Entra “o satã”

‎‎Jó 1:6 diz o seguinte:‎:

“‎Um dia os filhos de Deus vieram a aparecer diante de Jeová, e entre eles veio satanás‎.”

A partir de Jó 1:6 ‎a maioria dos leitores tira a conclusão de que o adversário de Jó é um anjo maligno, alegando, em primeiro lugar, que a frase “filhos de Deus” significa “anjos” e, em segundo lugar, que apenas um anjo poderia aparecer diante de Jeová, já que para fazê-lo seria necessário alcançar sua morada no céu , o que só é possível para anjos. No entanto, esse raciocínio é totalmente errado pelas seguintes razões‎:
‎O Novo Comentário Bíblico Século XXI explica a presença ‎‎ ‎de Satanás‎‎‎ assim: “Em contraste com essas celebrações familiares inocentes, no céu ocorre um encontro muito mais transcendental, o dos filhos de Deus. ‎‎ Eles são os cortesãos de Deus, os anjos (também Isaías 6:1; Jeremias 23:18, 22), e entre eles está “o Satanás” (não apenas “Satanás”). ‎‎Ele não é o diabo pessoal, mas um dos servos de Deus‎‎ (o nome significa “adversário”). ‎‎Satanás é certamente o adversário de Jó, mas nesta cena ele não é um inimigo de Deus; porque tudo o que ele faz é aprovado por Deus, e ele não pode agir sem sua autorização.‎‎ Sua tarefa normal é agir como os olhos e ouvidos de Deus na Terra. O trabalho é alguém de quem Deus possa se vangloriar; poucos são aqueles que no AT são chamados pelo título de dignidade meu servo (2 Samuel 7:5; Isaías 42:1). Satanás não duvida de quão bom Trabalho é; o que coloca em questão é se Jó é apenas pelo amor à justiça ou por causa da recompensa que vem de ser justo.”‎
‎O Novo Comentário Ilustrado sobre a Bíblia (Caribe)‎ ‎apresenta outro ponto de vista: “Os filhos de Deus são seres celestiais ou anjos que foram criados por Ele… Compare a expressão “filhos de Deus” em Gênesis 6:2 onde é usada para anjos que eram inimigos do Senhor. A imagem parece sugerir um conselho celestial onde Deus é o rei supremo (Salmos 89:5-7; Daniel 7:9,10). Estritamente falando, Satanás pode ser um título ao invés do nome pessoal do líder das forças do mal… Que neste momento Satanás veio com as outras crianças do céu não sugere que ele ainda tinha acesso à corte divina e que seu banimento final ocorreu depois.‎”
‎Testemunhas de Jeová estão mais seguras sobre o assunto.‎ ‎”O livro de Jó deixa claro que é Satanás quem desafia o Senhor. Também mostra que este inimigo invisível é extremamente mau e deseja terminar nosso relacionamento com Deus. Como ficou claro no caso do trabalho, Satanás realmente acusa todos os servos de Jeová de terem motivos egoístas e tenta mostrar que o amor que sentem por Deus pode esfriar. Além disso, 25-29 mil anos desafiando Jeová. Quando Satanás foi lançado do céu, uma voz celestial o chamou de “o acusador de nossos irmãos” e disse que ele “os acusa dia e noite diante de nosso Deus” (Apocalipse 12:10). Mantendo-nos fielmente, mostramos que suas acusações são infundadas.‎” w06 15/8 25-29
‎Outra explicação que indica a incerteza da interpretação do sujeito está encontrada nos dados relativos ao texto ‎‎Study Edition R-V 1995, p.622:‎‎”Aqui não é um ser demoníaco, rebelde contra Deus, mas um ser celestial, que faz parte da corte do Senhor e dialoga familiarmente com ele, mas que tenta prejudicar os seres humanos”.‎
A‎ expressão “filhos de Deus” não significa necessariamente “anjos”. Homens que foram chamados para servi-lo são comumente chamados de Seus filhos no Novo e No Antigo Testamento; assim, no Livro de Jó, os “filhos de Deus” são membros de uma congregação de adoradores. Para uma melhor compreensão, veja as seguintes passagens‎:

‎Escreva ao lado de cada referência a quem o termo “filhos de Deus” se refere no Antigo Testamento:‎
Êxodo 4:22

