Cristo está chegando! Ensinamentos bíblicos sobre seu retorno

Em tempos anteriores, tornou-se novidade dentro dos círculos religiosos, para dizer que Jesus Cristo nunca voltaria à Terra. Ainda hoje há muitos cristãos professados que acreditam dessa forma. No entanto, agora há muitos outros que começaram a acreditar que a Segunda Vinda é um evento muito importante.

Os cristãos sempre ensinaram que o retorno de Jesus Cristo à terra é vital para o cumprimento do propósito de Deus. Este livreto examina o ensino bíblico sobre a Segunda Vinda, os eventos que levarão a este milagre, e a razão para o retorno do Senhor.

Ensinando o Novo Testamento

Uma recontagem das referências a este magnífico evento no Novo Testamento mostrou que um total de 318 vezes é mencionado! Se você notar que a palavra para amor cristão é encontrada apenas 115 vezes, então você começará a perceber a importância do assunto. Não apenas um ou dois escritores do Novo Testamento referem-se ao retorno do Senhor: o assunto é tratado extensivamente.

Jesus falou muito do reino de Deus e de sua Segunda Vinda. Suas parábolas, por exemplo, foram ditas àqueles que pensavam que o reino de Deus apareceria imediatamente. O Senhor se compara a um nobre homem que foi “para um país distante, para receber um reino e voltar” (Lucas 19:12). Mais de uma vez ele falou da vinda do Filho do Homem (Mateus 24:27,30,37,39,48; 25:27; 26:64). Quando assegurou a seus discípulos sua presença contínua, mas invisível “até o fim do mundo” (Mateus 28:20), ele insinuou que a partir daí estaria presente com eles visivelmente e para sempre.

O testemunho dos apóstolos é igualmente claro. Eles foram claramente ensinados pelo Senhor ressuscitado, que, durante os quarenta dias antes de sua ascensão aos céus, instruiu-os sobre o reino de Deus e a restauração do reino de Israel (Atos 1:3,6). O tema principal de suas aparições após sua ressurreição foi que todas as promessas do Antigo Testamento encontrariam nele sua realização (Lucas 24:27).

No momento de sua ascensão ao Monte das Oliveiras, quando desapareceu entre as nuvens, Deus enviou seus anjos para explicar:

“Homens galileanos, por que você está olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que foi levado de você para o céu, virá como você o viu ir para o céu.” (Atos 1:11)

Não é à toa que quando os apóstolos começaram a ensinar nas ruas de Jerusalém, eles disseram que seu Senhor Jesus Cristo voltaria à Terra como rei. Pedro deu o tom quando ele valentemente anunciou que a tumba não poderia manter Jesus preso. Ele chamou a atenção de seus ouvintes para a declaração do Salmo 110:1, que também foi usada por seu Senhor, para mostrar que ele tinha ido para o céu apenas até que seus inimigos tivessem sido subjugados (Atos 2:34,35). Observe como Pedro cita o Antigo Testamento como uma autoridade.

Também olhe para uma questão vital. O ensino da Bíblia não é dado apenas para nos informar dos eventos que estão por vir. Também tem uma intenção mais profunda, pois busca garantir que usemos o conhecimento que oferece para nos preparar para esses eventos que virão:

“Saiba, portanto, muito, toda a casa de Israel, que a este Jesus que você crucificou, Deus o fez Senhor e Cristo. Arrependam-se e sejam batizados em nome de Jesus Cristo pelo perdão dos pecados.” (Atos 2:36,38)

Por isso, nossa consideração da verdade bíblica sobre o retorno do Senhor tem que nos fazer examinar nossos corações.

