Capítulo 15 – Tribulações Por Vir e A Segunda Vinda

Introdução

O tema deste estudo carece de charme para a humanidade em geral. Os homens não gostam de pensar em um julgamento por vir. Não concorda com suas preferências. A expectativa de julgamento, ou ainda mais, sua mera enunciação, é vista como um sinal de pouca cultura e fanatismo vulgar. A idéia popular de que o mundo entrará gradualmente e silenciosamente em um milênio de paz sem que a ordem atual seja desordenada é considerada mais refinada.

Em estudos anteriores, viu-se que é propósito de Deus enviar Jesus Cristo à Terra novamente, a fim de destruir todos os reinos existentes e estabelecer um reino de Sua propriedade que será universal e eterno. Nossa atenção está agora voltada para as circunstâncias em torno desta mudança prodigiosa na história do mundo. Será que a mudança do reino dos homens para o reino de Deus, ou o resultado lento de um processo universal, será instantânea? Cristo virá secretamente à Terra em um tempo de paz, e ele silenciosamente destruirá os poderes da terra com seus exércitos, em uma única noite, como no caso dos assírios da antiguidade? Ou se manifestará quando as guerras forem abundantes e generalizadas? O testemunho bíblico é muito explícito neste ponto:

“Será um momento de angústia, que nunca foi desde então que havia pessoas.” (Daniel 12:1)

“Na angústia da terra do povo, confuso por causa do berrando do mar e das ondas; desanimador homens pelo medo e expectativa das coisas que virão sobre a terra. (Lucas 21:25,26)

“Assim diz o Senhor dos anfitriões, Eis que o mal passará de nação em nação, e a grande tempestade se erguerá dos confins da terra. E os mortos do Senhor devem estar naquele dia de um lado para o outro da terra.” (Jeremias 25:32,33)

Esses testemunhos respondem à pergunta. Eles mostram que a introdução do reino de Deus à Terra será acompanhada por tribulações em uma escala que não tem paralelo na história, e que todo o mundo estará envolvido em dificuldades políticas e sofrerá por causa dos males inerentes a tal condição. Mas descobriremos que outros tipos de problemas caracterizarão os tempos da Segunda Vinda, pois o próprio Deus fará um julgamento visível sobre as nações da terra, de modo que as calamidades naturais serão suplementadas com retribuições milagrosas. Os testemunhos disso são numerosos e enfáticos, e como o argumento depende inteiramente deles, eles merecem a consideração mais cuidadosa. Lemos em Jeremias 25:30,31:

“Você, portanto, profetizou contra todas essas palavras, e diz-lhes, O Senhor rugiria do alto, e de sua morada santa dará sua voz; ele vai rugir alto contra sua morada; canção de lagartos cantará contra todos os habitantes da terra. O rugido chegará ao fim da terra, pois o Senhor tem julgamento contra as nações; ele é o juiz de toda a carne; entregar os ímpios pela espada.

Esta é a acusação de “toda a carne” por parte do Todo-Poderoso, e a remoção dos ímpios entre os homens. A história não tem registro de um evento tão terrível. O tempo de sua realização é visto no seguinte testemunho:

“Eis que o nome do Senhor vem de longe; seu rosto aceso, e com chamas de fogo devorador; seus lábios cheios de raiva, e sua língua como um fogo que ele consome. Sua respiração, como uma torrente que inunda; ele vai chegar até o pescoço, para agitar as nações com peneira de destruição. (Isaías 30:27,28)

Quem é “o nome do Senhor” personificado nesta citação de Isaías? Ouvimos a resposta quando ouvimos aquele que disse: “Vim em nome do meu Pai” (João 5:43), e de quem está escrito: “Não há outro nome sob o céu, dado aos homens, para que possamos ser salvos” (Atos 4:12); isto é, Jesus, o Cristo, o Ungido de Deus, que é para nós Emanuel, Deus conosco, a Palavra feita carne, um nome que Deus providenciou para a cobertura das crianças nuas de Deus. A profecia representa ele vindo de longe. Qual é o significado disso? Achamos explicado na parábola de Cristo aos seus discípulos, como registrado em Lucas 19:12-27: “Um nobre foi para um país distante, para receber um reino e retornar”. Aqui Jesus (o nobre), voltando do céu (o país distante), é “o nome de Jeová que vem de longe”.