 

 
Deuteronômio 14:1   
Salmos 82:6

 

 
Isaías 1:2

 

 
‎Outras referências do Antigo Testamento‎‎: Isaías 30:1; 30:9, 43:6, 63:8, 63:16, 64:8; Jeremias 3:14, 3:22, 4:22, 10:20; Ezequiel 16:21; Oseias 1:10, 11:1, 11:10.‎
‎Escreva ao lado de cada referência a quem o termo “filhos de Deus” se refere no Novo Testamento:‎
‎Mateus 5:9, 5:45;‎  
Lucas 20:36;  
‎João 1:12, 11:52;‎  
Romanos 8:14,  
‎Outras referências do Novo Testamento‎‎: Romanos 8:19, 9:8, 9:26; 2 Corinthians 6:18; Gálatas 3:26, 4:6; Efésias 1:5; Filipenses 2:15; Hebreus 2:10, 12:7, 12:8; 1 João 3:1, 3:2, 3:10.‎

‎Também é perceptível que o Filho de Deus por excelência, Jesus Cristo, é um homem e não um anjo. ‎
‎Na ‎‎”Introdução”‎‎ deste estudo explicamos que a palavra hebraica traduzida “Satanás” é acompanhada pelo artigo particular “o”, ou seja, “o satanás” em vez de Satanás sozinho. O uso do artigo está em harmonia com a ideia de que ele faz alusão a uma característica e não a um nome pessoal. Geralmente, nomes pessoais não são acompanhados por um artigo específico (por exemplo, não diz: “O Davi ou o João…).‎
‎A Bíblia em nenhum momento afirma que a conversa entre Jeová e “o satanás” ocorreu no céu. A expressão “apresentar-se diante de Jeová” e similares são frequentemente usados em ambas as vontades para descrever o momento em que um servo se aproxima de Deus através de um holocausto ou oração. Para uma melhor compreensão, consulte as seguintes passagens:‎
‎Antigo Testamento‎‎: Gênesis 4:16, 6:11, 7:1, 10:9, 18:22, 19:27; Levítico 4:6, 4:17, 16:7, 23:11, 23:20; Josué 24:1; 1 Samuel 2:21, 10:19; Daniel 6:10, 6:26. Veja especialmente‎ Jó 1:11 y 2:5.
‎Novo Testamento‎‎: Lucas 1:76, 2:22; Gálatas 1:20; Efésios 1:4; 1 Timóteo 5:21; 2 Timóteo 2:14, 4:1. ‎
‎Na Bíblia, em muitas ocasiões, Deus “aparentemente” conversa com os homens enquanto eles estão diante de sua presença, mas na realidade eles estão aqui na terra. Um exemplo concreto está no Êxodo 19, quando Deus fala com Moisés. Lá é especificado que Moisés escalou a montanha, ou seja, ele permaneceu na terra.‎ 

‎Quem é “o satã”?‎

‎Vamos considerar alguns fatos em Jó para resolver o caráter de “o satanás”. Mas primeiro vamos rever a conclusão de alguns expositores:‎

“‎Às vezes é afirmado que em tais passagens Satanás não é considerado como um ser particularmente maligno, mas simplesmente como um entre os anfitriões celestiais. É claro que ainda não temos a doutrina totalmente elaborada, mas, por enquanto, as atividades de “Satanás” são negativas para Jó. Referências veterotestamentarias a Satanás são poucas, mas ele é constantemente visto envolvido em atividades contrárias ao bem do homem.‎”