Outros Escritos do Novo Testamento

E os escritos de outros autores do Novo Testamento? Vamos olhar especificamente para uma das epístolas do Novo Testamento, a primeira escrita por Paulo aos tessalonicenses. Observe como você foca toda a sua mensagem na verdade do retorno pessoal do Senhor à Terra:

«… E espere do céu por seu filho. Jesus Cristo, que nos liberta da ira que está por vir” (1:10);

“Qual é a nossa esperança, ou alegria…? Você não está, diante de nosso Senhor Jesus Cristo, em sua vinda? (2:19);

“Que seus corações sejam afirmados, irreprimíveis. na vinda do Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos” (3:13);

“O próprio Senhor… Ele descerá do céu” (4:16);

“O dia do Senhor virá como um ladrão à noite” (5:2);

«Todo o seu ser, espírito, alma e corpo, seja mantido irreprimível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (5:23)

Se quiser, pode expandir essa pesquisa. A ênfase na vinda do Senhor continua em todas as epístolas do Novo Testamento; mas está sempre relacionado à vida cristã prática. Porque o Senhor voltou, havia na vida daqueles cristãos que soções que exigiam sua atenção. Da mesma forma, o tema do retorno do Senhor nos preocupa.

Ensinando o Antigo Testamento

A recontagem mencionada acima, como se espalhou para o Antigo Testamento, descobriu 1527 referências a um evento profético envolvendo a vinda de Cristo como rei. Claro, a precisão absoluta da contagem não é importante. Sempre haverá uma opinião diferente sobre alguma passagem ocasional. Mas pode surpreender alguns leitores perceberem que há tantas alusãos à Segunda Vinda em uma parte da Bíblia que foi rejeitada ao longo dos anos.

O fato é o seguinte: o Novo Testamento só pode ser entendido à luz do Velho. Os dois Testamentos compõem uma única unidade como partes interdependentes da verdade revelada por Deus. O que o Antigo Testamento profetes, o Novo cumpre, em parte. No entanto, há muitas profecias do Antigo Testamento que ainda não foram cumpridas.

Examine-se as seguintes promessas sobre um rei que governará o reino de Deus aqui na terra, e pergunte a si mesmo se elas já foram cumpridas:

Gênesis: “Sua semente deve possuir os portões de seus inimigos. Em sua semente todas as nações da terra serão abençoadas.” (22:17,18; compare Atos 3:25; Gálatas 3:16)

2 Samuel: “Quando os dias de teu [Davi] forem cumpridos, e dormircom seus pais, levantarei depois de você uma de tua linhagem, que virá de tuas entranhas, e afirmarei seu reino. Ele construirá uma casa em meu nome, e eu afirmarei para sempre o trono de seu reino. (7:12,13)

Salmos: “O Senhor me disse: Meu filho é tu; Eu vou levá-lo hoje. Pergunte-me, e eu lhe darei por herança as nações, e como sua posse os fins da terra. (2:7,8; comparar Atos 4:25,26)

“[o rei prometido] governará do mar para o mar, e do rio até os confins da terra.” (72:8)

Isaías: “Virá a acontecer no último tempo, que será confirmado o monte da casa do Senhor como o chefe das montanhas. E todas as nações correrão até ele. Pois a lei deve sair de Sião, e de Jerusalém a palavra do Senhor. (2:2-4)

“O atraso de seu império e paz não terá limite, sobre o trono de Davi e sobre seu reino, descartando-o e confirmando-o em julgamento e justiça de agora em diante e para sempre.” (9:7)

Jeremias: “Eis que, dias virão, diz o Senhor, que levantarei Davi com justiça, e reinarei como Rei, que será feliz, e fará julgamento e justiça na terra. Em seu dia, ele será salvo Judá, e Israel habitará confiante; e este será o seu nome com o qual eles vão chamá-lo: JEOVÁ, NOSSA JUSTIÇA.” (23:5,6)

O Reino de Deus

Em muitas ocasiões, Deus prometeu que estabelecerá um governo mundial na Terra. O que o homem sempre falhou em alcançar, Deus vai conseguir. O rei será descendente de Abraão e Davi (ver Mateus 1:1). Ele governará de Jerusalém no trono de Davi (Lucas 1:31-33). Seu reino será de justiça e justiça, compreendendo instrução divina, adoração ao templo e o exercício da autoridade real para estabelecer a paz na terra (Apocalipse 11:15-18).

