Jesus literalmente desceu do céu?

Antes de começarmos, há algo que devemos deixar absolutamente claro. O Senhor Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele é o ser mais importante em todo o universo, fora do próprio Deus. O objetivo deste livreto é honrar o Senhor Jesus como ele deve ser honrado.

Infelizmente, o ensino bíblico sobre o Senhor Jesus é muitas vezes mal compreendido. Em uma tentativa bem-intencionada, mas errônea, de honrar Jesus muitas igrejas ensinam sobre ele coisas que não são bíblicas. Este livreto destina-se a corrigir esses equívocos.

Isso não emana de um desejo de criticar as crenças dos outros, mas simplesmente para mostrar o que a Bíblia realmente ensina sobre o Senhor Jesus, o Filho de Deus. Só quando entendermos isso podemos dar ao Senhor a glória que ele merece.

“Porque eu desci do céu”

O título deste livreto é uma pergunta: Jesus desceu ou desceu do céu? No capítulo 6 do evangelho de João há um versículo que aparentemente responde a esta pergunta. Jesus disse:

“Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (ver. 38).

Não devemos chegar a uma conclusão. O assunto não é tão simples quanto parece à primeira vista.

Uma dificuldade que existe é que existem dois tipos diferentes de linguagem: literal e figurativa. Jesus usa os dois tipos de linguagem no capítulo que estamos considerando.

No versículo 64 Jesus diz: “Mas há alguns de vocês que não acreditam.” Esta é uma linguagem literal. Significa exatamente o que ele diz. Nem mesmo uma criança poderia deixar de entender seu significado.

Mas muitas outras passagens não são assim. Por exemplo, os versículos 53 e 54 do mesmo capítulo; nestes Jesus diz:

“Na verdade, eu certamente digo a vocês, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem, e beberem seu sangue, vocês não têm vida em você. Aquele que come minha carne e bebe meu sangue tem vida eterna; e eu vou ressuscitá-lo no último dia. “

Esta é uma linguagem figurativa. Não significa o que ele parece estar dizendo; em vez disso, suas palavras têm um significado muito mais profundo. Você tem que considerar as palavras cuidadosamente para descobrir seu verdadeiro significado. Portanto, se não tomarmos cuidado, podemos facilmente interpretar mal as palavras.

Os judeus descrentes interpretaram mal este e muitos outros ditados semelhantes de Jesus. Eles disseram: “Como ele pode nos alimentar com sua carne?” O que quer que tenham pensado, a verdade é que estavam tão errados.

Voltando à pergunta original “Eu desci do céu” Esta linguagem é literal ou figurativa?

Há uma boa razão para considerá-lo figurativo. No versículo 31 do mesmo capítulo há uma menção ao que o Antigo Testamento chama de “maná”. Este era um tipo de pão produzido por Deus para seu povo comer durante a viagem ao deserto. O versículo 31 diz: “O pão do céu deu-lhes para comer.”

Esta é obviamente uma linguagem figurativa. O pão milagroso não era cozido no céu e distribuído na terra. A declaração de que o pão veio do céu nos informa que o Deus do céu o criou na terra.

Linguagem mais figurativa

A Bíblia usa linguagem figurativa não só sobre as coisas, mas também sobre as pessoas. A Bíblia diz: “Havia um homem enviado de Deus, que se chamava João” (João 1:6). No entanto, John nunca esteve no céu. “Enviado de Deus” significa simplesmente que Deus lhe atribuiu uma tarefa especial.

Mas essa explicação só pode ser aplicada a versos que mencionam Jesus ‘descendo’ do céu. Há outras passagens que aparentemente sugerem de uma forma ou de outra que Jesus já viveu no céu. Esta é uma dessas passagens:

“Agora, Pai, glorifique-me ao seu lado, com aquela glória que tive com você antes do mundo” (João 17:5).

Como devemos considerar versos como este? São literais ou figurativos? Jesus realmente viveu com Deus antes do mundo ser criado? Ou essas palavras têm um significado muito mais profundo?

O objetivo deste livreto é deixar a Bíblia falar por si mesma e responder essas perguntas para nós.

Três pontos de vista sobre Jesus

Aqueles que não acreditam na Bíblia geralmente dizem que Jesus era simplesmente um homem comum. Essas pessoas estão erradas. Ele era o Filho de Deus, não precisamos perder tempo considerando essa visão.

