A Importância da Igreja na Vida do Crente

Não há dúvida de que, em certo sentido, a vida cristã é uma coisa muito pessoal. O Senhor Jesus Cristo disse:

“Se algum homem vier atrás de mim, negue a si mesmo, e pegue sua cruz, e me siga.” (Marcos 8:34).

Paulo disse que

«… cada um deve carregar seu próprio fardo” (Gálatas 6:5).

Precisamos desenvolver uma relação pessoal com nosso Pai celestial. No entanto, nosso chamado supremo é imitar Deus – ser como ele:

“Sejam, portanto, imitadores de Deus, como crianças amadas” (Efésios 5:1).

Deus manifesta seu caráter amoroso nos amando, e por isso quer que o imitemos amando os outros. Este estudo propõe responder algumas perguntas sobre isso: Basta ser gentil com os outros em geral, ou é necessário ser membro de uma igreja? Porque? Não podemos ser gentis adorando Deus em particular, e assim cumprindo nosso dever cristão? (Algumas pessoas afirmam que se sentem mais próximas de Deus no campo, ou em sua própria casa, do que em uma igreja.) Mas se vamos ser membros de uma igreja, é importante para qual igreja pertencemos, ou pode ser o que pensamos?

Sempre foi o propósito de Deus para seus seguidores se reunirem. Os judeus, o primeiro povo de Deus, foram chamados a separar-se do mundo, porque eram um povo muito especial para eles:

“Mas o Senhor o levou, e o tirou da fornalha de ferro, do Egito, para que vocês possam ser o povo de sua herança…” (Deuteronômio 4:20)

E

«O Senhor declarou hoje que você é o seu povo, de sua posse exclusiva, como Ele lhe prometeu…” (Deuteronômio 26:18).

Falando aos judeus nos tempos do Novo Testamento, Estevão disse que eles formaram uma “congregação no deserto” (Atos 7:38), ou seja, uma assembléia ou igreja (a palavra é a mesma no texto original). Portanto, não era tanto que todos tinham uma relação individual com Deus, mas sim que eles eram chamados a adorar a Deus de forma coletiva.

Na verdade, toda a vida dos israelitas girava em torno das festas e assembléias da nação. Ao longo de cada ano, eles celebravam várias festas, estabelecidas pelo próprio Deus, para lembrar sua relação com ele. Mas essas celebrações ou sacrifícios nunca foram feitos individualmente: eram ocasiões para se encontrar com outros crentes. O banquete da Páscoa é um bom exemplo. A Páscoa foi a festa mais importante do calendário religioso dos israelitas, como um lembrete de seu resgate do Egito e do início de sua relação com Deus como nação. Êxodo 12 conta como eles celebraram a primeira Páscoa, e como eles tiveram que continuar a observá-la nas gerações futuras.

“Fale para toda a congregação de Israel, dizendo: No décimo deste mês, cada um leva um cordeiro de acordo com as famílias dos pais, um cordeiro por família. Mas se a família é tão pequena que não basta comer o cordeiro, então ele e seu vizinho próximo à sua casa levarão um de acordo com o número de pessoas…”» (Êxodo 12:3,4)

Toda a congregação teve que cumprir essa festa, e com cerca de trinta ou quarenta pessoas juntas em uma casa (pessoas suficientes para comer um cordeiro inteiro). Há outros aspectos importantes deste festival que veremos mais tarde neste estudo. Mas, por enquanto, vamos notar que a festa da Páscoa, ou “de pães sem fermento”, era celebrada todos os anos, juntamente com outras em Israel a partir desse momento, e também duas outras festas de suma importância para a vida espiritual da nação. Deuteronômio 16:16 nos diz:

“Três vezes por ano cada homem seu deve aparecer diante do Senhor seu Deus no lugar que ele escolher: na solene festa do pão sem fermento, e na solene festa das semanas, e na solene festa dos tabernáculos.”