‎Continuamos‎ ‎com nossa análise: “‎‎O satã” apresentado nos dois primeiros capítulos é um membro da comunidade que realiza atividades em conjunto com Jó, a quem rejeita por sua lealdade a Deus. O texto indica que o diálogo ocorre entre “o satanás” e Deus, precisamente quando seus “filhos” o adoram. Na verdade, “o satanás” é descrito como tal antes da adversidade sobrevinda para Jó‎. ‎Certamente “o satã” não fala bem de Jó – ele o calunia – e questiona a visão de Deus sobre Jó. O texto faz saber os pensamentos do “satanás”, tudo o que passou pela sua mente, ou seja, o que estava dentro dele. Jó não está incluído no diálogo‎.
‎Deus chama a atenção para “o satanás”. “O SENHOR disse a Satanás: ‘De onde você vem? ‘ Respondendo “o satanás” a Jeová, ele disse: “Para cercar a terra e caminhar por ela.” (Jó 1:7). Não implica que ele faça algo pecaminoso. O uso da mesma frase em Zacarias 1:11 aponta que é um hebraísmo que significa “observar”. O Deus onisciente não precisa perguntar nada, pois ele sabe tudo. Então por que ele perguntou? Ele viu algo anormal no comportamento do paroquiano? ‎
‎Deus pergunta: “De onde você vem?” (Jó 1:7). O Deus onisciente não precisa fazer essa pergunta porque ele sabe de tudo, nem precisa investigar ninguém. A pergunta convida o ouvinte a refletir sobre seu ancestral, Adão, a quem Deus perguntou: “Onde você está?” (Gênesis 3:9).‎

‎Em ambas as circunstâncias, isso não implica que Deus não saiba o paradeiro de seus filhos. Também não implica que Deus não sabia onde Adão estava escondido. Também não implica que Deus não sabia de onde “o satanás” tinha vindo. ‎
‎Então por que Deus lhe faz essa pergunta? Quando Deus fala, ele faz isso para fornecer informações e também para o ouvinte aprender algo. Em cada caso, o Pai comunica uma mensagem. A mensagem, sugerimos, é que aqueles com quem você está falando não estão mais em Sua companhia! Isto é o que acontece com Adam que não manteve o único mandamento. Por isso Deus diz tacitamente a ele: “Você não está mais comigo.” O mesmo vale para “o satanás”. Para ele, também, Deus se manifesta: “Você não está mais comigo.” Em outras palavras, equivale a: “você não é mais um dos meus.” Embora “o satanás” tenha aparecido diante do Senhor com “os filhos de Deus” (Jó 1:6), ele não fazia parte deles. Os “filhos de Deus” pertencem a Deus; e isso não aconteceu com “o satanás”.‎

‎Há um detalhe que deve ser considerado. Deus imediatamente exalta as virtudes de Jó (Jó 1:8). Por que isso? Uma vez que Deus é onisciente e sabe de tudo, ele possivelmente viu alguma atitude negativa do “satanás” ao qual ele coloca Jó como exemplo a seguir, fazendo uma pergunta que só admite uma resposta positiva. Esta é uma maneira sutil de ferir o orgulho humano. ‎
‎”O satã” não responde de forma alguma (Jó 1:9), mas faz duas perguntas e o mesmo é respondido (vs. 9, 10). Isso indica uma situação: a rejeição de Jó não nasceu naquela época, mas era algo que vinha se formando há algum tempo. Durante esse período, “o satanás” dedicou-se a observar as atitudes de Jó e foi capaz de conhecer a imensidão de suas riquezas, o que o desagradou. “O Satã” representa o falso servo, o homem hipócrita e miserável que sofre antes do sucesso dos outros.‎

‎”O Satã” conhece bem Jó (Jó 1:10). É duas vezes mencionado que “o satanás” “apresentou-se diante do Senhor” (Jó 1:6; 2:1). Ele sugere que ele fez isso regularmente. “O satanás” supostamente recebe a autoridade de Deus. (Jó 1:12). A Bíblia expressa clara e repetidamente que as tragédias que derrotaram Jó foram produzidas “pelo poder do próprio Jeová”. Por exemplo, em Jó 1:11 o adversário sugere a Jeová que ele de luto por Jó. Não há indicação de que “o satanás” tenha o poder de fazê-lo por conta própria (ver também Jó 2:5). ‎
‎Agora, há apenas um versículo que parece indicar, à primeira vista, que foi o adversário que afligiu Jó:‎

‎”Então Satanás saiu da presença do SENHOR, e feriu Jó com uma sarna maligna…” (Jó 2:7).‎

‎Mas se lermos os dois versículos anteriores (Jó 2:5-6), veremos que o adversário pediu ao Senhor para tocar Jó em seu osso e carne, e que o Senhor lhe respondeu: “Eis que ele está em sua mão; mas ele mantém sua vida”, concordando em perceber com seu poder divino os desejos do adversário, a fim de permitir que Jó seja testado. O desejo de afligir Jó era do “satanás”, seu adversário, mas o poder para fazê-lo era de Jeová. ‎