O reino de Deus já existiu na Terra. O rei Davi e seus descendentes reinaram sobre o trono do Senhor (1 Crônicas 28:5; 29:23). Não havia nada de especial sobre o trono em si, mas ele não tinha apenas nomeação divina era importante. Quando os reis, um após o outro, negligenciaram a lei de Deus, ele mesmo terminou o acordo. No entanto, embora o profeta Ezequiel tenha anunciado ao rei Zedequias o fim do reino (21:25-27), ele também prometeu que Deus o restauraria quando “aquele cujo direito é o direito” viesse.

Portanto, a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo à Terra deve ser entendida à luz do poderoso fundo do Antigo Testamento. Quando Jesus começou seu ministério público anunciando que o reino de Deus havia se aproximado (Marcos 1:15), Ele estava dizendo àqueles que conheciam as promessas do Antigo Testamento que ele era o rei prometido. Mas Jesus tinha vindo primeiro para alcançar a santidade pessoal e tornar possível que outros se reconciliassem com Deus.

Hoje podemos encontrar a paz com Deus através do perdão de nossos pecados, fazendo parceria com a obra salvadora do Senhor Jesus. Devemos primeiro entender o evangelho, incluindo os ensinamentos da Bíblia sobre a pessoa e a obra do Senhor Jesus e seu reino vindouro. Em seguida, devemos ser batizados como crentes adultos em seu nome salvador (Atos 8:12).

Contenha seu rei!

Como será a Segunda Vinda do Senhor? Por exemplo, seria possível perdermos sem perceber o que tinha acontecido? Será visível ou invisível? Jesus estará presente pessoalmente ou apenas espiritualmente? Ele virá à Terra ou se aproximará dela?

Jesus Cristo ressuscitou do túmulo. Ele não era um espírito invisível, mas uma pessoa que podia ser vista, tocada e retida (1 João 1:1; Lucas 24:39,40). Seu corpo foi marcado por evidências de seu sofrimento na cruz. Ainda assim, não estava mais sujeito às limitações da existência humana. Ele podia ir e vir apesar das portas fechadas, e no Monte das Oliveiras subiu aos céus corporalmente, desafiando a lei da gravidade. Os discípulos o viram partir, e ele voltará à visão de todos, como o anjo mais tarde disse: “Eis que ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão” (Apocalipse 1:7). Zacarias, o profeta do Antigo Testamento, também havia previsto muito antes da crucificação: “Eles olharão para mim, a quem perfuraram, e chorarão enquanto choram pelo único filho criado” (12:10).

Portanto, não se pode dizer que somente aqueles que vêem na fé serão capazes de ver o Senhor. Alguns verão e chorarão (Apocalipse 1:7). Também não se pode dizer que Jesus virá invisível, pois o próprio Senhor advertiu:

“Então, se algum homem lhe disser, Olha, aqui está o Cristo, ou olha, lá está ele, não acredite. Para falsos Cristos, e falsos profetas se erguerão…” (Mateus 24:23,24)

De forma alguma pode-se argumentar que a Bíblia fala da presença do Senhor, como implicando que ela será invisível. O Novo Testamento também fala muitas vezes sobre a manifestação de Jesus Cristo, usando uma palavra que significa aparência ou revelação (por exemplo, 2 Timóteo 4:1). Na verdade, a presença (grega, parasia) do Senhor em nenhum momento implica uma vinda invisível e se torna uma expressão muito apropriada para descrever seu advento. Um respeitado dicionário grego diz desta palavra:

“Tornou-se o termo oficial para a visita de uma pessoa de alto escalão, especialmente de reis e imperadores visitando uma província.” (Arndt e Gingrich)

É a visita de um rei que profetiza as Escrituras. A multidão que recebeu o rei Jesus em Jerusalém quando ele chegou em um burro, jogou diante dele mantos e galhos de palmeiras, vociferantemente vociferantemente referindo-se às antigas promessas de Deus: “Abençoado é o reino do nosso pai Davi!” (Marcos 11:10). Mateus comenta que a alegria era um prenúncio do que havia sido predito pelo profeta Zacarias quando escreveu: “Eis que o teu rei virá até ti.”

