menos justo que o homem? Seus padrões de justiça não serão ainda mais altos que os do homem?

Nossos tribunais processam pessoas acusadas de delitos, e se forem considerados culpados, o juiz sentencia-os; o delito é então purgado. Ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo crime. Mas os líderes eclesiásticos nos dizem que no tormento do inferno a culpa do pecador nunca é expurgada, e como punição pelos eventos de 70 anos limitados de fraqueza humana, é possível sofrer tortura nas chamas do inferno por milhões de anos sem qualquer esperança de libertação ou alívio.

Adicionando confusão a este terrível ensinamento, os próprios professores ensinam a ressurreição do corpo. Para quê? Aqui está realmente o grande dilema deles. Não pode ser para o propósito do julgamento, porque nos disseram que os pecadores já foram punidos no inferno por séculos. Quem vai sugerir que Deus cometeu um erro e que o julgamento será necessário mais tarde para descobrir se aqueles que já estão sofrendo foram punidos justamente no fogo do inferno? Que terrível confusão de pensamento!

Quem nunca ouviu falar de um malfeitor que foi punido primeiro e posteriormente levado a julgamento? E se esse estranho conceito de justiça fosse praticado em nossos tribunais humanos? Seria uma confusão completa.

Agora vamos aplicar nosso bom senso a esta questão. Para onde vai o corpo quando morre? Bem, ele está enterrado no chão ou destruído no crematório. O que é destruído não tem sentimentos, e o corpo que foi enterrado não tem sensação. Isso pode ser exumado; podemos vê-lo. Sabemos que está lá, mas está sem vida e logo começa a se decompor, confirmando a verdade do julgamento de Deus em Gênesis 3:19:

“Pó tu és, e tu voltará para a poeira.”

Portanto, é claro que o corpo material não está sujeito a qualquer tormento na tumba. Que corpo, então, está supostamente com dor e experimentando punição? Você deve ter cérebro para sentir dor; deve ter dedos, mãos, pés, tronco, etc. para ser afetado pelo fogo. Onde você consegue tal corpo? O que acontece quando esse suposto novo corpo tem que ser descartado para permitir a ressurreição do antigo corpo terreno (porque muitos líderes eclesiásticos concordam com a realidade da ressurreição)? Se alguém ganha um corpo novo quando se morre, então não é errado punir esse corpo que nunca pecou? Que terrível confusão de idéias!

Claro, muitos pensarão na alma do homem, que se pensa ser o próprio homem, sua essência eterna que nunca morre. Mas se a alma é a parte pensante da pessoa, e se ela é imortal, então ele pode pensar desde o início da vida. Mas qual de nós se lembra do dia em que ele nasceu, ou mesmo dois anos depois?

A palavra de Deus é muito clara sobre este assunto. Se investigarmos o significado da palavra alma na Bíblia, descobriremos que significa “pessoa”, “estar vivendo” ou “vida”. Você pode verificar isso por si mesmo. A palavra de Deus não diz nada sobre pessoas que estão sendo torturadas no inferno, ou que vão para um lugar de sofrimento ou felicidade quando morrem. Essa idéia não está na Bíblia.

A morte é a punição pelo pecado

Vamos deixar claro isso, pois de acordo com a Bíblia, só vamos para a tumba quando morrermos. “O salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). Se a vida eterna é um dom concedido apenas através de Jesus, então ninguém pode ter recebido tal dom antes de Jesus chegar. Lembremos que passaram-se 4000 anos antes da sua vinda. Muitas pessoas justas viveram durante esse tempo, mas a Bíblia não afirma que alguém tenha ido para o céu ou o tormento do inferno, em todos esses 40 séculos.

Testes:

Jesus [ao ser ressuscitado] foi o primeiro fruto daqueles que dormiram [na morte]. 1 Corinthians 15:20

“Ninguém subiu ao céu” João 3:13

“Davi não subiu ao céu” Atos 2:34

Deus “habita na luz inacessível” 1 Timóteo 6:16

“Onde eu vou, não pode vir” João 8:27

Os mortos vão para a tumba

Há um lugar onde os mortos vão, mas não é um lugar de felicidade ou tormento. É a tumba. Na língua hebraica é frequentemente chamado de Seol, e em hades gregos. Estas palavras não indicam um lugar de tormento, como às vezes se pretende. Deus nunca ordenou que houvesse um lugar de fogo eterno, e é uma coisa terrível pregar mentiras sobre o Deus do amor.