Mas vamos considerar as três visões sobre Jesus que os cristãos que acreditam na Bíblia aderem.

O primeiro ponto de vista é o mais comum. Ele argumenta que Jesus é Deus Todo-Poderoso na forma humana. Aqueles que acreditam nisso referem-se a Jesus como a segunda pessoa da Trindade; é difícil entender o que eles querem dizer com essa frase. De acordo com essa visão, Jesus viveu no céu de toda a eternidade antes de seu nascimento na Terra.

A segunda visão é ensinada por uma denominação chamada “Testemunhas de Jeová” e por alguns outros pequenos grupos. Eles argumentam que Jesus não é Deus, mas um anjo poderoso que Deus criou há muito tempo. Eles também acreditam que Jesus viveu no céu antes de seu nascimento na Terra.

Aqueles que acreditam em um desses dois pontos de vista literalmente tomam os versos que falam de Jesus descendo do céu.

A terceira visão é a realizada pelos Cristadelfianos e alguns outros grupos. De acordo com essa visão, Jesus não viveu no céu antes de seu nascimento, e versículos que se referem à sua origem celestial devem ser compreendidos figurativamente.

Esta é a visão que será explicada neste folheto. Se você achar isso surpreendente, seja paciente e continue lendo. Há uma grande quantidade de evidências bíblicas para apoiar essa visão.

Jesus era um verdadeiro homem

Jesus não era um homem comum e pecaminoso. Não devemos cometer o erro de pensar isso. Ele era um homem único. Ele era o Filho de Deus. No entanto, em um sentido inequívoco, ele era um homem e não um Deus Todo-Poderoso.

Isso não significa que ele deixou de ser um homem assim que entrou no céu em forma corporal. A Bíblia nos ensina a considerar Jesus como um homem, ainda hoje. Muito depois de Jesus ter subido e subido ao céu, o Novo Testamento estava fazendo declarações como as seguintes:

“A graça e o dom de Deus pela graça de um homem, Jesus Cristo, pois se a morte reinava pela transgressão de um, a morte abundava muito mais para muitos, Jesus Cristo, aqueles que recebem a abundância de graça e o dom da justiça. Então, quanto à transgressão de alguém veio a condenação a todos os homens, da mesma forma que a justiça de um veio para todos os homens a justificativa da vida. Pois assim como pela desobediência de um homem, muitos foram feitos pecadores, assim também pela obediência de um, os muitos serão constituídos justos” (Romanos 5:15-19).

“Pois existe um Deus, e um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2:5).

Jesus é realmente um homem. Esse é o ensino inconfundível do Novo Testamento. Consideremos agora este ensinamento nas palavras de um bispo inglês, em uma passagem descrevendo a visão que a maioria dos cristãos tem sobre Jesus:

“Jesus não era um homem que nasceu e cresceu, ele era Deus e por um tempo limitado participou de uma farsa. Ele tinha a aparência do homem, mas no fundo ele era Deus disfarçado como uma espécie de Papai Noel.”

Muitas pessoas na igreja consideraram a referência ao Papai Noel ofensiva. Mas fora isso, eles concordam que esta declaração do bispo representa plenamente o ensino da igreja. Se Jesus era realmente Deus, ou um anjo poderoso vivendo no céu, então ele nunca foi um homem verdadeiro, mas uma pessoa celestial disfarçada de carne humana.

Mas o Novo Testamento discorda dessas opiniões. O Novo Testamento descreve Jesus como um homem.

Esta é a primeira razão para considerar que a visão comum de Jesus está errada.

O Nascimento de Jesus

O nascimento do Senhor Jesus Cristo foi resultado de um milagre portentoso. Sua mãe era uma jovem solteira de excelente caráter. Ela era virgem. As coisas aconteceram assim:

“Então o anjo lhe disse, Maria, não tema, pois você encontrou graça diante de Deus. E agora você conceberá em teu ventre, e dará à luz um filho, e você chamará seu nome Jesus Maria disse ao anjo: Como isso será? porque eu não conheço um menino. Respondendo ao anjo, ele lhe disse: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo deve cobrir-te com sua sombra; portanto, também o Ser Santo que nascerá será chamado de Filho de Deus” (Lucas 1:30-35)

Vamos examinar essas palavras em detalhes. Há muito o que aprender com eles. A criança seria filha de Mary. O anjo não disse que ela produziria um corpo de carne para um ser celestial habitar. O anjo disse: “Você concebe-se no teu ventre, e dará à luz um filho.” Essas palavras obviamente tinham que ser tomadas literalmente. Eles descrevem o início de uma nova vida humana não a vinda de um ser celestial à Terra.