Se a primeira visita real teve tanta alegria e alegria, considere como será a próxima! O profeta declarou:

“Regozije-se muito, filha de Sião; dá vozes de júbilo, filha de Jerusalém; Eis que seu rei virá até ti, justo e salvador. e falar de paz para as nações, e sua senhoria será do mar ao mar, e do rio até os confins da terra.” (Zacarias 9:9,10)

Dupla conformidade

Esta Escritura ilustra uma característica comum da profecia bíblica: sua dupla realização a curto e longo prazo. Jerusalém se alegrou com a vinda de Jesus como rei, “humilde, e montando em uma bunda, no pau do filho de um burro”, como o profeta havia dito. Mas sua alegria durou pouco, pois até então o rei não procedeu para estabelecer a paz mundial, ou para governar em Jerusalém sobre um reino que duraria para sempre. Jesus completou naquele momento a necessidade da profecia para mostrar que ele era o único a vir, dando-nos assim a garantia de que ele voltará para completar a prometida transformação da Terra.

Zacarias comprime tanto as duas idas que parece não haver intervalo entre elas. Isso serviu muitas pessoas para argumentar que o reino nunca virá porque, dizem eles, mesmo Jesus esperava isso no primeiro século de nossa era, ou no mais tardar em um momento que viria. É assim que alguns minaram a esperança original dos cristãos, que eles dizem ter sido agora substituída por um entendimento superior. Mas quando todas as escrituras são cuidadosamente estudadas, fica claro que a vinda de Jesus não deve ocorrer imediatamente após sua ascensão ao céu.

O dia e a hora

Qualquer tentativa de provar que Jesus estava errado sobre a hora de sua vinda está fadada ao fracasso. Ele claramente afirmou, mais de uma vez, que ele não sabia quando ele viria:

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem mesmo os anjos que estão no céu, nem o Filho, mas o Pai.” (Marcos 13:32)

Como ele disse mais tarde, isso era algo que o Pai havia reservado sob sua própria autoridade (Atos 1:7). Mas Jesus sabia que um longo tempo se passaria antes de seu retorno. Ele usou parábolas para indicar que sua vinda não “se manifestaria imediatamente” (Lucas 19:11), pois seria “depois de muito tempo” (Mateus 25:19) e que poderia haver algum atraso para aqueles que estavam esperando (25:3). Como seu Mestre, seus seguidores tinham que entender que não podiam saber quando ele viria.

Os apóstolos também reconheceram que não sabiam a hora exata do grande evento que estavam esperando. Pedro adverte as pessoas que zombam, como muitos fizeram, “a promessa de seu advento” (2 Pedro 3:4). Ele os denuncia por sua falta de fé, dizendo que eles “ignoram voluntariamente” a verdade, acreditando no que querem acreditar apesar das evidências. Paulo também não duvidava da vinda do Senhor, pois ele escreveu o seguinte:

“Mas sobre os tempos e ocasiões, você não tem necessidade, irmãos, para eu escrever para você. Pois vocês sabem perfeitamente bem que o dia do Senhor virá…”» (1 Tessalonicenses 5:1,2)

Você pode completar este compromisso? Contém a chave para dois aspectos vitais do retorno do rei. Olhe primeiro o que a passagem acima diz. Haveria sinais gerais que Paulo chama de “horários e ocasiões” que ajudariam os crentes a se manterem preparados. Assim, o apóstolo continua:

«… o dia do Senhor virá como um ladrão na noite.

