O Fruto do Espírito

Discipulado não é um programa simples. É um processo com muitas metas que são definível e fáceis de avaliar. Examinamos vários sinais indicando o grau de progresso de uma pessoa em direção ao discipulado. O objetivo do nosso Pai celestial é que amadurecamos e desenvolvamos as características de Jesus Cristo.

Infelizmente milhões de seres humanos envelhecem, mas nunca amadurecem. Milhões de dólares são gastos a cada ano para retardar o processo de envelhecimento, disfarçá-lo ou tentar revertê-lo. No entanto, devemos aceitar que o envelhecimento faz parte do nosso ciclo de vida. Não vamos desanimar. A vida é um presente de Deus e nós desfrutamos com o conhecimento de Seu Filho, Jesus Cristo. Agora vamos estudar o processo de crescimento não para o envelhecimento, mas para uma bela vida convertida mais como a vida de Cristo. Como isso é possível? Paulo explica em sua carta aos crentes em Galatia 5:16-26. Diz:

“… Caminhe no Espírito, e não satisfaça os desejos da carne, 17 pois o desejo da carne é contra o Espírito, e o desejo do Espírito é contra a carne; e eles se opõem um ao outro, para que você não faça o que quiser. 18 Mas se vocês são liderados pelo Espírito, não estão sob a Lei.”

Era essencial para Paulo que a liberdade cristã não deveria ser tomada como liberdade para agradar a parte inferior da natureza humana, mas para nos levar na vida do Espírito. Primeiro, ele desenha uma lista das qualidades malignas que caracterizam a vida sem Cristo. Cada uma das palavras que ele usa nos apresenta um quadro inteiro. Em seguida, traçar as qualidades positivas, que são o fruto do Espírito.

 

Coisas ruins e coisas bonitas

Manifestas são as obras da carne, que são:, Mas o fruto do Espírito é:
Adultério Amor
fornicación Alegria
Sujeira Paz
Luxúria Paciência
Idolatria Benignidade
Feitiçaria Bondade
Inimizades fé (fidelidade)
Processos Mansidão
Ciúme Temperança
Ir contra tais coisas não há lei
Bates
Divisões
Heresias
Inveja.
Homicídio
Embriaguez
orgías
e coisas como essas
Quanto a isso, advirto-o, como já lhe disse antes, que aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas aqueles que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e desejos. Se vivermos pelo Espírito, vamos também caminhar pelo Espírito. 26Não busquemos vaidade, irritando uns aos outros, contemplando um ao outro.

Que contraste entre “funciona” e “fruta”!

O cristianismo não é uma religião ou uma filosofia, mas uma relação e um modo de vida, a vida de Jesus Cristo. Essa vida é caracterizada como fruto,ao contrário das obras. Outro contraste é que, mesmo quando as obras da carne aparecem no plural, o fruto do Espírito é um e indivisível.

O fruto é um conjunto de graças, virtudes ou bênçãos que devem estar presentes como corpo ou caráter, ou selo intangível, mas perceptível e espiritualmente visível; em cada pessoa regenerada ou nascida de novo, e como um testemunho para o mundo que ele também foi batizado na água em Jesus Cristo. Valores espirituais ou virtudes são apontados, ou seja, fruto do Espírito que preenche espiritualmente e equipa o servo de Deus.

“A carne” refere-se à natureza humana que persiste no crente. O corpo em si não é pecaminoso; apetites não são necessariamente pecaminosos, mas tendências da natureza antiga vão surgir.

Prepare uma lista das “obras” mencionadas nas seguintes referências.

Marcos 7:20-23

1 Corinthians 6:9-10

Efésios 5:3-5

As qualidades do fruto

Em relação ao “fruto”, diz-se o seguinte:

  • Os três primeiros dizem respeito à nossa atitude em relação a Deus,
  • A segunda tríade tem a ver com nossas relações sociais, e
  • O terceiro grupo descreve os princípios que orientam o comportamento cristão.

