Criado para ser como Cristo

Os crentes em Cristo na era apostólica foram batizados pela imersão total na água. Desta forma, foram “enterrados com ele no batismo” (Colossianos 2:12); eles morreram simbolicamente, e assim como Cristo subiu da morte para a vida eterna, os crentes saíram das águas do batismo para uma nova vida. A exigência de batismo permanece em vigor para os crentes de hoje. Nenhuma autoridade surgiu desde os dias dos apóstolos com o direito de mudá-la.

Em Sua graça e misericórdia Deus está disposto a aceitar aqueles que adotam essa atitude, perdoando seus pecados e trazendo-os para a comunhão com Ele. Assim, após serem separados de Deus pelo pecado, crentes sinceros tornam-se filhos e filhas por sua fé e obediência. Eles se tornam herdeiros da vida eterna de acordo com as promessas de Deus. Mesmo que a morte chegue a eles, eles morrerão na esperança de serem ressuscitados quando Jesus voltar para estabelecer o Reino de Deus na terra.

Após o batismo, nos comprometemos com uma vida na qual vemos as coisas da perspectiva celestial de Deus, pensando nas coisas celestiais (ou seja, espirituais) mudando nossa ambição mundana por uma ambição de superar nossas tendências carnais e, assim, entrar no reino de Deus. Somos novas criaturas.

 

De acordo com a imagem de seu filho.

Um resumo triunfante de todo o argumento da nova vida em Cristo é encontrado em Romanos 6:5-9. Paulo diz:

“Se fôssemos plantados juntos com ele na semelhança de sua morte, então estaremos na de sua ressurreição; sabendo disso, que nosso velho foi crucificado junto com ele, que o corpo do pecado pode ser destruído, que não podemos mais servir ao pecado, pois aquele que morreu foi justificado do pecado. E se morrermos com Cristo, acreditamos que também viveremos com ele.”

Sabemos que nosso caráter antigo.representa nossa antiga natureza e modo de vida.a velha natureza representa o sistema do mundo. No entanto, somos novas criaturas em Cristo, a escritura diz “pois eu não vivo mais, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). A questão é que não queremos mudar o jeito que somos, pensar, falar e viver. Não queremos nos livrar do modo de vida passado.

Mesmo em dificuldades e sofrimentos, mesmo na mais amarga decepção, mesmo quando maltratados, os cristãos devem saber que Deus trabalha no meio dessas situações; para que seus bons propósitos possam ser cumpridos em Seus filhos. Deus pode ou não mudar a situação diretamente, mas mesmo que continue difícil, Deus garante bons resultados no final, incluindo maior maturidade para aqueles que de acordo com seu propósito são chamados. É muito difícil aceitar esses sentimentos?

Na citação da carta de Paulo aos crentes em Galatia, Paulo fala das profundezas da experiência pessoal. Para ele, voltar para toda a fábrica de direito estaria cometendo um suicídio espiritual. Ele fala sobre o último modo de vida. Ele tinha provado o caminho da lei. Ele tentou, com toda a intensidade terrível, se envolver com Deus através de uma vida que buscava obedecer a cada pequeno detalhe dessa Lei.

Tão grande tinha sido a mudança na vida de Paulo que a única maneira que ele poderia descrevê-lo era dizendo que ele tinha sido crucificado com Cristo para que o homem que ele tinha sido iria morrer. O poder dentro de nós era agora o próprio Cristo.

Tire um momento para identificar o que você pensa de sua vida depois de ler a última frase: “… estava dizendo que ele tinha sido crucificado com Cristo para que o homem que ele tinha sido iria morrer. O poder dentro de nós era agora o próprio Cristo.”

Um fato racional

A ciência da psicologia diz que o caráter das pessoas é dividido em quatro tipos, que são:

  • O caráter colérico: significa, violento, raivoso, raivoso, irritado, irritado, enojado, indignado, exasperação, irritado
  • O caráter fleumático:pessoa calma, calma, lenta, não ativa, não é dinâmico, bobo, também é moderado e prudente.
  • O caráter de sangue:pessoa que é pacífica, quase nunca fica com raiva.
  • O caráter melancólico: pessoa, com grande tristeza, desânimo, languor, decadência, com grande tristeza e extrema angústia, que de tudo chora, de tudo é aflito, pessoa muito sensível má notícia.

Estes representam o caráter do mundo e não o de Deus. O Senhor não quer que sejamos assim, ou que vivamos sob este sistema. Deus quer que tenhamos o caráter de Seu Filho. Porque, em Cristo, não temos que viver confessando, sou colérico, sou fleumático, sou sangue ou sou melancólico.

Identifique referências no caráter dos Evangelhos de Jesus.

Em Romanos 12, Paulo diz que se tornar um sacrifício vivo é um ato racional. Significa: faz sentido! Vale a pena prestar atenção ao que diz nos dois primeiros versos do mesmo capítulo:

“Portanto, irmãos, rezo para que as misericórdias de Deus apresentem seus corpos como um sacrifício vivo,santo, agradável a Deus, que é sua verdadeira adoração. Não se conformem a este mundo, mas transformem-se através da renovação de sua compreensão, para que possam ver qual é a boa vontade de Deus, agradável e perfeita.”

