Jesus pode ser o mesmo Deus?: Refutando a Doutrina da Divindade de Jesus

Explicação e Resposta Tradicionais
João 10:30 Filipenses 2:5-9 João 1:1-14 João 14:9 João 20:28

Introdução

Um dos maiores pontos de conflito teológico do nosso tempo é sobre a divindade de Jesus. Neste artigo, nosso objetivo será verificar que é biblicamente impossível para Jesus ser Deus. Ao lermos as páginas abaixo, pedimos que você abra sua mente para os argumentos e suas passagens de apoio, e reserve seu julgamento sobre o assunto até que você considere todas as evidências a serem citadas. A doutrina da divindade de Jesus tem quase 17 séculos para existir, e através dos tempos as grandes forças religiosas têm imerso o mundo em argumentos que supostamente apoiam essa ideia. Portanto, momentaneamente deixou de lado tradições e conceitos preconcebidos, para analisar cuidadosamente evidências puramente bíblicas.

É difícil superestimar a importância desta questão. Um verdadeiro conhecimento da natureza de Jesus é um dos pilares do evangelho. Se nosso conceito de quem Jesus é torcido, toda a nossa fé será demente, pois é em torno de Cristo que a salvação de Deus gira. Se a pedra fundamental do nosso templo está erradamente colocada, que esperança a estrutura permanecerá?

Uma coisa que precisamos resolver antes de entrarmos em discussão sobre esta questão é a autoridade sobre a qual basearemos a resolução da questão. 2 Timóteo 3:16-17 nos diz que “toda escrita é inspirada em Deus, e útil para o ensino. que o homem de Deus pode ser perfeito. A Bíblia declara-se completamente auto-suficiente na preparação do homem para a perfeição — nenhuma outra autoridade é necessária. E mais do que isso, a palavra não tolera outras fontes adversas; Provérbios 30:6 diz: “Não adicione às suas palavras, que você não possa te repreender, e ser encontrado um mentiroso.” Deuteronômio 4:2 é mais enfático, falando o próprio Deus: “NÃO ADICIONE À PALAVRA QUE EU COMANDO”. Também é essencial que entendamos o ensino bíblico por conta própria, estudando e ponderando os argumentos, usando nossos poderes pessoais de raciocínio. De forma alguma podemos permitir que outro “interprete” a Palavra para nós; Pedro nos aconselha desta forma, dizendo: “Deseje o leite espiritual não adulterado, que para ele possa crescer para a salvação” (1 Pedro 2:2). É essencial que o que acreditamos seja apoiado por evidências bíblicas sólidas e claras, especialmente para todas as doutrinas básicas. Igualmente essencial é que descartamos completamente todas as fontes extra-bíblicas.

Antes de começarmos a tocar nos diferentes pontos, vale destacar o problema mais profundo criado pelo conceito da divindade de Jesus. Deuteronômio 6:4 expressa explicitamente o que todas as escrituras enfatizam: “Ei, Israel, Jeová nosso Deus, Jeová é um”. Contradizer isso, dizer que Jeová não é um, mas dois (ou três, como o caso pode ser) é uma coisa muito grande, pois toda a Bíblia amaldiçoa a pluralidade dos deuses. O ensino da divindade de Jesus trata, com seu apoio no cristianismo popular, de se apresentar como o normal — como o ensinamento que sempre foi verdadeiro. Mas este não é o caso, mas esta idéia é um desvio radical do ponto mais elementar de toda a Bíblia. Portanto, é essa doutrina (a da divindade de Jesus) que tem a obrigação de verificar sua veracidade além de qualquer incerteza, pois busca afirmar que Deus é simultaneamente plural e singular.

A. Jesus morreu, Deus é imortal

Sem dúvida, o papel mais importante que Jesus desempenhou foi morrer pelos pecados do homem. Paulo nos diz: “Mas Deus mostra seu amor por nós, em que enquanto ainda pecadores, Cristo morreu por nós…” (Romanos 5:8) e também: “Porque eu lhe ensinei pela primeira vez o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, de acordo com as escrituras.” (I Coríntios 15:3). A morte de Cristo é a parte mais primordial do evangelho; com ele Jesus cristalizou uma vida de sacrifício. Mais tarde, em Coríntios 15:17 Paulo fala da importância da Ressurreição de Cristo (e claramente, para ser ressuscitado ele deve ter morrido) dizendo “se Cristo não ressuscitou, sua fé é vã”. Sem dúvida, acreditar que Jesus morreu é essencial para o verdadeiro cristianismo, e é realmente algo que ninguém nega.

