Deus é Um, Não Três: Examinando a Doutrina da Trindade

Introdução

“Verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; para o Pai também, tais adoradores, procura ser adorado. (João 4:23)

Estas palavras de Cristo são um desafio. Eles declaram que Deus só está satisfeito na adoração daqueles que se aproximam dele “em espírito e na verdade”. Eles implicam que os verdadeiros adoradores são apenas aqueles que estão dispostos a buscar a verdade de Deus, a fim de torná-la a base de sua vida espiritual.

Muitos reconhecerão o direito de Deus de ditar as condições de adoração. Até as autoridades humanas fazem o mesmo com respeito a si mesmas. Ninguém pensaria em se aproximar de um monarca terrestre sem respeitar as convenções necessárias, e se ele não as conhecesse, tomaria as medidas necessárias para descobrir.

Será que Deus, que é mais alto que qualquer monarca terrestre, será tratado com menos respeito?

De maneira nenhuma! As palavras de Cristo, citadas acima, revelam que Deus quer que os verdadeiros adoradores venham a um conhecimento correto dele como base para a adoração aceitável. Isso impõe uma responsabilidade solene sobre a qual ele deseja agradá-Lo, isto é, buscar cuidadosamente a revelação que Ele deu a Si mesmo (a Bíblia) se Seu desejo é conhecê-Lo.

Mas alguns perguntarão: Se nossas intenções estiverem corretas, termos doutrinários simples podem importar?

A maioria responderia negativamente. Mas as palavras de Cristo revelam que a verdade doutrinária é vital para a salvação. Afinal, pode-se adorar a Deus se falta ré a compreensão básica de sua essência divina? Não. Não pode haver compromisso ou concessões sobre esta questão muito importante. Deus se revelou e revelou seu propósito na Bíblia, e é nosso dever e privilégio procurar esse livro maravilhoso para conhecer o Deus que adoramos. Rejeitar a Bíblia tornaria nossa adoração vaidosa e inútil.

O conhecimento correto de Deus é essencial para a salvação

Em várias ocasiões, Cristo revelou que a salvação depende da compreensão correta da verdade divina (Marcos 16:16; Romanos 1:16; 1 Corinthians 15:2,3; etc.). Orando ao Pai, ele declarou:

«E esta é a vida eterna: para que eles possam te conhecer, o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem tu enviou.” (João 17:3)
Até que ponto conhecemos Deus? Nosso entendimento combina com a verdade bíblica?

Duas idéias opostas sobre Deus são ensinadas no cristianismo. A maioria das igrejas ensina que Ele é um ser trino, composto pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo: um a três, igual em conhecimento, poder e essência, da eternidade à eternidade.

expostos acima, aqueles que estão errados não estão no caminho da vida eterna.

Por outro lado, os cristadelfianos ensinam que a doutrina da Divindade é falsa; que Deus é um único; que Jesus Cristo é Seu Filho, nascido há 1900 anos,antes do qual ele não tinha existência pessoal; e que o Espírito Santo é o poder de Deus.

Ambas as doutrinas não podem estar corretas ao mesmo tempo, e à luz das declarações do Senhor, acima, aquelas que estão erradas não estão no caminho da vida eterna, não importa o quão sinceras elas sejam.

Esta é uma declaração muito séria, e muitos não vão gostar que a gente diga tão acentuadamente. Na verdade, muitos consideram qualquer discussão sobre Deus indigno. Eles acreditam que é desnecessário e preferem deixar tais problemas para os teólogos, que eles consideram profissionalmente preparados para resolvê-los.

Mas se as palavras de Cristo significam alguma coisa, elas ensinam que a salvação eterna está condicionada a uma pessoa que adora a Deus na verdade. Portanto, o leitor deve decidir se sua salvação pessoal vale o suficiente para assumir o trabalho e tempo para investigar o assunto.

A Trindade é um conceito contraditório

Muitos sistemas religiosos afirmam acreditar no que chamam de Trinidad. Eles estabeleceram a doutrina de que Deus é ao mesmo tempo um e três, e é composto por Pai, Filho e Espírito Santo. Esta doutrina não foi extraída da Bíblia (onde o termo Trindade nunca aparece), mas do que é conhecido como credo atanasio, que foi apresentado por Athanasius, Bispo de Alexandria, no século IV após Cristo. Define divindade da seguinte forma:

“O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. No entanto, eles não são três deuses, mas um Deus.