Aqui temos um fato muito significativo: a verdadeira adoração é oferecer a Deus nosso corpo e tudo o que fazemos com ele todos os dias. Não é só oferecer-lhe um ritual uma vez por semana: “Eu vou à igreja para adorar a Deus.” A verdadeira adoração está oferecendo a Deus nossas vidas diárias. Exige mudanças radicais. Ou seja, adquirir uma nova forma de viver. “Sim, sim, sim”, respondemos e continuamos: “Mas…” É muito radical? O que é necessário é nada menos do que uma transformação total da nossa maneira de ver o mundo.

A palavra grega que você usa para “se conformar” significa “forma externa”. Esta forma exterior não é a mesma quando você tem 17 anos como quando você tem 70 ou quando você sai do trabalho como quando você está em uma festa. Está em constante mudança. É transitório, mutável, instável.

A palavra que ele usa para “transformar” é a palavra grega “metamorfo”1 que significa “natureza essencial”. Para adorar e servir a Deus temos que experimentar uma mudança, não de aparência (“forma externa”). (A palavra grega “transformar” é a mesma que “transfiguração” em Mateus 17:2.) A verdadeira transformação é apresentar o corpo, a mente e a vontade a Deus, dia após dia. É subjugar seu corpo, ter uma mente renovada para a Palavra, e dar-lhe a vontade através da oração e obediência, todos os dias. O verdadeiro crente vive agora, não uma vida ego-central, mas Cristo central. Isso deve acontecer, diz Paulo, por causa da “renovação” do nosso entendimento.

Então há o contraste:

Alguém que se assente, vivendo e como o mundo, ou
Alguém transformado, que se torna cada vez mais cristo.

 

Momentos para refletir:

Que “transformação” você notou em sua vida em Cristo?

 

Uma marca na vida

De acordo com o The Royal Dictionary English Academy “Character” significa “Um conjunto de qualidades de uma pessoa que determina seu comportamento e o distingue dos outros”. A palavra “caractere” vem de uma palavra grega que significa “marca”; uma marca na vida que define os sujeitos que a possuem. O caráter é o resultado de costumes, atitudes, hábitos, que estamos formando na vida. Diz: “Semeie uma ação e você vai recolher um hábito, semear um hábito e coletar um personagem.”

Apesar das deturpações do termo, “uma pessoa de caráter” significa que tem:

a Fidelidade a si mesmo;
b) firmeza nessa fidelidade;
c) uma única direção na vida.

De lá temos que “caráter cristão” significa:

a) fidelidade a Cristo que vive em mim;
b) firmeza nessa fidelidade;
c) uma única direção na vida.

Resumindo: “Viver para Jesus Cristo” significa “Cristo formado em mim”. (Gálatas 4:19).

 

Uma maneira de pensar

Por trás de tudo o que fazemos há pensamentos. Todo comportamento é motivado por uma crença e toda ação é incitada por uma atitude. O primeiro passo no crescimento espiritual é começar mudando a maneira como você pensa. É por isso que a mudança começa na mente.
Por que estamos interessados em pensamentos? Deus revelou a resposta a esta pergunta em Provérbios 4:23:
“O que quer que você guarde, mantenha seu coração, pois a partir dele você vai sua vida.”

As notas de rodapé da página 984 da Nova Versão Internacional mostram: “Como um assento de pensamentos, sentimentoe vontade, o coração humano ou a interioridade desempenham um papel fundamental na vida.” O coração alude às profundezas do ser humano, à sede de ambas as mentes e sentimentos (Salmo 4:7; 9:1; Provérbios 2:2, 10: Mateus 5:8, 28; Efésios 1:18; 5:19). Se não está em comunhão com Deus, o coração é pecaminoso e precisa ser purificado.

Como pensamos que determinará como nos sentimos, e como nos sentimos influenciará como agimos. O Novo Testamento chama uma mudança mental de “arrependimento” que, em grego, significa literalmente “mudança de mente ou propósito” e sempre envolve uma mudança para melhor, uma emenda.

 

Calculando o custo

Leia Lucas 14:25-27 O que isso significa?

Parece bem difícil, não é? Quando Jesus disse isso, ele estava a caminho de Jerusalém. Eu sabia que a morte estava esperando por você; mas as pessoas poderiam ter pensado que ele ia tomar o trono. Não devemos aceitar suas palavras em um resfriado. Quando Jesus nos diz que temos que odiar nossos queridos, significa que nenhum amor neste mundo pode se comparar ao amor que devemos ter por Ele. Ou seja, não somos ordenados a não odiar literalmente (odiar) nossos familiares, mas a amar Cristo tão profundamente, que, em comparação, nosso amor pela família parece odioso.

Então, que tal carregar a cruz? Da maneira mais clara possível, Jesus lhes disse que aquele que o seguiu não estava no caminho da glória e do poder terrestre, mas tinha que estar disposto a sacrificar o que mais queria na vida, e abraçar um sofrimento que só poderia ser comparado à agonia de um homem crucificado.

Quando alguém usa uma cruz, sabe que vai morrer, há três coisas que são verdadeiras:

  • Que ele nunca vai voltar para onde veio.
  • Ele não tem mais planos de longo prazo.
  • Que seus pertences não significam mais nada para essa pessoa.

O objetivo final de Deus é tornar-se Cristo (1 João 3.2). Essas pessoas têm uma nova perspectiva, uma nova mentalidade na vida.

  • Eles confiam em Deus, não nos tesouros da vida;
  • Eles buscam sua segurança mantida no céu, não na terra;
  • Eles aprendem a aceitar a dor e a perseguição, a não se arrepender deles, porque Deus está com eles.

Momentos para refletir:

Estou totalmente comprometida com Deus?