Além disso, se Jesus tivesse sido uma pessoa celestial, milhões de anos mais velho que Maria, ele poderia ter sido, em um sentido estritamente verdadeiro, seu filho? E ainda assim Jesus era filho de Maria, e não um tipo de filho adotivo extraordinário. Todos os Evangelhos se referem a Maria como a mãe de Jesus, e nunca como sua mãe adotiva.

Por outro lado, embora José, que mais tarde foi marido da mãe de Jesus, às vezes seja chamado de seu pai, os fatos verdadeiros não estão em dúvida. Lucas se refere a Jesus como “o filho, como se acreditava, de José” (Lucas 3:23).

Jesus era realmente o filho de Maria, não uma pessoa celestial fingindo ser o filho de Maria. Como todo filho, ele se parecia com a mãe de muitas maneiras. Foi isso que fez de Jesus um homem de verdade. Homens de verdade não vivem no céu antes de nascerem, e este homem, Jesus, também não o fez. Sua concepção milagrosa e nascimento foram o início de sua existência como pessoa.

A natureza humana é fraca e cheia de tentações. Jesus herdou de sua mãe a fraqueza da natureza humana.

Mas isso faz parte da história. O anjo estabeleceu muito claramente que o filho de Maria também era o Filho de Deus: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo irá cobri-lo com sua sombra; portanto, também o Ser Santo que nascerá será chamado de Filho de Deus” (Lucas 1:35).

Jesus também herdou muitos traços de Seu Pai. Deus era seu Pai e Deus Jesus herdou o desejo de sempre fazer o bem. Foi isso que o ajudou a superar a fraqueza de sua natureza humana para combater a tentação e superá-la.

Infância de Jesus

Nas escrituras encontramos muito pouco sobre a infância de Jesus. Mas uma coisa que encontramos é muito importante. Lucas descreve como Jesus cresceu nos seguintes termos:

“E Jesus cresceu em sabedoria e estatura, e em graça a Deus e aos homens” (Lucas 2:52).

Aqueles que acreditam que Jesus era verdadeiramente Deus estão um pouco perplexos com este versículo. Como Deus pode crescer em sabedoria e graça diante de si mesmo? A idéia é completamente absurda! É óbvio que Lucas não acreditava que Jesus era Deus que estava temporariamente habitando o corpo de uma criança.

E a outra idéia de que Jesus era um poderoso anjo celestial que reside no corpo de uma criança em crescimento? Essa ideia não é melhor que a anterior. Aquele anjo certamente teria sido perfeito muito antes de viver na Terra. Um anjo no corpo de um menino não poderia “crescer em sabedoria e graça a Deus”.

Este verso descreve o crescimento de uma criança verdadeira. Seu corpo se desenvolveu. Sua provisão de sabedoria gradualmente aumentou. E seu caráter amadureceu de tal forma que seu Pai tinha cada vez mais prazeroso com ele.

Sua vitória sobre a tentação

Diz-se que às vezes boxeadores e lutadores profissionais se encontram antes de uma luta e concordam. Eles fazem um pacto não para ser grave, mas para agradar o público que eles pretendem lutar ferozmente. Às vezes eles até decidem quem deve ganhar esta reivindicação para lutar, e sem everingeles eles organizam como eles devem compartilhar o dinheiro do prêmio.

Há uma palavra para descrever para este tipo de decepção: engano!

A Bíblia descreve como o Senhor Jesus lutou uma tremenda batalha contra as tentações humanas. Ele lutava contra a tentação todos os dias e sempre foi vitorioso.

Todos sabemos o que é tentação. Se Jesus era um homem verdadeiro, podemos entender o tipo de luta que ele sofreu. Mas se ele fosse um ser celestial, usando um corpo humano, então não teria havido luta tudo teria sido apenas uma decepção.

É impossível para Deus, ou um anjo, ser tentado como nós. A Bíblia diz que “Deus não pode ser tentado pelo mal” (Tiago 1:13).

No entanto, sobre Jesus, a Bíblia nos diz:

«. . . temos um sumo sacerdote que foi tentado em tudo de acordo com nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).

