A Igreja é a Família de Deus

Na conferência de hoje, é a minha vez de falar sobre a criação das mulheres, e as lições espirituais e práticas que nascem de lá. E isso é algo que eu tenho pensado nos últimos meses que na aula de Bíblia estudamos o papel de irmãs. E como você sabe, eu sempre gosto de aproveitar os tópicos dos estudos programados para desenhar as exortações…

Uma das grandes perguntas que nos fazemos em relação a este tema é que por que Deus pergunta o homem primeiro, e depois às mulheres? E Paulo dá a resposta em Efésios 5: [Efésios 5:22-33]

O que Paul está dizendo nesta seção? Que Deus, ao fazer homem e mulher, estava pensando no grande “mistério” de Cristo e da igreja. E nestas últimas semanas, na aula bíblica, temos estudado esse conceito do ponto de vista do papel das irmãs, das mulheres na igreja. Mas hoje eu quero vê-lo de um ponto de vista diferente: O que isso nos diz sobre a igreja em geral?

Lembro-me que nas primeiras vezes que estudamos a entrada do pecado no mundo, tendia a haver na mente de alguns de nós a suspeita de que as coisas não chegaram a Deus como ele queria, e que como seu parceiro escolhido falhou com ele, ele foi forçado a ver como ele fez para resolver a crise. e imaginamos Deus no céu, pensando, e agora o que faço com isso?

Mas à medida que estudamos mais o assunto, percebemos que antes de Deus dizer ‘Seja a Luz’, o conceito de Cristo, o papel que ele teria, e o tempo de sua vinda, já estava totalmente formado em sua mente. Desde antes de criar o mundo, Deus já sabia qual seria a necessidade da humanidade, e como ele a resolveria, conseguindo nos dar salvação, mas ao mesmo tempo, permitir um processo de desenvolvimento espiritual, conhecendo o amor e a misericórdia.

E enquanto estudamos a criação do homem e da mulher à luz de toda a Bíblia, percebemos que, assim como o homem existe para representar o Cristo, as mulheres existem para ser um símbolo da igreja. E tanto o homem quanto a mulher, e apenas um homem e uma mulher, foram formados antes da entrada do pecado no mundo. Assim, 2 não foram criados, homem e mulher, como resultado de um erro nos cálculos de Deus, ou para resolver um problema que não foi antecipado por Deus.

O que estou dizendo então? Estou dizendo algo que talvez para nós seja óbvio no conceito, mas nos custa na prática: que a igreja não é apenas uma organização que Deus criou nos últimos dias para os crentes se encontrarem e se fortalecerem. Não é simplesmente uma maneira conveniente de organizar os crentes para que eles possam funcionar efetivamente. A “igreja” não é simplesmente uma atividade à qual nos dedicamos, um compromisso às vezes desagradável que cumprimos… Que? Razão…

Em vez disso, a igreja é a razão pela qual Deus criou o mundo.

No universo, as duas coisas mais importantes que Deus fez foram Cristo, e a igreja. E o que essas duas coisas têm em comum? Que são pessoas, que são filhos e filhas de Deus. Tanto Cristo como nós, a igreja, somos o lar e a família de Deus.

Efésios 2:19-22 – Não somos mais estranhos [em Cristo], não somos mais iniciantes, mas concidadãos dos santos, e membros da família de Deus.

“Membros da família de Deus”. É uma frase verdadeiramente inexplicável que o Criador do Universo.é também nosso Pai,.que nos ama como seus filhos e filhas.que nos farão parte de sua família.

Mas parece-me que esta é uma das revelações do Antigo Testamento que, como a salvação dos gentios e um Messias que sofreria e seria morto, eram parte do mistério que só é revelado no Novo.

Por que na AT, quantas vezes você diz “Pai” a Deus? Em oração, 5 vezes. Nas profecias, outros 5 ou 6:

Salmo 68:5 – Pai de órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa morada (figura).

Jeremias 3:4 Pelo menos de agora em diante, você não vai me chamar, meu Pai, guiado pela minha juventude?