O próprio Deus condenou os israelitas por seu terrível crime de queimar seus filhos no fogo, sobre o qual Deus disse: “… Que eu não os comandei, nem subiu no meu coração” (Jeremias 7:31). Como alguém pode blasfemar contra Deus acusando-o de um crime pior, como o do fogo eterno, considerando que ele condenou a queima de crianças, que terá durado apenas alguns minutos.

Vamos ouvir o que a palavra de Deus diz sobre o Seol e hades [a tumba]

  1. Jesus foi lá: “Porque tu não deixarei minha alma em hades, nem permitirá que teu santo veja a corrupção” (Atos 2:27). Note que, de acordo com este texto, a corrupção ocorre em Hades ou tumba.
  2. Jacó, acreditando que seu filho José está morto, diz: “Trarei meu filho para o Seol” (Gênesis 37:35).
  3. “Que os ímpios se envergonhem, sejam mudos no Seol” (Salmo 31:17). Então os bandidos são mudos na tumba.
  4. “Eles não louvarão os mortos a JAH, nem a todos os que descem ao silêncio” (Salmo 115:17).
  5. “Não confie nos príncipes, nem no filho de um homem. Sua respiração sai, e retorna à terra; no mesmo dia seus pensamentos perecem” (Salmo 146:3, 4).
  6. Jó diz: “Na profundidade do Seol descerá, e juntos descansarão na poeira” (Jó 17:16).
  7. Salomão também diz: “Aqueles que vivem sabem que estão para morrer; mas os mortos não sabem de nada… Pois no Seol, onde quer que você vá, não há trabalho, nenhum trabalho, nenhuma ciência, nenhuma sabedoria” (Eclesiastes 9:5,10).
  8. Agora vamos ouvir o que a palavra de Deus diz sobre o mal
  9. “Eles estão mortos, eles não devem viver; eles faleceram, eles não serão ressuscitados; Pois você os puniu, e destruiu e desfez todas as suas lembranças” (Isaías 26:14).
  10. No relato do dilúvio encontramos: “Eis que trago uma inundação de água sobre a terra, para destruir toda a carne em que há um espírito de vida” (Gênesis 6:17).
  11. “Tudo o que tinha o sopro do espírito da vida em seu nariz, tudo o que estava na terra, morreu” (Gênesis 7:22; note que se refere aos ímpios, e se Deus os destruiu, eles ainda não poderiam existir.)

No Antigo Testamento, cobrindo 4000 anos de história bíblica, não há referência ao inferno do fogo. De Gênesis a lachia, a palavra Seol refere-se à tumba. Por exemplo, Jonas se refere à barriga do peixe como “Seol” (Jonas 2:2). Davi diz que se ele fizesse sua posição no Seol, Deus estaria lá (Salmo 139:8). Amos 9:2 diz: “… mesmo que eles desenterraram até o Seol…” mostrando que se refere à tumba. O exército do rei da Babilônia foi “derrubado para o Seol”, mostrando que ele estava se referindo à tumba. Jesus, falando da ressurreição, diz: “Não se maravilhar com isso; Pois chegará o tempo em que todos os que estão nos túmulos ouvirão sua voz” (João 5:28), provando que até a ressurreição, eles estarão dormindo no túmulo.

O apóstolo Paulo confirma que “nem todos nós dormiremos” (1 Coríntios 15:51), demonstrando que aqueles que morrem em Cristo dormem no túmulo.

O profeta Daniel mostra claramente que os mortos dormem no po

“Muitos daqueles que dormem na poeira da terra serão despertados, alguns para a vida eterna, e alguns para vergonha perpétua e confusão” (Daniel 12:2).

Isso mostra que os bandidos também dormem.

O apóstolo Paulo diz:

“Os mortos em Cristo serão ressuscitados primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16).

Se estivessem no céu, eu diria “eles descerão”.

Jó tinha em mente o sonho da morte quando ele disse: “Então você vai te ligar, e eu vou te responder” (Trabalho 14:15).

Então, de onde se origina a estranha descrição do inferno do fogo falado no Novo Testamento? A resposta é que o discurso das culturas orientais é muito cheio de cores através de ilustrações ou comparações. Lemos que Jesus falou “por parábolas ao povo, e sem parábolas Ele não falou com eles” (Mateus 13:34).