Em uma ocasião, quando Jesus lutava contra a tentação, ele disse: “Minha vontade não está feita, mas sua” (Lucas 22:42).

Evidentemente Jesus tinha sua própria vontade que tinha que ser dominada para que a vontade de Deus fosse feita. Se ele era um homem de verdade, podemos entender este verso. Mas o versículo não faz sentido se Jesus era realmente Deus ou um anjo em forma humana.Como Jesus alcançou a perfeição?

Há duas maneiras completamente diferentes pelas quais algo pode ser menos do que perfeito. É importante entender a diferença entre as duas formas.

Uma casa antiga que está prestes a desmoronar não é perfeita. Isso é porque ele está comendo; há muitas coisas que não estão certas.

Uma nova casa semi-construída também não é perfeita. Mas é um tipo diferente de imperfeição. Não há nada de errado com essa casa semi-construída, até certo ponto está tudo bem. Mas ela ainda não está pronta.

Jesus nunca foi imperfeito no primeiro sentido da frase. Não havia nada de errado com ele. Ele nunca pecou, nem mesmo uma vez.

No entanto, seu caráter teve que se desenvolver gradualmente, como uma casa em construção, até que ela estivesse completa. Nesse sentido, ele teve que se tornar perfeito, como demonstram as seguintes citações bíblicas:

“E embora Ele fosse um filho, então ele sofreu ele aprendeu obediência; E tendo sido aperfeiçoado, ele passou a ser o autor da salvação eterna” (Hebreus 5:8,9).

“Pois era apropriado para ele, para quem todas as coisas são, e para quem todas as coisas sobrevivem, que tendo que trazer muitas crianças à glória, ele deve aperfeiçoar por aflição o autor de sua salvação” (Hebreus 2:10).

Mais uma vez é claro que há algo supremamente errado com a idéia popular de que Jesus era um ser celestial vestido com um corpo humano. Podemos imaginar ser uma forma de aprender obediência através de seus sofrimentos? Podemos conceber a idéia de tal ser alcançar a perfeição através do sofrimento?

Claro que não. Temos na Bíblia a descrição de um verdadeiro homem adquirindo um personagem perfeito, passo a passo.

Se Jesus tivesse sido o próprio Deus, ou um anjo poderoso, ele teria sido perfeito muito antes de vir ao mundo. Mas as coisas não eram assim. A Bíblia diz enfaticamente que Jesus só alcançou através de seus sofrimentos na Terra.

Sua morte na cruz

A morte do Senhor Jesus apresenta um problema adicional para aqueles que têm as visões mais comuns sobre sua natureza. Deus não pode morrer, diz a Bíblia (Daniel 12:7; 1 Timóteo 6:16). O mesmo acontece com os anjos (Mateus 22:30).

Todos sabemos, no entanto, que Jesus morreu na cruz.

Há aqueles que acreditam que você tem a resposta para este problema. Dizem que só o corpo dele morreu. O ser espiritual interior continuou a viver.

Mas essa explicação é inútil. A Bíblia diz que não foi apenas o corpo de Cristo que morreu, ele “derramou sua vida até a morte” (Isaías 53:12).

Além disso, a Bíblia mostra que Jesus temia a morte tanto quanto nós. A morte foi uma experiência terrível para ele, assim como para nós.

“E Cristo, nos dias de sua carne, oferecendo orações e súplicas com grande choro e lágrimas para ele que poderiam livra-lo da morte, foi ouvido por causa de seu medo reverente” (Hebreus 5:7).

Esta também é uma forte evidência de que Jesus não era nem Deus nem um anjo na forma humana. Será que ele sofreu grande ansiedade com a perspectiva de perder seu corpo humano temporário?

Sem dúvida que apenas um homem verdadeiro, que estava prestes a morrer na realidade, se sentiria como Jesus em relação à morte.

Por que Jesus está na mão direita do Pai?

Hoje Jesus está sentado à mão direita de Deus (Salmo 110:1, Hebreus 1:13). Com estas palavras, e de várias outras maneiras, a Bíblia nos diz como Jesus é grande. Ele é a pessoa mais importante de toda a criação, fora do próprio Deus, o Criador.

Vamos dizer agora que a pergunta é feita: Por quê? Por que Jesus é tão bom? Por que Deus lhe deu um lugar tão exaltado?

