Qual é o tema principal do Livro do Trabalho?

A maioria dos estudiosos da Bíblia dizem que o tema principal é o sofrimento dos seres humanos diante de vários julgamentos. Em vez disso, em vez de uma meditação sobre o sofrimento, o Livro de Jó propõe uma reflexão sobre os caminhos de Deus. É verdade que o livro tem muitos exemplos de sofrimento, mas esse é o tema principal? Sugerimos que através de uma análise do que os protagonistas dizem você pode descobrir o tema principal. Por exemplo:

As primeiras palavras de Jó são:

“E aconteceu que depois dos dias de virada, Jó trouxe-os e santificou-los. Ele se levantava de manhã e oferecia oferendas queimadas de acordo com o número de todas. Porque Ele disse Jó: “Meus filhos podem ter pecado, e eles terão blasfemado contra Deus em seus corações.” A mesma coisa que eu estava fazendo todas as vezes. (Trabalho 1:5)

Identificamos alguns pontos interessantes neste verso. O mais imediato é que Jó estava muito preocupado sobre como seus filhos falavam de Deus em segredo e em seus corações.

As últimas palavras do livro são proferidas pelo próprio Deus:

“Aconteceu que depois que o Senhor falou estas palavras a Jó, o Senhor disse a Elifaz, o pequeno sujeito, “Minha ira foi inflamada contra ti e tuas duas companheiras, pois não se falaram de mim, os justos,como meu servo Jó. Agora, então, pegue sete bezerros e sete carneiros, vá ao meu trabalho de criado, e ofereça uma oferta queimada para você. Meu servo Jó vai orar por você, e eu certamente vou atendê-lo para que eu não tratá-lo em uma afronta por não ter falado de mim com justiça, como meu trabalho servo. (Trabalho 42:7-8)

A primeira e última palavra se referem ao mesmo tema: “Como falamos de Deus”.

Outro testemunho do mesmo tema vem da esposa de Jó:

“Então sua esposa disse a ele: Você ainda permanece em sua integridade? Amaldiçoe Deus e morra!” (Trabalho 2:9)

A palavra “teologia” é usada para indicar como falamos de Deus. “Teologia” nos ajuda a entender o que é “sabedoria”. Sugere que homens e mulheres “sábios” falam bem de Deus, assim como seu servo Jó fez com justiça. Infelizmente, há um perigo de que na maioria das vezes falaremos sobre nós mesmos e não sobre Deus! De fato, o discurso típico de Jó e os vários poemas que o interpretam questionam diretamente a imagem de Deus e a esperança dos justos confrontados com uma calamidade imerecida. O Livro do Trabalho leva a esses problemas com os quais o crente tem que encontrá-los mais cedo ou mais tarde. No entanto, a mensagem do Livro do Trabalho é que, apesar do aparente fracasso de todo o sucesso humano, as dificuldades de diálogo com o homem em sofrimento e, finalmente, o significado da vida de alguém nos levam a nos perguntar Como falamos de Deus?

 

O problema do sofrimento

Há vários aspectos que nos parecem ser os mais característicos e marcantes de Jó: a firmeza em sua inocência, a sobrevivência nele do homem justo, a humildade diante da onipotência de Jeová. O autor do Livro do Trabalho nos colocou frente a frente com os perigos invariáveis dos seres humanos que são guerra, pobreza extrema, doença, humilhação, sofrimento e depressão. Jó passou por dois intensos ensaios: um em relação aos seus bens e à prole (Trabalho 1:6-22) e outro em relação à sua saúde (Trabalho 2:1-10).

Para entender o tema do sofrimento no Livro do Trabalho, vale a pena considerar a questão: O sofrimento tem um valor intrínseco? Primeiro, vamos apresentar um exemplo do que o próprio Deus sofre. Embora Deus não possa mudar, para adaptar a linguagem à nossa natureza e experiência, Ele é descrito como sendo descrito como sendo prestes a mudar seus procedimentos visíveis com a humanidade. Gênesis 6:6 diz –

Queen-Valera Review 1995: “e o Senhor se arrependeu de ter feito o homem na terra, e isso doeu em seu coração.”
A Bíblia das Américas:“E ele fonou o SENHOR ter feito o homem na terra, e sentiu tristeza em seu coração.”
A Bíblia de Jerusalém: “ele pensou em Yahweh ter feito o homem na terra, e ficou indignado em seu coração.”

