Pregando o Evangelho

Sempre que Deus escolhe um povo, Ele não apenas o satisfaz com a esperança da glória, mas concede-lhe a graça de um ministério, um serviço, um trabalho em Seu nome. Dois meses depois de deixar o Egito, Deus disse a Israel por meio de Moisés:

“Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e de povo santo” (Êxodo 19: 6). Eles deveriam manifestar às nações a santidade de Deus, para que Seu nome fosse honrado.”

A história da nação de Israel no Antigo Testamento mostra como ela falhou em honrar o seu Deus, como Ele mesmo afirma:

“Eles contaminaram o meu santo nome com as abominações que fizeram; portanto, eu os consumi no meu furor” (Ezequiel 43: 8).

Uma raça escolhida

Apesar da queda de Israel e Judá e de seus sofrimentos, os israelitas não aprenderam nenhuma lição com suas experiências. Quando Jesus veio trazendo-lhes regeneração e salvação, eles o rejeitaram, tornando-se dignos de seu julgamento nas palavras:

“Portanto, eu vos digo que o reino de Deus será tirado de vocês, e será dado a um povo que dará os frutos dele” (Mateus 21:43).

Desta forma, os filhos adotivos de Deus passaram a receber os títulos que Israel carregava anteriormente. Nesse sentido, Pedro escreveu:

“Vós sois uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo adquirido por Deus, para que possais proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa” (1 Pedro 2, 9).

Agora os santos têm esperança de glória; mas também têm a tarefa que Israel não poderia cumprir, isto é, tornar conhecido o nome, a glória e os propósitos de Deus. Eles devem gritar, proclamar, anunciar e pregar as boas novas de Cristo e do reino de Deus, assim como a bondade do Pai amoroso.

“O mesmo que é Senhor de tudo, é rico para com todos os que o invocam” (Romanos 10:12).

Como as pessoas vão ouvir?

O apóstolo Paulo apresenta um problema sempre atual, a respeito da riqueza da misericórdia de Deus para com as pessoas que estão dispostas a se voltar para Ele: “Como ouvirão sem que alguém lhes pregue?” (Romanos 10:14). Quem proclamará ao povo as maravilhas e obras do amor de Deus? O próprio Paulo cita as palavras de Isaías: “Quão belos são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam a boa nova!” (Romanos 10:15; Isaías 52: 7). Paulo faz isso não apenas para mostrar como é maravilhosa a tarefa, mas também para apontar que é dever dos filhos de Deus proclamar essas boas novas. A mesma necessidade o pressionava, pois ele escreveu: “Ai de mim se não pregar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16).

Nosso chamado é tão maravilhoso que desonraríamos o amor de Deus se não o compartilhássemos com outras pessoas. Se, como Paulo escreveu, Deus levantou Faraó “para que o meu nome seja anunciado em toda a terra” (Romanos 9:17), o que Ele espera de nós, Seus santos, a quem Ele “fez sentar-se nos lugares celestiais? com Cristo? Jesus “(Efésios 2: 6)?

O Pai espera que seus filhos preservem a majestade e honra de seu nome em tudo o que dizem e fazem. Paulo deu exemplos disso quando exortou que os servos considerassem seus senhores dignos de honra “para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados” (1 Timóteo 6: 1), e que as jovens não devem amar apenas seus maridos e filhos , mas também deviam ser “prudentes, castos, cuidadosos com a sua casa, bons, sujeitos aos seus maridos, para que a palavra de Deus não fosse blasfemada” (Tito 2: 4,5).

Na humildade, modéstia e amor a bondade de Deus é retratada na vida de Seus filhos, para que sua honra seja sustentada e Sua misericórdia se manifeste. Esta é a imitação de Deus sobre a qual o apóstolo exorta em sua epístola aos Efésios (Efésios 5: 1).

Sabedoria e conhecimento de Deus

Por meio de nosso modo de vida pregamos a sabedoria e o entendimento de Deus, sobre os quais Paulo escreve poeticamente em sua epístola aos Romanos: “Ó profundidade das riquezas da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis ​​são os seus julgamentos e os seus caminhos além de descobrir! ” (Romanos 11:33). Essa sabedoria e esse conhecimento não devem ser ouvidos apenas pelos ouvintes, mas devem ser vistos na vida de quem prega, porque Tiago diz:

“A sabedoria que vem do alto é primeiro pura, depois pacífica, bondosa, benigna, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem incerteza nem hipocrisia ”(Tiago 3:17).

Um porta-voz, um pregador, uma vida de bondade, sabedoria e conhecimento de Deus – esta é a tarefa e a vida de cada santo. Somos porta-vozes de Jesus, nossa cabeça, que voltará. Ele era a palavra perfeita, a sabedoria de Deus feito carne. Ele é a salvação de Deus, o Rei da glória, o pacificador. Ele é nossa justiça. Qualquer um de nós desonraria a Deus se ele se abstivesse de revelar a outros o braço divino da salvação.

Agora, mais do que nunca, o mundo anseia por estabilidade, paz, uma solução para seus problemas econômicos e um futuro brilhante; mas ele encontra apenas desespero, escuridão e autodestruição. À sua pregação da bondade, sabedoria e conhecimento de Deus, todos aperfeiçoados em Seu Filho unigênito, os santos acrescentam a esperança do reino que fornecerá todos os atributos tão esperados de um governo ordeiro em todo o mundo, para que todos pode conhecer a Deus e seus dons.