Mas vamos examinar o outro lado da moeda – o que a Bíblia diz sobre Deus e a morte. Encontramos nas escrituras o que a mesma lógica nos diz, que nosso Deus Todo-Poderoso é imortal. «Portanto, o rei dos séculos, imortal, invisível, para o único e sábio Deus, seja honra e glória para sempre e para sempre.” (I Timóteo 1:17). Posteriormente, no capítulo 6 v. 16 da mesma letra, Deus é descrito como o “único que tem imortalidade….”» O ensino bíblico é claro: Deus é imortal; Ele não pode morrer.

Vamos parar aqui e pensar por um momento; a imortalidade não é uma característica flutuante. Um ser não pode ser imortal um dia, morrer no outro, e então se tornar imortal novamente. Ou ele é imortal, ou não é. Vemos então que se as Escrituras afirmam que Deus é imortal, Deus não pode morrer, pois sua natureza não lhe permite fazê-lo.

E em relação ao assunto com o qual estamos lidando, com apenas este primeiro ponto como evidência, já se pode ver o veredicto final: Jesus não pode ser Deus, desde que Jesus morreu, algo que para Deus é impossível. E aqui convidamos você a refletir sobre este ponto por um momento, e você verá que o argumento é inevitável. Neste ponto, a tradição religiosa nos apresenta uma imensa contradição: se Jesus é Deus, ele não pode ter morrido, pois Deus não pode morrer. Mas se Jesus não morreu, nossa fé é vã.

A verdade ensinada pela Bíblia é clara; não apresenta contradições dessa magnitude. A Bíblia existe para nos instruir sobre as coisas profundas de Deus e seu plano para o homem, não para apresentar mistérios para nós sem resposta lógica. E veremos que, embora esta seja a primeira e maior contradição da ideia tradicional, ela não é de forma alguma a única.

B. Jesus foi tentado

Nosso segundo ponto é encontrado no fato de que Jesus foi tentado pelo pecado. Hebreus 2:18 nos diz que “assim que ele mesmo sofreu ao ser tentado, ele é poderoso para socorrer aqueles que são tentados”, e em 4:15 somos adicionados: “Pois não temos um sumo sacerdote que não pode ter pena de nossas fraquezas, mas aquele que foi tentado em tudo de acordo com nossa semelhança, mas sem pecado”. Este é um ensinamento bíblico fundamental: porque Jesus participou de nossa natureza, é forte para interceder por nós diante de Deus.

Mas com relação a isso, o que a palavra nos diz sobre Deus? -Diz que “Deus não pode ser tentado pelo mal, nem tenta ninguém…”» (Tiago 1:13). Mais uma vez, isso é óbvio. Como pode o Deus Todo-Poderoso ser tentado? Não faria sentido dizer, pois sua natureza é perfeita. E vejamos também o que Jesus diz em Mateus 19:16-17. Aqui um se aproximou dele chamando-o de “bom professor.” E Jesus aceitou que este título fosse atribuído a ele? De maneira nenhuma. Ele imediatamente repreende o homem dizendo que “não há um bom, mas um: Deus”. Além da clareza da diferença entre ele e Deus aqui, a verdade fundamental é inevitável: Deus é bom. Essa é a natureza dele, e ele não pode ser tentado.

