O Significado do Partimento do Pão

Esta manhã eu pensei que seria útil para mim e talvez você revisar alguns dos conceitos fundamentais desta cerimônia que estamos prestes a celebrar.

A ceia do Senhor, ou o que chamamos de “o partimento do pão”, é excepcional na vida cristã em muitos aspectos, mas especialmente quando Cristo normalmente nos ensinou que devemos ser submetidos a princípios amplos – amor a Deus e ao próximo e que tudo o que fizemos deve ser governado por esses princípios. Mas na quebra do pão fomos ordenados a manter um ritual.

No cristianismo do Novo Testamento acredito que há apenas dois rituais essenciais, o batismo e a quebra do pão. Então, sendo este momento excepcional em nossa vida espiritual, é bom que de vez em quando revisamos o que significa para nós, e por que fazemos isso.

Vamos começar revendo a forma como é feito, e então continuaremos a estudar o significado. Mateus 26:26-29 – Os detalhes fornecidos:

  • Enquanto eles estavam comendo

  • Em uma reunião de apenas seus 12 discípulos escolhidos sobre o pão, vemos os seguintes detalhes:

  • Ele abençoou-o.

  • Ele quebrou.

  • Ele deu aos seus discípulos.

  • “Tomai, comei; Este é o meu corpo. Eles comen, não apenas os passam.                                                                                 E em relação ao Vinho/Copa:

  • Bebam dele, todos.

  • Este é o meu sangue do novo pacto

  • Que por muitos é derramado

  • Para a remissão dos pecados.

O que ele estava fazendo então? Bem, durante um jantar, em um lugar separado, os discípulos se reuniram e agradeceram, e compartilharam o pão e o vinho.]

Comunhão

Vamos falar sobre o aspecto da comunhão nesta celebração. Claramente era um costume da igreja, dos irmãos batizados. Quando é celebrado, é mencionado que são os discípulos que o celebraram, e também é algo após o batismo. Então é algo que fazemos como irmãos, em comunhão uns com os outros.

E em ambos os casos, com pão e vinho igualmente, é algo que os discípulos compartilham. Ele não traz seu pão e vinho, mas Jesus pega um pão, e parte dele, para que todos possam compartilhar dele. Assim como o vinho, é um copo que é passado de mão em mão, para que todos bebam.

  • Vamos ver o I Cor 10:16-17. Que a xícara de bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo; o pão que quebramos é a comunhão do corpo de Cristo.

E simbolismo é então o que se explica em v. 17, que tendo apenas um pão, muitos de nós, participam do mesmo pão. E o pão é descrito como o corpo de Cristo.

E aqui no Corinthians, em 12:12-14, e 27 vemos que quando falamos do ‘corpo de Cristo’ uma das coisas que falamos é da igreja [I Coríntios 12:12-14, 27].

Assim, com o pão, um pão é tomado, e é colocado em porções para cada um de nossos irmãos e irmãs, ilustrando a unidade que temos em Cristo.

E essa comunhão em Cristo é uma coisa muito importante, porque embora todos nós que compartilhamos esse pão somos irmãos, antes de chegarmos a este lugar juntos para aprender sobre a Bíblia, a maioria de nós não se conhecia, nem éramos do mesmo lugar, da mesma família, no mesmo nível social. E certamente, sem compartilhar essa experiência de batismo em Cristo, as chances são de que a maioria de nós nunca mais se veria.

No entanto, tendo-nos tornado irmãos, o que fundamentalmente nos unifica é a liderança de Cristo, que é a cabeça de todos nós, e como somos batizados nos tornamos membros de seu corpo.

Então, toda vez que quebramos o pão juntos, estamos lembrando que somos todos um só, e que não pode haver divisões entre nós; e mais do que isso não pode haver divisões, temos que lutar pela unidade. I Cor 1:10-13. Não pode haver divisão entre os irmãos; porque isso implicaria que Cristo está dividido.

Através da igreja é que mostramos ao mundo como Cristo é, e se há divisões na igreja, estamos dizendo ao mundo que há divisões em Cristo, e falhamos em nosso papel como igreja.