Quando isso acontecer, a vinda do Senhor será rápida, repentina e inesperada. Ninguém sabe quando os ladrões vão atacá-lo. Muitas vezes são bem sucedidos porque as pessoas subestimam os perigos. A velocidade também é vital para o roubo bem sucedido, por isso a figura é usada por Jesus (Mateus 24:43), Paulo (1 Tessalonicenses 5:2) e Pedro (2 Pedro 3:10), para enfatizar um ponto vital: devemos estar atentos, atentos, preparados e vigilantes. O Senhor virá a qualquer momento! Ele virá quando menos esperarmos!

Horários e ocasiões

É por isso que quando o Senhor Jesus explicou o que precisava acontecer antes de seu retorno, ele enfatizou cuidadosamente a necessidade de permanecer vigilante. Sentado com seus discípulos um dia no Monte das Oliveiras, de onde mais tarde subiria ao céu, ele lhes deu instruções gerais sobre o que aconteceria antes de sua “vinda e o fim do século” (Mateus 24:3). Esta profecia apresenta um desafio fascinante, combinando uma previsão de curto prazo da queda de Jerusalém com a consequente destruição do templo, e uma previsão de longo prazo dos eventos mundiais.

Uma lista dos eventos previstos nos três Evangelhos (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21), que não pretende apresentar uma sequência organizada de eventos proféticos, demonstra o seguinte:

  1. A ascensão do falso cristianismo e dos falsos Cristos.
  2. A perseguição dos verdadeiros cristãos.
  3. Guerras e rumores de guerra, nação contra nação.
  4. Terremotos, fomes e pestes.
  5. Jerusalém sitiada por exércitos.
  6. A nação judia dispersa.
  7. Jerusalém ocupada por gentios.
  8. Tribulação e angústia.
  9. Signos no sol, lua e estrelas.
  10. Os poderes dos céus tremiam.

Observe que os crentes são avisados sobre o aumento e o crescimento do falso cristianismo. Esta é a primeira preocupação do Senhor. Suas palavras foram cumpridas com o rápido desenvolvimento de falsos ensinamentos mesmo no tempo dos Apóstolos (Atos 20:29), e continuam a ser cumpridas no final da era atual. A mensagem é que em qualquer lugar, os crentes serão um remanescente muito pequeno, comparado àqueles que mantêm uma forma distorcida de cristianismo.

O Anticristo

Os Apóstolos também impedem esse evento. Paulo adverte enfaticamente que haverá manifestações de falso cristianismo, pois ele profetiza que o dia do Senhor:

“Ele não virá sem a ajuda que virá primeiro, e o homem do pecado, o filho da perdição, que se opõe e se levanta contra tudo o que é chamado de Deus ou é objeto de adoração, se manifesta.” (2 Tessalonicenses 2:3,4)

O apóstolo descreve o homem do pecado em uma língua que nos transporta para o profeta Daniel, que certamente prestava o surgimento e queda de quatro impérios que opoderavam no Oriente Médio. A partir destes, ele traçou o desenvolvimento de um falso sistema religioso, compreendendo o Sacro Império Romano-Germânico e o papado, que se opõe a Cristo e seus verdadeiros seguidores. Isso é cristianismo forjado, e o apóstolo Paulo descreve-o como o “ministério da maldade” que já está em ação, e “um poder enganoso”.

A outra linha de ensino no catálogo de eventos futuros apresentados pelo Senhor dizia respeito aos problemas globais. Haveria guerras e rumores de guerras; haveria desastres naturais e extensas privações, terremotos, fomes e epidemias; no céu haveria terrores e visões terríveis, causando muito medo e angústia. As pessoas não saberiam de que lado recorrer por medo do que aconteceria na Terra.