‎Vamos interpretar os fatos:‎

‎Em nenhum lugar do Livro de Jó é “o satã” explicitamente definido como um anjo do mal. A expressão “filhos de Deus” possivelmente se refere aos anjos em Jó 38:7 mas, como vimos, também é usada para se referir aos homens em Deuteronômio 14:1; Salmo 82:6; Oséias 1:10; Lucas 3:38; João 1:12; 1 João 3:1.‎
‎Jó nunca atribuiu suas aflições a um anjo maligno. Sua declaração é contundente: “A mão de Deus me tocou.” (Jó 2:10; 6:4; 19:21). O próprio Jó reconhece que os males que foram marcados foram causados por Deus. Em Jó 1:21, tendo recebido a infame notícia da destruição de sua propriedade e da morte de seus filhos, Jó exclama: “O SENHOR deu, e o SENHOR levou embora; que seja o nome do abençoado Senhor. E em Jó 2:9-10, a mulher diz a ele: “Amaldiçoe o SENHOR, e morra”, e Jó responde: “Receberemos o bem de Deus, e não receberemos o mal?”‎
‎Com esse fundo pode-se deduzir que “o satanás” é um adversário de Jó, alguém próximo a ele que o conhece completamente, mas que duvida de sua integridade. Assim, a possível explicação pertencente ao grupo de seres celestes é eliminada. De acordo com 2 Pedro 2:11 sabemos o seguinte:‎

‎”enquanto os anjos, que são maiores em força e no poder, ‎‎não pronunciam julgamento de maldição contra eles (homens) diante do Senhor.”‎

‎”O Satanás” questiona a fidelidade de Jó (Jó 1:9, 11). Ele critica a forma como Deus tem agido com Jó e sua família e expressa inveja pela prosperidade alcançada (Jó 1:8). São atitudes completamente humanas. ‎‎Isso elimina então o fato de que “o satanás” é um ser celestial (2 Pedro 2:11).‎
‎A maior parte do livro relata o esforço de Jó para entender por que Deus o afligiu; a história seria totalmente sem sentido se Jó não tivesse sido acometido por Jeová, mas por algum outro personagem sobrenatural. E em sua resposta a Jó (capítulos 38 a 41), Jeová em nenhum momento nega ou foge da responsabilidade pelo que aconteceu com Jó; só o faz ver que um homem simples não tem o poder de questionar o desempenho do Todo-Poderoso. ‎
‎A partir das duas referências a seguir, é geralmente inferido que “um conselho” ocorreu no céu:‎

Jó 1:6 ‘eles‎ ‎vieram para ficar diante do Senhor’ Jó 2:7 ‘Então Satanás saiu da presença do Senhor.’‎

‎Por exemplo, os dois primeiros capítulos foram organizados assim em Compubiblia, (United Bible Societies Miami): Além disso, existem publicações que apoiam essa tese. De fato, em Compubiblia (United Bible Societies Miami), os dois primeiros capítulos foram organizados da seguinte forma:‎

‎Este prólogo em prosa inclui cinco cenas ordenadas.‎
‎O primeiro:‎ Jó 1:1–15 ‎Na Terra.‎
‎O segundo:‎ 1:6-12 ‎No céu‎
‎O terceiro‎: Jó 1:13–22 ‎Na Terra‎
‎A Quarta: Trabalho 2:1-6‎ ‎No céu‎
‎O quinto: Jó 2:7-13‎ ‎Na Terra‎

