Vê-lo crescer

A partir do momento em que os pais trazem um novo bebê do hospital para casa, eles observam o progresso do bebê com grande interesse, antecipando cada centímetro de crescimento e cada grande novidade ao longo desse processo. Quando se trata do crescimento de um ser humano geralmente se refere ao crescimento físico para desenvolvimentos em altura, peso e outras mudanças corporais que ocorrem à medida que a criança se torna maior. O cabelo cresce; dentes aparecem, caem e reaparecem; e, eventualmente, a puberdade vem. Isso tudo faz parte do processo de crescimento.

O primeiro ano de vida de uma criança é o ano de mudanças impressionantes. Durante esse período, seu bebê crescerá rapidamente. Nenhuma criança cresce a uma taxa perfeitamente sustentada durante este período de infância. Semanas e meses de crescimento lento alternam com pequenos “começos de crescimento”.

Adicionamos outros exemplos de crescimento. Neste momento da natureza:

  • Muitas vezes é imperceptível. Se vemos uma planta todos os dias, não percebemos seu crescimento.
  • É constante. O crescimento da noite e do dia continua.
  • É inevitável. Não há nada tão poderoso quanto o crescimento. Uma árvore pode quebrar uma calçada de concreto com o poder do crescimento.

Há uma certa relação semelhante entre esses exemplos para nos ajudar a entender melhor o processo do crescimento necessário em Cristo.

 

Como você define sua vida?

Quando se é jovem, o panorama da mortalidade parece eterno. Aproveitar o tempo não parece ter urgência, então ter objetivos não é a coisa mais importante. Ela acabou de fazer 45 anos, talvez tenhamos passado metade da nossa vida mortal, talvez mais. Essa realização nos ajuda a focar os anos que permanecem para não perder nosso tempo.

Nossa maneira de ver as coisas influenciará como gastamos nosso tempo, nosso dinheiro, nossos talentos e como valorizamos nossos relacionamentos. Há tantas respostas diferentes como tantas pessoas que perguntamos: “Como você define sua vida?” Warren1 oferece algumas respostas interessantes. Ele escreve: “Me disseram que a vida é como um circo, um campo minado, uma montanha russa, um quebra-cabeça, uma sinfonia, uma viagem e uma dança… A vida é um carrossel. Às vezes você está para cima e às vezes você está para baixo e às vezes você dá voltas e voltas. A vida é uma bicicleta de dez velocidades, e alguns de nós nunca as usam…”

Aqui está minha perspectiva sobre minha vida…

Minha perspectiva sobre minha vida determina…

Minhas expectativas

Meus valores

Meus relacionamentos

Meus objetivos

Minhas prioridades

Querendo crescer

A primeira carta de Pedro pode ter sido escrita sobretudo para os novos cristãos e para aqueles que planejavam ser batizados. Eles devem ser avisados sobre o que estava diante deles e eles precisavam de palavras de encorajamento para ajudá-los a lidar com isso.

Esta carta ainda ajuda os cristãos que enfrentam julgamentos no século 21. Ninguém está livre de catástrofes, dor, doença e morte, provações que, como a perseguição, nos fazem depender inteiramente da graça de Deus. Para os leitores de hoje, bem como para os leitores originais de Pedro, o tema desta carta é esperança. Pedro encorajou seus leitores por uma firme declaração de que eles haviam sido escolhidos por Deus.

Vamos ver o que Peter diz:

“Portanto, descartetoda malícia, toda a decepção, hipocrisia, inveja e toda maldição, e desejo,como crianças recém-nascidas, o leite espiritual não adulterado,que para ela você possa crescer para a salvação, pois você gostou da bondade do Senhor.” (1 Pedro 2:1-3)

Você nota a repetição de “tudo… Todos… tudo…”
Pedro exorta seu povo a romper com todo o mal e afirmar seus corações em tudo o que pode realmente nutrir a vida espiritual. Desejar leite é um instinto natural de uma criatura; e um sinal de desejo pela nutrição espiritual que nos levará a crescer. Quando nascemos de novo, nos tornamos crianças espirituais. Se aproveitarmos a saúde, vamos lutar para crescer. Como é triste quando alguém nunca cresce.
O que significa a referência ao “leite espiritual”? Parece se referir a Cristo como uma fonte de crescimento espiritual (v.3). Outra possível tradução: leite da palavra, nos direciona à mensagem de salvação em 1 Pedro 1:23.

 

A Palavra – a comida espiritual

O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus para nos fazer filhos de Deus. A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra palavra. É muito mais do que um guia doutrinário. Gera vida, cria fé, produz mudanças, realiza milagres, cura feridas, constrói caráter, transmite alegria, supera adversidades, derrota tentação…

A Palavra de Deus é o alimento espiritual que devemos ter para cumprir os propósitos de Deus em nós. É por isso que Paulo diz “desejo” (grego: “desejo ardente”, ou “longo”). É o impulso natural dos regenerados, “porque como não é necessário ensinar aos recém-nascidos que alimento tomar, sabendo que uma mesa está associada a ele no ventre”, assim o crente de sua sede pela palavra de Deus.

Aquiestão duas idéias. Leia essesítraseiros. Anoteo que está acontecendo com você.

