Capítulo 13 – O Reino Perfeito

Neste capítulo vamos completar o plano de Deus para a terra e o homem. Nas páginas anteriores, desenhamos o desenvolvimento gradual de seu propósito a partir dos dias distantes da criação do homem e do jardim do Éden. Vimos como o pecado entrou no mundo, e as trágicas consequências da transgressão humana. Mas também vimos o primeiro raio de luz aparecer quando Eva foi prometida que ela teria um filho que acabaria por destruir o pecado e a morte.

Damos uma olhada nas promessas de Deus que proclamaram a Abraão que um de seus descendentes traria bênção a todos os povos do mundo. Então consideramos a promessa feita a Davi de que um de seus filhos seria rei como ele mesmo, mas sobre um reino muito mais glorioso do que o de Davi. Mais tarde notamos que o tema da vinda deste governante foi amplamente desenvolvido pelos profetas do Antigo Testamento, e que quando Jesus nasceu ele foi recebido como o tão esperado Messias. O futuro reino de Deus foi a abordagem da pregação de Cristo, que, tendo tornado possível o perdão e a vida eterna para seus seguidores através do sacrifício de sua vida, foi para o céu esperar pelo tempo de seu retorno para estabelecer o reino.

Depois de estudar os sinais estabelecidos por Deus para o retorno de Jesus, notamos que estes indicam que a terra agora parece pronta para seu retorno. Em seguida, examinamos as passagens que explicaram qual será a grande obra de Jesus ressuscitando seus seguidores mortos, reunindo os vivos e recompensando os fiéis com a vida eterna. Vimos que com sua ajuda ele limpará a terra do legado maligno do governo humano. Finalmente voltamos a algumas dessas visões agradáveis do mundo que virão em que os profetas descrevem a bênção do futuro reino de Cristo, que consideramos em detalhes no capítulo 2.

Agora alcançamos o clímax, quando os anos de preparação dão lugar aos séculos eternos de realização.

Ao final de seus mil anos de governo Jesus reinará sobre um mundo transformado. O reino dos homens, que em seu retorno estava cambaleando à beira de sua própria destruição, terá dado lugar ao governo perfeito do reino de Deus.

Os males da guerra, da fome, da doença, da opressão e da injustiça, que eram a herança do pecado, serão apenas uma memória distante nas mentes dos privilegiados e felizes povos, que sob a sábia conduta de Cristo e seus assistentes imortais, terão se voltado para Deus em serviço amoroso e obediente. A profecia pronunciada na época do nascimento de Jesus será finalmente uma realidade, pois pelo fato de que ele deu “glória a Deus nas alturas” haverá “paz, boa vontade para os homens na terra”.

Mas por mais agradável e feliz que desta vez possa ser, esta fase do reino de Deus não é o ápice do plano de Deus para a terra. O pecado, embora muito menos proeminente, ainda existirá. A morte, embora um evento relativamente raro, ainda existirá. Assim, mesmo durante o milênio a Terra ainda não terá alcançado uma condição que permitirá a morada do Criador puro e santo entre os homens em perfeita comunhão. O cumprimento deste propósito original deve aguardar um evento subseqüente: a remoção completa do pecado e a morte da face do nosso planeta.

No livro do Apocalipse aprendemos que durante o milênio o poder do pecado será restrito. Como vimos no capítulo 9 deste estudo, a Bíblia usa uma serpente como símbolo do pecado, porque no Éden a serpente foi o instrumento para introduzir o pecado no mundo. Mantendo esse simbolismo, Apocalipse afirma que a serpente ficará ligada a uma corrente durante os mil anos do governo de Cristo, simbolizando assim o fato de que neste período o poder do pecado será reduzido, mas não completamente destruído(Apocalipse 20:2).

Mas no final do milênio essa restrição ao pecado será removida, e um espírito de rebelião surgirá no mundo. Este será o teste final de lealdade aos habitantes mortais do reino de Deus. Eles permanecerão fiéis ao Deus que os abençoou com sua liberalidade inesgotável nos últimos mil anos, ou ouvirão os argumentos aparentemente razoáveis daqueles que esquecem os horrores do antigo reino dos homens, pensam que podem criar um mundo melhor com seus próprios esforços.