Aqueles que acreditam que Jesus é Deus, ou um anjo, têm uma resposta simples. Dizem que Jesus sempre foi grande, ele era um grande espírito no céu antes de vir para a Terra. Então ele voltou para o lugar que pertence a ele. Ele voltou para o lugar exaltado de onde ele tinha vindo.

Mas essa não é a resposta da Bíblia.

A Bíblia diz que Jesus cresceu muito depois de sua vida na Terra. Ele diz que Jesus se tornou grande porque Deus lhe deu grandeza. E ele nos diz, uma e outra vez, que Deus lhe deu grandeza porque Jesus mereceu por causa do que Ele fez na Terra.

“Mas vemos Jesus, coroado com glória e honra, por causa do sofrimento da morte” (Hebreus 2:9).

“Porque ele colocou o seu amor em mim, eu vou entregá-lo também, mas eu não posso Vou ignorá-lo, pois ele sabe meu nome” (Salmo 91:14).

“Você amou a justiça e odiava o mal; Portanto, Deus, seu Deus, ungiu-o com óleo de alegria mais do que seus companheiros” (Salmo 45:7).

“e humilhou-se, tornando-se obediente até a morte, e a morte na cruz. Portanto, Deus também o exaltou ao próprio ” (Filipenses 2:8,9).

Esta é, sem dúvida, a prova final e conclusiva de que Jesus é um homem verdadeiro. Um homem de verdade, mas mesmo assim um homem muito especial. Ele é o único homem na história que derrotou completamente a tentação humana. É por isso que ele está agora sentado à mão direita de Deus.

Coisas do ponto de vista de Deus

Nas páginas 3 e 4 consideramos as palavras de Jesus: “Eu desci do céu”. Também vimos que esse tipo de linguagem pode ser facilmente compreendida figurativamente e não literalmente.

Agora podemos chegar a uma conclusão mais concreta. À luz de todos os ensinamentos claros que estudamos, podemos ter certeza de que Jesus era um homem verdadeiro. Se assim for, sua declaração de que ele desceu do céu só pode ser tomada figurativamente. Podemos ter certeza disso. Ele evidentemente quis dizer que sua vida começou quando o Deus do céu causou um milagre poderoso na terra com sua mãe, Maria.

Isso ainda deixa um certo número de versos enigmáticos. Temos, por exemplo, as palavras de João 17:5 em que Jesus se refere a “aquela glória que tive com você antes do mundo” e outras passagens bíblicas onde ocorrem expressões semelhantes. Essas expressões podem ser linguagem figurativa?

Certamente podem ser linguagem figurativa. Mas para apreciar o significado desses protéis, devemos fazer um esforço especial para ver as coisas do ponto de vista de Deus.

Há muitas diferenças entre Deus e nós. A diferença com que estamos lidando agora é essa. Para nós, o futuro é desconhecido, só podemos tentar adivinhar o que vai acontecer amanhã. Mas Deus sabe que o futuro, para ele, o amanhã é tão real quanto o presente para nós. É por isso que a profecia bíblica é sempre cumprida.

Paulo comentou sobre isso em Romanos 4:17. Ele chamou a atenção para o fato de que Deus disse a Abraão em Gênesis: “Eu o coloquei como o pai de muitos povos.”

Deve-se notar que ele diz “eu coloquei você” e eu não vou “colocá-lo”. Naquela época, Abraão tinha apenas um filho. Mas quando Deus faz uma promessa, essa promessa é certa. Pode ser considerado como cumprido já. Quando um homem faz uma promessa, ele diz: “Eu vou fazer isso ou aquilo.” Mas Deus, através de seus profetas, muitas vezes diz sobre o futuro: “Eu fiz tal ou tal coisa”, quando o que ele quer dizer é que ele certamente deve fazê-lo.

Na segunda parte de Romanos 4:17 Paulo tira a mesma lição e diz: “e chama coisas que não são, como se fossem”. Para Deus o futuro é real

Com uma pequena ajuda do Apóstolo Paulo, estabelecemos um princípio importante. Para nós, apenas o passado e o presente são reais. O futuro está escondido de nossa vista.

Mas Deus é diferente. Ele pode ver o futuro perfeitamente. O futuro é tão real para Deus quanto o presente para os homens. Deus pode falar sobre o futuro como se já tivesse acontecido.

Há muitas passagens na Bíblia onde Deus faz isso. Aqui estão três exemplos:

(1)”Portanto, veio a palavra do Senhor para mim, dizendo: Antes de te formar no ventre eu te conhecia, e antes de tu lavar” (Jeremias 1:4,5).