O Senhor se vingará de seus inimigos

Com quais características é revelado, de acordo com a profecia? “Seus lábios cheios de raiva, e sua língua como fogo que ele consome.” Aqui está a representação de Paulo: “Quando o Senhor Jesus se manifesta do céu com os anjos de seu poder, em chamas de fogo, para dar retribuição àqueles que não conheciam Deus, nem obedecer ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 1:7,8). Isto é consistente com a declaração de Isaías 11:4: “Ele vai matar a terra com a vara de sua boca, e com o espírito de seus lábios ele vai matar os ímpios.” Finalmente encontramos a imagem simbólica elaborada em Apocalipse 19:11-16:

“Então eu vi o céu aberto; e eis um cavalo branco, e aquele que o montou era chamado de Fiel e Verdadeiro, e com juízes de justiça e lutas. Seus olhos eram como uma chama de fogo, e havia em sua cabeça muitas faixas da cabeça; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, mas a si mesmo. Ele estava vestido com uma roupa manchada de sangue; e seu nome é: A Palavra de Deus. E os exércitos celestiais, vestidos de linho fino, branco e limpo, seguiram-no em cavalos brancos. De sua boca vem uma espada afiada, para ferir as nações com ela, e ele vai governá-los com vara de ferro; e ele pisa no winegar da fúria e ira do Deus Todo-Poderoso. E em sua roupa e em sua coxa está escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Lordes.”

Tendo visto que o nome do Senhor que vem de longe com o rosto aceso, responde ao quase advento de Cristo para a vingança exata, será benéfico citar outros testemunhos que mostram que essa doutrina de julgamento que está por vir é o ensino uniforme do Espírito na palavra, e não a mera dedução de expressões isoladas. Lemos em Isaías 66:15,16:

“Pois eis que o Senhor virá com fogo, e suas carruagens como um redemoinho, para descarregar sua ira com fúria, e sua repreensão com chama de fogo. Pois o Senhor julgará cada homem com fogo e com sua espada; e os mortos do Senhor serão multiplicados.”

Nós também Salmo 50:3-6:

“Nosso Deus virá, e ele não vai calar a boca; fogo vai consumir diante dele, e tempestade poderoso vai cercá-lo. Ele convocará os céus acima, e a terra, para julgar seu povo. Reúna-me meus santos, aqueles que fizeram um pacto comigo com sacrifício. E os céus declararão sua justiça, pois Deus é o juiz.”

Malachi 4:1,2:

“Eis que o dia de fogo vem como uma fornalha, e todos os orgulhosos e tudo o que fazem o mal será uma estepe; Nesse dia que virá ele irá abraçá-los, diz o Senhor dos anfitriões, e deixá-los nem raiz nem ramo. Mas para vocês que temem meu nome, o Sol da Justiça nascerá, e em suas asas trará salvação.”

Para o mesmo propósito, Jeremias 30:23,24 declara:

“Eis que a tempestade do Senhor goth fora com fúria; a tempestade que está preparado, na cabeça dos ímpios vai descansar. O ardor da ira do Senhor não será acalmado até que ele tenha feito e cumprido os pensamentos de seu coração; no final dos dias você vai entender isso.

Novamente, Salmo 21:9:

“Você shalt colocá-los como uma fornalha de fogo no tempo de tua ira; O Senhor irá desfazê-los em sua ira; e o fogo vai consumi-los.
“Vai chover sobre os maus; fogo, enxofre e vento fofinho será a porção do cálice deles. (Salmo 11:6)

“E eu vou enviar fogo sobre Magog, e sobre aqueles que habitam certamente nas margens; e eles saberão que eu sou Jeová. (Ezequiel 39:6)

“E os mortos do Senhor devem mentir naquele dia de um lado da terra para o outro; eles não serão descartados ou coletados ou enterrados; como estrume permanecerá sobre a face da terra. (Jeremias 25:33)

Considerando esses testemunhos juntos, descobrimos que eles revelam dois passos separados nas tribulações que virão. Primeiro, “angústia das nações”, “o mal passará de nação em nação”, e “desanivar os homens pelo medo”, que pode ser designado como o palco natural. Em segundo lugar, uma manifestação divina na pessoa do Filho do Homem (que é “o nome de Jeová”) acompanhada de julgamentos destrutivos de fogo e espada, que destruirão grandes quantidades de humanidade, sendo esta parte a sobrenatural. O primeiro precede o último. Assim, como a primeira indicação da aproximação ao fim, devemos esperar tempos de angústia e choque na Terra.