Mais uma vez, vamos pensar nisso por um momento. O que é tentação? Quais são as implicações de dizer que um ser é tentado? Tiago 1:14 diz que “todos são tentados, quando de sua própria concupiscência ele é atraído e seduzido.” Isto é simples, e quando a Palavra diz que Jesus foi tentado, este processo é que ele se refere. Portanto, a natureza de Jesus era humana e não divina. Mas seu comportamento era divino e não humano, pois ele nunca se entregou ao pecado. E outro aspecto da tentação: falar de tentação é falar da possibilidade de pecar, para que lógica é dizer que se está tentado, se é impossível para ele pecar? Claramente, Jesus, por sua natureza, foi capaz de pedar; e sua vitória é que havia essa possibilidade, ele nunca pecou. E, novamente, é obviamente impossível para Deus se expor à possibilidade de cair no pecado, e, portanto, não faria sentido dizer que Jesus era Deus, sendo tentado.

Em conclusão, afirmar que Jesus é Deus, e ao mesmo tempo dizer que foi tentado como nós, é contradição de termos no nível mais básico. Este caso da tentação de Jesus é, na melhor das hipóteses, o que veremos da ideia tradicional: superficialmente parece estar bem, mas não tolera questionamentos.

C. Jesus era carne

Relacionado ao tema da tentação é o tema mais fundamental da própria natureza de Jesus. Antes de falarmos sobre isso, vamos ler I João 4:1-3:

“Amado, não acredito em todos os espíritos, mas tente os espíritos se eles são de Deus; porque muitos falsos profetas saíram do mundo. Neste conhecer o Espírito de Deus: Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus, e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio na carne não é de Deus; e este é o espírito do anticristo, que você sou ouvido chegando, e que está agora no mundo.

Aqui John está nos avisando da apostasia que entraria na igreja, e ao mesmo tempo nos dá um critério que devemos usar para identificar a mentira. Ele diz que a mentira seria caracterizada por dizer que Jesus não veio em carne e osso. E o que isso significa? Isso significa simplesmente negar que Jesus veio em carne e osso? É claro que não! Até o ateu reconhece a existência corporal e histórica de Jesus. O que importa é a sua própria natureza: que era carne. E biblicamente, o que isso significa? De acordo com gálatas 5:16-17, a carne é a vontade que se opõe ao espírito, ao qual é divino. Lá Paulo nos ordena a “Caminhe no espírito e não satisfaça os desejos da carne”. E isso é exatamente o que Cristo fez. Ele rejeitou os desejos da carne, para andar de acordo com a vontade de Deus. Mas é absolutamente essencial reconhecer que ele tinha esses desejos, essas tentações; porque se ele não tivesse os desejos, que glória seria dizer que ele ganhou a vitória sobre o pecado? Se ele não tinha os desejos, não havia luta. E por outro lado, como ousamos dizer que Deus tinha o desejo de fazer o mal? Mais uma vez a ideia tradicional nos confronta com uma tremenda contradição, a única resolução que está no reconhecimento de que Jesus e Deus são pessoas diferentes. As diferenças entre Jesus e Deus estão nos aspectos mais elementares de suas naturezas, não simplesmente em seus invólucros.

E vamos notar a importância que John atribui a isso:

“qualquer espírito que não confesse que Jesus Cristo veio na carne não é de Deus; e este é o espírito do anticristo…

Definir corretamente a natureza de Cristo é essencial para nossa salvação. Se afirmarmos que Jesus é Deus, ou um anjo, ou qualquer outra coisa que não seja o homem no sentido pleno da palavra, somos anticristos, e destinados à destruição pela ira de Deus que está prestes a ser revelada. Não tenhamos medo de rever completamente as coisas em que acreditamos; Vamos temer melhor a ira de Deus que vem sobre todos os que rejeitam sua verdade (ver II Tessalonicenses 2:7-12).

D. Deus é onisciente

Vamos jogar outro ponto. No que diz respeito à sabedoria de Deus, todos concordarão, sem dúvida, que Ele é onisciente, infinitamente sábio. Mas vamos ver o que as escrituras nos dizem sobre Jesus Cristo. Lucas 2:40 relata que Jesus “cresceu e se fortaleceu, e estava cheio de sabedoria”, e então v. 52 do mesmo capítulo repete que ele “cresceu em sabedoria”. Significa simplesmente que ele estava adquirindo sabedoria que ele não possuía antes. E se em algum momento de sua vida havia sabedoria que ele não tinha, como alguém poderia ser dito ser onisciente? Deus poderia esquecer todo o seu conhecimento para reaprender? Mas a Trindade (palavra que, por sinal, não é bíblica) diz que Jesus nunca deixou de ser Deus. Novamente, examinando cuidadosamente um aspecto da tradição, vemos que a ideia não tolera uma análise à luz da Bíblia.