[Estes são os que encontrei; a figura de 10-12 a citação do estudo de outro irmão, que não os lista, mas mesmo com os mecanismos de busca no computador é como encontrar agulhas em um palheiro… confirmando a anormalidade de ser chamado de ‘Pai’ no AT.]

E ainda temos nas promessas a Davi a promessa de que um de seus descendentes faria o lar de Deus. Mas não parece que os judeus realmente entenderam…

Mas vamos ao Novo Testamento, e quando Jesus abriu a boca para ensinar, o que encontramos?

Mt. 5:16 Assim deixe sua luz luz diante dos homens, para que eles possam ver suas boas obras, e glorificar seu Pai no céu.

Mt. 5:44-45 Mas eu vos digo: Amo seus inimigos, abençoe aqueles que vos amaldiçoam, faça o bem àqueles que te odeiam, e reze por aqueles que o ultrajem e o perseguem; que vocês possam ser filhos de seu Pai que está no céu, que traz o seu sol sobre o mal e o bem, e que chove sobre os justos e os injustos.

Vá 5:48 – Seja perfeito, pois seu Pai no céu é perfeito.

Mt. 6:1-18 – Cuidado de fazer sua justiça diante dos homens, para ser visto deles; Caso contrário, você não terá recompensa de seu Pai que está no céu. 2 Quando tu deve ser ungarose, não faça um som de trombeta diante de ti, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas, para que possam ser louvados pelos homens; Eu certamente lhe digo que eles já têm sua recompensa. 3 Mas quando tu unmsed, teesquerdo knoweth não o que seu direito faz, 4 que pode ser tuas esmolas em segredo; e seu Pai que vê em segredo irá recompensá-lo em público. 5 E quando orar, não seja como os hipócritas; Pois eles adoram rezar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos dos homens; Eu certamente lhe digo que eles já têm sua recompensa. 6 Mas tu, quando orar, entrar em teu câmara, e fechar a porta, orar ao Teu Pai, que está em segredo; e seu Pai que vê em segredo irá recompensá-lo em público. 7 E orando, não use repetições vãs, como os gentios, que pensam que por suas palavras serão ouvidos. 8 Portanto, não seja como eles; porque seu pai sabe o que você precisa, antes de perguntar a ele. 9 Orará assim: Nosso Pai que arte no céu, santificado seja teu nome. 10 Tuas reinos vêm. Tua será feito, como no céu, assim como na terra. 11 Nosso pão de cada dia, dê para nós hoje. 12 E perdoe-nos nossas dívidas, como perdoamos nossos devedores. 13 E não nos coloquemos em tentação, mas nos libertemos do mal; porque o seu é o reino, o poder e a glória, para todas as idades. Amém. 14 Pois se perdoarem os homens suas tranças, seu Pai celestial também deve perdoá-lo; 15 Mas se vocês não perdoarem os homens suas tranças, nem seu Pai perdoará seus três fazendeiros. 16 Quando forrápido, não seja austero, como os hipócritas; Para eles mudar em seus rostos para mostrar aos homens que eles jejuam; Eu certamente lhe digo que eles já têm sua recompensa. 17 Mas tu, quando tu mais rápido, anooge sua cabeça, e lavar seu rosto, 18 que ele pode não mostrar aos homens tão rápido, mas teu Pai que está em segredo; e seu Pai que vê em segredo irá recompensá-lo em público.

Se você, sendo mau, sabe como dar bons presentes aos seus filhos, quanto mais seu Pai no céu dará coisas boas àqueles que lhe perguntam?

M. 7:21– Nem todos que me dizem, Senhor, Senhor, entrarão no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu.

Mt. 10:20 – Pois não é você quem fala, mas o Espírito de seu Pai que fala em você.

Mt. 10:29 ? Dois pássaros não são vendidos por 25 centavos? No entanto, nenhum deles cai na terra sem seu Pai.

Mt. 10:32-33 – A quem confessar antes dos homens, eu também confessarei a ele diante de meu Pai que está no céu. E para qualquer um que me negue antes dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está no céu.

