Isto é o que você pensa

A cidade de Filipe foi a primeira na Europa a receber o Evangelho. O capítulo 17 de Atos nos conta a comovente história daquele momento. Essas experiências vividas pelo apóstolo Paulo em sua primeira visita a Filipe deixaram uma base sólida para o trabalho do evangelho lá. Quando Paulo escreveu sua epístola para os filipinos, ele foi confinado à prisão em Roma.

Há vários temas que se destacam na carta aos filipenses.

  • Há uma ênfase na gratidão;
  • Trata da unidade entre os crentes;
  • Ele fala de falsos trabalhadores e professores;
  • Manifesta uma intimidade mais profunda com os irmãos.

Paulo pede aos seus amados irmãos que permaneçam unidos no Senhor. É nosso desejo também? Paulo pede que sua amada deite todo tipo de orgulho. É nosso desejo também? Paulo pede que você venha em oração. É nosso desejo também? Ele exorta seus entes queridos a praticar as virtudes que aprenderam com ele. Paulo abre seu coração para mostrar a ternura, compaixão e gratidão que devem ser imitadas por cada servo de Deus.

Estudar a Bíblia não deve ser um mero exercício intelectual, mas uma atividade transformadora. A epístola para os filipenses ensina a importância de colocar o amor fraternal em prática em todos os níveis da vida comunitária. Paulo está de olho em Cristo. A maturidade cristã deve nos levar a praticar um estilo de vida para praticar a unidade espiritual e a alegria constante.

 

As marcas da vida cristã

Regozije-se sempre no Senhor. Mais uma vez eu digo: Alegre-se!
Sua bondade é conhecida por todos os homens. O Senhor está perto. (Filipenses 4:4-5)

Paulo nos propõe duas grandes qualidades da vida cristã:

  • Alegria
  • Bondade

Por que deveríamos ser assim? Paulo nos dá a resposta: “O Senhor está perto.” Se esperarmos pela segunda vinda triunfal de Cristo, nunca poderemos perder a esperança ou a alegria. É por isso que nos lembramos que devemos tratar os outros com amor como esperamos que Deus nos trate.

A alegria cristã não é de um tipo temporal, que vem e vai de acordo com as circunstâncias de cada um; pelo contrário, baseia-se na relação com o Senhor e, portanto, é uma qualidade duradoura e espiritual. Sua expressão externa é “regozijo”, que não é uma escolha cristã, mas um imperativo.

O termo traduzido “gentileza” suporta outras traduções: “bondade”, “bondade”, “mesura” e “cortesia” em outras versões. A partir dessas várias traduções podemos obter a idéia subjacente. A proximidade com o Senhor que motiva essa qualidade espiritual pode significar sua proximidade com o crente em todos os momentos, a proximidade de seu retorno, ou ambos.

Leia Lucas 15:11-32 “A parábola dos filhos pródigos. Identifique onde a evidência de “alegria” e “bondade” está na parábola

Alegria

Cortesia

A paz de oração

Pois nada está angustiado, se seus pedidos diante de Deus são conhecidos em cada oração e oração, com ação de graças.
E a paz de Deus, que supera toda a compreensão, manterá seus corações e seus pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

Paulo agora se concentra na segunda consequência do fato “próximo” do Senhor. Os verdadeiros crentes devem viver inefável. A vida do descrente é caracterizada pelo medo e apreensão. Pelo contrário, Paulo exorta os irmãos a dar tudo a Deus em oração.

No contexto do pedido, “com ação de graças” é adicionado. Gratidão é um reconhecimento explícito de que somos criaturas e que dependemos do nosso Criador. A falta de gratidão é o primeiro passo para a idolatria.

Devemos notar que o lugar da paz é Cristo Jesus. A falta de paz de espírito e espiritual traz muitas pessoas ao psicólogo e ao psiquiatra, mas não há antídoto melhor para a mente e o coração sinceros e constantes diante de Deus. A união com Cristo garante a paz no coração do cristão, mas em troca disso o crente deve direcionar seus pensamentos e atividades em coisas dignas do nome de Cristo.

Segundo Paulo, alegria, oração, ação de graças, paz são virtudes que descrevem a espiritualidade. A chave para uma evangelização eficaz é a espiritualidade. O caminho para a paz é confiar a nós mesmos e a tudo o que nos é querido nas mãos amorosas de Deus.

Quais são as lições para o crente em Mateus 6:25-34?

A Regra de Ouro

Caso contrário, irmãos, tudo o que é verdade, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é gentil, tudo o que é de bom nome; se há alguma virtude, se alguma coisa louvável, isso é o que você pensa. (Filipenses 4:8)

Uma lei da vida é: “Se você pensar em algo com freqüência e intensamente você vai chegar ao ponto onde você não pode parar de pensar sobre isso.” O que deixamos em nossas mentes determina o que expressamos com palavras e ações. Paulo nos diz para encher nossas mentes com pensamentos verdadeiros, honestos, justos, puros, gentis, bons nomes, virtude, dignidade e pensamentos de louvor.

Temos algum problema com pensamentos impuros e sonhos ilusórios?

  • Precisamos examinar o que vem em nossas mentes através da televisão, livros, conversas, filmes e revistas.
  • Materiais nocivos devem ser substituídos por materiais úteis.
  • Acima de tudo, devemos ler a Palavra de Deus e orar.

Pedimos a Deus que nos ajude a focar no que é bom e puro. O versículo 8 é um resumo das qualidades que devem caracterizar o cristão em sua vida pensativa.

A exortação literalmente é “continuar pensando sobre essas coisas” Escreva sobre o que você está pensando ao lado de cada uma das coisas boas.
tudo o que é verdade
tudo honesto
tudo justo
todos os puros
todo o tipo de coisa
tudo o que é um bom nome

Esta fórmula implica que a melhor maneira de desenhar pensamentos pecaminosos e coisas que dificultam a paz interior é concentrar-se em coisas boas. Tantos problemas de saúde espiritual e mental seriam resolvidos nos cristãos se eles só quisessem seguir as exortações nos versículos 4 a 8. A situação angustiante de Paulo de ser um prisioneiro forneceu-lhe uma base adequada para apresentar sua exortação. Se Paulo pudesse experimentar a paz de Deus como prisioneiro, quanto mais poderíamos em nossa liberdade?