Nesta palavra identificada no versículo 6 podemos sentir a Paixão do Senhor. Ele tinha amado tanto a humanidade e agora estava completamente desapontado. Essa linguagem é o que os teólogos chamam de “antropopático”, ou seja, quando Deus é descrito com emoções.

É evidente que a dor de Deus não vem do próprio Deus. Deus controla todas as coisas, mas sabemos que ele não começa todas elas. Os seres humanos têm livre arbíta. Podemos criar duas coisas contrastantes: obediência humilde ou auto-serviço arrogante. O que Deus deseja é:

“O Senhor disse: “O céu é meu trono, e a terra é a posição dos meus pés. Onde é a casa que você vai me construir? Onde está meu descanso? Minha mão fez todas essas coisas, então todas elas se tornaram”, diz Lord. “Mas eu vou olhar para aquele que é pobre e humilde em espírito e que treme à minha palavra.” (Isaías 66:1)

No exemplo de Gênesis 6 vemos o oposto do desejo de Deus.

A dor nos ensina ternura; sofrimento nos ajuda em nosso desenvolvimento de simpatia. Por natureza somos criaturas auto-focadas e às vezes incapazes de entender a intensidade do sentimento de circunstâncias difíceis sem tê-las experimentado primeiro.

A privação do prazer nos ensina o valor desse prazer que foi perdido. Às vezes, o valor de uma função normal do corpo humano não é apreciado até que ela se perca, por exemplo, a impossibilidade de dar um abraço apertado.

O sofrimento de um indivíduo pode trazer bênçãos para outro. Isso nos leva a pensar sobre o sofrimento de Jesus Cristo e os benefícios que ele trouxe para nós.

Há muitos textos do Antigo Testamento que consideram o sofrimento humano como o eixo da pedagogia de Deus.

  • O sofrimento permitido por Deus é apresentado, sobretudo, como meio de purificação (Isaías 1:25; 48:10; Jeremias 6:29).
  • O sofrimento tem um papel em instruir os projetos de Deus (Deuteronômio 8:2).
  • O teste também é uma chamada para conversão (2 Crônicas 32:26; Salmo 119:67).
  • Ao sofrer um meio de intercessão tinha sido visto nos homens de Deus (Êxodo 17:11; Números 11:1)

Dessa forma, a exclusividade deste livro não está na discussão do problema do sofrimento, mas sim na soberania de Deus, com quem devemos nos relacionar corretamente. Tanto aqueles que sofrem quanto aqueles que não sofrem devem humildemente confiar na graça e soberania de Deus.

 

Ponto de reflexão

Todos teremos que enfrentar o grande tema que é o mistério inescrutável do sofrimento, a menos que afastemos nosso olhar do mundo em que vivemos ou que felizmente escondemos nossas cabeças na areia. Muitas vezes recebemos perguntas curiosas das pessoas: Por que Deus permitiu isso? Onde estava Deus em tudo isso? A fé em Deus pode existir mesmo após tsunamis, terremotos e furacões que tiram a vida de milhares de pessoas?

Como respondemos?

 

Soberania de Deus

Este livro enfatiza a onipotência e soberania de Deus. Por exemplo, todos os personagens do livro usam o divino nome hebraico Shaddai, que geralmente é traduzido como “Todo-Poderoso”.

  • Elifaz, o Temanite, aponta o Todo-Poderoso como aquele que controla o destino do mundo (5:17-20) independentemente da humanidade (22:2-3).
  • Bildade, a Suhita, afirma que o Todo-Poderoso é apenas (8:3-4) e soberano em governar todo o universo.
  • Zofar, o Naamatita, descreve as maneiras pelas quais o Todo-Poderoso está além da compreensão humana (11:7-10)

O Deus Todo-Poderoso não é obrigado a abençoar aqueles que o obedecem. Todas as suas ações são baseadas na natureza de Sua graça e vontade.

 

A doutrina da retribuição

A doutrina da retribuição estabelece uma recompensa que é recebida ou entregue correspondente a uma ação. Por exemplo, as boas ações de um homem resultam em bênçãos temporais e materiais. O erro resulta em punições de um nível ou de outro.