Jesus era um homem, e aprendeu como todos aprendemos, no estudo, meditação e experiência – “e apesar de Ele ser um Filho, então Ele sofreu aprendeu obediência” (Hebreus 5:8). Sem dúvida, Jesus Cristo é o homem mais sábio que ele já viveu, mas não foi assim desde o dia em que nasceu. Um exemplo específico das limitações do conhecimento de Jesus é sobre a data de seu retorno. Quando ele fala daquele dia em Marcos 13:32, ele diz que “daquele dia e hora ninguém sabe, nem mesmo os anjos que estão no céu, nem o Filho, mas o Pai”. Jesus afirma claramente não saber quando seria sua vez de voltar; e não saber disso — será possível que seja Deus?

E. A Questão da Autoridade

O último ponto que estabelecemos está intimamente ligado a outro, o da autoridade de Jesus. A tradição diz que o Filho e o Pai são iguais em autoridade e poder (e isso tem que ser dito, porque se diferentes fileiras foram aceitas, como jesus poderia ser dito como Deus?). Mas Jesus sempre afirmou que Ele veio a obedecer, e que Ele estava sujeito à vontade do Pai. A partir de inúmeros exemplos disso, vamos olhar apenas para algumas declarações no livro de João:

“O Filho não pode fazer nada por si mesmo, mas o que ele vê o Pai fazer” (João 5:19)

“Eu não posso fazer nada por mim mesmo” (5:30)

“Eu não faço nada por mim, mas como o Pai me ensinou, então eu falo” (8:28)

“É necessário que eu faça os trabalhos daquele que me enviou” (9:4)

“Porque eu não falei por conta própria. o que eu falo, eu falo como o Pai me disse” (12:49-50)

“Para o Pai maior é que eu” (14:28)

Decida: essas palavras fazem sentido se Jesus é o próprio Deus? Estas são as palavras de um Deus todo-poderoso e onisciente? Não parece. Estas são as palavras de um homem, Jesus, o Filho de Deus, enviado para obedecer perfeitamente à vontade do Pai. I Coríntios 15:27-28 diz que no final dos tempos Jesus se agarrará a Deus, ao Deus que lhe submeteu todas as coisas. O poder e a autoridade de Jesus são muito grandes, mas este poder é dado a ele por Deus, e está sujeito ao seu Pai.

F. Deus é Deus de Jesus

E além de todos os pontos já estabelecidos, Jesus sempre afirmou que o Pai era seu Deus. Após sua ressurreição, ela disse a Maria: “Eu falo do meu Pai e do seu Pai, meu Deus e o seu Deus” (João 20:17). Paulo também apresenta sua carta aos efésios com as palavras “Abençoado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (1:3). E Jesus em oração, falando com seu Pai, diz: “E esta é a vida eterna; para conhecê-lo, o único Deus verdadeiro…”» (João 17:3). Mais uma vez, estas não são palavras que Jesus falaria se fosse o mesmo Deus, e afirmar que ele era faz todas essas coisas sem sentido.

G. Jesus Orou; Dois Wills

A última citação que vimos nos apresenta a outro ponto, o das orações de Jesus. Se Jesus era Deus, por que Ele orou? Por que ele tinha essa necessidade? Não haveria razão para isso. As razões que ele orou foram: sua fraqueza humana, sua ocasional falta de determinação em completar o trabalho que Deus havia confiado a ele, e sua necessidade constante de direção divina no que ele fez. O fato de Jesus ter claramente rezado implica que ele e seu Pai são duas pessoas muito diferentes.

