O caráter de um trabalhador de Deus

Muito tempo e esforço Deus gastará treinando um trabalhador apto para o uso de Jesus Cristo. Basicamente, o treinamento é mais na área de caráter do que em suas habilidades. Só uma nova criatura pode ser útil a Deus. Quanto à sua posição “se existe em Cristo, nova criatura é” (2 Coríntios 5:17), ele deve se afastar de velhos hábitos e formar novos hábitos em sua vida através dos ensinamentos e exemplos de Jesus Cristo.

A forma como um crente responde em uma determinada situação revela muito de sua maturidade espiritual. Todos os dias enfrentamos desafios e questões que requerem algum tipo de ação e nem sempre temos tempo para pensar em como respondemos. A maturidade espiritual nos ajuda a responder de forma positiva que promove a causa de Cristo.

Em 2 Coríntios 5:20, Paulo explica a importância da maturidade espiritual, afirmando que os cristãos são embaixadores ou representantes de Cristo no mundo.

“Então somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus orasse através de nós; Rezamos em nome de Cristo: Reconcilie o seu e que você esteja com Deus.”

Isso é uma verdadeira honra, mas também carrega grande responsabilidade. Os crentes em Jesus Cristo estão em serviço o tempo todo. O que você faz, positivo ou negativo, afeta a causa de Cristo.

 

Um olhar para nossos hábitos

Todo hábito é o costume adquirido pela repetição de um ato. Também é definida como uma habilidade adquirida para agir facilmente. Uma ação bem feita ocorre mais facilmente quando repetida. Hábitos já formados só precisam ser postos em prática pelo exercício da vontade, sem ter que tomar muito cuidado com seu funcionamento. Por outro lado, eles são de grande utilidade para a eficiência pessoal.

Identificar aspectos úteis dos hábitos

Como temos um hábito?

Lembremos que o objetivo da nova vida em Cristo é sempre seguir o exemplo de Jesus Cristo. Nascemos com a natureza com tendências pecaminosas e em um mundo pecaminoso. Nós formamos:

Hábitos neutros e amorais, que não tem nada a ver com o pecado

Hábitos pecaminosos, um produto de nossa natureza e do sistema em que vivemos

manusear a colher, garfo…

responder mal quando eles falam com a gente mal

fixar uma camisa

que o instinto egoísta desenvolva hábitos que sempre busquem meu interesse sobre o dos outros,

acender a luz

em vez de sede de justiça desenvolvendo uma sede de vingança

Ler

estar atrasado para o trabalho e reuniões

Escrever

têm hábitos cruéis….

Na formação de um caráter cristão devemos trabalhar para mudar nossos hábitos negativos para os positivos. Mudar um hábito neutro e mecânico é difícil, embora não tanto. O trabalho real é mudar esses hábitos que têm a ver com sentimentos, ou com personalidade. Mudar é difícil, mas é possível em Cristo.

Aqui estão algumas características fundamentais:

 

Momentos para refletir

Como vou implementar esse recurso de “ouvir”?

1. Saber ouvir
Aquele que faz o trabalho do Senhor deve possuir em sua vida pessoal o hábito de ser um bom ouvinte. Ninguém pode fazer uma boa ação se eles estão sempre falando e nunca ouvir.

Enquanto a pessoa fala, você deve ser capaz de decifrar três tipos diferentes de palavras:

  1. As palavras que você fala – Ouvir não é fácil. Você tem que descobrir o verdadeiro assunto do que ouviu.
  2. Palavras que não falam – Quando uma pessoa fala, ela geralmente diz metade e deixa a outra metade sem dizer. Nesse caso, o trabalhador deve discernir.
  3. Palavras ocultas – Muitas pessoas falam de uma forma, mas suas “vidas interiores” estão em outras condições. No entanto, a boca de uma pessoa não pode esconder seu verdadeiro “interior”, “espírito”, “intenções”, “modo de vida!”.

Jesus, nosso exemplo – João 4 “A Mulher Samaritana”

2. Amar toda a humanidade
Outro elemento básico para a formação do caráter de um trabalhador de Deus é que ele está interessado em todas as pessoas. No entanto, isso não sugere que você pode escolher por que as pessoas estarão interessadas que considerarão apenas uma ou mais pessoas que as acham interessantes e dignas de serem amadas. Ele deve ter um amor pela humanidade em geral. Em Jesus Cristo temos o Homem Modelo, o Homem Representativo em quem todos os propósitos de Seu Pai Celestial descansarão. “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir.” (Mateus 20:28).