Portanto, Deus conhecia Jeremias antes do homem nascer. Obviamente, esta é uma linguagem figurativa. Isso não significa que Jeremias realmente existiu antes de seu nascimento. Significa que Deus poderia olhar para o futuro e ver Jeremias antes de nascer. Expresso em outras palavras, antes de Jeremias nascer, ele existia na mente de Deus.

(2)”como ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que pudéssemos ser santos e unspotted diante dele, no amor nos deram dons predestinados a ser adotados seus filhos através de Jesus Cristo, de acordo com o puro afeto de sua vontade” (Efésios 1:4,5).

Não apenas Jeremias; Deus também conhecia os membros da Sua igreja antes de nascerem. Esta também é uma linguagem figurativa, baseada no conhecimento de Deus sobre o futuro. Na segunda frase desta citação Paulo mostra claramente o que quis dizer em linguagem literal: “de acordo com o afeto puro de sua vontade”.

(3)”já destinado à fundação do mundo, mas manifestado nos últimos tempos por sua causa” (1 Pedro 1:20).

Na citação acima, a palavra ‘destinado’ é interessante. É a tradução de uma palavra grega que significa “conhecida com antecedência”. A partir dessa palavra temos sido dadas ao espanhol: prognóstico e prognóstico.

Prognóstico é uma palavra geralmente associada à medicina. É um conhecimento precoce de um evento. Por exemplo, um médico pode dizer: “Este paciente tem câncer no estômago. Meu prognóstico é que ele continue sangrando e possivelmente morra dentro de um mês.”

Médicos, é claro, cometem erros. Eles admitem que seu prognóstico, como as previsões meteorológicas, muitas vezes dão errado. Deus é diferente. Ele certamente sabe das coisas com antecedência. Um prognóstico de Deus é absolutamente verdadeiro.

Um dos versos citados acima, então, nos diz que antes de criar o mundo Deus sabia tudo sobre Jesus. Isso era de se esperar. Também vimos em uma das outras citações que Deus sabia tudo sobre os primeiros cristãos antes da criação do mundo.

Jeremias, a primeira igreja e o Senhor Jesus. Eles já estavam na mente de Deus, desde o início dos tempos.

Portanto, não é surpresa que Jesus tenha dito ao seu Pai celestial: “Agora, Pai, glorifique-me ao seu lado, com aquela glória que tive com você antes do mundo”. (João 17:5).

Agora sabemos o que ele quis dizer com essas palavras.

Deus, o Grande Planejador

Quando o homem pretende fazer algo importante, ele começa com o desenvolvimento de um plano.

Antes de lançar um ataque, um comandante do exército prepara um plano de batalha e o revela aos seus generais. Antes de um prédio importante ser construído, um arquiteto tem que fazer os planos.

Os planos dos homens muitas vezes não acontecem. O inimigo pode fazer um movimento surpresa que torna impossível para os generais iniciar o ataque. O prédio pode ser muito caro e os planos e planos do arquiteto devem ser abandonados.

Mas nada pode impedir Deus de fazer seu plano com o mundo. Como já vimos, ele fala sobre seu plano como se já estivesse realizado, mesmo antes de começar a realizá-lo.

O Antigo Testamento tem um nome para o plano de Deus. Ele chama isso: a sabedoria de Deus. Um dicionário bíblico descreve a sabedoria no Antigo Testamento como “o cumprimento irresistível do que Deus tem em mente”.

É uma boa definição. Ele se encaixa perfeitamente com a seguinte passagem do Antigo Testamento:

“A sabedoria não chora, e dá sua inteligência de voz? Na entrada das portas dão vozes O Senhor me possuía no início, já antigo, antes de suas obras. Eternamente eu tinha o principado, desde o início, antes da terra” (Provérbios 8:1-23).

Em outras palavras, antes de Deus começar seu trabalho com este mundo ele tinha seu plano de sabedoria, como os judeus o chamavam.

Gregos que acreditavam em muitos deuses, mas não no Deus da Bíblia deram a este plano um nome diferente: logotipos, que se traduz como ‘Verbo’ ou ‘Palavra’. O mesmo dicionário bíblico descreve “logotipos” como “o plano de Deus e o poder criativo de Deus”.