Notemos também que as três festas tiveram que ser celebradas “no lugar que ele escolher”: ou seja, não cada uma em sua própria casa, mas no lugar que Deus ia escolher, que ao longo do tempo se revelou jerusalém. Vamos notar também que essas festividades duraram uma semana inteira. Não era só sobre deixar o trabalho e a vida normal por apenas uma tarde ou algo assim. Teria sido muito fácil pensar que eles não tinham os recursos para dedicar tanto tempo à adoração de Deus e que era muito difícil e inconveniente. Cada pessoa tinha que agir na fé; fé de que Deus continuaria a fornecer-lhe tudo o que ele precisava para que ele pudesse dedicar-se ao banquete como ordenado. Vemos que a fé pessoal de cada indivíduo tinha que encorajá-lo a cumprir o mandamento de Deus, se juntando aos outros crentes da nação de Israel.

Quando chegamos ao Novo Testamento, encontramos os mesmos princípios sobre a necessidade de nos reunirmos. O Senhor Jesus é o primeiro exemplo disso. Ele não tentou fazer o seu dever para com Deus por conta própria, embora talvez tivesse sido mais fácil concentrar-se apenas em si mesmo. Ele escolheu doze discípulos para acompanhá-lo o tempo todo, reunindo pessoas muito diferentes umas das outras e com algumas fraquezas. Sabemos que alguns eram pescadores, outros funcionários do governo, ativistas políticos e até um ladrão. Mas Jesus os reuniu para que pudessem estar com ele. Após sua ascensão, encontramos esses discípulos no Ato 1, imitando seu exemplo, congestionando e assim estabelecendo a igreja.

“Todos estes perseveraram unanimemente em oração e oração, com as mulheres, e com Maria, a mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (Atos 1:14).

No dia de Pentecostes é novamente dito que eles “foram todos unânimes juntos” (Atos 2:1), quando receberam os presentes do Espírito Santo e três mil pessoas foram batizadas. Depois deste feliz dia, Atos 2:42 diz:

“E eles perseveraram na doutrina dos apóstolos, em comunhão uns com os outros, na quebra do pão, e nas orações.”

As quatro coisas mencionadas aqui devem ser a base da vida de cada seguidor do Senhor Jesus. Vamos notar que duas dessas coisas são atividades que só podem ser feitas em conjunto com outras pessoas: a comunhão entre si e a separação do pão. Além disso, é bem possível que a doutrina dos apóstolos, ou seja, o ensino das crenças fundamentais da igreja e das orações, também tenha sido feita quando todos os crentes se encontraram.

Ao examinarmos a história da igreja do primeiro século através do livro de Atos, descobrimos que os tentals, mas em suas atitudes e práticas, para que pudessem permanecer um único povo para seu nome. Por que se preocupar com tudo isso, se não era necessário para os membros da igreja?

E assim, enquanto continuamos a ler o livro de Atos, imaginamos uma imagem de uma comunidade de crentes que seguiam as crenças e práticas da primeira igreja em Jerusalém, reunindo-se para estabelecer pequenas congregações em cada cidade onde o evangelho era pregado. Atos 20:7 nos diz que era costume dos discípulos se reunirem “no primeiro dia da semana. para quebrar o pão ” – isto é, lembrar o sacrifício do Senhor através da quebra do pão, como ele havia ordenado. Escrevendo para os corintianos, Paulo também se refere a essa ideia, dizendo-lhes que eles tinham que recolher todos os “primeiros dias da semana” — provavelmente quando se encontraram para a quebra do pão (1 Coríntios 16:2). A maioria das cartas do Novo Testamento são escritas para as diferentes congregações, dando-lhes conselhos sobre as questões práticas da igreja, lembrando-as da necessidade de manter a doutrina correta e instando-as a manter a unidade do corpo. Não há dúvida, portanto, de que fazer parte da igreja que mantém as doutrinas dos apóstolos, e participa ativamente dela, é uma exigência para todos os cristãos. Mas podemos nos perguntar, por quê?

Voltemos ao Antigo Testamento, e ao chamado dos judeus para ser a “congregação” ou igreja do Senhor (Estevão em Atos 7:38). O propósito de chamá-los e trazê-los para fora do Egito para serem seu povo é explicado em Êxodo 19:6:

«… você será um reino de sacerdotes para mim, e povo santo.

Padres são pessoas com a responsabilidade de ensinar aos outros sobre Deus. Em seguida, um “reino de sacerdotes” é um reino que instrui as outras nações sobre ele, mantendo seus mandamentos e caminhando em seus caminhos.