Parece que o poder libertado do pecado fará com que os rebeldes tenham muitos seguidores, pois Apocalipse descreve como após sua libertação, a serpente

“Ele vai sair para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra. para recolhê-los para a batalha; o número do que é como a areia do mar. E eles subiram sobre a largura da terra, e cercaram o campo dos santos, e a amada cidade”(Apocalipse 20:8-9).

Inevitavelmente, este insumo estará fadado ao fracasso. A simples palavra das Escrituras descreve a aniquilação total dos rebeldes:

“E de Deus o fogo desceu do céu, e os consumiu”(Apocalipse 20:9).

Este mesmo capítulo continua a descrever a remoção total do pecado e da morte. No final do milênio, aqueles que viveram durante esse período serão julgados em um tribunal semelhante ao que mil anos antes havia determinado o destino eterno daqueles que viveram sob o domínio humano.

Após a ressurreição de alguns que podem ter morrido, os fiéis receberão a vida eterna e se reunirão com aqueles que foram tornados imortais no início do milênio. Enquanto isso, os infiéis serão punidos com a morte. Assim, no final desses eventos não haverá mais pessoas mortais na Terra. O pecado e suas consequências terão sido eliminados, e todos se deleitarão com a perfeição da natureza divina, experimentando a plenitude do poder e amor de seu Criador(Apocalipse 20:10-15).

Com a completa remoção do pecado, o magnífico esquema para a redenção do homem será finalmente concluído, e não haverá nada para parar a comunhão perfeita e ininterrupta entre Deus e o homem. Assim, o reino de Deus entrará em sua fase final e permanente. Em outra passagem fundamental de sua primeira carta aos coríntios, Paulo resume o processo pelo qual essa perfeita unidade será alcançada. Em uma ampla jornada sobre o ensino bíblico, ele descreve a entrada do pecado no mundo, trazendo a morte a todos aqueles que estão “em Adão”. Aponte para os meios de redenção em Cristo, explicando que Jesus primeiro ganhou a vida eterna, e então seus seguidores serão abençoados da mesma forma após seu retorno. Refere-se ao reinado de Jesus no reino de Deus, no qual ele dominará todos os poderes e, finalmente, até a própria morte. Paulo então explica que o único poder que não será submetido a Jesus é o próprio Deus. Finalmente, Jesus apresentará o reino perfeito a Deus, para que ele possa habitá-lo por toda a eternidade. Até o Filho estará sujeito ao governo universal do Pai. A passagem recompensará um estudo sério e cuidadoso, uma vez que resume a totalidade do propósito de Deus em relação ao seu reino:

“Pois assim como em Adão todos morrem, mesmo em Cristo todos serão feitos vivos. Mas cada um em sua ordem adequada: Cristo, os primeiros frutos; então aqueles que são de Cristo, em sua vinda. Então o fim, quando eu der o reino a Deus e ao Pai, quando ele suprimiu todo o domínio, toda autoridade e poder. Porque ele deve reinar até colocar todos os seus inimigos sob seus pés. E o último inimigo que será destruído é a morte. Porque todas as coisas estavam sob seus pés. E quando ele diz que todas as coisas foram submetidas a ele, aquele que submeteu todas as coisas a ele é claramente, exceto. Mas depois de tudo estar sujeito a ele, então o próprio Filho também irá segurá-lo de todas as coisas, que Deus pode ser tudo em tudo”(1 Coríntios 15:22-28).

As delícias do tempo perfeito em que Deus estará “em todos” estão além do alcance de nossa compreensão atual; nem podemos imaginar as habilidades, sentimentos e oportunidades que serão abertos a todos os que estão eternamente ligados ao grande Criador do universo. De acordo com nosso entendimento limitado, as Escrituras descrevem este momento como a ausência das doenças presentes, em vez de tentar descrever um estado para o qual não temos experiência a que podemos nos referir, nem palavras adequadas para descrevê-lo:

“E eu ouvi uma grande voz do céu dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens, e ele viverá com eles; e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como seu Deus. Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos; E não haverá mais morte, não mais choro, sem mais choro, sem dor; Pois as primeiras coisas aconteceram”(Apocalipse 21:3-4).

Para mim, a referência mais impressionante sobre o estado perfeito das coisas após o milênio é a visão final do livro do Apocalipse. Aqui no último capítulo da Bíblia somos apresentados com um belo e sublime contraste com os primeiros capítulos de Gênesis. Centenas de anos separaram a escrita dessas duas passagens, e milhares de anos separaram os eventos que descrevem; mas escondidos nos símbolos das últimas palavras das Escrituras estão as circunstâncias e eventos do jardim do Éden uma indicação convincente do controle que o autor da Bíblia exerceu sobre os escritores que eram apenas seus porta-vozes.