O Propósito das Tribulações

Quando os problemas naturais avançarem até certo ponto, o Senhor Jesus será revelado, não mais “o Cordeiro que foi morto desde o início do mundo”, “homem da dor, experimentado em quebra”; mas como “o Leão da tribo de Judá”, pisando no “lagarto do vinho da fúria e ira do Deus Todo-Poderoso”, vingando-se desta geração descrente. No que diz respeito à humanidade em geral, a vingança será a destruição da maioria e a disciplina do resto. Multidões perecerão de guerra e peste; outros serão vítimas do fogo que descerá da mesma forma que os julgamentos de Sodoma e Gomorra, e as chamas que consumiram os soldados que trariam Elias do cume do monte. «Os mortos do Senhor devem estar naquele dia de um lado para o outro da terra.”

A população da terra será drasticamente reduzida. Seus elementos repreendidos serão eliminados, deixando um resíduo composto pelos mansos e submissos e bem dispostos da humanidade, que constituirá os sujeitos obedientes do reino do Messias, que estão marcados em Isaías 2:3, Jeremias 3:17, Miquéias 4:2 e Zacarias 14:16 como as nações que irão “até a casa de Deus de Jacó”, para Jerusalém, para aprender seus caminhos, e caminhar em seus caminhos, , abandonando totalmente a imaginação de seus corações malignos.

As Nações se oporão ao Senhor

Mas este resultado não será alcançado de uma só vez. A subjugação do mundo levará tempo. Quando Cristo chegar, os poderes farão uma aliança contra ele. Isso é evidente em Apocalipse 19:19: “Eu vi a besta, os reis da terra, e seus exércitos, reunidos para lutar contra aquele que montou o cavalo, e contra seu exército.” Isso ocorre após sua descida do céu (versículo 11). Pode parecer incrível que as nações sejam infames na medida em que se opõem às ações do Todo-Poderoso. A resposta é que o que já aconteceu pode ser repetido. Os egípcios não sucumbiram diante da evidência inconfundível do trabalho divino, pois eles perseguiram Israel injustificadamente, depois que partiram, e chegaram à sua desgraça no Mar Vermelho. Não é tão improvável que as potências do continente europeu vejam em Cristo um novo Muhammad, algum califa fanático envolvido em um projeto de conquista universal. Sob esta impressão de que eles vão combinar para derrotá-lo; mas seus esforços mal direcionados cairão sobre suas próprias cabeças para sua destruição:

“Os povos estarão shudding como se fossem do barulho de muitas águas; Mas Deus vai repreendê-los, e eles vão fugir; eles serão perseguidos como o manso das montanhas antes do vento, e como poeira antes do turbilhão. À tarde, aqui está o tumulto, mas antes da manhã o inimigo não existe mais. (Isaías 17:13,14)

“Aquele que habitar no céu deve rir; o Senhor vai zombá-los. Então ele vai falar com eles em sua fúria, e incomodá-los com sua ira. (Salmo 2:4,5)

“O Senhor está à sua mão direita; vai quebrar os reis no dia de sua ira. Ele julgará entre as nações, enchê-los com cadáveres; vai quebrar as cabeças em muitas terras. (Salmo 110:5,6)

“Será que acontecerá nesse dia, que o Senhor puna o exército do céu no alto, e os reis da terra sobre a terra. E eles serão empilhados enquanto os presos são empilhados em masmorras, e na prisão eles serão presos, e eles serão punidos depois de muitos dias. A lua ficará envergonhada, e o sol ficará confuso quando o Senhor dos anfitriões reinar no Monte Sião e Jerusalém, e diante de seus anciãos é glorioso.” (Isaías 24:21-23)