Até certo ponto, esses problemas são tão antigos quanto o mundo. A tendência de guerrilha da raça humana é evidente mesmo no primeiro livro da Bíblia, e a fome também está lá. Mas mesmo dentro da história bíblica, as atrocidades do homem ser capaz de se tornar cada vez mais horrível; e desde então tem havido horrores cada vez maiores. Os poderes agora disponíveis para a humanidade são suficientes para fazer uma pessoa sensata temer pelo futuro do mundo. Mais do que nunca, estas palavras de Jesus se tornam verdadeiras:

“Então haverá… na angústia terra do povo, confuso com o berrando do mar e as ondas; homens falhando pelo medo e expectativa das coisas que virão sobre a terra; porque os poderes do céu serão movidos. Então você verá o Filho do Homem, que virá em uma nuvem com poder e grande glória. (Lucas 21:25-27)

Tribulação

A referência ao berrante do mar e das ondas, bem como outros aos signos do sol, na lua e nas estrelas, pode ser simbólica ou literal ou uma combinação de ambos. Por exemplo, o profeta Isaías escreveu que os ímpios são “como o mar na tempestade, que não pode ficar parado, e suas águas lançam lama e lama” (57:20). Jesus pode ter pensado em tais figuras ao descrever um mundo cheio de problemas porque estava cheio de maldades. Ele também pode ter nos ensinado a ficar de olho em alguma desordem na ordem física, como as ondas de maré, que podem estar anunciando o fim da era. Houve muitos terremotos e desastres naturais ao redor do mundo nos últimos anos. O apóstolo Paulo diz que “toda a criação geme um, e um está em dores de parto” (Romanos 8:22), como uma mulher que está esperando o nascimento de seu filho. Claramente, nossos problemas atuais são as dores do trabalho de parto de um mundo novo e melhor que em breve começará.

Em ambos os Testamentos nos dizem que a tribulação que virá no final do governo humano é o arauto final da Segunda Vinda. Então haverá:

“tempo de angústia, que nunca foi” (Daniel 12:1);

“tempo de angústia para Jacó [Israel]” (Jeremias 30:7);

“grande tribulação.” (Mateus 24:21)

Os crentes que esperam por seu Senhor suportarão esta tribulação, ou serão separados? É provável que os crentes atuais tenham que viver essa era de dificuldades, e na realidade eles já começaram a fazê-lo. Jesus prometeu que por causa do escolhido este tempo seria encurtado (Marcos 13:20). Mas aqueles que finalmente acabam por ser aprovados perante o Juiz “são aqueles que saíram da grande tribulação e lavaram suas roupas e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).

Quando a tribulação aumenta e Deus derrama sua ira na terra, há indícios de que os verdadeiros crentes estarão protegidos de tal desastre. Isaías descreve o grande choque da sociedade humana quando Deus intervém:

“Vá, meu povo, entre em seus aposentos, feche atrás de você suas portas; esconder um pouco, por um momento, como a indignação passa. Pois eis que o Senhor sai de seu lugar para punir o morador da terra por sua maldade.” (24:18-23; 26:20,21)

Portanto, devemos considerar cuidadosamente o que Jesus disse:

“Quando essas coisas começarem a acontecer, levante-se e levante a cabeça, pois sua redenção está próxima.” (Lucas 21:28)

Não devemos esperar até que o desastre total ocorra e não há saída. É melhor aprender agora a lição de que estamos no tempo imediatamente antes da Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo.

A nação que serve como sinal

Há um grande sinal que remove qualquer dúvida sobre o retorno iminente do Senhor. A nação de Israel ocupa novamente a terra prometida por Deus. Através dos tempos, a história da nação judaica tem sido um sinal da realização dos propósitos de Deus. Os judeus eram chamados de pessoas especiais, por causa das grandes promessas que tinham sido feitas aos seus pais. Foi-lhe dado o direito de ocupar a terra que agora conhecemos como Israel (Palestina), sob a condição de sua obediência fiel a Deus. Eram as pessoas cujos reis ocupavam o trono do reino de Deus na terra.