Um ótimo programa de pregação

Este é um grande programa de pregação no qual cada crente e igreja devem estar totalmente envolvidos. A vinda do Senhor está muito mais próxima do que quando cremos, e os eventos do mundo, assim como as profecias, apontam para uma quase crise e consumação da história do mundo. Essa é uma tarefa muito importante e, se nos dedicarmos mais plenamente a essa obra do Senhor, teremos menos tempo para questões tolas inúteis.

Como vamos pregar? Embora seja verdade que devemos amar de fato e também de verdade (1 João 3:18), também é verdade que devemos pregar pelo exemplo e pela palavra. A integridade com que fazemos nosso trabalho diário, a ajuda que estamos preparados para dar aos necessitados, são testemunhos silenciosos da compaixão de um Deus amoroso por todos os homens.

Testemunhas pessoais

Nossa fidelidade à igreja às vezes prega mais alto do que nossas palavras. A constância de uma irmã idosa, que percorria uma longa rua aos domingos e noites da semana para assistir às reuniões em qualquer época do ano, após vários anos, atraiu a curiosidade de um casal de meia-idade que a interrompeu para perguntar aonde ele estava indo ; assim, mais duas pessoas foram acrescentadas à casa de Deus. Um jovem irmão que estava morrendo de doença renal deixou uma impressão duradoura de seu entusiasmo pela vinda do reino, guiando seus pais e outra pessoa no caminho da vida. Com saúde ou doença, vivendo ou morrendo, pregamos Jesus Cristo crucificado e nossa esperança de glória no reino por vir.

O testemunho pessoal do amor de Deus e de seus propósitos em conferências públicas da igreja é a forma mais conhecida de pregação entre nós, e pode ser um testemunho muito valioso se a igreja conseguir persuadir as pessoas a comparecerem a essas reuniões. Uma pena que parece difícil fazer as pessoas saírem da tela da televisão para ouvir a palavra da vida.

O testemunho individual e pessoal é mais poderoso do que todas as outras formas de pregação e receber amigos em nossa casa para falar sobre a esperança que há em nós, ou organizar uma aula bíblica em casa, para a qual convidamos amigos, tem sido uma maneira frutífera para pregar a palavra. Um convite para fazer apenas algumas leituras da Bíblia levou as pessoas a solicitar informações e instruções, produzindo frutos para a glória de Deus. Existem alguns que têm grande capacidade para essa forma de pregar e alcançaram resultados maiores do que muitos que deram palestras públicas durante anos.

Ainda é verdade que Deus trabalha de maneiras misteriosas. Há uma irmã em algum lugar que pode não perceber que muitos anos atrás, em alguns minutos de conversa com um soldado de licença, ela conseguiu deixar uma única palavra em sua mente: “cristadelfian”. Meses depois, ele viu o mesmo nome na placa de uma igreja Cristadelfiana. Ele agora é um Cristaldelphian vigoroso e entusiasmado.

O valor das folhas cortadas

Folhas soltas distribuídas em ônibus ou pelas ruas e casas semearam e produziram frutos. Alguns panfletos deixados na mesa da casa de um amigo não impressionaram, exceto aquele que foi recolhido por outro amigo que chegou em casa um momento depois de ter sido deixado. Isso o levou às águas do batismo.

Às vezes, o fruto é alcançado apenas por meio da persistência. Um certo irmão e uma irmã devem ficar muito gratos por alguém ter continuado a deixar folhetos em sua casa. Os pais, que moravam no andar térreo da casa, mantinham com cuidado o jovem casal no andar de cima, longe de qualquer agressão às suas convicções religiosas, destruindo os panfletos deixados na caixa de correio. Por fim, um dia quando os pais foram embora, outra folha solta foi deixada, e logo mais duas almas entusiasmadas foram acrescentadas ao Senhor.

Você nunca sabe como a verdade pode atingir mentes investigativas. Quem teria pensado que uma folha solta amassada e atirada por alguém seria levantada para iluminar outro? Ou que um panfleto deixado na gaveta de um quarto de hotel, meses depois, iluminaria alguém que se deu ao trabalho de lê-lo?

Todos podem ajudar

Situações como essas testificam que todos podem ajudar na comunicação do evangelho. Há uma infinidade de maneiras pelas quais ela pode ser pregada e não podemos dizer exatamente como o que fazemos alcançará seu propósito. O importante é que cada um de nós participe da maneira mais adequada no testemunho da verdade e do amor de Deus.

Há alegria na posse desses dons divinos, e satisfação nesta vida para aquele que está disposto a se sacrificar por eles, porque receberá “cem vezes mais agora neste tempo … e na era eterna que virá. vida “(Marcos 10:30).

Somos portadores do nome de Deus, nosso Pai; recebemos sua sabedoria; fomos redimidos pelo Senhor Jesus e estamos nos preparando para seu reino vindouro. Sejamos sábios em nosso estilo de vida e generosos em anunciar o evangelho da vida a todos os que a ouvem.

O profeta Daniel, referindo-se ao tempo do fim, disse:

“Muitos dos que dormem no pó da terra serão despertados, alguns para a vida eterna e outros para a vergonha e a confusão perpétuas. Os que entendem brilharão como o brilho do firmamento; e os que ensinam justiça à multidão, como as estrelas para todo o sempre “(Daniel 12: 2,3).

Continue leyendo:
El Creyente y el Estado