Fugindo de Deus

Na última sexta-feira estudamos na classe bíblica do norte de Quito o terceiro capítulo de Gênesis. Estes três primeiros capítulos da Bíblia são maravilhas da literatura, eles contêm tanta informação que mesmo depois de cem vezes lê-los, cada vez que se lê cuidadosamente, especialmente com outras pessoas, ele descobre novos tesouros.

E a parte que nesta última ocasião me impressionou foi o versículo 8:

“E eles ouviram a voz do Senhor Deus que estava vagando no jardim, no ar do dia; e o homem e sua esposa se esconderam da presença de Jeová Deus entre as árvores do jardim.

Todos nós sabemos muito bem o que tinha acontecido nos primeiros 7 versos; houve um mandamento, e tentação ocorreu, eo casal cedeu à tentação. E o que eu gostaria que ponderásse por alguns minutos esta manhã é a reação do casal, e especialmente na forma como o pecado afeta sua relação com Deus.

Porque o processo pelo qual eles passaram para o pecado é o mesmo processo que nos acontece: somos atraídos e seduzidos por nossos sentidos e ambições. Mas o que acontece a seguir na nossa relação com Deus?

Bem, se há algo positivo agora, algo para resgatar, acho que devemos notar que Adão e Eva estavam pelo menos cientes de que sua relação com o Criador se isso ia mudar, e pelo seu comportamento eles mostram que eles reconhecem que cometeram um erro. E isso é dito porque acredito que hoje a grande maioria das pessoas peque todos os dias, e ainda assim estão calmas com essa realidade, não estão sobrecarregadas pela consciência. Então, nesse sentido, Adão e Eva não estão totalmente perdidos — eles reconheceram uma realidade, que em termos de sua relação com Deus, algo havia mudado.

E vamos ver o que os dois lados fazem aqui, em face da mudança.

Acho que podemos ter certeza de que Deus sabia imediatamente o que tinham feito. O Deus em que acreditamos não é como o Baal de Elias, que “pode ter meditado, ou tido algum trabalho, ou está a caminho…”.

Nosso Deus é um Deus que em todos os momentos está presente em todos os lugares, e desde antes da serpente falar, até o momento em que comem e se escondem, Deus sabia exatamente o que estava fazendo. E sabendo disso, o que Deus faz?

  • v. 8 “Ouviram a voz de Jeová Deus andando no jardim, no ar do dia”

Quando ele diz que ouviram a voz, acho que o que Deus disse é o que está em v. 9: ele os chamou, perguntou onde estavam.

E isso nos diz muito: que embora Deus soubesse perfeitamente que eles tinham pecado, ele ainda os procura, os chama, ele se aproxima deles. Não vemos neste capítulo que, tendo pecado-os, Deus recua para o espaço sideral para enviar de uma grande distância meteoritos para punir e destruir o homem. Mesmo quando peramos, o Pai nos procura: ele se aproxima de nós, nos chama pelo nome, e tenta se aproximar de nós. E por que você está procurando por nós? Porque apesar de nossos erros, somos seus filhos. O Pai do Éden é o mesmo Pai na parábola do filho pródigo, ele é o Pai que enviou Jesus para que saibamos que o filho de Deus, o representante perfeito do que é Deus, prefere estar com pecadores que precisam de arrependimento do que com pessoas perfeitas que não precisam de nada. [Isaías 41:8-9]

Alguns de nós tiveram o privilégio de ser pais nesta vida, e certamente nenhum de nós entrou nessa situação com a ilusão de que nossos filhos e filhas sempre nos ouviriam, eles sempre seriam perfeitos, atenciosos e obedientes. E ainda assim, sabendo com antecedência que nossos filhos provavelmente nos farão sofrer todos os tipos de decepção e dificuldade, não nos ocorre que deixaremos de amá-los. Portanto, não deve ser surpresa que nosso Pai celestial, no momento em que demos um passo de distância

de Ele, siga-nos, procure-nos, chame-nos, em vez de imediatamente virar as costas para nós. Ele não será um pai melhor do que qualquer um de nós?