Isso é muito útil porque nos ajuda a entender o primeiro capítulo do Evangelho de João. João parece ter combinado a idéia grega da Palavra de Deus com a idéia judaica da sabedoria de Deus. O Evangelho de João começa assim: “No início era a Palavra”. Em outras versões: “No início a Palavra existia” (versão bíblica de Jerusalém).

Há muita gente que não consegue entender essa passagem. Outros acreditam que podem entendê-lo, mas tirar a conclusão errada, uma vez que consideram a Palavra um ser vivo. As palavras Verbo e Palavra têm gêneros diferentes, um é masculino e o outro feminino. No grego original, a palavra “logos” é neutra.

Se pensarmos em Plano em vez de Word(s), aqui está o que obtemos de João 1:

“No início era o Plano, e o plano era com Deus, e o plano era Deus. Isso foi no começo com Deus. Todas as coisas pelo Plano foram feitas, e sem o Plano nada que tenha sido feito, foi feito. No plano estava a vida, e a vida era a luz dos homens, e esse plano era feito carne, e ele vivia entre nós (e vimos sua glória, glória como o único criado do Pai), cheio de graça e verdade.” (João 1:1-14).

Estas palavras de João resumem o ensino bíblico requintadamente. Jesus existiu no céu desde o início, mas não como pessoa. Ele existia como uma grande idéia na mente de Deus, como a parte central do plano de Deus. Ele não existia como pessoa até nascer em Belém. Então, como John diz: o plano foi feito carne.

A honra que é devido a Jesus

Agora que vimos o que a Bíblia realmente ensina sobre Jesus, podemos começar a honrá-Lo, como talvez não tenhamos feito antes. Por que isso fica tão claro se reconsiderarmos o que levantamos.

Vimos que há dois tipos de linguagem na Bíblia. Há linguagem literal, o que significa exatamente o que diz. E há uma linguagem figurativa, que tem um significado mais profundo do que parece à primeira vista.

Quando Jesus disse que tinha descendido do céu, ele nunca tinha estado pessoalmente no céu. Suas palavras não poderiam ser literalmente verdadeiras, mas devem ter um significado figurativo.

Desde que Deus sabe tudo o que ele pode ver o futuro. Quando Deus Todo-Poderoso decide fazer algo, ele já pode ser considerado como um fato. Antes de criar o mundo, Deus fez um plano. Jesus foi o início desse plano, e a parte mais importante dele. Os seguidores de Jesus também fazem parte do plano. As escrituras referem-se a ambos e ao seu Senhor como se existissem antes da criação do mundo.

Claro que nem Jesus nem seus seguidores estavam vivos na época. Eles existiam apenas na mente de Deus como parte de seu plano. Neste sentido figurativo, todos eles estavam no céu desde o início da criação.

Mas a vida real de Jesus só começou quando ele nasceu em Belém. Seu nascimento foi um milagre. Deus era seu Pai, e Maria, virgem, era sua mãe.

Ela era sua verdadeira mãe, e Jesus era tão verdadeiro filho dela como ela era de Deus. Por causa disso Jesus era um homem de verdade. Isso significa que ele sofreu as mesmas tentações de pecado como qualquer outro.

Mas ele conquistou a tentação, absolutamente. Ele levava uma vida sem pecados e desenvolveu um personagem perfeito. Como um elogio por isso, Deus ressuscitou-o dos mortos e fez dele a pessoa mais importante do universo, depois de si mesmo.

Se lhe foi agradado a Deus dar tal honra a Jesus, nós também devemos honrá-Lo pelas mesmas razões. Devemos ser capazes de direcionar nossos olhos para o céu e dizer a Deus:

Pai Celestial, seu filho teve que lutar contra a tentação, assim como eu tenho que fazer. Ele sabe como me sinto.

Mas ele ganhou todas as batalhas que teve contra a tentação, enquanto eu muitas vezes as perco. Senhor, admiro sua imensa vitória, e gostaria de poder seguir seu exemplo muito melhor do que agora.

Mas eu sou fraco, senhor. Tenha piedade de mim e me ajude. Ajude-me a imitar seu filho. Ajude-me a tentar com todo meu coração segui-lo. Ajude-me a amar, honrar e obedecer a Ele.

Deus Todo-Poderoso, seu Filho passou por esta vida de sofrimento e morte. Eu sei que ele me entende, Senhor, e por isso peço-lhe sua ajuda através dele. Eu sei que você vai me ouvir.