‎Compubiblia‎‎ acrescenta: “Jó e os outros personagens na Terra não sabem o que acontece no plano celestial; é só para nós, os leitores, que o segredo do porquê Jó sofre é revelado para nós.‎
‎Mas nota-se que o conselho poderia ocorrer na Terra e entre os homens que estavam “diante do Senhor” (Deuteronômio 19:17; 2 Crônicas 19:6). Caim também saiu da “presença de Jeová”. E ele certamente não estava no céu! (Gênesis 4:16).‎
‎Chegamos à conclusão de que “o satanás”, o adversário, o oponente, é simplesmente alguém da congregação de adoradores de Deus naquela localidade. Ele conhece Jó, duvida da sinceridade de sua fé, e tem inveja de sua prosperidade. Ele expressa suas dúvidas a Deus, mentalmente, sem dizer nada, quando está com os outros “filhos de Deus” em seu habitual ponto de encontro.‎
‎”O satã” é o orgulho dos três amigos, o pensamento dos três amigos. Um membro da congregação de Adoradores de Deus naquela localidade que convence Jeová a testar a fé e a piedade de Jó, tirando sua propriedade, seus filhos e, finalmente, sua saúde.‎
‎O Jó 1:6‎‎ é considerado como a principal ponto de apoio no Antigo Testamento por pessoas que reivindicam a existência de um ser sobrenatural e maligno; no entanto, ao analisar esses capítulos, observaremos que eles não apoiam tal argumento, pelas razões abaixo detalhadas.‎
‎Como é possível uma conversa entre os três amigos e Jeová sem pronunciar uma única palavra?‎
‎Muitos homens usam o nome de Deus em vão. Sem saber de sua presença imediata, eles falam mal e orgulhosamente. É por isso que vamos tentar entender o lugar da conversa. Não pode ser que tenha ocorrido no céu porque:‎

‎”Ninguém foi para o céu, mas aquele que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.” (João 3:13) ‎
‎ ‎‎”… os Anjos… eles não pronunciam julgamento de maldição…” (2 Pedro 2:11)‎

‎”Mas ele, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: “Cada reino dividido contra si mesmo é devastado, e uma casa dividida contra si mesma cai.” (Lucas 11:17).‎

‎É por isso que uma divisão entre Deus e seus seres celestiais não é possível.‎

‎”Ele disse sem dar à cabeça, quando orar, diga: ‘Nosso Pai que está no céu, santificado seja teu nome. Venha seu Reino. Teu será feito, como no céu, bem na terra. (Lucas 11:2).‎

‎Como é possível rezar pela vontade na Terra quando há um desentendimento e maldição no Céu? ‎
‎ ‎‎É verdade que a “conversa” não aconteceu no céu. Também não ocorreu durante uma reunião celestial em contraste com aquelas celebrações familiares inocentes.‎

‎À primeira vista, acredita-se que haja um diálogo, mas há uma frase-chave em Jó 2:13: “assim sete dias e sete noites se passaram, e nenhum lhe passou uma palavra…”. Ou seja, durante todo esse tempo eles permaneceram em completo silêncio. As supostas expressões são, no final, seus pensamentos, suas reflexões íntimas. Este é um princípio literário para identificar suas meditações durante a reunião religiosa. Deus conhecia seus pensamentos tão claramente como se tivessem sido ditos em voz alta. As palavras de Deus não são ouvidas por amigos. Em outras palavras, “o satanás” não está ciente de que ele está “conversando” com Deus. Essa explicação satisfaz o fato essencial de que os três amigos não sabem nada do que acontece no prólogo.‎
‎A “conversa” em Jó é uma recapitulação poética do progresso dos fatos enquanto Deus responde aos pensamentos que descobre nos corações dos homens orgulhosos. Esta interpretação determina que Deus está no Céu enquanto os três homens estão na terra (de qualquer forma, eles estão onde “o satanás” percebe sua presença, na terra – Jó 1:7.‎
‎Como é possível que os três amigos pretendam estabelecer as causas da aflição de Jó? O que lemos no prólogo do Livro de Jó é uma maneira adequada de revelar como Deus funciona na vida dos seres humanos. Ela nos traz experiências que são necessárias na formação de discípulos piedosos e toca as bordas ásperas que não refletem seu Deus. ‎
‎ ‎‎O drama se desenrola assim:‎

  • ‎Os três amigos veem Jó e pensam: “A única razão pela qual Jó adora a Deus é porque a partir dele ele recebeu todos os bens materiais.”‎
  • ‎Deus responde (Mas ninguém ouve nada): “Eu entendo o que você pensa. Eles consideram que se Jó perder todas as suas posses materiais, ele vai me amaldiçoar. Tenho uma coisa para te ensinar. Você entenderá através da justiça permanente do meu servo Jó que tipo de Deus eu sou. Eles também vão entender a última coisa que eu quero fazer.‎

‎Isso mostra que Deus causou a aflição, mas “o satanás” foi o culpado. Deus explica os dois pontos em Jó 2:3:‎