Nestes primeiros versículos da Bíblia, estamos sendo colocados as bases para os personagens em centenas de páginas à frente; Como em qualquer livro, a informação sobre as primeiras páginas é muito importante, e ainda assim às vezes eu acho que não lemos cada frase de cada verso com cuidado o suficiente, e por isso às vezes entendemos a mensagem.

Em cada verso, em cada frase, temos que nos perguntar: por quê? porque dessa forma? Por que não de outra pessoa? E examinando desta forma, vamos descobrir muito.

E como eu digo a vocês, o que eu acho que descobrimos aqui, que eu nunca parei para meditar antes, é que surpreendentemente, mesmo que tenhamos pecado, Deus nos procura, nos chama, sai para nos encontrar.

Nossa Reação

Mas o triste é que nós, por várias razões, fugimos dele. Acho que fugimos porque:

  • Temos medo dele. estamos cientes de que cometemos um erro, e nosso instinto é tentar evitar a consequência do erro.

  • Estamos envergonhados. sabemos que nós o decepcionamos, que você nos deu grandes privilégios e muito poder, nós somos os mestres e proprietários de tudo o que foi criado, e ainda assim nós falhamos com você.

  • nós desconfiamos dele. tememos enfrentá-Lo porque achamos que sua ira será maior que Seu amor, e que as consequências de nossos erros serão apenas dolorosas e prejudiciais. Desconfiamos de sua disciplina, que será justa, desconfiamos que a intenção de sua disciplina será corrigir e construir, e não prejudicar e destruir.

E por essas razões, e talvez outras, nos escondemos entre os arbustos.

Mas essa reação é tão absurda. Há alguns meses, eu estava falando com o irmão. Manuel Fernandez, e ele me disse que às vezes o que acontece é que, embora conheçamos certas doutrinas, nós realmente não as assimilamos, e no final, é como se não acreditarmos nelas. E uma dessas doutrinas é a onipotência e a onipresença de Deus.

Acho que todos concordaríamos com a afirmação de que Deus sabe tudo, e está em toda parte. E ainda insistimos em comportamentos absurdos, como tentar esconder-se dele.

Enquanto eu estava pensando sobre isso, me pareceu que os dois grandes exemplos que temos desse comportamento são Jonas, e Adão e Eva. Jonas foge de um lugar, e Adão e Eva fogem de uma pessoa [neste caso eu acho que ele é um anjo de Deus que entrou no jardim].

  • Vamos ao Jonah 1:1-3. Ele diz que Jonas se levantou para fugir da “presença de Deus” para Tars é… e entra no navio “para ir com eles para Tarsis, longe da presença de Deus.”

    • Então, de alguma forma Jonas está pensando que há lugares neste mundo onde Deus está mais presente, e portanto há lugares onde podemos ir onde estaremos escondidos de Deus, onde podemos evitá-lo, porque nesses lugares Deus está ‘menos’ presente.

    • E como isso se manifesta em nós? Bem, no tempo de Jonas, o centro da adoração de Deus era o templo, a cidade de Jerusalém. Em nossos tempos, o equivalente é mais ou menos a igreja, no sentido de que se nesta cidade há um lugar onde pensaríamos: tudo bem é onde eu vou para estar perto de Deus, poderíamos sentir que está aqui. E assim, como algo acontece conosco, quando nos sentimos mal por Deus, uma das reações humanas que temos é sair deste lugar. Porque consciente mente ou inconscientemente, pensamos que ao não vir aqui, não teremos que responder a Deus pelo nosso comportamento.

    • Como vemos no caso de Jonah, isso é absurdo. Algumas semanas atrás estudamos atos 27, e vimos que quando Paul e Luke pensaram que estavam perdidos em alto mar, um anjo aparece para eles.

    • Não importa onde estejamos, Deus está ao nosso lado. Então por que pensamos que com um leve ajuste geográfico, de repente Deus não pode mais nos ver?