Quando nos movemos entre o povo, não podemos pregar o sacrifício e o futuro Reino de Jesus Cristo se não tivermos amor. Nosso Senhor serviu e distribuiu graça aos homens antes de morrer por eles.

Jesus, nosso exemplo – Mateus 20:20-28 “O Pedido de Tiago e João”

 

Momentos para refletir

Como vou colocar em prática essa característica de “amar toda a humanidade”?

1. Submeta seu corpo
Em 1 Corinthians 9:22-27 Paulo usa o esporte competitivo do atletismo como exemplo, os servos de Deus que trabalham e servem são como atletas que correm uma corrida. Todos correm, nenhum deles está fora. Em uma carreira esportiva apenas uma pessoa recebe o prêmio, mas na corrida espiritual que corremos, cada um tem a oportunidade de ganhar o prêmio. O que Paulo enfatiza é que para ganhar os jogos o atleta deve se disciplinar e exercer o autocontrole em todas as coisas. Atletas correm em uma pista, enquanto nossa pista é o mundo.

O corpo tem algumas exigências muito definidas. Por exemplo: comer e beber, descansar, dormir, estar confortável, vestir-se, ser cuidado em momentos de doença. “Subjugar o corpo” significa que através da disciplina diária podemos nos fazer responder quando chegar a hora do trabalho ou da corrida. Um longo período de treinamento é necessário para que o corpo responda.

Jesus, nosso exemplo – Mateus 26:36-46 “A Fatídica Noite de Gethsemane”

 

Momentos para refletir

Como vou implementar esse recurso de “subjugar meu corpo”?

2. Seja diligente, não preguiçoso
Servir a Deus não é uma coisa fácil. Vejamos uma nova qualidade do caráter do trabalhador: ou seja, de ser diligente. Em Mateus 25:18-30 Jesus aponta claramente as duas falhas fundamentais no caráter deste servo: ele é “ruim” e “negligente”. Ele é “mau” porque acusa seu senhor de ser um homem duro. O que o coração medita é ruim, mas o que sua mão faz é “negligente”. A pessoa preguiçosa não está procurando trabalho para fazer.

Em grego há três palavras que podem ser traduzidas como “preguiçosas”: (1) “argos” – inativo, improdutivo, lento (2) “notaros” – indolente, lento, preguiçoso (3) irritante “okneros”, que é feito de volta. A implicação central do significado da preguiça é adiar algo o máximo possível ou fazê-lo o mais devagar possível. Uma pessoa que realmente deseja servir ao Senhor deve sentir a magnitude de sua responsabilidade, a urgência das necessidades externas, bem como a brevidade de seu tempo e quão limitada é a duração de sua vida.

Jesus, nosso exemplo – João 5:17 “Eu Trabalho”

 

Momentos para refletir

Como vou implementar esse recurso de “ser diligente”?

1. Refrescar a língua
A boca do trabalhador de Deus deve derramar água fresca e viva. Ele deve proclamar a Palavra de Deus. Não podemos usar o mesmo balde para levar água e água para limpar os banheiros. A saúde dos seres humanos está em perigo. Não é uma grande responsabilidade para a Palavra de Deus ser falado através de nós? Nossa boca é santificada como um vaso sagrado para o serviço do Senhor. Não podemos deixá-la fora de controle. Uma palavra não é terminada quando foi pronunciada. Seu eco se estende. Não podemos apagar a palavra que falamos, embora queiramos.

Se sempre falamos levemente, não podemos perceber a precisão da palavra de Deus. Um acordo descuidado nos faz pensar em pouca necessidade. Deus sempre fala solidamente. Cada palavra dele é substancial e imóvel. Aprendemos diante de Deus a segurar nossa língua para não fazer “barulho” para não lutar impetuosamente. Esperamos que todos os que servem ao Senhor sejam mais sensíveis, ternos e gentis com os outros. Falamos honestamente.

Jesus, nosso exemplo – Mateus 5:37 “Sim, sim e não, não”

 

Momentos para refletir

Como vou implementar esse recurso de “reprimir a língua”?