“Diante do Senhor seus adversários serão quebrados, e sobre eles deve trovão do céu; O Senhor julgará os fins da terra, dará poder ao seu Rei, e exaltará o poder de sua ungida [Cristo].” (1 Samuel 2:10)

Também consultamos Zephaniah 3:8 e Haggus 2:6,22, bem como outras escrituras que podem ser localizadas. Assim, a tentativa dos poderes constituídos de resistir ao recém-emergido monarca oriental terminará na completa derrota de si mesmos. Sua audácia encontrará uma terrível retribuição. O sistema completo do governo humano que eles representam será reduzido a pó, e a autocracia invencível da Grande Salomão será universalmente confirmada e estabelecida.

No entanto, isso não será feito em um instante. Deus poderia aniquilar o poder do inimigo em um momento, e imediatamente purificar a terra para estabelecer seu próprio poder; mas então não haveria oportunidade para a punição planejada deste mundo maligno, e nenhum efeito moral sobre o “remanescente”. Deus poderia ter destruído os egípcios de uma vez e libertado os prisioneiros israelitas; mas então a lição projetada para ser usada em todos os tempos não teria sido gravada em profundidade suficiente. Os judeus podem ter obtido uma idéia confusa da grandeza e onipotência do Senhor, e o nome histórico de Deus, que é um dos pilares de nossa fé, poderia ter sido malfeito. As obras divinas são sempre caracterizadas pela amplitude de seus objetivos, e somente a ignorância de propósitos pode gerar desdém pelos meios. Então, na colisão que ocorrerá no final entre os poderes deste mundo e de Cristo (o homem a quem Deus apontou para julgar o mundo com justiça), o homem poderá alcançar o último, e implantar seu poder na vã tentativa de superar a onipotência não suspensa. Isso dará tempo para o funcionamento moral do acórdão que será aplicado em sua supressão:

“Porque depois que há julgamentos seus na terra, os habitantes do mundo aprendem justiça.” (Isaías 26:9)

“Por isso todas as nações virão e te adorarão, pois seus julgamentos se manifestaram.” (Revelação 15:4)

Muitas campanhas laboriosas provavelmente ocorrerão antes que uma subjugação completa ocorra. Os governos da terra lutarão desesperadamente para preservar o regime humano da temida aniquilação. Eles lutarão até o fim e manterão sua esperança até que a mesma esperança desapareça pelo triunfo completo do Cordeiro, que irá superá-los. Durante o intervalo que será ocupado desta forma, um povo justo e submisso será criado através do julgamento declarado, que ficará feliz em saudar a inauguração do novo governo, que será universalmente estabelecido sobre as ruínas dos “reinos deste mundo”.

O Papel dos Santos nos Julgamentos Finais

Qual será a posição do povo de Cristo nesta crise, ou seja, aqueles que agora e em todas as idades aguardam sua manifestação, como “homens que esperam que seu senhor retorne”. É claro que eles não serão deixados entre as nações durante este temível momento de angústia; Eles estarão com o Cordeiro, como é evidente em Apocalipse 17:14: “Lutarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois ele é Senhor dos Senhores e Rei dos Reis; e aqueles que estão com ele são chamados e escolhidos e fiéis.” Quem são “aqueles que estão com ele”? A resposta aparece no seguinte testemunho: “O Senhor meu Deus virá com ele, e com ele todos os santos” (Zacarias 14:5).

Os Santos cooperam com Cristo na execução de julgamentos escritos. Esta honra é reservada para todos eles. Será seu privilégio “realizar a vingança entre as nações, e punir entre os povos; para aprisionar seus reis com grilos, e seus nobres com correntes de ferro; para executar neles o acórdão decretado; glória será isso para todos os seus santos” (Salmo 149:7-9). Esta honra será sustentada no tempo contemplado nas palavras de Daniel 7:22: “O julgamento foi dado aos santos do Alto; E chegou a hora, e os santos receberam o reino. Paulo lembra aos coríntios a próxima elevação dos Santos à cadeira de presidente da corte: “Vocês não sabem que os santos devem julgar o mundo? E se o mundo deve ser julgado por você, você é indigno de julgar coisas muito pequenas? Ou não sabe que temos que julgar os anjos? Quanto mais coisas nesta vida? (1 Coríntios 6:2,3). Também sobre isso João teve uma visão, como registrado em Apocalipse 20:4: “Eu vi tronos, e aqueles que receberam o poder de julgá-los.”