E em I Cor 11:28 ele nos diz para cada um provar a nós mesmos. Esta reunião é um momento em que toda semana devemos nos examinar no aspecto da comunhão, para ver se a comunhão está em nós algo que realmente acreditamos e praticamos em tudo o que fazemos, ou algo que simplesmente damos a aparência de praticar através da quebra do pão.

O Novo Pacto

Outro aspecto importante desta ceia é o que Jesus também menciona em Mateus, que este é o sangue do novo pacto. E ao dizer isso, Jesus está aludindo a uma das passagens mais importantes do AT: [Jeremias 31:31-34].

O antigo pacto foi o que foi celebrado em Êxodo 24, com a lei. Vejamos apenas uma parte: [Êxodo 24:4-8]. Os termos do acordo e do pacto estão escritos em tábuas de pedra, e lidos, e as pessoas manifestam seu acordo, e o sangue do pacto é derramado. Assim, o primeiro pacto é celebrado como um tratamento legal, em termos que podemos reconhecer hoje, na forma como o contrato é lido, revisto, assinado.

O problema com o primeiro pacto era que se desobedecêssemos uma única lei, já tínhamos infringido toda a lei; porque a lei foi apresentada, não como uma série de leis independentes, mas unidas, como um pacto.

  • Tiago 2:10-11 Se cairmos em um ponto da lei, infringimos a lei toda.

O Novo Pacto é um pouco diferente do primeiro; é uma promessa, não é mais algo que depende do povo, mas Deus se compromete a salvá-los, porque o primeiro eles invalidaram. Ele diz que escreverá sua lei em suas mentes e corações, e que perdoaria os pecados. O primeiro pacto fala em nos transformar, o segundo fala de ser transformado pelo espírito de Deus.

O Primeiro Pacto envolveu a morte daqueles que a desobedeceram, o segundo pacto promete salvação através do perdão dos pecados.

E isso nos leva a um ponto importante: que com o batismo nascemos de novo, mas quase imediatamente sujamos nossas roupas novamente com o pecado; começamos bem a jornada, mas como todos acontecem com ele, chega a hora em que perdemos a paciência, quando não fazemos o bem que era necessário. Então, uma das coisas que fazemos através da quebra do pão é lembrar continuamente nossa participação na morte de Cristo, reconhecer nossa constante necessidade de perdão de nossos pecados.

Hebreus 10:15-22 Que passagem é citada aqui? [Jeremias 31]. Somos livres para entrar no lugar mais sagrado pelo sangue de Cristo. vamos nos aproximar com um coração sincero, corações purificados e corpos lavados.

Uma das coisas mais importantes que temos que reconhecer sobre o batismo é que não é apenas um momento em que somos perdoados dos pecados, e então voltamos para a mesma coisa, mas através do batismo entramos em uma nova relação com Deus, onde através de Cristo temos acesso ao lugar mais sagrado, para entrar na presença de Deus , e receber perdão por nossos pecados.

Vamos aos Romanos 5:20-21.

Veio, porém, a lei (o primeiro pacto) para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.

Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Irmãos, esta manhã nos reunimos para lembrar a morte de Cristo. E através desta morte, entramos na comunidade dos santos, adquirimos a cidadania de Israel, para receber a herança eterna prometida àqueles que compartilham a fé de Abraão. E este jantar é uma celebração da comunhão que temos na comunidade de santos.

E agora, através do batismo, também entramos na nova aliança com Deus, um pacto através do qual somos perdoados dos pecados: os de ontem, os de hoje, e os de sempre.

Gostaria de concluir com uma passagem que costumamos citar por razões doutrinárias; mas vamos focar na conclusão que nos leva.

Hebreus 4:14-16:

Desde o dia do nosso batismo em diante, temos um sumo sacerdote que perfurou os céus para se sentar ao lado de Deus. Tendo nosso padre ultrapassado os limites da carne, nós também, juntamente com ele, podemos nos aproximar da presença de Deus, para receber misericórdia, graça e alívio.