Capítulo 2 – Natureza Humana: Essencialmente Mortal

Introdução

O estudante da Bíblia descobrirá que o cristianismo não é tão depravado quanto na crença comum sobre a natureza do homem. Vamos perguntar o que a Bíblia ensina sobre o assunto, e à medida que obtemos a resposta, descobriremos que ela está em harmonia com a resposta da natureza, outra grande testemunha de Deus. Nosso argumento pode dar a impressão de ter tendências irreligiosas, mas temos certeza de que tal impressão desaparecerá das mentes daqueles que podem distinguir entre capricho intelectual e convicção fervorosa sustentada por razões lógicas definidas. A proposição que manteremos (e pediremos sua cuidadosa consideração das evidências que a sustentam) parecerá surpreendente em um primeiro momento: A doutrina da imortalidade da alma é uma falsa doutrina, que impede o crente de entender a verdade sobre a obra e o ensino de Cristo.

Primeiro consideremos a teoria universal da natureza humana. Esta teoria ensina que o homem é essencialmente um ser espiritual, imaterial e imortal, que vive dentro de um corpo material dotado dos órgãos necessários para a manifestação de seu “I” interior, invisível e indestrutível. O corpo físico não é considerado essencial para a identidade ou existência do homem. Entende-se que seu “eu” próprio subsiste sobre a entidade intangível ou centelha divina chamada alma ou espírito. Os membros que compõem o corpo são considerados como coisas que o homem usa da mesma forma que um mecânico usa suas ferramentas: são as agências externas pelas quais os mandatos do “homem interior” são executados. Qualidades mentais, como razão, sentimento e humor, são consideradas como os atributos da “essência” espiritual que deveria constituir o homem. Admite-se, é claro, que o corpo é materialmente derivado da “poeira da terra”, mas acredita-se que a “essência” veio do próprio Deus, que na verdade é uma parte da própria Divindade, uma faísca ou partícula que se desvinculou da natureza divina e que tem inteligência e existência independentes do organismo corpóreo com o qual está associada. De acordo com essa crença, a morte é considerada não afetando a existência do homem. É simplesmente considerado como a destruição do organismo material, que liberta o homem imortal e intangível da escravidão deste “envelope mortal”, e despojado dele, é levado para as regiões espirituais, para a felicidade eterna ou a miséria, como suas ações no corpo têm sido.

Agora, em oposição a essa crença, mostraremos que, de acordo com as escrituras, o homem é desprovido de imortalidade em todos os sentidos; que ele é uma criatura de substância organizada que sobrevive pelo poder vital de Deus, que ele compartilha com todas as criaturas vivas sob o sol; que esta vida só é apreciada por um breve período de cerca de setenta anos ou mais, no final do qual a entrega ao Único de quem ele a recebeu; e o homem volta ao pó, de onde ele veio originalmente, e desde então deixa de existir. Tal afirmação pode parecer surpreendente para a suscetibilidade religiosa comum, mas requer uma investigação. Nossa tarefa é examinar as evidências bíblicas.

O que diz a Bíblia?

Quando nos voltamos para as escrituras, cuja voz é mais pesada do que as deduções falíveis da filosofia, o que encontramos? Encontramos uma completa concordância com os fatos naturais do caso. Primeiro, e o mais surpreendente de todos (como vai parecer para aqueles que pensam que a Bíblia ensina a imortalidade da alma), é o fato de que essas frases comuns que são usadas para expressar a doutrina popular não estão em lugar nenhum na Bíblia. Termos como “alma eterna”, “alma imortal”, “imortalidade da alma”, tantas vezes encontradas nos lábios de mestres religiosos, são expressões não encontradas em todas as Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse. Qualquer um será rapidamente convencido sobre este ponto, recorrendo a uma concordância bíblica, se não estiver familiarizado com as escrituras. Como devemos explicar esse fato? Todos os ensinamentos essenciais das Escrituras são claros, inequívocos e enfaticamente. A existência de Deus e seu poder criativo; seus propósitos em relação ao futuro; a bagunça de Jesus Cristo; o objetivo de sua missão na Terra; a doutrina da ressurreição; todos eles são apresentados tão claramente quanto a linguagem pode expressá-los; mas da doutrina da imortalidade da alma não há a menor menção. Este fato é reconhecido por teólogos eminentes, mas não parece sugerir a eles que tal doutrina é fictícia. Eles argumentam o contrário e afirmam (ou pelo menos sugerem) que a razão pela qual a Bíblia ignora a doutrina da imortalidade humana é porque é tão claro que ela não precisa ser enunciada. Essa conclusão deixa muito a desejar. Seria muito mais apropriado sugerir que o silêncio das escrituras sobre o assunto tem um significado precisamente oposto. Se quisermos acreditar na imortalidade da alma sem evidência bíblica, baseada em uma simples suposição de que ela é entendida, não poderíamos sustentar da mesma forma qualquer doutrina pela qual temos simpatia? Não faria mais sentido duvidar de uma doutrina não ensinada por Deus, e submetê-la ao exame mais rigoroso? Essa é a visão adotada neste trabalho; e descobriremos que o processo resultará no colapso completo da doutrina. A Bíblia não é silenciosa sobre o problema, embora não diga nada sobre a imortalidade da alma. Fornece evidências claras e conclusivas da mortalidade total do homem.

