A Verdade Bíblica Sobre a ‘Pré-Existência’ de Jesus Cristo

Várias passagens bíblicas parecem implicar que Jesus Cristo existiu de alguma forma no céu antes de aparecer aqui na Terra. A maioria dessas passagens são encontradas no Evangelho de João. Por exemplo:

“Porque eu vim do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 6:38)

“Bem, o que, se você viu o Filho do Homem subir onde ele foi primeiro?” (João 6:62)

“Na verdade, de fato, eu digo a você, antes de Abraão era, eu sou.” (João 8:58)

“Agora, Pai, glorifique-me ao seu lado, com a glória que tive com você antes do mundo.” (João 17:5)

Argumenta-se que essas afirmações são claras e devemos aceitar o ensinamento bíblico que Jesus viveu anteriormente no céu. É verdade que as passagens são claras, mas isso não significa necessariamente que devemos tomá-las em um sentido literal. Existem outras passagens bíblicas que são tão claras como estas, e ainda assim não as levamos literalmente, embora muitas vezes as pessoas que ouviram as palavras inicialmente não soubessem como tomá-las. Muitas dessas passagens também são encontradas no Evangelho de João. Por exemplo:

“Jesus respondeu e disse a eles: Destrua este templo, e em três dias eu o levantarei. Os judeus disseram então, em quarenta e seis anos este templo foi construído, e tu vai levantá-lo em três dias? (João 2:19-20)

“Jesus respondeu e disse a ele, ververamente, na veracidade, na veracidade, eu digo a ti, que aquele que não nasceu de novo não pode ver o reino de Deus. Nicodemos disse a ele: “Como pode um homem nascer velho?” Ele pode entrar no útero de sua mãe uma segunda vez, e nascer? (João 3:3-4)

“Jesus respondeu e disse a ele: Quem bebeu desta água deve estar com sede novamente; Mas aquele que beber da água que eu vou dar-lhe nunca deve sede; mas a água que lhe darei será nele uma fonte de água que salta para a vida eterna. A mulher disse a ele, Senhor, dê-me essa água, que eu não posso ter sede, nem venha aqui para tirá-la.” (João 4:13-15)

“Jesus lhes disse: Minha comida é que eu faço a vontade daquele que me enviou, e que ele deveria terminar seu trabalho.” (João 4:34)

“Este é o pão que desce do céu, que aquele que come dele não pode morrer.” (João 6:50)

“E se seu olho é uma chance de cair, leve-o para fora e jogue-o fora de você…” (Mateus 18:9)

“Se alguém vier atrás de mim, negue a si mesmo, pegue sua cruz todos os dias, e me siga.” (Lucas 9:23)

“Com Cristo estou juntos crucificado…” (Gálatas 2:20)

Assim como não tomamos as declarações acima em um sentido literal, também não devemos tomar em um sentido literal as afirmações de que Jesus viveu no céu antes de nascer na terra. Primeiro, a Bíblia afirma que Jesus é um homem (ver Isaías 53:3, João 1:30, João 8:40, Atos 2:22, Atos 17:31, Romanos 5:15, 1 Coríntios 15:21, 1 Coríntios 15:47). Homens e mulheres começam nossa existência quando nascemos. No caso de Jesus, Mateus e Lucas nos informam que Maria a mãe de Jesus concebeu pelo poder do Espírito de Deus, e Mateus nos conta do momento em que “Jesus nasceu em Belém da Judéia nos dias do rei Herodes” (Mateus 2:1). Se Jesus não nasceu de forma real e normal naquela época, de que maneira ele pode ser filho de Abraão e Davi, ou mesmo Maria? Lucas nos diz que o bebê Jesus “cresceu em sabedoria e estatura, e em graça por Deus e pelos homens”. (Lucas 2:52) Como ele pode ter crescido em sabedoria se antes de nascer ele já era um ser celestial dotado de toda a sabedoria? E se Jesus abandonou toda a sua sabedoria e conhecimento anteriorpara nascer na Terra como homem, como ele poderia permanecer a mesma pessoa? porque a essência de qualquer pessoa é a totalidade das experiências e sabedoria adquiridas no curso de sua vida. O autor da Epístola aos Hebreus também diz que Jesus foi aperfeiçoado e aprendeu obediência através de suas experiências aqui na terra (Hebreus 2:10, 5:8), mas como ele pode ter sido aperfeiçoado aqui se antes do nascimento ele já era um ser celestial perfeito e poderoso?

Havia uma visão entre os judeus de que um bom professor “veio de Deus”, mas não no sentido de ter vivido no céu com Deus antes de nascer. Por exemplo, em João 3:2 Nicodemos diz a Jesus: “Rabino, sabemos que você veio de Deus como professor; porque ninguém pode fazer esses sinais que você faz, se Deus não está com ele.” No entanto, não há evidências de que Nicodemos acreditava que ele tinha literalmente existido nos céus antes de ele nascer.

Se a Bíblia aparentemente sugere que Jesus veio do céu, diz o mesmo sobre outros homens. Por exemplo, João 13:3 diz que Jesus “tinha saído de Deus”, e em João 16:28 Jesus diz “Eu saí do Pai, e vim para o mundo”. Estas palavras são comumente tomadas como evidência da pré-existência de Jesus no céu, mas João 1:6 diz: “Havia um homem enviado de Deus, que era chamado de João.” A frase literalmente afirma que João veio da presença de Deus, como Jesus, mas ninguém sustenta que João tem pré-edenado no céu.

