Introdução

Após a confissão de nossa fé, fomos batizados em Cristo. O batismo é um testemunho da verdade do processo na vida de um crente que “a fé é por ouvir, e ouvir, pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Batismo significa simbolicamente morrer e ser ressuscitado. Morremos de um tipo de vida e ressuscitamos outro; morremos pela velha vida do pecado, e ressuscitamos a nova vida de graça.

A pessoa que começa a jornada cristã se compromete com um tipo diferente de vida. É por isso que falamos de uma nova vida em Cristo. Mas há mais do que uma mudança de comportamento na vida. Há uma verdadeira identificação com Jesus. Nós nos tornamos seus discípulos. Ele claramente estabelece princípios e prioridades que são radicalmente diferentes daqueles que costumavam seguir.

Este ponto, ou objetivo do discipulado, é pelo menos triplo.

  • A primeira coisa é que os discípulos desenvolvem em si mesmos um caráter cristo. Para ser cada vez mais como seu Mestre.
  • A segunda coisa é a maturidade espiritual. É o discípulo maduro que apresenta Jesus aos outros, persevera no esforço de conhecê-lo melhor.
  • A terceira é o desenvolvimento de um estilo de vida cheio de boas ações.

Então, sabemos que:

  • Somos seres com grandes possibilidades de espiritualidade – esperamos o futuro com Cristo no Reino de Deus.
  • Somos intelectuais – podemos pensar, raciocinar, resolver problemas.
  • Nós nos relacionamos – podemos dar e receber o amor verdadeiro.
  • Temos uma consciência moral – podemos discernir o bem do mal, o que nos responsabiliza por Deus.

O objetivo final de Deus para nossas vidas não é o conforto, mas o desenvolvimento de nosso caráter. Ele quer que cresçamos espiritualmente e venhamos como Cristo. Isso não quer dizer que perdemos nossa personalidade e que nos tornamos um clone sem inteligência. Ser cristo significa uma transformação na vida. O Apóstolo Paulo descreve a transformação em sua carta aos efésios 4:22-24

“Quanto ao último modo de vida, os despojos do velho, que é corrompido por desejos enganosos, renovado suscitado no espírito de sua mente, e investido no novo homem, criado de acordo com Deus na justiça e santidade da verdade.

É um erro pensar em uma nova vida como se você quisesse dizer saúde perfeita, um estilo de vida cercado de confortos, felicidade permanente, alívio instantâneo dos problemas através da fé e da oração – em poucas palavras, eles esperam que a vida cristã seja fácil. Não é nada disso. Você tem que pagar um preço por ser um discípulo de Jesus Cristo. Ser um seguidor de Jesus significa exercer um humilde serviço que busca o bem dos outros. Às vezes envolve o sacrifício de nossas próprias aspirações, e até mesmo talvez da própria vida.

A vida do discípulo o chama para o crescimento em obediência e graça. Este crescimento ocorre quando fazemos a vontade do Senhor. Discipulado é uma jornada. Embora todos nós tenhamos que fazer essa jornada passo a passo, não há necessidade de andar sozinho. Somos acompanhados por irmãos na fé e encorajados pela leitura da Palavra de Deus e oração.
Guillermo Rawson (Espanha, 2008)

A versão da Bíblia que usamos, exceto nos casos indicados, é a Rainha-Valera, revisão de 1995.