Judá, Seu Pai e Seus Irmãos: Não Deixando para trás nenhum irmão

Eu anteriormente dei uma exortação sobre Caim, e o problema de que se alguém nos perguntasse ‘Onde está seu irmão?’ que, como Caim, não tínhamos resposta, e para justificar nossa falta de amor por nossos irmãos, responderíamos: ‘Sou o guardião do meu irmão?’ …

Pois nas leituras que fizemos aqui no domingo passado havia uma frase que me parecia expressar o espírito totalmente inverso ao de Caim, nas palavras de Judá: “Como voltarei ao meu pai sem o jovem?”

E assim como refletimos sobre as palavras de Caim, que não eram apenas o sentimento de um indivíduo que viveu há milhares de anos, mas uma atitude que podemos manifestar ontem, hoje e amanhã; ainda podemos assimilar essas palavras de Judá. Este homem, um homem de verdade, está expressando algo que na época, ele tinha certeza que poderia custar-lhe o resto de sua vida em escravidão. E devemos nos perguntar: eu estaria disposto a ir para o Pai sem meu irmão?

Em nossas mentes, vamos pensar naqueles ao nosso redor, os irmãos que conhecemos, que são os únicos pelos quais devemos nos sentir responsáveis. É verdade que na fé temos milhares de irmãos, mas todos os irmãos desconhecidos de outros países e cidades não terão nada a ver conosco no dia do julgamento. Os únicos que vão importar são os que conhecemos, aqueles que esta manhã estão do nosso lado, frente e para trás de nós, bem como aqueles que não vieram esta semana, ou para muitos…

Se Jesus viesse agora, estaríamos olhando ao redor para ver se todos nós vamos, se estamos completos, ou estaríamos pensando, “Eu estou indo para o Pai, e eles vão se virar sozinhos…”?

Acho que todos sabemos o passado de Judah, de como ele sugeriu que Joseph, que também foi afastado de sua família por muitos anos, fosse vendido. E ainda vamos ao Gênesis 49, e as palavras de Jacó sobre o futuro de seus filhos:

Gen 49:3-7 – Aqui vemos que o futuro das famílias e tribos de Reuben, Levi e Simeão estão ligados a incidentes específicos do comportamento desses homens. As histórias que Deus escolheu para nos deixar escritas na Bíblia foram escolhidas porque de certa forma resume a essência desses homens. E como eram, assim como sua prole.

O que isso nos diz é que as palavras sobre Judá e sua prole também têm a ver, não com as chances de seus descendentes, mas com o tipo de homem que Judá se tornou. Vamos ver o que Jacob diz sobre Judá:

Gen 49:8-12 – A primeira coisa que podemos consertar é o espaço que Jacob lhe dá; vários irmãos têm um único verso, só José fala o que ele fala de Judá. E as palavras dele?

  • seus irmãos vão elogiá-lo

  • Os filhos de seu pai se curvarão a você.

  • o cetro de Judá não será removido…

  • para ele os povos se reunirão e como sabemos, desta tribo é que o Messias, o leão da tribo de Judá, emerge.

E sabendo como Judá começou, parece-me que este elogio pode ser atribuído a Jacob percebendo que seu filho havia se tornado um homem excepcional, um homem que nunca deixaria um irmão para trás.

Vamos olhar para outro par de personagens bíblicos que eram assim, também.

Moisés

Em Êxodo 32 Moisés já passou várias semanas conversando com Deus no topo do Monte Sinai, e no vale, o povo tinha perdido a esperança de que ele voltaria, para o qual o homem poderia sobreviver tanto tempo sem comida e água? Então, em vez de procurar outro líder igual, eles se jogam atrás de um ídolo, algo que certamente os lembrou do que tinham visto (ou adorado) no Egito.

E Moisés desce da montanha e os castiga severamente, mas no final, o que ele faz?

Êxodo 32:30-32 O que Moisés diz? Essencialmente, o mesmo que Judá. “Eu não estou disposto a vir antes de você sem meus irmãos.”

Embora Deus o tenha escolhido como o líder do povo, ele nunca deixa de se considerar como um deles. Embora fossem um bando de ovelhas renegoninas, e ele tinha sido criado na casa da filha do faraó, em toda a sabedoria do Egito. Embora ele tivesse sido escolhido por Deus para libertar seu povo, e que falou com Deus cara a cara, ele nunca deixa de pensar que sua própria salvação estava ligada às de seus irmãos.

Se os irmãos não fossem, ele não iria.

Jesus

Nesta manhã nos reunimos para lembrar a morte de outro homem, um homem chamado Jesus. Jesus foi o descendente escolhido de Judá, e o profeta Moisés falou, quando Ele disse:

“Profeta no meio de ti, de teus irmãos, como eu vou, o Senhor teu Deus levantará até você: vos ouvirão.” (Dt 18:15).

Um profeta como Moisés, entre seus irmãos. então Moisés pensou em si mesmo, que era um deles, que eles eram seus irmãos. E assim Jesus pensou. Embora, como Moisés, sua condição natural fosse muito alta acima deles – o único filho de Deus – no entanto, quando ele lida conosco, ele é como com irmãos.

E o que diz a palavra sobre Jesus?

Isaías 53:4-6, carregou nossas doenças, e sofreu nossas dores. ele, ferido, foi por nossas rebeliões, terreno para nossos pecados, a punição de nossa paz estava sobre ele, e por sua dor fomos curados. O Senhor deu nele os pecados de todos nós.

A Bíblia não fala do momento em que Jesus percebeu que ele era diferente de todos nós, que ele era o único filho de Deus, milagrosamente concebido pelo Espírito Santo. Nem a escrita nos diz o momento, se houver, quando Jesus decidiu que éramos seus irmãos, e que ele não estaria disposto a ir para o Pai sem nós.

E ainda na mesa desta manhã temos a evidência das duas coisas: que Jesus sabia o que ele era, o único filho de Deus, e que, apesar de ser assim, ele nunca pensou em seguir um caminho em sua vida que levaria o Pai até nós.

Irmãos e irmãs, se nesta manhã estamos aqui lembrando a Cristo, e sua morte, é porque ele com sua morte tomou a decisão de que, longe de buscar sua própria salvação, ele compartilharia conosco os julgamentos da carne, para ganhar a vitória sobre a carne, e então nos convidar para participar com ele nessa vitória.

Assim, enquanto participamos de pão e vinho esta manhã, vamos lembrar de Jesus, Moisés e Judá, homens que nunca pareciam possíveis de estar diante de seu Pai sem serem acompanhados por seus irmãos.

Vamos profetizamos esta manhã, pensando nisso, que quando chegar a hora de ir ao nosso Pai, não deixaremos nenhum dos nossos irmãos no Egito.