Aqui está um breve resumo da fruta:

Amor:
Em grego há quatro palavras para o amor

    1. Erós – É um amor que inclui paixão. Ele nunca aparece no Novo Testamento.
    2. Philia – É algo do coração, do amor caloroso que sentimos por nossos entes queridos.
    3. “Significa bastante afeto e é usado no amor entre pais e filhos.
    4. Agap – Significa benevolência ilimitada. É a palavra encontrada em Gálatas 5:22.

Não requer força de vontade para amar pessoas encantadoras e amorosas conosco. Descreve o esforço deliberado de não encontrar nada além do que é melhor para os outros. Não importa o que uma pessoa pode fazer conosco.

Alegria
Esta palavra descreve a alegria que vem de uma experiência espiritual (Salmo 30:11). Não é a alegria que as coisas materiais nos trazem, como o triunfo sobre os outros em uma competição. É a alegria cuja fundação está em Deus.

Nosso Pai celestial nos ensina a verdadeira alegria no meio da tristeza quando nos voltamos para Ele. A felicidade depende de circunstâncias externas, mas a alegria é baseada na nossa relação com Deus.

Paz
Esta palavra tem dois usos interessantes: (1) a serenidade desfrutada por um país sob a justa e benéfica regra de um bom imperador. (2) da boa ordem de uma aldeia ou aldeia. A palavra corresponde no Novo Testamento à palavra hebraica “shalom” no Antigo Testamento, que significa não apenas a ausência de problemas e guerra, mas tudo o que contribui para um maior bem-estar humano.

Deus desenvolve a verdadeira paz dentro de nós não fazendo as coisas seguirem como planejamos, mas permitindo tempos de caos e confusão. Aprendemos a paz quando escolhemos confiar em Deus, apesar das circunstâncias.

Paciência
O que torna o significado desta palavra mais claro é que é o usado no Novo Testamento sobre a atitude de Deus em relação aos humanos. Em nossas relações com nossos semelhantes devemos reproduzir esse tipo, luto, perdão e atitude paciente de Deus para nós. A paciência se desenvolve nas circunstâncias que nos forçam a esperar, quando somos tentados a ficar com raiva ou prestes a explodir.

Benignidade
É a benevolência em ação, doçura de disposição, gentileza em lidar com os outros, afinidade. A palavra descreve a capacidade de agir para o bem-estar daqueles que abusam de sua paciência.

Bondade
É definido como as qualidades mais fortes em que fazer o bem ao próximo não é necessariamente por meios gentis. Ele pode e deve repreender e disciplinar.

Fé (NVI; A Bíblia de Jerusalém: “Lealdade”)
Esta palavra é com o significado de “ser confiável”. É a característica da pessoa que é confiável.

Bondade
Diz-se que é uma palavra difícil de traduzir. No Novo Testamento tem três significados diferentes; (1) submisso à vontade de Deus; (2) dócil, aceita ensino e disciplina; (3) é a de consideração. É o domínio adequado que só Cristo pode dar.

Temperança
A tradução preferida: “domínio próprio”. É o espírito que dominou seus desejos e a busca do prazer.

 

O símbolo da videira frutífera

Quando o fruto mourão no indivíduo, é praticado no cotidiano, e quem o possui, tem aquele generoso dom para compartilhar, como jesus diz (João 15:1-2,7-8):

Eu sou a verdadeira vinha e meu Pai é o labrador.
Cada pampas que não dá frutos em mim vai levá-lo embora; E todos os que derem frutos irão limpá-lo, para que possa dar mais frutos.
Se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em você, peçam tudo o que quiserem e isso será feito a você.
Neste meu Pai é glorificado: nisso vocês dão muitos frutos e, assim, sejam meus discípulos.

Cada portador individual do fruto do Espírito torna-se uma mola da vida cristã. A vida cristã significa a atitude de seguir Jesus Cristo como um modelo de ação em todos os aspectos da vida. É a dinâmica do amor de Deus em nós.

Agora, o modo de vida cristão é a maneira de viver com justiça; pensar, falar, agir, sempre com amor diante de Deus e dos homens. Aí reside a diferença, e a razão pela qual, os valores morais da sociedade sucumbem, não têm permanência ou continuidade no indivíduo, pelo contrário, são intermitentes, porque vêm do homem e não de Deus.