É óbvio que nas cenas finais de julgamento desta dispensa, os Santos estarão associados ao Senhor Jesus na destruição dos sistemas político, eclesiástico e social que juntos constituem este “século ruim presente”. Este é um trabalho de devastação para o qual os sentimentalistas religiosos desta época estão despreparados. Envolverá muita destruição da vida, após o exemplo exterminador do dilúvio, e criará um tempo de angústia como nunca foi visto desde que as nações existiram na Terra, um “dia de escuridão e escuridão, dia de nuvens e sombras. o grande e terrível dia do Senhor. Extensas serão as desolações produzidas; julgamentos sangrentos e severos administrados pelas mãos de Jesus e dos santos. “A alteza dos olhos do homem deve ser abatido, eo orgulho dos homens devem ser humilhados; e o Senhor só será exaltado nesse dia. Para o dia do Senhor dos anfitriões virá acima de tudo orgulhoso e aliado, sobretudo ensalado, e será abatido. E entrarão nas cavernas das rochas e nas aberturas da terra, pela temível presença do Senhor, e pelo brilho de sua majestade, quando ele se levantar para punir a terra” (Isaías 2:11,12,19).

Então deve ser óbvio que antes do período desses julgamentos começar, os Santos serão removidos das esferas que ocupam no mundo; caso contrário, não estariam com Cristo, e seriam engolidos pela tribulação geral, o que contradiz as palavras dedicadas a eles em Isaías 26:20,21:

“Vá, meu povo, entre em seus aposentos, feche atrás de você suas portas; esconder um pouco, por um momento, como a indignação passa. Pois eis que o Senhor sai de seu lugar para punir o morador da terra por sua maldade contra ele; e a terra descobrirá o sangue derramado sobre ele, e ele não vai mais encobrir seus mortos.

A maneira de entrar nas câmaras e fechar as portas para se esconder torna-se real no Novo Testamento: primeiro, pela referência de Mateus 25:10, onde lemos, “e aqueles que estavam preparados entraram com ele nos casamentos; ea porta estava fechada”; e segundo, pela referência de Apocalipse 19:7,8, onde descobrimos que este casamento é a reunião de Cristo e seu povo em sua vinda. Isso é mais claramente expresso no ensino de Paulo em 1 Tessalonicenses 4:16,17:

“Para o próprio Senhor em voz de comando, em voz de um arcanjo, e com a trombeta de Deus, descerá do céu; e os mortos em Cristo serão ressuscitados primeiro. Então nós, que vivemos, aqueles que restam, seremos levados com eles juntos nas nuvens para receber o Senhor no ar, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

Isso é referido em 2 Tessalonicenses 2:1, como “a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso encontro com ele”. Então, o primeiro evento que ocorre após o retorno do Senhor do céu, é o “encontro” de todos os seus santos com ele, incluindo os mortos dos tempos passados, que terão sido ressuscitados com o mesmo propósito. Esta reunião é para julgamento. Paulo diz: “Pois é necessário que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um possa receber de acordo com o que fez enquanto esteve no corpo, seja bom ou mau” (2 Coríntios 5:10). As parábolas que Cristo falou na terra, ilustrativa de sua então próxima partida para o céu e seu retorno subsequente, têm essa característica: “Aconteceu que ele, depois de receber o reino, ordenou aos servos a quem havia dado o dinheiro para chamar diante dele” (Lucas 19:15).