‎”O SENHOR disse a Satanás: Você não notou meu servo Jó, que não há outro como ele na terra, homem perfeito e justo, com medo de Deus e separado do mal? Ele ainda mantém sua integridade, mesmo que você me incitou contra ele para arruiná-lo sem motivo!‎

‎Como pode explicar as condolências dos três amigos? ‎
‎Ao receber a notícia do mal que tinha sobrevindo a Jó, amigos vieram confortá-lo! Como isso é possível quando os amigos pensam que o próprio Jó é o único responsável? O ser humano é muito complexo. Você pode manter a amargura contra uma pessoa, mas, em vista de seus sofrimentos; também manifestam compaixão genuína. Ou seja, não pode manter sentimentos contraditórios no coração.‎

‎Tiago aprova essa ideia em sua epístola (Tiago 3:9-12)‎

‎”Mas nenhum homem pode domar a língua… com ele abençoamos o Deus e o Pai e com ele amaldiçoamos os homens.‎

‎O ponto forte do “satanás” é como o orgulho dos três amigos. ‎

‎A dúvida assola os três amigos‎

‎Os três amigos são trazidos para a salvação através dos eventos relatados no Livro de Jó. Pode-nos interpretar a razão pela qual Deus entrou em “conversa” com “o satanás”. Ele tinha a intenção específica de trazer à salvação aqueles que foram estimulados por “ele”. Mostra o amor de Deus pelos seres humanos. ‎
‎Todos os personagens principais estão presentes no drama. De acordo com a interpretação de “o satã” como um anjo rebelde, nota-se que ele desaparece do capítulo 2 e nunca mais é mencionado. Pelo contrário, os pensamentos íntimos de cada um dos amigos estão presentes sob a nomenclatura do “satanás”. Da mesma forma, no debate com o homem justo, “o satã” está por todo o livro.‎

‎Em Jó 42:7-8 “o Satanás” é repreendido. Com outra interpretação de um ser maligno, “o satanás” fica livre apesar do desprezo de Deus.‎
‎”O satã” representa o caráter da mente humana que resiste ao comando para refletir seu Criador (Gênesis 1:26). Evidências de que o coração do homem é o maior oponente de Deus existe em toda a Bíblia, desde Gênesis 6:5, nos dias dos profetas (Jeremias 17:9), e no Novo Testamento (Marcos 7:20-23). ‎
‎As características do “satanás” são completamente humanas.‎

  • ‎”O Satã” tem ciúmes da riqueza de Jó. É evidente que sua crítica a Jó se concentra nas riquezas como a razão de sua adoração a Deus. Isso é uma indicação de que “o satanás” não é um anjo maligno supostamente poderoso. Você não pode imaginar um anjo mau sendo irritado pelo número de camelos que Jó possui. Ter inveja dos bens materiais de outra pessoa é uma reação emocional dos seres humanos (e não dos chamados anjos caídos).‎
  • ‎O argumento “satanás” faz com que ele pareça ser muito mais sábio que Deus. Ele sugere que, enquanto Deus só observa o caráter superficial de que Jó é um homem justo, “o satã” pode identificar a suposta razão pela qual Jó parece ser um bom homem. “O Satanás” considera Jó bom porque recebe muitos bens materiais da mão de Deus. Ele é “um anjo arrogante” do Senhor que pensa que é muito mais sábio que Deus.‎
  • ‎”O satã” descreve seu lugar de ação em Jó 1:7 “O SENHOR disse a Satanás, de onde você vem? Satanás respondeu ao Senhor, ele disse: Para cercar a terra e andar por ela. Em Zacarias 1:10-11 os anjos se expressam de forma semelhante, afirmam ter viajado pela Terra, e explicam o resultado de sua observação. Além disso, sabemos que anjos…… eles não pronunciam julgamento da maldição” (2 Pedro 2:11). A frase “Cercar a terra e caminhar sobre ela” fala de uma experiência terrestre e, portanto, com esse aparente maior conhecimento da vida, ele está em posição de fazer um julgamento dos outros. (Se o Livro de Jó é contemporâneo com o tempo da jornada dos israelitas no deserto, eles também cercaram a terra e caminharam sobre ele.)‎
Continue leyendo:
Vienen las calamidades