Nascido de Novo

Fé e obediência são os requisitos indispensáveis para alcançar a nova vida, o que requer uma ruptura completa com a vida antiga: completa o suficiente para precisar de uma morte e um renascimento.

Nascido da água e do espírito

Quando Nicodemos se aproximou de Jesus, convencido de que ele era um “instrutor de Deus”, e querendo saber mais sobre seus ensinamentos, Jesus o deixou perplexo quando Ele disse:

“Aquele que não nasce de novo não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).

Naturalmente, Nicodemos pensou que era impossível entrar no útero uma segunda vez, e ele disse isso. Mas quando Jesus explicou o que Quis dizer com “nascer de novo”, Ele não só esclareceu o processo, mas também apontou para todos os momentos como entrar na nova vida, dizendo:

“Aquele que não nasce da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

Para garantir que Nicodemos entendesse o que estava dizendo, Jesus disse: “O que nasce da carne, a carne é” (e Nicodemos estava pensando em termos de carne quando falou da impossibilidade de um homem nascer de novo), “e o que nasce do Espírito, o espírito é”; ou seja, aqueles que nascem do Espírito tornam-se seres espirituais.

Para reforçar o que ele disse sobre o nascimento espiritual, Jesus usou a analogia do vento:

“O vento sopra de onde ele quer, e você ouve o seu som, mas você não sabe de onde ele está vindo, ou para onde ele está indo; assim como todos os que nascem do Espírito.”

O que Jesus enfatizou foi que Nicodemos sabia que o vento existia porque ele o sentia e sabia de sua influência; no entanto, ele não sabia a origem de seu poder ou os propósitos que ele perseguiu, porque era uma força invisível. É o caso daqueles nascidos do Espírito: suas crenças e modo de vida testemunham sua existência, mas a força que os guia é invisível. A tradução em inglês da Bíblia de J.B. Philips expressa um pouco disso:

“O vento sopra onde ele agrada, e você pode ouvir seu som, mas você não tem idéia de onde ele vem ou para onde ele está indo. Nem você pode saber como um homem nasce pelo vento do Espírito.

Membros do corpo de Cristo

O Apóstolo Paulo ensina que o nascimento do Espírito significa não apenas entrar em uma nova vida, uma vida espiritual, mas também unir o corpo de Cristo:

“Pois por um Espírito fomos todos batizados em um corpo, sejam judeus ou gregos, sejam eles escravos ou livres; E todos nós fomos dadas a beber do mesmo Espírito” (1 Coríntios 12:13).

Nascidos da água e do Espírito, os crentes se tornam o que Paulo chama de “templo de Deus”, no qual habita seu Espírito. Como resultado, em vez de fazer as obras da carne, que vão da ganância à (igualmente abominável diante dos olhos de Deus), produzem os frutos do Espírito, que são

“amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5:22-23).

O significado da palavra batismo

Se não fosse a confusão causada pelos estudiosos que destranscaram o verbo grego batismo (com seu batismo substanto correspondente), a maioria das comunidades religiosas teria visto a necessidade vital de batismo na água, bem como o batismo do Espírito. O tradutor Hugh Schonfield é uma das raras exceções, pois em seu Novo Testamento Autêntico ele sempre traduz o batismo como “submerso”, e descreve corretamente João Batista como “João, o Sumerger”.

Entre os falantes da língua grega, a palavra batismo foi corretamente entendida desde os tempos clássicos até agora. Quando Plutarco disse que estava “batizando” uma xícara em um tanque de vinho, ele quis dizer que ele a imergiu completamente no vinho. E na época de Cristo, quando um grego “batizou” um item de vestido, ele quis dizer que ele dyed tudo, submergindo-o na tintura.

O escritor C.H. Lang uma vez perguntou a um grego o que a palavra batismo significava para ele. O grego apontou para um navio, e disse que se afundasse completamente debaixo d’água, seria dito que ele tinha sido “batizado”. Quando perguntado se ele poderia se referir à ação de pulverizar uma gota de água no barco usando a mesma palavra, o grego respondeu: “Não, é por isso que temos a palavra rhantizo.” Esta é a palavra usada no Novo Testamento para expressar a idéia de pulverizar.

Quando lemos que Jesus “saiu da água” após seu batismo “para cumprir toda a justiça” (Marcos 1:10), e que Filipe e o eunuco “desceram para a água” (Atos 8:38), podemos ver que não há dúvida sobre como o batismo foi praticado, nem sua importância vital. Mas mais importante do que a forma de batismo é o seu significado, que Paulo descreve muito claramente:

“Ou não sabemos que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados em sua morte? Pois estamos enterrados juntos com ele para a morte pelo batismo, que como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, também podemos caminhar em vida nova” (Romanos 6:3,4).

A agonia da crucificação de Jesus, a sombra da morte e o amanhecer da ressurreição devem aparecer na solenidade do momento da morte do homem adâmico e da alegria da ressurreição do homem em Cristo que surge das águas do batismo. A menos que sejamos batizados, nossos pecados não são lavados (Atos 22:16), não há lavagem da regeneração (Tito 3:5), não há aspiração de uma boa consciência em relação a Deus (1 Pedro 3:21), e não há transição válida da vida antiga para a nova.

A única maneira

Então o batismo é um dos comandos essenciais da Bíblia, um rito simbólico que não podemos fugir se buscamos a vida. É uma das sete colunas de sabedoria doutrinária (Efésios 4:5) e uma garantia da herança que Deus prometeu aos fiéis:

“Para todos os que foram batizados em Cristo, de Cristo, estão vestidos. Não há mais judeu ou grego; Não há escravo ou livre; não há homem ou mulher; porque vocês são todos um em Cristo Jesus. E se vocês são de Cristo, de fato são a linhagem de Abraão, e herdeiros de acordo com a promessa” (Gálatas 3:27-29).

Uma vez que tenhamos “ressuscitado” uma nova vida, aceitamos suas obrigações e responsabilidades tanto quanto sua glória; começamos um regime de autocontrole e transformação de caráter que eventualmente nos tornará servos cada vez mais obedientes à vontade de nosso Pai. Até o próprio Jesus “pelo que sofreu aprendeu obediência” (Hebreus 5:8). Pobre de nós se não cumprirmos nossas responsabilidades, porque através do batismo nos tornamos o “templo de Deus” onde habita o Espírito de Deus, e “se algum destruir o templo de Deus, Deus irá destruí-lo; Para o templo de Deus, que veletes, santo é” (1 Coríntios 3:16-17).

~ John Marshall