Outro caso, ainda mais claro, é o do profeta Jeremias. Em Jeremias 1:5 a palavra do Senhor veio ao profeta dizendo: “Antes de te formar no ventre eu te conhecia, e antes de você nascer eu te santifiquei, eu te dei como profeta para as nações.” Estas palavras, tomadas literalmente, implicam que Jeremias existiu antes de nascer, mas ninguém as leva nesse sentido. Eles significam que antes do profeta nascer, o Senhor já sabia como seria e já havia decidido que quando ele nascesse ele o nomearia como profeta para as nações. Antes de nascer, Jeremias existia apenas na mente e no plano de Deus, que sabe todas as coisas antes de existirem. Da mesma forma, Deus diz em Isaías 51:2 que “quando [Abraão] era apenas um eu o chamei, o abençoei e o multipliquei”. Como ele já havia decidido que Abraão teria uma prole grande, ele falou disso como se já fosse uma realidade desde que decidiu (veja também Isaías 46:10, 49:1-3, Romanos 4:17). O salmista diz: “Meu embrião viu teus olhos, e em seu livro foram escritas todas as coisas que foram então formadas, sem perder uma delas” (Salmo 139:16). Mesmo na esfera puramente humana, quando um arquiteto pretende construir um edifício, ele primeiro faz uma maquete, e possivelmente apresenta-o dizendo: “Este é o Edifício X”, quando ainda é apenas um projeto.

O Novo Testamento diz que Deus escolheu os crentes cristãos antes de nascerem, falando como se já existissem. Em Efésios 1:4 Paulo diz que Deus “nos escolheu nele [Cristo] antes da fundação do mundo”, implicando que se Cristo existisse na época, havia também outras pessoas que deveriam acreditar nele. Na realidade, Paulo está falando sobre predestinação, o fato de que Deus sabe de antemão quem vai nascer, e que papel eles desempenharão em seu plano e propósito. Alguns versículos mais tarde, em Éfesos 1:11, o apóstolo diz explicitamente: “Nele também tínhamos herança, tendo sido predestinados de acordo com o propósito daquele que faz todas as coisas de acordo com o plano de sua vontade.” Também diz em Romanos 8:29-30: “Para aqueles que ele conheceu antes, ele também predestinou que fossem feitos de acordo com a imagem de seu Filho, que ele pode ser o primogênito entre muitos irmãos.” Dirigindo-se a Timóteo, Paulo fala da “graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes do tempo dos séculos” (2 Timóteo 1:9), como se todos os crentes já existissem naquela época. Da mesma forma, o apóstolo Pedro explica as alusões à suposta “pré-existência” de Jesus Cristo ao dizer que ele “já estava destinado à fundação do mundo, mas manifestado nos últimos tempos por sua causa” (2 Pedro 1:20).

Quanto à “glória que tive com você antes do mundo” (João 17:5), é óbvio que Jesus não poderia ter gostado dessa glória, mesmo que ela realmente existisse na época, uma vez que as escrituras enfatizam que ele só se tornou digno dessa glória ao completar na cruz sua vitória sobre o pecado. O escritor dos hebreus diz:

“Mas vemos aquele que foi feito um pouco menos que os anjos, Jesus, coroado com glória e honra, por causa do sofrimento da morte, que pela graça de Deus ele poderia gostar da morte para todos.” (Hebreus 2:9)

Em Atos 3:13, referindo-se à ressurreição e ascensão de Jesus ao céu, Pedro diz:

“O Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou seu Filho Jesus, a quem você deu e negou diante de Pilatos, quando ele resolveu defini-lo para a liberdade.”

Em sua primeira epístola, Pedro diz que Deus “ressuscitou [Jesus] dos mortos e lhe deu glória…” (1 Pedro 1:21).
O próprio Jesus, falando com dois discípulos a caminho de Emaús, enfatiza que sua glorificação foi após seus sofrimentos, dizendo:

“Não era necessário que o Cristo sofresse essas coisas, e entrasse em sua glória?” (Lucas 24:26; veja também João 7:39, João 12:16)

As passagens anteriores mostram que Jesus não poderia literalmente ter desfrutado da glória antes de seu nascimento, porque ele só poderia recebê-la depois de ter concluído com sucesso seu ministério. Tanto a existência de Jesus antes do mundo era, quanto sua glorificação, só poderia ter existido antecipadamente na mente e propósito de Deus. Este propósito foi frequentemente revelado através dos profetas. Falando do que estava para acontecer com ele, o Senhor diz: “Para a verdade, o Filho do Homem vai, como está escrito dele…” (Mateus 26:24). Passagens que são citadas para apoiar a ideia da suposta “pré-existência” de Jesus Cristo não indicam que ele realmente viveu no céu antes de nascer. Eles simplesmente enfatizam em linguagem figurativa o fato de que a aparição do Senhor Jesus na terra não era uma coisa fortuita, mas um evento que foi determinado e autorizado por seu Pai celestial de antes da criação do mundo.
James Hunter