Os direitos dos israelitas foram suspensos quando, após séculos de indiferença, eles não só se recusaram a aceitar o Senhor Jesus como seu Messias, mas também se envolveram, juntamente com os romanos, na consumação de sua morte por crucificação. Por causa dessa rejeição, Jerusalém foi destruída. Durante os séculos seguintes, os judeus vagaram por toda a Terra como um povo sem território, odiados e perseguidos em quase todos os lugares que foram, assim como as Escrituras haviam dito que isso aconteceria.

Mas as Escrituras também prevêum futuro melhor para este sinal de nação, não porque eles mudariam seu comportamento para merecer um tratamento melhor, mas porque Deus teria misericórdia de sua situação e agiria para resgatá-los. Ele se lembraria das promessas feitas aos pais da nação e agiria para vingar seu grande nome. No momento do fim, eles seriam trazidos das nações e estabelecidos mais uma vez em sua própria terra: a terra prometida! É por isso que os profetas disseram:

Isaías: “O remanescente voltará… E os redimidos do Senhor voltarão e virão a Sião com alegria.” (10:21; 35:10)

Jeremias: “Aquele que dispersou Israel deve reuni-lo.” (31:10)

Ezequiel: “Eu vou recolhê-lo dos povos, e recolhê-lo das terras. E eles vão habitando em suas terras. e eles vão habitá-lo com segurança. (11:17; 28:25,26)

Zacarias: “Eu vou trazê-los e habitar no meio de Jerusalém.” (8:8)

Foi assim que aconteceu. Após quase dois mil anos de dispersão e maus tratos, em 1948 o Estado de Israel nasceu por decreto das Nações Unidas, e em 1967 toda a cidade de Jerusalém foi novamente propriedade dos judeus. Ele tinha tomado todo esse tempo para manter as palavras de Jesus cumpridas:

“Eles devem cair à beira da espada, e devem ser tomados em cativeiro para todas as nações; e Jerusalém será esvaziada pelos gentios, até que os tempos dos gentios sejam cumpridos.” (Lucas 21:24)

Tudo indica que os tempos dos gentios estão chegando rapidamente à sua conclusão e que o tempo do Reino de Deus está novamente muito próximo. A associação de tempos angustiantes e o retorno dos judeus remove todas as dúvidas. Muito em breve o Rei Jesus retornará a Jerusalém como governante do mundo, reinando assim sobre Israel e sobre todas as nações. De todos os sinais visíveis dos tempos dados por Jesus e pelos profetas, a restauração de Israel, o sinal de nação, é o testemunho mais claro de que o fim está próximo.

O Sequestro

Qual é a esperança dos fiéis seguidores de Jesus? Você pode contar em ir para o céu com o Senhor no seu retorno? Dificilmente, porque o Senhor virá para reinar na Terra, de Jerusalém. Alguns leitores da Bíblia desenvolveram um esquema complicado que precisa de duas idas em vez de uma. De acordo com isso, Cristo viria primeiro apenas para “arrebatar” a igreja em segredo. Então ele voltaria novamente junto com a igreja, visivelmente e publicamente. Em algumas versões desta teoria o intervalo entre as duas idas é muito pequeno; em outros considera-se que até sete anos separam os dois eventos.

Pouquíssimos textos podem ser usados em apoio a essas teorias, pois enquanto há algumas indicações de que uma separação entre companheiros ocorrerá quando Jesus vier (Lucas 17:34-36), o principal ensinamento sobre as circunstâncias do retorno é aquele fornecido por Paulo na Primeira Epístola aos tessalonicenses:

“O próprio Senhor em voz de comando, na voz de um arcanjo, e com a trombeta de Deus, descerá do céu; e os mortos em Cristo serão ressuscitados primeiro. Então nós, que vivemos, aqueles que restam, seremos levados com eles juntos nas nuvens para receber o Senhor no ar, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (4:16,17)

A palavra arrebatada é a que serviu para apoiar a idéia de sequestro. A associação com um suposto período de tribulação foi adquirida através de má interpretação de outras escrituras, especialmente Apocalipse. Claramente haverá um sequestro de verdadeiros crentes, vivos e ressuscitados mortos, “para receber o Senhor no ar.” Todos formarão um grupo de boas-vindas, que com os anjos que participarem de sua vinda formará sua comitiva. Mas eles receberão Jesus. Não há nenhuma conversa aqui que Jesus virá para recebê-los e levá-los para o céu.