“O Senhor confirmará a vocês pelo seu santo povo, como ele jurou a vocês, quando vos mantiverem os mandamentos do Senhor teu Deus, e caminharão em seus caminhos. E eles verão todos os povos da terra que o nome do Senhor é invocado sobre você, e temer-te” (Deuteronômio 28:9-10).

Em sua primeira carta às igrejas, Pedro disse que a verdadeira igreja do Senhor Jesus Cristo havia agora herdado essa responsabilidade:

“Mas vocês são uma linhagem escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo adquirido por Deus, que vocês possam anunciar as virtudes daquele que o chamou da escuridão para sua luz admirável…” (1 Pedro 2:9)

. Então, uma das principais razões pelas quais Deus quer que estejamos juntos em uma igreja é porque podemos pregar aos outros de uma forma muito mais eficaz. O Senhor Jesus Cristo descreve as igrejas como “castiçais”: a partir delas emanaram a verdade do evangelho e elas devem brilhar por sua doutrina correta e amor entre seus membros, para que a igreja se torne uma lâmpada para testemunhar e pregar para todo o mundo. O Senhor Jesus Cristo também disse isso aos seus discípulos:

“Neste todos saberão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor uns pelos outros” (João 13:35).

Outra razão pela qual é necessário que os crentes se reúnam, encontramos quando estudamos a Páscoa e as outras festas de Israel. Deus ordenou:

“Você vai manter isso por estatuto para você e para seus filhos para sempre.” (Êxodo 12:24).

A passagem continua dizendo que eles tinham a responsabilidade de ensinar seus filhos exatamente o que a Páscoa significava, para que a próxima geração aprendesse a servir a Deus igualmente. A importância de ensinar nossos filhos “diligentemente” é um comando muito claro em toda a lei de Moisés. Essa responsabilidade começa em nossas próprias casas, mas como a igreja é a família espiritual, também é de suma importância que a instrução dos jovens continue dentro dela, para que o verdadeiro evangelho não se perca quando transmitido de geração em geração. Paulo repete essa idéia quando escreve para Timóteo, dizendo:

“O que você ouviu de mim diante de muitas testemunhas, este sileto homens fiéis que são adequados para ensinar os outros também” (2 Timóteo 2:2).

Então, uma das funções vitais da igreja é que a verdade continua a se comunicar de uma pessoa para outra, e de uma geração para outra.

Finalmente, outra função da igreja é o desenvolvimento espiritual (e às vezes apoio material) de cada membro. Os verdadeiros crentes são filhos e filhas de Deus, e por isso são irmãos e irmãs em Cristo (Colossenses 1:2; Hebreus 2:11; 1 João 3:2). Isto é o que o nome “Cristadelfiano” significa. Portanto, os Cristadelfianos usam os títulos “irmão” ou “irmã” com cuidado: não chamamos ninguém , mesmo aqueles que afirmam ser “cristãos”, mas apenas outros cristadelfianos, ou seja, outras pessoas que compartilham conosco a mesma fé e crenças. Temos companheirismo, que significa “compartilhar”. Paulo diz

“Então vocês não são mais estranhos ou iniciantes, mas concidadãos dos santos, e membros da família de Deus, construídos sobre a fundação dos apóstolos e profetas, sendo a pedra principal do ângulo do próprio Jesus Cristo, em que todo o edifício, bem coordenado, cresce para ser um templo sagrado no Senhor; em quem você também está juntos edificado à morada de Deus no Espírito.” (Efésios 2:19-22).

Assim como os israelitas foram separados das nações ao seu redor para Deus, para se tornar um “reino de sacerdotes” e para proclamar seu nome, então também neste tempo os verdadeiros crentes devem separar-se do mundo ao seu redor, a fim de se tornarem “membros da família de Deus”. A família espiritual da igreja torna-se a principal responsabilidade do crente. E assim como os israelitas tiveram que fazer sacrifícios em seu tempo e usar alguns de seus recursos para servir a Deus junto com outros crentes, nós também devemos estar dispostos a servi-lo da mesma maneira.

Cada membro deve ser uma pedra no prédio da igreja, assumindo a responsabilidade e apoiando outros membros. “Suportar os fardos uns dos outros, e assim cumprir a lei de Cristo”, diz Paulo em Gálatas 6:2. Todos os crentes devem procurar oportunidades para servir a igreja, e não apenas olhar para o que eles podem tirar dela. Paulo ainda está em Gálatas 6 dizendo:

“Então, como temos uma chance, vamos fazer o bem a todos, e principalmente aos da família de fé.” (v.10).

