Maravilhas e Misericórdias de Deus: Salmos 105 e 106

Ontem à noite eu estava revendo as leituras diárias que eles tocaram hoje, e como eu tinha algum tempo para não ler salmos 105 a 107 com cuidado, passei algum tempo revendo-as, tentando aprofundá-las um pouco mais do que nas minhas muitas leituras mais rasas que eu tinha dado anteriormente.

E quase imediatamente olho para algo que os mesmos títulos dos editores refletem, que em 105 falamos das muitas maravilhas de Deus, mas em 106 é enfatizado que, independentemente da grandeza de Suas maravilhas, nossos corações têm uma capacidade infinita de tolice e descrença, e que se neste mundo há algo que pode ser comparado à grandeza das obras de Deus, nossos corações têm uma capacidade infinita de tolice e descrença, e que se neste mundo há algo que pode ser comparado com a grandeza das obras de Deus, nossos corações têm uma capacidade infinita de tolice e descrença, e que se neste mundo há algo que pode ser comparado com a grandeza das obras de Deus , é a dureza de nossos corações.

Mas o que é interessante sobre isso é a conclusão que inevitavelmente temos que alcançar, que a verdadeira grandeza de Deus talvez não esteja nos lados que esperávamos, mas em outras coisas….

Vamos ver alguns versos do Salmo 105:

Salmo 105:1-5 – Nas primeiras palavras de Davi, ele nos chama a louvar a Deus por suas obras (v.1), suas maravilhas (v.2), por seu poder (v.4), pelas maravilhas que ele fez (v.5).

E nos versos a seguir ele também fala da grandeza de sua aliança, que ele fez com Abraão por mil gerações (v.8).

E se continuarmos lendo, veremos o contraste entre o que o homem é, e o que Deus pode fazer por nós.

  • v.12-15 Eram poucos e insignificantes, mas Deus os protege, intervém para que os reis do Egito e filisteu e outros não pudessem prejudicar os patriarcas.

  • v.16-22 Nestes versos o Salmista nos descreve como Deus trouxe a fome para a terra, mas que antes da chegada da fome havia preparado um salvador para José, a quem ele ordenou ao Egito para preparar um lugar para o seu povo, e colocá-lo como senhor sobre o Egito.

  • v.23-25 Então, quando seu povo se multiplicou, ele virou os egípcios contra eles, para que ele pudesse então trazê-los para fora com poder e grandes milagres, com as pragas. E no final, ele fez tudo por eles: [v. 37-42] Por esse mesmo pacto que ele tinha feito com Abraão, ele os trouxe com riquezas, manteve-os no deserto, deu-lhes água e comida onde não havia nada.

E no final do capítulo vemos como ele dá ao seu povo a riqueza de outras nações. Mas. [v.43-45] O “mas” é que ele lhes deu essas coisas para manter suas leis e estatutos.

O que aconteceu com essas leis? Bem, eles não os obedeceram. então, apesar dessas maravilhas de Deus, a tolice do coração é superior a qualquer ato de poder e generosidade. O que Deus pode fazer então? Manifestar cada vez mais poder, mais maravilhas, sinais cada vez mais maravilhosos? Ou fazer suas maravilhas se destacarem mais através da fome e escravidão do seu povo, um povo pequeno e insignificante?

E assim chegamos ao Salmo 106. E como isso começa? [Louvado Seja o Senhor, pois para sempre é sua misericórdia.] E em v. 2 Quem expressará as poderosas obras de Deus?

E neste capítulo, quando falaremos sobre as grandes obras de Deus, será diferente. Por que Deus enfrenta em suas obras?

  • v.7 Nossos pais não entenderam suas maravilhas. Deus pode fazer grandes obras, maravilhas incríveis, mas o problema é que eles são incríveis para quem tem a capacidade de entendê-los, e se temos nossos olhos e corações fechados, não importa o quão grande seja o milagre, nós nos fechamos e enfracíamos.

  • v.7 Eles não se lembravam da multidão de suas misericórdias. Por um lado temos um Deus que em 106:8 vimos que “ele se lembra para sempre de sua aliança, da palavra que eu comando por mil gerações”. Mas e nós? Não nos lembramos do que Deus fez por nós há 15 minutos; rebelou-se pelo Mar Vermelho. Na noite anterior eles tinham saído com grande riqueza, e o primogênito do Egito tinha morrido. Mas hoje eles estão perto do Mar Vermelho, e é como se sua relação com Deus estivessem apenas começando, e nada acredita. [v.13] ‘Eles logo esqueceram seus trabalhos’.

E se seguirmos a leitura deste capítulo, a lista de pecados é impressionante:

  • v.14 eles se entregaram a um desejo confuso, e tentado Deus.

  • v.16 Eles estavam com inveja de Moisés, e contra Aron

  • v.19 eles fizeram bezerro em Horeb, prostred o rosto de uma imagem de fundição

  • v.24 eles abominavam a terra desejável, eles não acreditavam em sua palavra

  • v.28 eles também se juntaram Baal-Peor, e comeu os sacrifícios dos mortos

  • v.32 também o irritou nas águas de Meriba

  • v.34 – eles não destruíram os povos que Deus lhes disse, antes de se adoecidos com as nações

  • v.38 Eles derramaram o sangue inocente de seus filhos e filhas, em sacrifício aos ídolos de Canaã

E em todos esses pecados, Deus como seu Pai repreende e os pune, mas eles voltam para a mesma coisa. Então, no final, o que temos, no que estamos dentro?

  • (v. 44-45) E ele olhou quando eles estavam em perigo, e ele podia ouvir seu grito, e lembrou-se de sua aliança com eles, e se arrependeu de acordo com a multidão de suas misericórdias.

E a pergunta que eu gostaria que nos fizssemos esta manhã é que qual de todas as obras de Deus é a maior, para nós? Qual das obras de Deus tem um impacto mais duradouro, um impacto eterno e salvador? Das obras de Deus, qual realmente nos permitiu conhecê-Lo?

Vejamos uma passagem em Reis 19, quando um dos maiores profetas de Deus foi à procura do Sinai:

I Reis 19:9-13a – Aqui temos três manifestações de energia: vento, terremoto e fogo. Mas o que eles compartilharam tudo isso? [Eles eram o poder, mas não eram as manifestações mais perfeitas do próprio Deus.] Quando a voz de Deus fala, como você fala? [um apito gentil e gentil].

Essa é a voz que viemos lembrar esta manhã. A voz de Isaías fala no capítulo 42:

Isaías 42:1-7. Esta manhã viemos lembrar dessa voz, deste apito silencioso. Nos tempos antigos conhecíamos as grandes obras de Deus, pragas terríveis, mares que se abriram, exércitos destruídos, grandes punições pelo pecado. Mas de todas as obras de Deus, qual tem mais poder para salvar? Aquele que se manifestou em seu filho, em misericórdia, em mansidão.

Como o povo de Israel, temos sido tolos, e continuamos diariamente na mesma tolice. Em comportamentos destrutivos, tanto para nós como para a igreja de Deus, e para as outras pessoas ao nosso redor e com as quais temos contato.

Mas como diz o salmista, louvamos a Deus por seu trabalho mais sublime e grandioso: a misericórdia que ele tem conosco pecadores, e o amor inmeável com o qual ele se aproxima de nós, e oferecendo seu filho como sacrifício e exemplo, nos chama a se aproximar dele.

Louve o Senhor, pois ele é bom, pois para sempre é sua misericórdia. Abençoado Deus Jeová de Israel, da eternidade à eternidade; e dizer toda a cidade: Amém. [Salmo 106:1, 48]