  • Mas o outro comportamento que manifestamos é tentar esconder dos mensageiros de Deus. Há muitos momentos na Bíblia quando vemos um anjo aparecer para alguém, e esse anjo fala na voz de Deus. Vejando apenas um exemplo: Gênesis 18:1-3, 9-10, 13, 16-17, 33, 19:1. Então, lendo tudo isso cuidadosamente, inferimos que três anjos vieram a Abraão, um era o principal, que ficou com Abraão, e os outros dois seguiram Sodoma.

E acredito que é um anjo, um mensageiro de Deus, que caminhou pelo Éden, que conversou com Adão e Eva. E quando eu pequei, qual é o instinto de Adão e Eva? Esconda-se deste representante de Deus.

Da mesma forma, quando estamos nos comportando de uma maneira que sabemos que não vai agradar a Deus, às vezes fugimos de seus representantes visíveis e, no nosso caso, estes podem ser os outros irmãos da igreja. E como vemos em Gênesis 3, isso não faz sentido. Pois mesmo que possamos nos esconder de um dos representantes de Deus, de seus mensageiros, Deus que está no topo do céu vê todas as coisas.

E o grande problema é que Deus sempre terá a última palavra no final. Teremos que falar com Ele mais cedo ou mais tarde, e podemos fazê-lo agora, quando ainda houver uma oportunidade de alterar nossos caminhos, ou faremos isso no final, no dia do julgamento, quando, mesmo que estejamos no túmulo, seremos retirados do nosso descanso para responder às perguntas do grande juiz de todo o mundo.

Então, tendo claras duas doutrinas absolutamente fundamentais:

  • A onipresença de Deus

  • o julgamento final

É melhor que enfrentemos a realidade, que aceitemos nossa culpa, porque no final descobriremos que Deus é um Pai amoroso, que ele nos pune no que é necessário, para nossa construção, e cujo único propósito é nos salvar.

E como sabemos disso? Sabemos sobretudo que, quando ainda éramos inimigos de Deus, Ele enviou seu único filho amado para dar sua vida por nós. E dando a Cristo sua vida por nós, que porta está aberta para nós? A porta do perdão dos pecados.

Antes de Adão e Eva pecarem, eles desfrutavam de uma relação mais próxima com Deus, parece que era costume de Deus (ou seu anjo), vagar no pomar, no ar do dia. E depois? Uma espada de fogo cercou o jardim para impedi-los de entrar.

E como podemos resolver esse grande problema da separação que existe entre nós e Deus por causa dos nossos pecados? O que podemos fazer para ter essa relação com Ele de novo, sem medo?

Resolvendo o problema de nossos pecados, podemos nos aproximar de Deus.

  • I Pedro 3:21 – O batismo agora nos salva. Como a aspiração de uma boa consciência para Deus, para a ressurreição de Jesus Cristo.

  • Romanos 8:31-34 – Se Deus é por nós, que contra nós?… Quem vai condenar?

  • Hebreus 4:14-16 – Vamos, portanto, aproximar-nos do trono da graça com confiança, para alcançar a misericórdia e encontrar a graça para o alívio oportuno.

Nesta manhã estamos aqui porque Cristo morreu por nós, superando o pecado na cruz. E através do batismo, participamos tanto dessa morte quanto dessa ressurreição.

Então, quando saímos daqui, em nossa luta diária contra o pecado, percebemos que caímos, que cedemos, vamos lembrar o que vimos esta manhã:

  • Que nosso instinto natural, animal, é esconder. Fugimos dele, nos afastando da igreja, ou nos escondendo dos irmãos, seja com afastamento físico, ou um afastamento emocional.

  • Mas que Deus, embora sejamos pecadores, embora tenhamos falhado, como o pai amoroso ainda nos procura, ele ainda nos chama, ele ainda quer ter uma relação conosco.

  • E lembremos que Deus, em seu amor, proporcionou um sacrifício perfeito, através do qual podemos restabelecer uma boa relação com Ele.

Lembremo-nos desse amor, então, como participamos esta manhã destes símbolos do grande sacrifício de nosso Pai, um sacrifício que foi feito por seu amor por nós, e seu desejo de que não fujamos, mas nos aproximemos.