A Palavra

Alimentos

salmo 119:11 Salmo 119:103
João 6:63 João 6:35
João 17:17 Atos 14:17
Atos 7:38 1 Corinthians 11:28
2 Timóteo 3:15 Hebreus 5:12
Hebreus 4:12 1 Pedro 2:2

Este alimento da Palavra não é “adulterado”, diz Pedro. Quero dizer, não tem a menor mistura de nada ruim. A palavra grega na frase “leite espiritual não adulterado” é um termo para descrever o grão totalmente limpo de poeira e palha ou qualquer coisa que possa prejudicá-lo. Em cada sabedoria humana há alguma mistura de coisas inúteis ou prejudiciais. Só a Palavra de Deus é totalmente boa.

 

A perspectiva de Deus

A Bíblia nos oferece três abordagens que nos ensinam o que é a vida da perspectiva de Deus:

  • É um teste. Deus testa repetidamente o caráter, a fé, a obediência, o amor, a integridade e a lealdade das pessoas. O caráter é desenvolvido através de testes.
  • É uma herança. Nosso tempo na Terra, inteligência, oportunidades, relacionamentos de recursos são todos dons que Deus nos confiou para cuidar e gerenciar.
  • É uma missão temporária. A Bíblia compara a vida na Terra a viver em um país estrangeiro. Nossa esperança está no estabelecimento do Reino de Deus.

Portanto, quando a vida se torna difícil, quando a dúvida é superada ou quando questionamos se vale a pena sacrificar-nos vivendo por Cristo, devemos lembrar dessas três abordagens. O Apóstolo Pedro nos dá um exemplo de como devemos pensar através de uma citação do Salmo 34:8 na referência à sua letra 1 Pedro 2:1-3. Por que a carta foi escrita?

Pedro vê que os cristãos correm o risco de perseguição (1:6) e não estão preparados para isso (4:12). À luz disso, ele tenta duas coisas: encorajá-los e testemunhar a verdadeira graça de Deus (5:12), instando seus leitores a permanecerem firmes. Esses dois propósitos estão entrelaçados porque Pedro dá encorajamento declarando os atos gentis de Deus em Cristo, que foram conhecidos e mediados por seu Espírito.

Podemos listar os estímulos desta forma em seu primeiro gráfico:

1:3-9

1:10-12

1:18-21

1:22-25

2:4-10

2:22-25

3:18-22

4:17-19

5:10-11

Tal encorajamento e afirmação da graça de Deus fornecem uma base igualmente firme para os crentes cristãos que enfrentam qualquer coisa que o século 21 depois de Cristo possa trazê-los. O desejo ardente delineado em 1 Pedro 2:2 pode ser uma evidência de que ele provou que o Senhor é gentil. Podemos depender dele.

 

Salmo 34 – um “ABC” para a crise

A citação do Salmo 34 em 1 Pedro 2:3 nos abre com um estudo muito interessante sobre nosso crescimento na fé. O título coloca o Salmo em 1 Samuel 21:10-15. Fugindo de Saul, Davi buscou refúgio com o rei filisteu de Gat, chamado por seu nome pessoal, Aquis, mas neste salmo pelo título dos reis filisteus, Abimelec (Gênesis 20:2; 21:22; 26:8). Mas logo sua segurança se tornou presa (1 Samuel 21:13) porque eles tinham reconhecido Davi e sabiam que refém valioso eles mantinham. Fingindo insanidade, David conseguiu sua liberdade e escapou.

As dificuldades da vida não podem ser totalmente catalogadas, não vemos todo o padrão. Mas até onde toda a história pode ser contada, aqui está um ABC para tempos de crise. Este poema chamado “aróstico” se aplica a poemas alfabéticos ou “alfabetos”. Neste tipo de poesia, os versos sucessivos, estrofes ou coplas são formados a partir da ordem das letras do alfabeto hebraico. Salmo 119 é o conhecido salmos chamado “arostic”.

O salmo 34 consiste em duas partes: vs. 1-10, as lições da experiência, principalmente o testemunho de Davi com suas próprias conclusões; Vs. 11-22, ensinando a verdade, como enfrentar a vida e enfrentar crises. Uma pergunta é notada no meio do salmo (v.12): “Quem é o homem que deseja a vida?”

Escreva a resposta para a pergunta em v.12:
V. 2
V.6
V.7
V.8
Vs.9-10
V.11
V.12
V.15
V.18
V.22

Assim que vermos nossa necessidade da Palavra de Deus e começarmos a encontrar alimento em Cristo, nosso apetite espiritual aumentará e começaremos a amadurecer. O novo cristão precisa crescer espiritualmente assim como um bebê recém-nascido precisa crescer fisicamente.

Quão intenso é o seu desejo pela Palavra de Deus? Identifique como esse desejo é aplicado.

Permanecer na Palavra

E Jesus disse aos judeus que acreditaram nele: “Se permanecerem em minha palavra, serão verdadeiramente meus discípulos.” (João 8:31)

A impressão produzida por estas palavras de nosso Senhor, talvez tenha se tornado visível por algum movimento decisivo, e aqui ele aproveita para impressionar neles a “continuação” na fé, pois só então seriam “seus verdadeiros discípulos”.

No cotidiano, permanecer na Palavra de Deus envolve três ações:

  • Devemos aceitar sua autoridade.
  • Devemos assimilar a verdade dele.
  • Devemos aplicar seus princípios.

 

Momentos para refletir:

O que Deus me disse em Sua Palavra que eu ainda preciso “ficar”?