No entanto, alguns podem não estar convencidos de que a doutrina da imortalidade da alma não é mencionada nas Escrituras Sagradas. Recordando o uso constante da palavra “alma”, eles podem estar dispostos a considerar que a imortalidade dela é aprovada e apoiada de uma forma que torna sua enunciação formal desnecessária. Para o benefício de tais propósitos, é apropriado considerar o uso nas escrituras da palavra “alma”, a fim de descobrir seu significado.

A palavra “alma” é a tradução para o espanhol da palavra hebraica néfesh (no Antigo Testamento) ou a palavra grega psique (no Novo Testamento). Em seu sentido original, “alma” significa simplesmente uma criatura que respira, seja homem ou besta, sem qualquer referência à sua natureza ou à duração de sua existência. Este fato é notavelmente ilustrado na tradução adotada por nossos tradutores nos primeiros capítulos de Gênesis, onde ambas as bestas (Gênesis 1:20, 21, 24) e o próprio Adão (Gênesis 2:7) são chamadas de “seres vivos” (em hebraico néfesh jayá, ou seja, “almas vivas”: ver 1 Coríntios 15:45). O termo néfesh, “alma”, é usado para expressar várias idéias que têm como significado fundamental a ação de respirar para viver. Aplica-se às pessoas no seguinte exemplo:

“Abrão, portanto, levou Sarai sua esposa, e Lot o filho de seu irmão, e todos os seus bens que ele tinha ganho, e as pessoas [hebraico néfesh “as almas”] que haviam adquirido em Haran; e saiu para ir para a terra de Canaã. (Gênesis 12:5)

Em outro caso típico, aplica-se aos animais:

“Aquele que fere um animal [néfesh] deve restaurá-lo, animal [néfesh] por animal [néfesh].” (Levítico 24:18)

A mesma palavra também é usada para representar os pensamentos, o humor ou a própria vida de uma pessoa. A alma pode estar faminta (Provérbios 19:15), jejum (Salmo 35:13), ser satisfeita com comida (Provérbios 13:25), ser estrangulada (Trabalho 7:15), descer até o túmulo (Jó 33:18, 22, 28, 30), onde permanece em silêncio (Salmo 94:17), e levantar-se do túmulo (Salmo 30:3). Nunca é descrito como algo imortal ou imaterial. A palavra original ocorre no Antigo Testamento cerca de 700 vezes e no Novo Testamento cerca de 180 vezes; e entre toda a diversidade de formas que traduz, é impossível descobrir algo que se aproxime da crença popular. Traduz-se como “alma” 416 vezes, como “pessoa” ou “vida” outros, e também como “animal”, “coração”, “encorajar”, “alguns”, “ser” “corpo”, “corpo”, “desejo”, “vontade”, “apetite”. Sob nenhuma circunstância se diz que é imortal, mas de outra forma. Ele não é apenas retratado como capaz de morrer, mas como sujeito à morte por natureza. O salmista declara no Salmo 22:29 que o homem “não pode manter a vida à sua própria alma”, e no versículo 20 do mesmo salmo, ele suplica ao Senhor, dizendo: “Liberte minha alma da espada”. No Salmo 56:13 Davi agradece a Deus, dizendo: “Porque você libertou minha alma da morte.” Finalmente, Ezequiel 18:4 declara: “A alma que pecador, ela morrerá.”

Devemos levar em conta outra diferença entre o ensino bíblico e a opinião popular. Todos sabemos o valor atribuído à suposta alma imortal. Muitas vezes ouvimos exclamar: “Oh, como uma alma humana é preciosa! Inúmeros mundos não podem ser comparados a você! Mas não encontramos nada disso nas escrituras; a opinião bíblica é totalmente oposta. Por exemplo, Santiago diz:

“Qual é a sua vida? É certamente névoa que aparece por um tempo, e depois desaparece. (Tiago 4:14)

E o salmista declara:

“Ó Senhor, o que é o homem, que tu pode pensar dele, ou o filho do homem, que tu pode-se considerá-lo? O homem é como a vaidade; seus dias são como a sombra que passa. (Salmo 144:3, 4)
“Porque ele sabe a nossa condição; lembra que somos pó. Homem, como a grama são seus dias; floresce como a flor do campo, que passou o vento através dele, e pereceu, e seu lugar não vai mais conhecê-lo. (Salmos 103: 14-16)

E o mais expressivo de todos, Isaías afirma:

“Eis que as nações são como a gota d’água caindo do balde, e como a poeira na balança é muitas vezes estimada para você. Como nada são todas as nações antes dele; e, em comparação, eles serão estimados em menos de nada, e o que não é. ” (Isaías 40:15, 17)

Há apenas uma passagem que parece um pouco diferente disso, que é o seguinte:

“Para que o homem vai tirar vantagem se ele vai ganhar todo o mundo, e perder sua alma? Ou que recompensa o homem vai dar por sua alma? (Marcos 8:36, 37)

Esta passagem é frequentemente citada na justificativa do sentimento popular; mas em breve será constatado que as palavras não descrevem o valor absoluto da vida do homem, mas simplesmente o valor que ele tem para o próprio homem. Eles expressam o princípio de que um homem que sacrifica sua vida para obter algo que, quando ele morre, não pode possuir ou desfrutar, comete a maior loucura. Alguém insistirá que a passagem citada se refira à “alma imortal” da crença popular? Deve-se então lembrar que a mesma palavra grega i psyche que nesta passagem traduz “alma”, no verso anterior traduz “vida”, de modo que se a traduzíssemos “alma imortal” notaria imediatamente o absurdo:

“Para quem salvar sua alma imortal deve perdê-la, e quem perder sua alma imortal por minha causa e do evangelho deve salvá-la.” (Marcos 8:35)

Que paradoxo terrível isso representaria para as pessoas que cantam a doutrina tradicional. Mas como entendemos a palavra “alma” de acordo com o significado dado nas escrituras, perceberemos a beleza da ideia e a preciosidade da promessa. Aquele que estiver disposto a sacrificar sua vida neste século em vez de negar a Cristo e rejeitar sua verdade será recompensado com uma vida mais preciosa na ressurreição; Mas aquele que renunciar à verdade para proteger seus pequenos interesses mortais será excluído das bênçãos da vida que está por vir.

A raiz de tudo está em Gênesis, onde nos é fornecido um relato da criação do homem. Os termos aqui utilizados não concordam em nada com a crença popular, mas concordam plenamente com o conceito estabelecido neste estudo:

«Então o Senhor Deus formou o homem a partir do pó da terra, e soprou em seu sopro de nariz da vida, e o homem era um vivo [hebraico néfesh” “alma”. (Gênesis 2:7)

Aqui nos disseram que Adam foi feito da poeira, e o que acabou foi ser chamado de homem. “Mas”, diz um oponente, “isso só se refere ao seu corpo.” Podemos dizer que se refere a tudo o que imaginamos. Esse tipo de afirmação não vale nada. Não há nada nesta passagem ou qualquer outra escritura que indique a distinção popular entre o homem e seu corpo. A organização corpórea é chamada aqui de homem. Claro, ele não tinha vida antes da inspiração do sopro da vida; no entanto, ele era um homem. A vida foi adicionada para dar ao homem a existência viva. A vida não era o homem; era algo fora dele, vindo de uma fonte divina e instilado no maravilhoso mecanismo preparado para recebê-lo. “Ele respirava o sopro da vida em seu nariz, e o homem era um ser vivo [alma].” Este versículo é frequentemente citado para testar a doutrina comum; ou melhor, uma alma viva é geralmente mal citada, porque uma alma viva é geralmente interpretada “e respirada dentro dela”; mas na verdade afirma o contrário. O que se tornou uma “alma viva”? Bem, sendo em forma de poeira. Portanto, se o uso da frase “alma viva” prova a imortalidade e a imaterialidade de alguma parte da natureza humana, tal prova se refere ao corpo, porque foi isso que se tornou uma “alma viva”. Mas, claro, isso seria absurdo. A ideia expressa na passagem com a quais estamos lidando é simples e racional, ou seja, que ser antes inanimado era feito um ser vivo ou alma quando recebia vitalidade. Mas ele não recebeu nenhuma imortalidade, pois embora tenha se tornado uma alma viva, não se diz que ele se tornou um ser “eterno” ou “imortal”; embora ele certamente teria continuado a viver se o pecado não tivesse trazido a morte.