E ainda mais: nestas orações Jesus pediu a Deus para fortalecê-lo em obediência à Sua vontade (Lucas 22:42). Quando falamos de duas vontades, a de Jesus e a de Deus, lembramos o que estabelecemos anteriormente sobre a natureza de Jesus. Ele era um homem como nós, e ele era, ele não queria morrer, ele não queria morrer, ele no entanto, ele fez isso, reconhecendo que era a vontade perfeita de seu Pai. Lembremos que tentação não implica pecado, só implica a natureza humana. Assim, ao não querer morrer, Jesus não, apenas deu provas da vontade da carne, que rejeita a vontade divina. Claro, Jesus nunca obedeceu a carne, mas a Deus.

H. Deus é Invisível

Outro ponto que não queremos perder é o da invisibilidade de Deus. Deus sempre se revelou ao homem através de anjos ou visões, pois ele não pode ser visto pelo homem, por causa de Sua glória e poder. João 1:18 diz explicitamente o seguinte: “Ninguém nunca o viu”— afirmação repetida em João 4:12, perto do fim da Bíblia: “Ninguém nunca viu Deus”. No entanto, se se afirma que Jesus é Deus, isso nos apresenta uma grande contradição, pois quem negaria que Jesus foi visto? No entanto, a ideia tradicional não oferece explicação para este problema óbvio, e novamente a fraqueza dele está exposta. Muito diferente é a verdade; percebendo que Jesus não é Deus, este problema evapora imediatamente.

I. No Uso Bíblico, Deus É o Pai

Outra coisa que o leitor casual da Bíblia pode não notar ao ler é que a frase “Deus, o Filho” nunca aparece na Bíblia. No entanto, as frases “Deus Pai”, “Deus nosso Pai”, “Deus e Pai”, e semelhantes aparecem com muita frequência (ver apêndice). A partir disso podemos concluir que na Bíblia, falar sobre “Deus” e falar sobre o “Pai”, é a mesma coisa. Como Paulo diz em Coríntios 8:5-6: “Pois mesmo que haja alguns que são chamados deuses, seja no céu, ou na terra. para nós, porém, só existe um Deus, o Pai…”» Deus é um só, e ele é apenas o Pai.

Conclusão

Há muito mais pontos que poderíamos tocar, mas estes são os principais. Como você pode ver, a idéia tradicional de que Jesus é Deus é absolutamente impossível dentro das páginas das Escrituras. Mas essa apostasia é muito sutil, e finge ser verdade, fingindo ser a única alternativa histórica. Mas se essa ideia é tão antiga, por que não encontramos uma explicação clara no Antigo Testamento, que é a base da revelação de Deus para o homem? Pela última vez, caro leitor, pedimos que examine os conceitos tradicionais diretamente, se eles são verdadeiramente bíblicos.

“Pois existe um Deus, e um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Timóteo 2:5

 


 

Apêndice 1
Bilhetes adicionais de suporte

“O Pai” e “Deus” são a mesma coisa (2 Cor. 8:6), mas essa equivalência de termos nunca é feita com “o Filho” e “Deus”.

«Dios Padre»: Coronel 3:17, 1 Tes. 1:1, 2 Tim. 1:2, Tit. 1:4, 1 Ped. 1:2, 2 Ped. 1:17.

“Deus pai: Gal. 1:1,3, Coronel 2:2

“Deus e Pai”: Gal. 1:4, Éfe. 5:20, Phil. 4:20, 1 Thess. 1:3.

“Deus nosso Pai”: Rom. 1:7, 2 Cor. 1:2, Éfes. 1:2, Phil. 1:2, Col 1:2, 1 Tess. 1:1, 2 Tess. 1:1,2; 2:16, 1 Tim. 1:2, Phil 1:3.

Jesus estava sujeito à vontade de Deus, e as coisas que Ele fez não foram pelo poder implícito nele, mas pelo poder e autoridade que Deus, seu Pai, lhe deu: Is. 42:1, 50:4, Mat. 9:8, 20:23, João 3:35, 5:23, 5:36-43, 6:38, 6:57, 7:16, 7:28-29, 8:42, 13:16, 14:10, 14:24, Hech. 2:22, 1 Cor. 15: 27-28, Heb. 3:1-2, Rev. 1:1.