Só uma pessoa arrogante pensa que não tem nada a aprender ou receber dos outros membros da igreja, e apenas uma pessoa enganada ou imprudente pensa que não tem nada para dar. Em 1 Coríntios 12, Paulo descreve a igreja como um corpo, e todos os membros como partes deste corpo, com Jesus Cristo como a cabeça. O Apóstolo explica que assim como cada parte do corpo é necessária por uma razão ou outra, por isso também dentro da igreja cada membro é necessário, deve ser valorizado e deve desempenhar o papel que corresponde a ele. Ele nos lembra que é Deus quem escolhe os membros, e não nós:

“mas Deus ordenou o corpo. para que não haja discordância no corpo, mas que todos os membros cuidem uns dos outros.” (v.24-25).

Assim como em uma família física, então na família espiritual, os membros têm a responsabilidade de cuidar uns dos outros. Quando o Senhor Jesus Cristo orou, “… para que todos possam ser um; Como você, ó pai, em mim, e eu em ti… » (João 17:21), ele estava pensando em uma relação próxima e amorosa entre seu Pai, ele mesmo, e seus discípulos. Hebreus 10:24-25 diz:

“E vamos considerar uns aos outros para nos encorajar a amar e boas ações; não parando para se reunir, como alguns têm como hábito, mas nos exortando…”

Efésios 4:15-16 resume tudo isso assim:

«… seguindo a verdade no amor, vamos crescer em tudo o que é a cabeça, ou seja, Cristo, de quem todo o corpo, bem concertado e unido uns com os outros por todas as articulações que ajudam uns aos outros, de acordo com a atividade de cada membro, recebe seu crescimento para ser construído no amor.”

Cada membro deve promover a unidade do edifício, submetendo sua vontade à dos outros membros em um espírito de humildade. O desenvolvimento dessa atitude faz parte da disciplina e construção do caráter que ocorre no crente quando ele é um membro ativo de uma igreja. Se estivéssemos sozinhos, poderíamos fazer as coisas exatamente como gostaríamos, mas somente dentro da igreja podemos aprender a virtude essencial da humilde submissão. Nossos irmãos e irmãs em Cristo não são necessariamente as pessoas que teríamos escolhido para sermos nossos amigos. Através de nossa adesão e participação na igreja, nosso Pai celestial nos ensina a necessidade de conviver com pessoas que parecem difíceis para nós, e assim desenvolver as características do próprio Deus, paciência, amor e misericórdia. João explica este conceito em palavras muito fortes:

“Se algum homem diz, eu amo Deus, e ele odeia seu irmão, ele é um mentiroso. Para aquele que não ama seu irmão a quem viu, como pode amar a Deus a quem você não viu? E temos este mandamento dele: Aquele que ama a Deus, ama seu irmão também” (1 João 4:20-21).

Também diz:

“Neste temos conhecido o amor, em que ele colocou sua vida por nós; Nós também devemos colocar nossas vidas por nossos irmãos” (1 João 3:16).

Portanto, quando estamos em comunhão com nossos irmãos e irmãs em Cristo, pertencemos não apenas à igreja cristã mais próxima, mas a uma comunidade mundial. Membros isolados também devem ser afiliados a uma igreja e podem praticar sua comunhão por cartas, telefonemas ou e-mail. Todos nós podemos tentar aprender sobre o bem-estar de outros irmãos ao redor do mundo, e tentar conhecer melhor nossos irmãos, frequentando uma escola bíblica ou entrando em contato conosco de uma forma ou de outra. Em tudo o que ele faz, todo verdadeiro crente tem a responsabilidade de andar

“como é digno da vocação com a qual víamos, com toda humildade e mansidão, pacientemente apoiando uns aos outros no amor, solícita em manter a unidade do Espírito no vínculo de paz; um corpo, e um Espírito, como você também foi chamado na mesma esperança de sua vocação; um Senhor, uma fé, um batismo, um Deus e Pai de todos, que está acima de tudo, e para todos, e em todos” (Efésios 4:1-6).

Sally Jefferies