Mt. 11:25-27 – Nesse momento, Jesus respondeu, e disse: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, pois você escondeu essas coisas dos sábios e dos conhecedores, e as revelou às crianças. 26 sim, pai, pois assim ele me agradava. 27 Todas as coisas foram dadas a mim pelo meu Pai; e ninguém conhece o Filho, mas o Pai, nem o Pai conhece nenhum, mas o Filho, e aquele a quem o Filho irá revelá-lo.

E Deus é chamado de ‘Pai’ aproximadamente 175 outras vezes nos evangelhos, e outras 75 vezes nas cartas.

Na primeira parte da Bíblia, o AT, que é quase 3/4 partes do texto, é chamado de ‘Pai’ talvez cerca de 10 vezes. Na última parte 1/4, é chamado de “Pai” cerca de 300 vezes.

Isso é algo que eu nunca tinha notado antes. E há apenas um ano, participei de alguns estudos de um irmão chamado Ken Curry na Escola Bíblica do Lago Shawnigan, e ele apontou isso em uma série de estudos sobre a igreja, e a família de Deus.

E eu acho que nós, porque fomos criados lendo ambos os testamentos, e mais o Novo, talvez seja por isso que não achamos extraordinário. Nem pensamos no que os judeus sentiriam sobre essa mensagem. Ao longo de sua história, eles teriam falado de Deus, e teriam falado com ele, usando alguns dos muitos títulos dados a ele na AT. E de repente este filho de um carpinteiro aparece de uma aldeia galileu, chamando-o de ‘Pai’ para Deus; e não só “meu” Pai, mas “seu” Pai.

Em 4000 anos de história bíblica, Deus é falado com vários títulos, cada um com seu significado e importância. Mas eu sugeriria que nenhum desses títulos era tão importante quanto o que Jesus veio nos revelar: Pai.

E eu, que li a Bíblia há mais de 30 anos, e tenho 20 anos de idade para ter sido batizado, nunca tinha entendido isso — que uma das mensagens mais importantes de Jesus é esta: revelar Deus como Pai; Seu pai, e de todos nós.

Quando Davi imaginou que Deus queria um templo de cedro, Deus revelou-lhe que tudo isso não era sobre criar templos nos quais não poderíamos nos aproximar de Deus porque sua presença estava escondida atrás de um véu. O fim para o qual Deus apontou foi criar uma família, filhos e filhas com seu nome, uma família que revelaria sua glória em todo o mundo, e por toda a eternidade.

Do Teórico ao Prático

Esta é então a teoria. O que eu pratico? E a realidade?

Bem, é a realidade que temos ao nosso redor. Que essas pessoas com as quais estamos reunidos esta manhã, as pessoas com as quais vamos compartilhar pão e vinho, não são um grupo de pessoas com as quais, sem querer querer, somos forçados a nos encontrar de tempos em tempos por algum mandamento com a intenção de organizar nossos cultos.

Essas pessoas ao nosso redor são os filhos e filhas de Deus, eles são a razão pela qual Deus criou o universo.

Então temos que nos perguntar: se isso é assim, se uma das mensagens mais importantes do meu Senhor foi revelar-me que ele veio fazer uma família para Deus, para criar um grupo de pessoas que estariam com ele para sempre. Se é assim, como estou tratando meus irmãos? Se meus irmãos não são apenas as pessoas pelas quais Cristo morreu, mas as pessoas para as quais Deus criou o universo?

Entender a importância para Deus das pessoas que estão atualmente ao nosso redor, ou ausentes:

  • Como eu falo com você?

  • Como penso neles?

  • Eu julgo meus irmãos, os critico em minha mente, eu os ressinto e os perdoo?

  • Venho aqui pensando que posso estar na presença de Deus, e com minhas obras nego a mensagem do meu Senhor, de que somos irmãos?

  • Ouso que eles não deveriam estar aqui, que a igreja seria melhor se alguns saíssem?

Se Cristo veio nos revelar uma coisa tão sublime como o fato de que Deus nos recebeu como filhos e filhas, vamos mostrar nossa fé nessa mensagem com nosso amor por nossos irmãos e irmãs, um amor verdadeiro e imperdoável, um amor que perdoa tudo porque Deus e Cristo nos amaram e nos perdoaram todos os nossos pecados , permitindo-nos acessar sua presença.