Deus é Deus e o Pai de Jesus; eles não são os mesmos: 2 Sam. 7:14, Salmo 45:7 (Heb. 1:9), Is. 61:1, Miq. 5:4, Mat. 4:7, Mar. 15:34, Rom. 15:6, 2 Cor. 1:3, 11:31, Eph. 1:17, Coronel 1:3, 1 Ped. 1:3, Rev. 1:6, 3:12.

Apêndice 2
Contradições adicionais do conceito popular

Números 23:19 — Deus não é um homem (Hosea 11:9)

Efésios 2:20-22 — Jesus é metaforicamente apresentado como uma pedra angular do templo de Deus. Se Jesus é Deus, Deus seria parte do edifício, ou não é este templo para Deus?

Mateus 28:10 — Jesus fala de seus seguidores como “irmãos”; Se ele é Deus, somos “irmãos de Deus”? A Palavra não diz que somos “crianças”?

Mateus 3:17 – “Este é meu amado filho, em quem estou satisfeito.” Se Deus é um, e Jesus é Deus, que graça Deus falaria assim sobre si mesmo? Além disso, como pode a mesma pessoa ser pai e filho? Isso é característico da apostasia: pega as coisas mais simples e compreensíveis, e as transforma em algo misterioso e sem sentido.

I Coríntios 15:21 – A morte veio através de um homem, e por um homem a ressurreição. (Romanos 5:12-15)

I Coríntios 11:3 — Cristo a cabeça do homem, o homem, a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. Eles não são iguais em autoridade, e, portanto, eles têm que ser pessoas diferentes.

João 8:17-18 – Jesus diz que seu testemunho é de duas testemunhas (que exige a lei de Moisés): e se Jesus é Deus, então Deus tem que ser dois, e entramos em conflito direto com Deuteronômio 6:4.

Apêndice 3
Explicações breves das passagens mais citadas em apoio à divindade de Cristo.

O argumento talvez mais usado para provar que Jesus é Deus é o comparativo. Tenta-se mostrar que Jesus e Deus tinham tantas coisas em comum que eram logicamente a mesma pessoa. Por exemplo, falamos do poder que Jesus teve de levantar morto, perdoar pecados e curar, e diz-se que estas são coisas de Deus sozinhas, e, portanto, Jesus é Deus.

Este argumento é falho em vários aspectos. A primeira falha está na lógica simples: sendo duas coisas idênticas, portanto não são a mesma coisa. Exemplos disso podem ser jornais matinais, ou filhos gêmeos: eles são idênticos, mas nunca seria sugerido que por essa razão eles eram a mesma coisa ou pessoa. Portanto, o simples fato de Jesus e Deus terem características em comum não é evidência conclusiva de que são iguais. A razão para a semelhança entre eles está no propósito de Jesus: ser um homem perfeito, imitando perfeitamente a santidade de Deus.

Além disso, cada semelhança tem sua explicação particular: Jesus julgou porque o Pai deu todo o julgamento ao Filho (João 5:22). Ele teve vida porque o Pai lhe concedeu (João 5:26). O Filho recebeu adoração porque o Pai assim forneceu (Filu. 2:9-11). Nenhum desses argumentos prova que Jesus é Deus.

João 10:30

“Eu e o Pai somos”

Explicação tradicional: Esta passagem é apresentada com a idéia de que Jesus está dizendo que ele e seu Pai são a mesma pessoa.

Resposta: A mesma gramática contradiz a tradição, como Jesus se refere a duas pessoas diferentes: Eu (1) e o Pai (2).

Há muitos casos em que uma pluralidade é feita “um”, e em nenhum caso, eles são a mesma pessoa. No uso bíblico isso significa unidade de vontade e pensamento, de mente e coração; nunca implica que dois ou mais indivíduos perdem sua identidade pessoal para se juntar a outros em uma única entidade.

Exemplos:

  • O homem e a mulher em casamento (Marcos 10:7-8).
  • Na igreja somos um (Gálatas 3:28, Romanos 12:5).
  • Jesus pede a Seu Pai que seus discípulos também sejam um só, incluindo eles (João 17:11) e com Jesus e Deus (17:21-22).
  • Ao longo das escrituras, Deus e Jesus são falados como pessoas diferentes, com diferentes vontades (Lucas 22:42), diferentes níveis de autoridade (João 14:28), papéis diferentes (I Tim. 2:5) e muito mais. Eles não são a mesma pessoa.