No jardim original, homem e mulher experimentaram comunhão com seu Criador. Havia um rio fluindo pelo meio e trazendo água dando vida, assim como uma árvore da vida no centro deste paraíso original. A tarefa agradável do casal recém-criado era cuidar dessa trama frutífera a serviço de seu Deus, e exercer o domínio sobre a criação divina. Mas tudo isso foi posto fora do alcance do homem por causa de sua transgressão. Ele e sua esposa foram expulsos do pomar, a árvore com seus frutos dando vida deixou de ser acessível, eles foram banidos da presença de Deus, e a comunhão com ele foi quebrada. Eles saíram para uma terra que tinha sido amaldiçoada por causa de seu pecado. E assim começou a longa história humana de problemas, dor e morte.

Em contraste, a última pintura descrita na Bíblia é de um pomar simbólico no qual todas essas delícias perdidas serão restauradas aos fiéis da humanidade. Ela será regada por um rio de vida, e há também uma árvore da vida com frutos e folhas curativas. A maldição será removida da terra, Deus habitará no jardim, e seus redimidos verão seu rosto. Eles também serão convidados a servi-lo e exercer domínio sobre a terra, desta vez para sempre.

Aqui está uma passagem em toda a sua deliciosa figuração, na qual as palavras itálicas enfatizam a unidade de idéias entre Gênesis e Apocalipse, o início e o fim da revelação de Deus ao homem. Tudo o que se perdeu na expulsão do homem do Éden é restaurado em muito maior medida no reino perfeito de Deus:

“Então ele me mostrou um rio limpo de água da vida, resplandecente como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da rua da cidade, e em ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando a cada mês seu fruto; e as folhas da árvore eram para a cura das nações. E não haverá mais maldição; E o trono de Deus e do Cordeiro estará sobre ele, e seus servos o servirão, e verão seu rosto, e seu nome estará em suas testas. Não haverá mais noite lá; E eles não têm necessidade de luz de lâmpada, nem luz solar, pois Deus o Senhor irá iluminá-los; e reinará para sempre”(Apocalipse 22:1-5).

Com esta imagem simbólica termina o fio dourado da revelação de Deus ao homem. Depois de entrar e sair das páginas de toda a Bíblia, ela finalmente nos levou à visão de um tempo futuro de intimidade perfeita, pura alegria e unidade inexprimível que existirão eternamente entre o Criador Todo-Poderoso, seu Filho e aqueles que terão se reconciliado com Deus através de seu Filho. Então a oração de Jesus para os crentes receberá sua gloriosa e completa realização:

«… para que todos possam ser um; Como você, ó pai, em mim, e eu em ti, que eles também sejam um em nós. A glória que você me deu, eu dei a eles, que eles podem ser um, assim como nós somos um. Eu neles, e você em mim, para que eles possam ser perfeitos em unidade”(João 17:21-23).

Foi em saudade deste estado de perfeição absoluta que nosso amado Salvador colocou as seguintes palavras nos lábios de cada um de seus verdadeiros seguidores: “Nosso Pai que arte no céu, santificado seja seu nome. VENHA Seu Reino, FAÇA Sua VONTADE, COMO NO CÉU, ASSIM TAMBÉM NA TERRA”. (Mateus6:9-10)

Espero que nosso estudo conjunto da Bíblia nestas páginas tenha aberto seus olhos para o verdadeiro ensino bíblico sobre o reino de Deus. Espero que tenha dado a ele o desejo de estudar a palavra de Deus como alguns dos antigos que examinavam “todos os dias as escrituras para ver se essas coisas eram assim”. E também espero que ele tenha despertado em seu coração o desejo de responder ao amor de Deus revelado em seu Filho, para quem o reino foi possível.

Pois quando você tiver produzido este efeito, você será capaz de proferir as palavras finais de nosso Pai não apenas com compreensão, mas também com esperança alegre da vida eterna:

“POIS TEU É O REINO, O PODER, E A GLÓRIA, PARA TODAS AS IDADES. Amém”

Seção anterior? Indice

Publicado pela Missão Bíblica Cristadelfian