Nos profetas, a ideia está sempre associada ao julgamento de Deus (Isaías 34:8; Jeremias 51:56). O mesmo significado permanece no Novo Testamento. A corrupção dos homens determina a punição justa de Deus (Romanos 1:27; 2 Tessalonicenses 1:8).

A tese central dos três amigos no Livro do Trabalho é a doutrina da retribuição. Eles concluem que Jó sofre muito porque pecou muito. O próprio Jó é vítima do mesmo raciocínio porque acha difícil descobrir a razão de seus sofrimentos. Um erro leva a outro quando você contempla a injustiça de sua punição. O raciocínio silogístico dos três amigos é o seguinte:

  • Todo sofrimento é resultado de punição pelo pecado.
  • O trabalho está sofrendo.
  • Portanto, Jó é um pecador.

A ênfase na soberania de Deus refuta o argumento simplista da retribuição divina de que há uma conexão automática entre a espiritualidade e a prosperidade de uma pessoa na Terra. Essa foi a base das acusações de “o satanás” no prólogo onde ele diz que Jó serve a Deus apenas para seu benefício pessoal (1:9-11). É também a base para o advogado Elifaz e Bildade darjob. Ambos alegaram que o sofrimento de Jó era devido a um pecado escondido em sua vida, pois Deus certamente não puniria uma pessoa justa (4:7-11; 8:11-22; 18:5-21). Mas a resposta de Deus a Jó nega essa falsa crença (38:1-39:30).

Nesse sentido, o Livro de Jó mostra que Deus não se limita à teologia preconcebida de alguém. Ele é o criador supremo e benevolente que determina o curso do universo de acordo com seus planos. Como Jó, devemos aprender a submeter-nos ao Deus Todo-Poderoso e aceitar pela fé que Ele tem um bom plano para nós.

O tema do infortúnio dos ímpios é regularmente manifestado nos discursos dos três amigos. Aqui estão alguns exemplos:

Elifaz, o Tema Pequeno
Discurso 1 Trabalho 4:7 “Pense agora: que inocente está perdido? Onde os retos estão destruídos?
Discurso 2 Trabalho 15:34 “Para o encontro dos ímpios será devastado, e o fogo consumirá a casa daquele que suborna.”
Discurso 3 Trabalho 22:9-10 para as viúvas que você mandou vazia e quebrou os braços dos órfãos! É por isso que você está cercado de laços e você está perturbado com um susto repentino,”
Bildade, a Suhita
Discurso 1 Trabalho 8:4 “Se seus filhos pecaram contra ele, ele os fez suportar seu pecado.”
Discurso 2 Trabalho 18:5 “Certamente a luz dos ímpios é apagada, e a chama de seu fogo não brilhará.”
Zofar, a naamatita
Discurso 1 Trabalho 11:14-16 “Se houver alguma iniquidade em suas mãos, mas você a afastar de ti, e não consentir que a injustiça possa habitar em sua casa, então você levantará seu rosto limpo de mancha, você será forte, e você não temerá nada. Você vai esquecer a sua miséria, ou você vai se lembrar dela a partir das águas que passaram.
Discurso 2 Jó 20:14 “Sua comida será corrompida em suas entranhas e será veneno de aspidas dentro dele.”

O que observamos dessa forma de raciocínio é o imediatismo do julgamento. Elifaz e Bildade referem-se explicitamente aos eventos decorrentes da vida de Jó como a consequência inevitável de seus pecados. É a mesma coisa com Zofar no uso da metáfora da comida. É um julgamento imediato sobre Jó comparado com o tempo para digerir uma refeição.

Os principais erros da doutrina da retribuição são:

  • Reconheça que existem outras fontes de sofrimento, bem como retribuição.
  • Reconheça que a sentença de Deus de ser inocente ou culpado não é necessariamente conhecida por nós.
  • Reconheça que o julgamento de Deus é plenamente cumprido em Seu tempo.

Mas isso nos deixa com a pergunta: Por que os três amigos aderem a essa doutrina? Descobrimos na cronologia do relato de Jó uma explicação intrigante como sugerido na seção anterior: “A Lição Espiritual da Genealogia”.