Filipenses 2:5-9

«… que estar na forma de Deus, não considerou ser igual a Deus como uma coisa para se agarrar, mas se despojou na forma de um servo…”»

Explicação tradicional: Supôs-se que estas palavras ensinam que Jesus, estando na forma de Deus, era Deus, e que Deus se humilhou para se tornar um servo, tomando forma humana.

Resposta: Uma leitura cuidadosa da passagem aponta para o oposto.

“Na forma de Deus” é muito diferente de ser Deus. Além disso, todo homem é feito à semelhança de Deus. (Gen. 1:26)

Ele diz claramente que “ele não considerava ser igual a Deus como uma coisa para se agarrar”, palavras sem sentido se ele fosse de fato o próprio Deus.

Achamos certo que Deus esteja na condição do homem? Deus se humilhou? Que Deus esteve na companhia de pecadores? Que Deus obedeceu a outro? Deus está morto? Todas essas coisas contradizem os princípios fundamentais do que é o único e todo-poderoso Deus.

Em v. 9 ele diz “Deus o exaltou. deu-lhe um nome…”. Mais uma vez, estamos falando de dois personagens diferentes, Deus e um homem que Ele exaltou, não de outro Deus que recuperou sua glória depois de ser rebaixado.

João 1:1-14

“No início era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. E essa Palavra foi feita carne, e habitou entre nós…”

Explicação tradicional: A Palavra deveria ser o homem Jesus, pré-existente no céu de uma forma pessoal, e, portanto, era o próprio Deus.

Resposta: Já vimos a diferença entre Deus e a carne, que é a diferença fundamental entre Deus e Seu Filho; e sabemos a incapacidade por definição de Deus sendo feito carne. E curiosamente, a passagem nunca diz que Deus se tornou carne.

Aqui “a Palavra” refere-se à vontade de Deus e ao propósito eterno. Essa vontade se manifestou em carne e osso, no homem Jesus. O ensinamento de João 1 é manifestação divina, não encarnação (1 Tim. 3:16). Vejamos a conclusão da seção, em João 1:18: “Ninguém viu Deus; o filho de só ser gotten, que está dentro do Pai, tornou-se conhecido por ele. Se você não for. 1-17 eles ensinam que Deus veio à Terra, v. 18 totalmente os contradiz, pois ele diz que ninguém viu Deus, uma coisa falsa se Jesus fosse realmente Deus. Mas se entendermos o conceito que Jesus manifestou a Deus, v. 18 faz todo o sentido, sem contradição.

João 14:9

«… Aquele que me viu viu o Pai.

Explicação tradicional: Porque Jesus é Deus, ver Jesus é ver Deus.

Resposta: Vamos notar mais uma vez que é falado em termos de duas pessoas diferentes, não uma unidade. Jesus nunca diz “Eu sou Deus”. A verdadeira compreensão disso está lá em João 1:18: que o Filho tornou conhecido o Pai, no mesmo sentido que Paulo mais tarde tornou Cristo conhecido, e diz: “Sejam imitadores de mim, como eu sou de Cristo”. Incapaz esquetam-se de Deus, temos de ver Cristo, que é a imagem e a representação dele.

João 20:28

“Então Thomas respondeu e disse a ele, Meu Senhor, e meu Deus!”

Explicação tradicional: Tomás está manifestando que Jesus é Deus.

Resposta: De todas as evidências que vimos, sabemos que, em termos bíblicos, é impossível jesus ser Deus. A verdadeira explicação desta passagem é encontrada passando-a para a passagem anterior. Lá Jesus estava tentando ensinar a Tomás e Filipe que ver Deus não era possível, nem necessário, pois ao vê-lo eles viram todas as características do Pai. Naquele dia, eles não entenderam, e aqui, depois de sua ressurreição, sim. Tomás não está dizendo que Jesus é Deus, mas está reconhecendo o que Jesus havia tentado explicar a eles antes: Que quando o viram, viram Deus.