Nos dias de Jesus, grandes incêndios foram mantidos no Vale do Hinom, mais tarde chamado Gehenna, no lado sul da cidade de Jerusalém; havia o lixo da cidade, bem como os cadáveres de criminosos e animais, para serem consumidos. Gehenna tornou-se o incinerador da cidade de Jerusalém e tornou-se um símbolo de destruição. O fogo é um agente de purificação e também uma força muito destrutiva. Portanto, não nos surpreende que seu efeito seja visto nas palavras de Jesus. A palavra “inferno” encontrada 12 vezes no texto da Bíblia espanhola, por exemplo, na Marcos 9:43,45 e 47 é simplesmente a maneira como os tradutores derramaram a palavra grega Gehenna, que indica o Vale do Hinom. Jesus usou a metáfora dos Gehenna para expressar a destruição total dos desobedientes, quando disse: “É melhor para você entrar na vida maníaca, do que ter duas mãos indo para o inferno, onde seu verme não morre, e o fogo nunca se apaga” (Marcos 9:43,44).

Deve ser claro para todos que vermes não podem viver no fogo. Assim, podemos ver a relação entre a Gehenna (a lixeira de Jerusalém) e essas palavras. O que o fogo não destruiu, os vermes fizeram, e este lugar se tornou um símbolo de abominação e destruição.

O fogo também é usado como símbolo do agente destruidor no julgamento de Jesus, e na grande guerra com a besta e o falso profeta, que com seus exércitos vêm contra o cordeiro, o Senhor Jesus (Apocalipse 19:20; 20:9, 10). Também é visto na destruição dos exércitos de Gog que vêm contra Jerusalém (Ezequiel 38:22), “chuva impetuosa, granizo, fogo e pedras de enxofre”.

Caro Leitor: Queremos chamar, sobretudo, sua atenção para o que acontece no final dos mil anos do reinado de Jesus na Terra. Leia Apocalipse 20:13, 14: “O mar entregou os mortos nele; e a morte e Hades entregou os mortos que estavam neles. e morte e Hades foram jogados no lago de fogo.

Admirável! A morte e Hades são destruídos. O que isso significa? Simplesmente que a morte será abolida no final de mil anos e, portanto, a tumba (Hades) nunca mais será necessária. Vemos que não pode ser um lago literal de fogo, porque os Hades (tumba) e a morte que são lançados existem conceitos abstratos e não criaturas vivas.

Pense nessas coisas. Livre-se das cadeias de superstição que frustraram a compreensão do mundo por séculos. Descarte as decepções clerical que têm sido usadas para explorar as massas, mantendo-as na ignorância, servidão e medo. Leia a palavra de Deus: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Algumas perguntas a serem ponderadas

  1. Se Deus é Deus do amor (Romanos 5:8), não é uma terrível blasfêmia afirmar que Ele deliberadamente traz milhares de pessoas ao mundo diariamente (sabendo que elas serão incrédulas) simplesmente para enviá-las para o tormento eterno do inferno?
  2. Se Deus é Deus do amor, Ele poderia permitir e preparar a tortura eterna de milhões de pessoas? Como ele poderia condenar Israel por queimar seus filhos, sendo culpado de atos piores?
  3. Se o inferno é eterno, como poderia ser destruído no final de mil anos? Veja Revelação 20:14.
  4. Se os bandidos são destruídos e deixam de ser, como podem ter existência consciente após a morte? Salmo 145:20; 104:35.
  5. Se na morte “não há memória de você” e “no Seol, quem vai louvá-lo?” (Salmo 6:5), como, então, o homem ainda pode ter existência? Como você pode elogiar, ou odiar, ou sentir dor?
  6. Se no dia da morte eles “perecem seus pensamentos” (Salmo 146:4), como a pessoa ainda pode estar consciente?
  7. Se na morte, “seu amor, seu ódio e sua inveja já foram percebidos” (Eclesiastes 9:6), como homens e mulheres ainda podem estar vivos?

Estas são apenas algumas das considerações que mostram claramente a falácia do tormento do inferno e da felicidade no céu após a morte. Leia a Bíblia, você mesmo.

A verdade

Quão verdadeiras são as palavras de Jesus: “você saberá a verdade, e a verdade vai libertá-lo”! Séculos de superstição e ignorância efetivamente esconderam a gloriosa luz da Palavra. Leia-o diariamente, e veja por si mesmo também.

Embora a morte seja a punição para o pecado, é também uma disposição misericordiosa de Deus. Quem gostaria de ver pessoas sofrendo de doenças terríveis, enfraquecidas pela velhice ou sobrecarregadas pela dor, viverem eternamente? Deus é um Deus do amor. Ele nos deu um Salvador, Jesus, o único nome sob o céu pelo qual homens e mulheres podem ser salvos da morte eterna. Ele lhe oferece vida eterna em seu futuro reino nesta terra (Apocalipse 5:10).

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

O que acontece após a morte é uma questão pessoal e vital, que não pode ser evitada ou ignorada. É de suma importância para todo homem, mulher e criança.