Mas, com tudo o que Adão poderia ter sido em sua constituição original, o decreto foi promulgado que ele deixou de ser; para retornar ao estado de não-existência do qual ele havia emergido através de um poder criativo; morrer. E esta é a maior refutação que poderia ser avançada sobre a imortalidade do homem. Adão foi informado de que no dia em que comeu da árvore proibida, ele certamente morreria (Gênesis 2:17). Qualquer dúvida quanto ao significado deste julgamento é esclarecida pelos termos em que foi feito quando o homem desobedeceu:

“Por quanto… Você comeu da árvore que eu te mandei dizendo: “Você não comerei dela.” Com o suor do teu rosto você comerás o pão até que você retorne à terra, pois a partir dele você foi tomado; para você é pó, e para a poeira você vai voltar. (Gênesis 3:17-19)

Dizer que esta frase se refere apenas ao corpo do homem e que não afeta sua existência pessoal, é brincar com as palavras. A personalidade a que essas palavras são dirigidas é obviamente inseparável do corpo do homem: “Poeira que você é.” O que poderia ser mais enfático? “Para a poeira você vai voltar.” Estas palavras provam conclusivamente que é a personalidade do homem, ou em qualquer caso sua base indispensável, que passa pela dissolução. Abraão expressa o seguinte ponto de vista:

“Eis que agora que comecei a falar com meu Senhor, embora eu seja pó e cinzas.” (Gênesis 18:27)

Este é o conceito de Abraão de si mesmo; alguns de seus amigos modernos teria corrigido: “Padre Abraão, você está errado; você não é poeira e cinzas, mas apenas seu corpo. No entanto, a simples crença de Abraão é mais confiável do que “a sabedoria [filosófica] deste mundo”, que Paulo descreve como “tolice de Deus” (1 Coríntios 3:19).

Paulo apoia Abraão, dizendo de seu conceito de si mesmo: “E eu sei que em mim, isto é, em minha carne, o bem não habita” (Romanos 7:18), e nos diz em geral: “Que nenhum homem o engane através de filosofias e sutilezas ocas” (Colossianos 2:8), contra os quais devemos nos manter de forma especial neste assunto. James 1:9, 10 acrescenta este testemunho:

“O irmão que é de condição humilde, glorificar em sua exaltação; Mas aquele que é rico, em sua humilhação; porque ele vai passar como a flor da grama.

Isto é como uma reiteração das palavras de Jó 14:1, 2:

“O homem nascido de uma mulher, com poucos dias, e a pousem de sinsabores, sai como uma flor e é cortado, e foge como a sombra e não permanece.”

Então vêm as palavras de Salomão, o mais sábio dos homens:

“Eu disse em meu coração, é assim, por causa dos filhos dos homens, que Deus pode prová-los, e que eles podem ver que eles mesmos são como bestas. Para o que acontece com os filhos dos homens, e o que acontece com os animais, o mesmo evento é: como eles morrem, assim como os outros morrem, e a mesma respiração tem tudo; nem o homem tem mais do que a besta; porque é tudo vaidade. Tudo vai para um lugar; tudo é feito de poeira, e tudo vai voltar para o mesmo pó. (Eclesiastes 3:18-20)

Uma pessoa que acredita na imortalidade da alma está impaciente com a declaração de que “nem tem o homem mais do que a besta”. No início, ele imagina que vem de uma caneta menos autoritária do que salomão; ele descreve-o como detestável; no entanto, está lá na própria Bíblia, com ênfase inequívoca, como uma condenação abrangente do dogma lisonjeiro que exalta a natureza humana para combiná-la com a Divindade.

Conclusão

Desta forma, as escrituras se combinam com a Natureza para declarar que o homem é uma criatura frágil e mortal, que embora ele tenha a imagem de Deus e se destaque entre as criaturas por seu poder intelectual e pela grandeza de sua natureza moral, mas se desdobra sob uma maldição que o precipita a um fim designado na tumba.

É de extrema importância que essa verdade seja reconhecida. É impossível discernir o plano da verdade bíblica desde que haja um erro fundamental sobre a natureza do homem. Será constatado que a doutrina da imortalidade da alma é o grande erro do século, a imensa decepção que se espalhou sobre todo o povo como um véu, o grande obstáculo para o progresso do verdadeiro cristianismo. Na verdade, as palavras não podem descrever adequadamente o dano que esta doutrina causou. Ele deixou a Bíblia incompreensível e promoveu a descrença porque é incompatível com as características históricas e morais das Escrituras. Ele tirou a vitalidade da religião destruindo seu significado e vestindo o sujeito com um mistério que não pertence a ela. Ele a tirou de seu vigor e a reduziu a algo afeminado que homens robustos repudiam e se reservam, e apenas homens sentimentais e românticos prestam atenção. Vamos jogá-lo nos toupeiras e morcegos e humildemente aceitar a evidência dos fatos e o testemunho da palavra infalível de Deus.

Robert Roberts