O destino de todos está claramente indicado nas escrituras que já consideramos: o Senhor e seus seguidores irão para Jerusalém (Zacarias 14:4), “a cidade do grande rei” (Mateus 5:35).

O Senhor virá!

Nestes últimos momentos de governo humano, os poderes do céu serão abalados e os corações dos homens falharão por medo. As nações vão envolver o tepte em uma batalha em torno de Jerusalém. Então o Senhor virá! Inesperadamente, de repente, com grande poder e glória, trazendo salvação para aqueles que fielmente esperaram por ela e se prepararam para este evento central em suas vidas. Mas trará julgamento a todos aqueles que voluntariamente ignoraram as promessas fiéis de Deus e o convite misericordioso:

«… quando o Senhor Jesus se manifestar do céu com os anjos de seu poder, em chamas de fogo, para dar retribuição àqueles que não conheciam Deus, nem obedecer ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; que sofrerá a tristeza da desgraça eterna, excluída da presença do Senhor e da glória de seu poder, quando ele vier naquele dia para ser glorificado em seus santos e ser admirado em todos os que acreditavam.” (2 Tessalonicenses 1:7-10)

É, portanto, vital que acreditemos no que a Bíblia tão claramente promete. Não podemos simplesmente “esperar e ver”, já que Jesus vem para salvar aqueles que agora acreditam, não para convencer aqueles que tiveram evidências claras, mas nenhum interesse nas coisas de Deus.

Quando o Senhor falou com seus seguidores sobre seu retorno à Terra, Ele concentrou sua atenção mais nas consequências de sua vinda do que na ordem dos eventos em si. Hoje não podemos saber ao certo quando Jesus virá. Mas sabemos com clareza que quando ele vier ele nos chamará para as contas, e ele nos perguntará como teremos passado nossas vidas na véspera de seu retorno:

“Veja que ninguém te engana… Não se incomode… Procurem-se… O evangelho deve ser pregado. Não se preocupe… Aquele que resiste até o fim… Fugir… Rezar… Falsos Cristos e falsos profetas se erguerão. Olhar… Levantem-se e levantem a cabeça… Olhem também para vocês mesmos… Assistir… Esteja preparado” (Mateus 24; Marco 13; Lucas 21).

Os apóstolos também enfatizaram a santidade pessoal enquanto refletiam sobre a aproximação do Senhor:

«… como você não deve andar em modo de vida santo e piedoso. Buscar diligentemente para ser encontrado por ele imperceptível e irreprimível, em paz. (2 Pedro 3:11-14)

“Ao renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, vamos viver neste século de forma sóbria, justa e piedosa, aguardando a abençoada esperança e a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.” (Titus 2:12,13)

“Quando ele se manifestar, seremos como ele, pois o veremos como ele é. E quem tem essa esperança nele purifica a si mesmo, assim como ele é puro. (1 João 3:2,3)

Procurem-se.

A Bíblia é nosso guia para o futuro, como é nosso manual para o presente. Só ela nos mostrará o que Deus quer que façamos. Nele podemos descobrir os propósitos e promessas de Deus. A primeira coisa é entender e acreditar em seus verdadeiros ensinamentos. Então vamos apreciar a necessidade de obedecer a Deus, começando pelo batismo. Assim faremos o que Jesus ordenou.

O reino vindode Deus na Terra transformará a experiência humana. Precisamos aprender a viver agora em harmonia com nosso Criador. O Senhor está perto! O exame de nossas vidas é um assunto urgente e atual para nós, para que estejamos preparados para a vinda do rei.