O caráter cristão, em vez disso, tem os traços e particularidades que nos identificam, e nos faz santos, repudiados, esculpidos e diferentes das pessoas do mundo. Essas características que formam nosso temperamento e personalidade são o fruto do Espírito. Eles vêm dele, do seu trabalho efetivo em nós.

Leia João 15:1-17. Identifique as coisas essenciais para nos manter em Cristo.
Versículo As coisas pelas quais Jesus nos escolheu e nos chamou

O Poder da Palavra

Pessoas de todos os tempos têm se preocupado em elevar sua qualidade de vida; isso significa viver melhor, melhor alimentação, melhor educação, melhor moradia, melhores serviços públicos; mais participação e vida social, mais cultura e satisfações humanísticas; melhores empregos, melhores vestidos; melhores oportunidades, mais reconhecimentos pessoais. Todas essas expectativas de buscar melhores modos de vida não são ruins ou indevidas, desde que a posição de Deus em face do ser humano não seja colocada em um lugar mais baixo.

A Bíblia enfatiza o “poder” da Palavra de produzir “frutos” na vida de um crente.
Salmo 119:9, 11, 93
João 6:63-64
João 8:31-32
João 15:3
João 17:17

Em Mateus 22:37-38: “Jesus lhes disse: Ame o Senhor seu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com toda a tua mente. Este é o primeiro e grande mandamento. Deus deseja ser tratado como o Deus vivo, cada poder, cada misericórdia, cada amor, tudo em tudo, e sempre em prioridade a qualquer coisa na vida dos seres humanos.

Quando Deus não é tratado nesse sentido, então o sistema moral do homem se torna um instrumento de manipulação, de distorção da sociedade; a serviço das aparências, preconceitos, idolatria, vaidades, materialismo, desigualdades e injustiças sociais.

 

Uma característica da vida de Cristo

No primeiro capítulo da primeira carta de Pedro encontramos ensinamentos sobre o lugar de obediência na vida cristã. Como resposta à proclamação e à audição da verdade, ela tem um duplo efeito:

  • purifica os pecados do passado e
  • desenvolve um amor genuíno por outros crentes.

Tal amor é provocado pelo fato de que os cristãos compartilham um novo nascimento acessível através da palavra de Deus que vive e permanece.

Leia 1 Pedro 1:14-25, e aponte algumas características de uma vida santa.

A citação de Isaías 40:6-8 ressalta a qualidade duradoura e dinâmica da palavra de Deus. Peter lembra aos crentes que tudo nesta vida — bens, realizações, pessoas — finalmente murchará e desaparecerá. Somente a vontade de Deus, sua Palavra e seu trabalho são permanentes. Devemos evitar a ganância do temporal e devemos concentrar nosso tempo, dinheiro e energias no permanente: a Palavra de Deus e nossa vida eterna em Cristo.

Homem em sua natureza puramente terrena: “todo homem é grama”. Esta glória do homem é entendida pela sabedoria, poder, riquezas, honra, beleza, arte, virtude e justiça do homem natural (sinônimo de “a carne”), tudo transitório (João 3:6), mas absolutamente não, pois a glória do homem, em seu verdadeiro ideal realizado em Cristo, é eterna.

 

Momentos para refletir

Um verdadeiro personagem cristão

O caráter cristão, além de usar o fruto do Espírito, distingue-se por ter uma posição firme em termos de:


a) Medo de Deus:

“Então, recebendo-nos um Reino inabalável, vamos ter gratidão, e através dele servimos a Deus agradecendo-lhe com medo e reverência, pois nosso Deus é um fogo de consumo.” (Hebreus 12:28-29)

Isso significa louvor, adoração, oração, reverência a Deus em sua palavra.


b) Conhecimento de Deus:

“E, de fato, eu ainda considero todas as coisas como uma perda para a excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Pelo amor dele eu perdi tudo e tenho isso para o lixo, para ganhar Cristo.” (Filipenses 3:8)

Este conhecimento de Deus é também saber de sua verdade, sua palavra, suas leis, sua vontade e seu amor por nós.


c) Amor de Deus:

“Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada?… nem o alto, nem o profundo, nem qualquer outra coisa criada podem nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:35-39)