Segue-se de tudo isso que, após seu retorno, seus servos mortos serão ressuscitados e seus servos vivos reunidos de todas as partes da terra onde estão espalhados, para ficar diante dele, a fim de prestar contas com eles (Mateus 18:23). O Senhor aprovará alguns e rejeitará outros: este último será sentenciado a compartilhar os julgamentos que descerão sobre a besta e seus exércitos, isto é, o próprio pecado, incorporados politicamente e eticamente aos poderes que “lutarão contra o Cordeiro” e seu exército; o primeiro será admitido na cerimônia de casamento, na qual serão reconhecidos “diante do Pai e dos anjos sagrados” (Mateus 10:32; Apocalipse 3:5), e a partir de então “seguirão o Cordeiro por onde passam” (Apocalipse 14:4), e cooperarão com ele na punição das nações através dos julgamentos escritos que foram tratados na primeira parte deste estudo.

Tudo isso ocorrerá antes do início dos julgamentos divinos, mas não antes da “angústia das pessoas confusas”, que é o sintoma preliminar da aproximação da “grande tribulação, que não foi trazida ao início do mundo”. Este estado de complicação política provavelmente prevalecerá por um tempo considerável antes que os Santos sejam chamados a prestar contas, e os homens a considerarão como uma repetição dos choques que muitas vezes ocorreram ao longo da história. Eles só verão sua causa imediata. Eles nunca suspeitarão que uma mão divina está liderando o desenvolvimento dos eventos, ou que “o julgamento está perto, à porta”. Você nunca vai imaginar que o mundo está à beira da crise mais terrível que já ocorreu em sua história; e essa indignação divina, há muito tempo restrito, está prestes a visitar o mundo com julgamentos destrutivos que quebrarão todo o sistema da sociedade humana, organizado politicamente, eclesiástico e socialmente.

Mas como a pequena nuvem, do tamanho da palma da mão, prevê a tempestade próxima, os santos serão removidos, em um determinado momento, sem aviso. Com toda a probabilidade, o evento passará despercebido sem atrair muita atenção. Tudo o que o mundo saberá em geral é que alguns indivíduos sombrios, que defendem doutrinas “fanáticas”, desapareceram misteriosamente; poucos vão assumir seriamente que algo sobrenatural aconteceu. Algumas teorias sobre o fenômeno serão apresentadas, e o incidente será esquecido, pelo menos pela maioria. Alguns que vieram a saber que essa tão esperada remoção era parte da doutrina dessas pessoas fanáticas pode não ser capaz de silenciar um certo sentimento de inquietação que estará perturbando seus seios; Mas, a longo prazo, o mundo não será afetado, e se moverá em direção à destruição que o espera na revelação de Jesus com seus santos.

Resumo

Por uma questão de clareza, podemos resumir, em sua ordem cronológica, os eventos discutidos acima:

  1. “Desencorajando os homens pelo medo e expectativa das coisas que virão sobre a terra”, que surge da complicação da política internacional, da qual também se diz “que o mal passará de nação em nação” produzindo aflição entre os homens (Lucas 21:26; Jeremias 25:32).
  2. A vinda de Cristo como um ladrão (Apocalipse 16:15), após o desenvolvimento de certos eventos que serão mencionados daqui para frente.
  3. Ressurreição dos “mortos em Cristo”.
  4. O reencontro dos santos com Cristo de todas as partes da terra, incluindo os vivos e aqueles que morreram.
  5. O julgamento de Seus servos, que inclui a rejeição dos indignos e a aceitação do “bem e dos fiéis”; enviando o primeiro para os territórios das nações sobre as quais o julgamento descerá, e a reunião deste último como “a esposa preparada” para o glorioso casamento com o noivo, há muito ausente, mas depois presente.
  6. Guerra entre os poderes e o Cordeiro, que sairá vitorioso.
  7. Julgamentos severos infligidos às nações por Jesus e seus santos, produzindo grande extermínio sobre toda a terra, e resultando na abolição completa da ordem das coisas existentes e no ensino da justiça aos homens.

Estes são, em termos gerais, os eventos que ocorrerão no “fim”, em conexão com o estabelecimento do reino de Deus. No entanto, este resumo está faltando algo importante; não abrange os eventos que constituem a ocasião do advento como um ladrão do Messias, e não leva em conta os sinais políticos revelados nas Escrituras como as indicações sintomáticas do fim próximo. Estas e a questão de quão próximo o mundo está da grande crise serão consideradas no próximo estudo.

~ Robert Roberts