A Trindade também é definida da seguinte forma:

“Há apenas um Deus vivo, verdadeiro e eterno; sem corpo, partes ou paixões; de poder infinito, sabedoria e bondade; O Criador e Conservante de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Na unidade desta Divindade há três pessoas, de uma substância, poder e eternidade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.”

Uma análise cuidadosa dessa definição revelará contradição e confusão.

Por exemplo, como um Deus pode ser três pessoas? Como poderia o Filho (Salmo 2:7) ser obtido e ainda existir da eternidade?

Simplificando, acreditar no que a maioria das igrejas ensinam sobre divindade é acreditar em uma contradição impossível.

Paulo ensinou que “Deus não é Deus da confusão” (1 Coríntios 14:33); mas a doutrina que ensina que Deus é ao mesmo tempo um e três é um erro óbvio de confusão.

Confira você mesmo. Pergunte a qualquer clérigo como Deus pode ser ao mesmo tempo três e um; como pode ser “sem corpo, partes e paixões”, e ainda ser “uma substância”; como o Filho pode existir de toda a eternidade, e ao mesmo tempo ser “o único filho de Deus” (João 1:18).

Ele responderá que é um “mistério” além do escopo da compreensão da humanidade. Talvez ele te avise para não se preocupar com assuntos tão insignificantes.

No entanto, a doutrina da Trindade faz parte da fé da maioria das igrejas, sobre a qual o Livro de Orações da Igreja da Inglaterra afirma: “A menos que cada uma mantenha-a completa e não vista, ela certamente perecerá eternamente.”

O Deus que Revela a Bíblia

Vimos que a doutrina da trindade é contraditória, incompreensível e anti-bilic. Qual é a alternativa?

O ensinamento bíblico é que Deus é um; Jesus Cristo é o Filho de Deus, a manifestação do Pai; o Espírito Santo é o poder de Deus. Isso é simples, compreensível, ordenado e, acima de tudo, completamente bíblico.
Ele foi levado à morte como uma oferenda pelo pecado.
Examine o seguinte resumo, à luz dos textos bíblicos indicados:

  • 1. Um Deus. A divindade suprema e autoexistente, o único Pai, que habita em luz inacessível, e quem de sua própria e subjetiva energia criou os céus e a terra, e tudo o que está neles (Deuteronômio 6:4; Isaías 44:6-8; 45:5; 46:9; Marcos 12:29-32; 1 Corinthians 8:4-6; Salmo 124:8; 146:6; 1 Timóteo 6:15,16).
  • 2. O Filho de Deus. O Senhor Jesus Cristo, obtido de Maria pelo Espírito Santo, sem a intervenção do homem, e posteriormente ungido com o mesmo Espírito em seu batismo, sem medida. Ele foi levado à morte como oferenda ao pecado, ressuscitado do túmulo no terceiro dia, com vida eterna, e agora está esperando o tempo em que voltou à Terra para estabelecer o reino de Deus (Lucas 1:26-33; Atos 2: 22-24,36; Gálatas 4:4; Isaías 7:14; Mateus 3:16,17; João 3:34; Hebreus 2:14-16; Romanos 1:3; Hebreus 5:8,9; Atos 1:11; Atos 3:26).
  • 3. O Espírito Santo é o poder de Deus. Através de Seu Espírito Deus percebe o que acontece no céu e na terra, e sustenta toda a criação. Os santos homens dos tempos antigos foram levados pelo Espírito a escrever Sua revelação (a Bíblia), e também podem realizar milagres em tempos passados (Gênesis 1:1,2; Trabalho 26:13; 33:4; Atos 17:25-28; Neemias, 9h30. Compare João 14:26; 15:26; 16:13; Atos 1:8; 2:1-4 com Marcos 16:17,20 e Lucas 24:49. Veja também Lucas 1:35; Atos 5:30-32; 2 Pedro 1:19-21).

A Bíblia não contém em nenhum de seus livros o ensinamento de que Deus é um ser trino, ou que o Senhor Jesus Cristo é co-igual e coeterno com o Pai. Em vez disso, ele ensina o contrário.

Teólogos admitem que a Bíblia não ensina a Trindade

Na verdade, a palavra Trindade não está na Bíblia. Tanto Mosheim, em sua História da Igreja, quanto Gibbon, em seu livro intitulado O Declínio e a Queda do Império Romano (Capítulo 21), reconhecem isso.

Leia o próximo artigo:
Jesus pode ser o mesmo Deus?: Refutando a Doutrina da Divindade de Jesus.